Pós-Graduação em Negócios para Jogos Digitais – Game Business

O curso prepara profissionais para transformar o mercado de games e a economia criativa, integrando negócios, marketing, inovação, conteúdo, eSports e novas tecnologias.

Modalidade: Hyflex

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas presencialmente ou ao vivo via zoom.

Dias de aula:

às terças e quintas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Horário:

Às terças e quintas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

Duração:

2 semestres

Inscrições até:

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Pós-Graduação em Negócios para Jogos Digitais – Game Business

A Pós-Graduação em Negócios para Jogos Digitais – Game Business forma profissionais preparados para atuar estrategicamente em todo o ecossistema da indústria de games. O curso oferece uma visão 360º do mercado, conectando negócios, inovação, marketing, tecnologia e cultura gamer.

Uma união entre negócios, inovação, marketing, tecnologia e cultura gamer.

Com disciplinas práticas e abordagem multidisciplinar, estudantes exploram temas como monetização, gamificação, eSports, economia da influência, game design e tecnologias emergentes, incluindo IA, realidade virtual e aumentada, e blockchain. A jornada combina análises de cases, mentorias e projetos reais, integrando teoria e prática com executivos e especialistas do setor.


Mais do que compreender o universo dos jogos, o curso prepara estudantes para transformarem os games em ferramentas estratégicas de conexão, engajamento e geração de valor para marcas, comunidades e empresas. A formação estimula a visão analítica, a criatividade e a mentalidade inovadora, desenvolvendo profissionais capazes de liderar projetos, empreender e impulsionar o futuro da economia criativa e digital.

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes áreas temáticas:

Criatividade e Inovação em Negócios

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.

Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.

Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.
Marketing. Estratégia e Gestão
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Consumo e Experiência do Consumidor
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Criatividade e Inovação em Negócios
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Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional
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Gestão de Marketing Digital e Data Science
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Comunicação e Novas Mídias
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perfil

Essa formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se a Pós-Graduação é o curso ideal para o seu momento

O perfil do curso de pós-graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.

A Pós prepara profissionais para atividades complexas e até posições de liderança. Com ela, é possível atuar com domínio da área e visão crítica sobre o mercado.
A diferença entre a Pós e um Master é que o Master é para profissionais com ampla experiência e que querem combinar visão estratégica de mercado e capacidade de liderança.
A diferença entre a Pós e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor

Aborda o panorama histórico evolutivo do mercado de jogos analógicos e digitais, passando por conceitos básicos de um game até a explosão do consumo de massa a partir do surgimento e expansão da plataforma mobile, discutindo tópicos relevantes dos acontecimentos nos cenários macro e microambientes o que possibilita ao aluno identificar quais fatores afetam o mercado de jogos no Brasil e no mundo e as possíveis consequências de uma escolha por plataforma, público ou estilo de jogo. Serão discutidos o modelo da cadeia produtiva brasileira, o papel de cada um e a atual estrutura de negócios, além do entendimento dos desafios locais.

Esse panorama da história da indústria e do consumo de games traz contexto para 1) características da indústria atual e 2) estereótipos sobre games circulantes na cultura.

Na área de negócios, vamos explorar os jogos enquanto parte de uma grande indústria do entretenimento, cuja história levou à formatação de uma rede complexa de agentes interessados economicamente e culturalmente em viabilizar o consumo de jogos digitais.

Na área de game design serão abordadas as técnicas de análise e desenvolvimento de jogos digitais em sua essência, como um conjunto de regras que modelam o comportamento humano, inscritos na cultura e presentes desde o princípio da civilização humana, independente dos seus mais recentes modelos digitais. 

Panorama da evolução dos mercados global e brasileiro a partir do ponto de vista de consumo, com base nos dados da Pesquisa Game Brasil o módulo organiza o comportamento de consumo de jogos em três frentes:

In-game: o que as pessoas gostam nos jogos, plataformas preferidas para jogar, games mais consumidos, tempo de jogo etc.

About gaming: Os hábitos de consumo relacionados ao jogar, como consumo de informações sobre lançamentos, equipamentos que complementam a experiência do jogo, assinatura de planos de internet, comportamento online;

Out of game: características e valores dos consumidores que têm o hábito de jogar, tais como hábitos de alimentação, de consumo de entretenimento, valores políticos e religiosos, marcas de consumo preferidas e associações entre jogos digitais e essas marcas.

