Semiótica do Luxo: como marcas criam valor simbólico no ecossistema publicitário

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Inscrições até: 16/11/2025

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Neste curso de curta duração, o aluno irá compreender os fundamentos da semiótica peirceana e entender como os signos constroem o desejo, a exclusividade e o prestígio das marcas de luxo. Com aulas dinâmicas e análise de campanhas do setor de luxo, o curso propõe uma abordagem teórica e aplicada à comunicação de luxo nos segmentos de moda e beleza. Curso voltado para estudantes e profissionais das áreas de comunicação, branding, moda e design que buscam ampliar sua visão estratégica sobre linguagem, simbologia e consumo de luxo.

Para quem se destina?

Estudantes e profissionais das áreas de moda, beleza, publicidade, comunicação e branding que desejam compreender como os signos constroem o imaginário do luxo.

Programa

O que você vai aprender

  • Apresentar os fundamentos da semiótica peirceana aplicados à análise das estratégias de comunicação de marcas de moda e beleza no universo do luxo, com foco na construção simbólica de valor, exclusividade e desejo.
  • Introduzir a teoria dos signos de Charles Sanders Peirce aplicada ao contexto da moda e da beleza de luxo.
  • Analisar como os signos constroem o imaginário do luxo na publicidade. I
  • Interpretar campanhas publicitárias por meio da tríade signo–objeto–interpretante.
  • Estimular um olhar crítico sobre os códigos visuais e simbólicos utilizados pelas marcas de alto padrão.
AULA 01. Fundamentos da Semiótica Peirceana e o signo na moda de luxo
  • O que é semiótica? Por que estudá-la no contexto de luxo?
  • Charles Sanders Peirce: pensamento filosófico e categorias fenomenológicas
  • Breve conceito da semiótica aplicada.
  • A semiótica aplicada na linguagem publicitária de luxo
AULA 02 Signos da exclusividade: como o luxo comunica valor
  • A construção do valor simbólico na moda e na beleza de luxo
  • Materialidades e imaterialidades como signos
  • A estética do detalhe, da escassez e da aura
  • O tempo no luxo: passado, permanência e tradição como interpretantes culturais
  • Aplicação da semiótica peirceana em produtos icônicos de luxo.
AULA 03. A linguagem publicitária no luxo: rituais, desejo e distinção
  • O discurso publicitário de luxo: entre o silêncio e a opulência
  • Como a beleza de luxo traduz valores sensoriais e emocionais em signos
  • O luxo invisível: cheiro, gesto, som e suas expressões simbólicas
AULA 04 – Análise semiótica aplicada: moda, beleza e seus signos no ecossistema do luxo
  • Apresentação de estudo de caso
  • Construção de uma ficha de análise semiótica para compreender conteúdo.
  • Orientações metodológicas para análise de campanhas de moda e beleza no luxo.

Quando acontece?

Este curso faz parte do HUB de Luxo

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

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* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

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Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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