Trade Marketing Estratégico

Presencial

Inscrições até: 08/9/2025

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

O curso abordará o trade marketing de uma perspectiva estratégica a partir dos 4P´s. De maneira conceitual e prática, o curso permitirá que os participantes apliquem durante as aulas os conceitos aprendidos. Discutiremos como definir a estratégia dos canais de distribuição; os aspectos relevantes para o varejista e para o shopper no desenvolvimento de produtos; características do varejo que devem ser consideradas na estratégia de formação de preço; e as diferentes possibilidades promocionais para um plano estratégico de trade. Espera-se, assim, contribuir com os profissionais que já atuam na área e queiram ampliar a visão estratégica de trade marketing. Aqueles que possuem interface com o trade e/ou varejistas também são bem-vindos para conhecer e ampliar a visão sobre o escopo de trade marketing.

Para quem se destina?

Profissionais com atuação em trade marketing, ou que possuam interação direta com a área, e queiram ampliar sua visão estratégica para melhor gestão dos 4P´s. OBS: Não há restrição de cargo.

Programa

O que você vai aprender

Ao final do curso, é esperado que cada participante:
  • Compreenda o conceito e o papel de trade marketing
  • Entenda as premissas básicas para segmentação de canal e clusterização de clientes
  • Aprenda quais são as responsabilidades estratégicas de trade marketing no processo de desenvolvimento de produtos
  • Entenda de que maneira trade marketing participa do processo estratégico de precificação
  • Estruture um pequeno plano de ativação promocional de trade marketing a partir de um case fictício
AULA 01
  • O surgimento do trade marketing e seu papel estratégico (3hs)
  • Introdução e apresentação
  • As mudanças na relação varejo-indústria e o surgimento do Trade Marketing;
  • O que é Trade Marketing, o papel da área e o trade marketing mix;
  • Tipos de Canais de Venda e Distribuição;
AULA 02
  • Atuação estratégica de trade com canais (3hs)
  • Premissas para segmentação de canais
  • Estratégias para clusterização de clientes
AULA 03
  • Como trade atua estrategicamente com produtos e precificação? (3hs)
  • Responsabilidades de trade no processo de desenvolvimento de produto
  • Papel do trade na projeção de volume em lançamento de produto
  • O que trade deve considerar na estratégia de precificação
  • Margem, Mark Up, Condição Comercial
AULA 04
  • Perspectiva estratégica para promoções no PDV (3hs)
  • Tipos de atividades promocionais de trade
  • Como usar o Mídia Kit de forma estratégica
  • Como explorar o calendário promocional em sintonia com estratégias de trade
  • Estruturação de um plano de trade fictício

Quando acontece?

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Rio de Janeiro

Ladeira da Glória, 26

Glória - Rio de Janeiro - RJ

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.
Foto da ESPM Rio Biblioteca
ESPM Rio
ESPM RIO

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem gostou desse curso também pode se interessar por:

Translate

According to your choice

Avise-me