Mapeamento dos principais agentes da cadeira produtiva dos jogos que influenciam direta e indiretamente o consumo de jogos digitais como produto ou serviços: papel de cada um e seu impacto no contexto de marketing aos olhos do público que consome jogos digitais.

Trataremos da importância dos canais de varejo, das vendas diretas ou através de plataformas próprias para a comercialização de jogos no país e da evolução do mercado de consumo por assinatura.

Veremos o que faz um publicador de jogos ou o que está por trás de um desenvolvedor de jogos, o papel do governo nas ações que impactam impostos, na classificação indicativa de cada uma das publicações, entre outros aspectos diretamente relacionados ao módulo de operação da indústria no país.

O fenômeno dos eSports também será abordado: modelo de negócios, eventos, celebridades de um “spin off” do mercado que já virou uma porta de entrada para muitas marcas.

Entender a cadeia produtiva de jogos no país é entender as regras do jogo para a participação de marcas, produtos e serviços vinculados a esses players. É difícil você patrocinar um jogo ou um atleta de eSports, por exemplo, se não compreender os agentes envolvidos, seus interesses e seus valores.

A proposta é auxiliar os alunos a alcançarem, dentro da perspectiva de novos negócios, a busca do equilíbrio entre a estrutura do projeto, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking entre outras. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça e vivencie estes conceitos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) as expectativas de seus clientes. Tópicos abordados: Inovação e Criação de Valor; Introdução Business Model Generation; Business Model; O Canvas. Desenvolve também e aprofunda o conhecimento do aluno sobre as principais formas de monetização, levando-o a compreender o atual foco e dinâmica do mercado consumidor e desenvolvedor.

Como “comunicar” através de jogos digitais? Jogos digitais não são apenas produtos para o entretenimento. Trata-se de uma mídia multifacetada de usos diversos, incluindo pedagógicos. Os jogos em geral são utilizados para a educação, circulam na cultura humana desde o princípio da civilização e podem ser uma ferramenta importante para ensinar conceitos complexos.

Fundamentos de jogos para comunicação e educação e o game designer enquanto um autor. Abordaremos os advergames, gamificação e outros jogos voltados para comunicação e educação com o intuito de avaliar o que eles podem nos ensinar através da ação, engajamento e poder de decisão.

Jogos para história: exploração de estratégias de design para guiar os jogadores através de narrativas educacionais.

Jogos para habilidades sociais e emocionais: investigação sobre como os jogos podem ser usados para desenvolver habilidades sociais, como colaboração, comunicação e resolução de conflitos.

Jogos para diversidade e inclusão: análise de como os jogos podem ser projetados para promover a conscientização e a compreensão de questões relacionadas à diversidade, inclusão e equidade.

Serão apresentados os principais métodos e técnicas para elaborar e executar o lançamento de um jogo. O objetivo é levar o aluno a compreender os principais conceitos e aspectos práticos das etapas que antecedem o lançamento de um produto (D-200: duzentos dias antes do dia “D”), os processos burocráticos, questões como certificações e processos de classificação indicativa. Abordará também a estratégia de marketing, com detalhamento do plano de atividades pré-lançamento, realização e pós-lançamento, alinhadas aos canais de distribuição (varejo tradicional, varejo online e lojas digitais).

Os outros temas que serão tratados são: Produto ou Serviço: Jogos digitais e modelos básicos de negócios II, os 8P’s do serviço (Lovelock) aplicado aos games e GAS – Game As Service: Mundos persistentes, MMOs (Massive Multiplayer Online), MOBA (Multiplayer Online Battle Area) e eSports (categoria de jogos digitais). Participação de executivos da indústria local com cases para compartilhar com o aluno.

Foca nos principais conceitos e técnicas associados à criação de jogos do ponto de vista das sensações, emoções e de sua narrativa. Serão abordados temas como os tipos de jogos de habilidade, jogos de sorte e jogos de estratégia, passando pelo conceito central das mecânicas. Teoria e prática de uma maneira bem dinâmica para que o aluno tenha a vivência e os principais conceitos de UX (User Experience) para o segmento de jogos.

Os três elementos básicos dos jogos:

  • Elemento 1 – Estética: cenários (categorias estéticas) e a construção de narrativa em game;
  • Elemento 2 – Mecânicas: definição de mecânicas e organização de regras;
  • Elemento 3 – Jogadores, estratégias, competências e design de sensações.

