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Dynamic Trilha Pós-graduação

Usabilidade e Quality Assurance (QA)

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Inscrições até 4 dias antes do início das aulas.

*A validação da matrícula está condicionada ao envio do diploma ou certificado de conclusão (com a data da colação de grau) e cópia do RG ou CNH válida.

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Sobre o curso

  • Ao final desta disciplina, você deverá conhecer:
    • O conceito de usabilidade, Interface Humano-Computador, acessibilidade e do design universal;
    • Os princípios relacionados ao tema usabilidade como uma medida de qualidade essencial na utilização das interfaces;
    • As normas ISO, as heurísticas de Jakob Nielsen e a engenharia de usabilidade;
    • Técnicas de avaliação de usabilidade, tais como: análise heurística, think aloud, eyetracking, teste de usabilidade;
    • O processo de Quality Assurance (QA) em processos de homologação.
  • Ao final desta disciplina, você deverá ser capaz de:
    • Comunicar a importância da usabilidade no desenvolvimento de produtos;
    • Identificar as técnicas mais apropriadas para garantir a usabilidade de produtos em determinadas condições de um projeto;
    • Conhecer o processo de Quality Assurance (QA) em processos de homologação

Documentos obrigatórios para a matrícula

*No ato da inscrição será necessário o upload dos documentos acima.

No caso de não recebimento da documentação, o processo seletivo não será concluído, impedindo a efetivação da sua matricula.

Para quem se destina?

O curso é voltado para profissionais que buscam desenvolver suas competências na área de “Consumo e Experiência do Consumidor”, abordando discussões relacionadas às ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.

O que você vai aprender

    • Apresentar os conceitos e princípios universais de Usabilidade como uma medida de qualidade na utilização das interfaces digitais.
    • As normas ISO e as heurísticas de Nielsen, a engenharia de usabilidade, análise heurística e protocolos de usabilidade como think aloud e eyetracking.
    • Apresentar o processo de Quality Assurance (QA) em processos de homologação.
    • Apresentar as metodologias de usabilidade como ferramentas de diagnóstico estratégico para além da validação de interfaces.
  • Descrever o conceito de Interação Humano-Computador;
  • Aplicar os conceitos de interface e design de interação;
  • Explicar a relevância da multidisciplinaridade da área de IHC; e
  • Expressar os principais desafios da área de IHC.
  • Definir o que é e o que estuda a área de Psicologia Cognitiva;
  • Expressar como os aspectos psicológicos e sociais são fundamentais no processo de desenvolvimento de tecnologia; e
  • Articular os métodos de pesquisa em Psicologia Cognitiva
  • Descrever os conceitos de Usabilidade e Engenharia de Usabilidade;
  • Aplicar as heurísticas de usabilidade de Jakob Nielsen;
  • Empregar as oito regras de ouro propostas por Ben Shneiderman;
  • Descrever os aspectos ergonômicos fundamentais para a garantida da usabilidade de software
  • Definir o conceito de acessibilidade e design universal, bem como relatar sua importância no processo de desenvolvimento de software; e
  • Expressar como a noção de design universal é útil para o desenvolvimento de soluções centradas no usuário
  • Identificar os cenários adequados para a construção de protótipos tendo em vista a garantia da usabilidade de um produto digital;
  • Avaliar o melhor formato de protótipo que deve ser construído para uma determina situação
  • Aplicar as técnicas de avaliação de usabilidade e avaliar quais os cenários apropriados para seu uso;
  • Examinar os resultados de testes de avaliação de usabilidade e apresentar estes resultados de maneira eficiente
  • Apontar os desafios que novas interfaces oferecem no estudo da usabilidade;
  • Diferenciar as técnicas mais adequadas para garantir a usabilidade de interfaces digitais em tecnologias emergentes;
Quando acontece?
15/06, 22/06, 29/06, 06/07, 13/07, 20/07, 27/07
Às quintas-feiras
Das 19h30 às 21h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Requisito mínimo para cursar a trilha de pós-graduação
É obrigatório que o estudante possua documento comprobatório de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula e a descrição da data de colação de grau (declaração de conclusão, atestado, certificado ou diploma). Na ausência do documento comprobatório emitido em data prévia à realização do curso, não será realizado o aproveitamento de horas do respectivo curso na trilha de pós-graduação.

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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