Neste módulo também serão apresentados os conceitos e fundamentos de gamificação, uso de mecânicas e dinâmicas na aplicação prática em produtos e serviços; visão de como expandir a Gamificação para processos e exemplos de casos de sucesso no mundo e no Brasil. O aluno terá o embasamento teórico da disciplina baseado em modelos teóricos atuais e correntes na indústria para a formatação de planos gamificados, além da estratégia PBL (Points, Badges and Leaderboard) para o fomento ou inibição de comportamento e as estratégias de gerenciamento de comunidades digitais.

Gamificação tem se mostrado uma importante técnica para negócios que desejam mobilizar seus usuários/audiência/consumidores em torno de um produto ou serviço; para causas que desejam motivar seus participantes à criação e manutenção de hábitos saudáveis; e para sistemas de educação que querem repensar os paradigmas pedagógicos de suas estruturas de ensino.

O cenário dos eSports vem evoluindo rapidamente nos últimos anos, tornando-se um dos negócios mais lucrativos do mundo. Em 2022, a indústria dos eSports foi avaliada em US$ 1,1 bilhão e deve crescer para US$ 1,6 bilhão em 2023. Essa evolução é impulsionada por uma série de fatores, incluindo a crescente popularidade dos jogos eletrônicos, o aumento do número de espectadores e a entrada de grandes investidores.

A evolução dos eSports como negócio tem um impacto significativo na economia global. A indústria gera empregos, impulsiona o crescimento econômico e promove a inclusão social. Os eSports também ajudam a popularizar os jogos eletrônicos, que são uma forma de entretenimento que pode ser apreciada por pessoas de todas as idades e gêneros.

Algumas das principais tendências que devem moldar o futuro dos eSports e serão abordadas nesse módulo:

  • O aumento da profissionalização da indústria, com a criação de ligas e torneios mais estruturados;
  • O crescimento do mercado de apostas, com o aumento do interesse dos apostadores em eventos de eSports;
  • A expansão para novos mercados, com o crescimento da popularidade dos eSports em países emergentes.

As novas tecnologias estão revolucionando o mundo, e o mercado de games acaba sendo a porta de entrada para muitas delas: NFT, inteligência artificial e realidade virtual (metaverso) estão se tornando cada vez mais populares e estão tendo um impacto significativo no mercado.

Neste módulo focaremos a atenção para as principais formas, formatos e aplicações e seus respectivos impactos. Nivelaremos o conhecimento de cada uma e ampliaremos a visão com cases, experiencias e projetos que foram implementados na indústria de games e captar os principais aprendizados.

Os NFTs têm o potencial de ampliar o mercado de arte, música e entretenimento. Eles permitirem que artistas e criadores de conteúdo vendam seus trabalhos diretamente para os consumidores, sem a necessidade de intermediários. Além disso, os NFTs criam mercados para itens colecionáveis, como cartas de esportes e videogames.

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que as máquinas aprendam e se adaptem sem serem programadas explicitamente. A IA está sendo usada em uma ampla gama de indústrias, incluindo marketing, vendas, finanças e manufatura.

A VR e a AR têm o potencial de revolucionar a maneira como interagimos com o mundo. Elas podem ser usadas para jogos, educação, treinamento e muito mais. Além disso, a VR e a AR podem ser usadas para criar experiências de consumo, como compras virtuais e shows de música.

As novas tecnologias estão se tornando cada vez mais populares e estão tendo um impacto significativo no mercado. Nos próximos anos, é provável que essas tecnologias continuem a se desenvolver e a se tornar ainda mais difundidas.

A indústria do entretenimento e dos jogos digitais é uma das mais importantes e influentes do mundo. No entanto, ela também tem um impacto significativo no meio ambiente e na sociedade. As questões ESG (ambiental, social e corporativa) estão se tornando cada vez mais importantes para as empresas de entretenimento e jogos digitais. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto das empresas nas quais gastam seu dinheiro. Além disso, os investidores e reguladores estão exigindo que as empresas forneçam informações mais transparentes sobre suas práticas ESG.

Neste módulo serão abordadas, discutidas e estudadas:

  • Questões ambientais:

A indústria do entretenimento e dos jogos digitais tem um impacto significativo no meio ambiente. A produção de filmes, programas de TV e videogames exige recursos naturais, como energia, água e recursos minerais. O consumo de entretenimento também gera resíduos, como lixo eletrônico e plástico, impacta as mudanças climáticas na emissão de gases de efeito estufa entre outras questões ambientais.

  • Questões sociais:

A indústria do entretenimento e dos jogos digitais também tem um impacto significativo na sociedade. Ela pode influenciar os valores, as crenças e os comportamentos das pessoas como: representatividade, violência, sexismo e machismo.

Sexismo e racismo: O sexismo e o racismo são problemas comuns no entretenimento e nos jogos digitais. As empresas devem combater o sexismo e o racismo em seu conteúdo e práticas.

  • Questões corporativas:

A indústria do entretenimento e dos jogos digitais também tem um impacto significativo na economia. Ela emprega milhões de pessoas e gera bilhões de dólares em receita. Algumas das principais questões corporativas relacionadas ao entretenimento e aos jogos digitais incluem: concorrência, direitos humanos, governança corporativa entre outros.

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Busca a sistematização e integração do aprendizado ao longo do programa por meio do desenvolvimento de um projeto que abranja uma situação de mercado real para que o aluno aplique seu conhecimento.

Opção 1) Desenvolvimento de um projeto para o lançamento de um produto (jogo) com a definição de seu público-alvo, objetivo de comunicação, principais estratégias e as ações que retratam as 3 fases: o antes, o durante e a sustentação de seu ciclo de vida.

Opção 2) Desenvolvimento de um programa de incentivo que use as técnicas de jogos para fins de engajar os colaboradores através de uma narrativa, mecânicas, balanceamento, pontuação entre outras ferramentas de gamificação aplicando o framework estudado durante o curso.

Modalidade: Hyflex

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente ou virtualmente*, via zoom.
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina na pós-graduação Hyflex

Dias de aula:

às terças e quintas-feiras (hyflex), e um sábado (presencial) por disciplina

Carga horária:

390
h

Horário:

Às terças e quintas-feiras das 19h30 às 22h30 e aos sábados das 9h às 16h30

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

inovacao-pedagogica-nip

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

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Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Live EAD

Leader in class

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

Diretora Global de Parcerias na Ubisoft
Global Subscriptions Category Lead na Microsoft
CEO na Go Gamers | Top Voice no Linkedin | Especialista em Economia Criativa
Diretora Latam na GMD| Executiva de eSports e Comunicação Digital | Gestora de Projetos na Indústria Criativa
Professor, Pesquisador e Consultor em Game Design e Gamificação | Autor e Especialista em Comunicação e Cultura de Jogos
Gerente de Desenvolvimento de Negócios no Google | Jornalista e Especialista em Cultura Gamer e Indústria de Jogos Digitais
Professor | Doutor e Pesquisador em Comunicação e Cultura de Games | Autor e Professor da ESPM

Coordenação acadêmica ESPM

A Pós-Graduação em Negócios para Jogos Digitais – Game Business une o olhar estratégico de quem estuda jogos como negócios à vivência prática de quem atua na linha de frente da indústria. É um curso que transforma o interesse pelo universo dos games em diferencial competitivo e prepara profissionais para inovar e liderar na economia criativa e digital.

Guilherme Camargo
Guilherme Camargo
Executivo, empreendedor, coordenador acadêmico e líder de inovação no ecossistema de games e tecnologia

Coordenação geral do Curso

Guilherme Camargo
Executivo, empreendedor, coordenador acadêmico e líder de inovação no ecossistema de games e tecnologia
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A Pós-Graduação em Negócios para Jogos Digitais – Game Business une o olhar estratégico de quem estuda jogos como negócios à vivência prática de quem atua na linha de frente da indústria. É um curso que transforma o interesse pelo universo dos games em diferencial competitivo e prepara profissionais para inovar e liderar na economia criativa e digital.

Guilherme Camargo
Executivo, empreendedor, coordenador acadêmico e líder de inovação no ecossistema de games e tecnologia
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A Pós-Graduação em Negócios para Jogos Digitais – Game Business une o olhar estratégico de quem estuda jogos como negócios à vivência prática de quem atua na linha de frente da indústria. É um curso que transforma o interesse pelo universo dos games em diferencial competitivo e prepara profissionais para inovar e liderar na economia criativa e digital.

Onde o curso acontecerá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

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Central de Relacionamento de Pós-Graduação

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