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Sobre
O curso é voltado a profissionais que atuam em cargos de gestão (com no mínimo cinco anos de experiência) e que desejam dar um salto na carreira, assumindo posições mais estratégicas em marketing ou liderando transformações dentro de suas organizações.
Com uma proposta que une conteúdos de negócio, como finanças para executivos, operações e supply chain, ao marketing tradicional e digital, o curso prepara gestores para pensar marketing como negócio.
A jornada combina professores com ampla vivência de mercado, estudos de caso reais, estrutura presencial e uma rede de contatos de alto nível. O programa forma líderes adaptáveis, com visão de futuro e capacidade de atuar em ambientes complexos, usando o marketing como alavanca de crescimento e inovação.
O curso conta com a colaboração da Brunch Agency, uma das principais agências de estratégia e inovação no mercado de influência no Brasil. Essa parceria oferece a estudantes o acesso a profissionais da agência, permitindo a aplicação de conceitos em desafios reais, como o desenvolvimento de um plano de negócios para marcas ou criadores de conteúdo no projeto final.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
Gestor experiente que busca ampliar sua visão e conectar marketing, negócio e resultado. Quer evoluir de executor para estrategista, tornando-se líder preparado para decisões de alto impacto.
Profissional de marketing experiente que busca ampliar visão estratégica, integrar negócios e liderança, e se preparar para posições de CMO e, futuramente, CEO.
Profissional técnico que busca ampliar visão em marketing e negócios para evoluir de especialista a líder, unindo conhecimento prático e visão estratégica para crescer na carreira.
Foco em posicionamento de marca, planejamento de marketing, diferenciação competitiva e liderança de portfólio. Forma o profissional que pensa o marketing como motor estratégico do negócio.
Aproxima o aluno das áreas de comunicação integrada, jornada do consumidor, CRM, fidelização e marketing digital — fortalecendo sua capacidade de gerar valor por meio da experiência.
Desenvolve visão analítica e de negócio, com ênfase em dados, precificação, canais, trade, performance e rentabilidade — preparando para decisões que impactam diretamente o resultado.
matriz curricular
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e análise de investimentos e projetos.
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina explora a formulação de estratégias empresariais e o papel do marketing na construção de vantagens competitivas duradouras. Analisa o ambiente de negócios (macro e microambiente), a concorrência e o posicionamento de mercado, capacitando o aluno a tomar decisões estratégicas. O conteúdo se aprofunda no estudo de diferentes modelos de negócio e em como a inovação pode ser utilizada para criar e capturar valor em novos mercados.
Apresentar os principais conceitos das novas organizações, baseados numa economia em rede e na horizontalização das estruturas. Conceitos de tribos, squads, guildas, são apresentados de forma a contrapor o formato hierárquico organizacional, vigente até então, e mostrar os benefícios para a produtividade e para o clima organizacional. Conceitos de jornadas de colaborador, diversidade nas organizações, novos paradigmas de códigos, engajamento dos times e alinhamentos de visão compõem o novo ferramental a ser trabalhado e desenvolvido nessa disciplina.
A disciplina visa compreender o papel da pesquisa no apoio à tomada de decisões gerenciais, a pesquisa como parte do sistema de informações de marketing e os tipos e métodos de pesquisa e suas aplicações. Compreender o processo de pesquisa de marketing e definição de objetivos e planejamento da pesquisa. A definição de pesquisa qualitativa, diferenças conceituais e práticas entre pesquisa qualitativa e quantitativa, características e aplicações da pesquisa qualitativa, elaboração de briefing e roteiros, técnicas de investigação em pesquisa qualitativa. Estratégias e técnicas de pesquisa quantitativa de marketing, contemplando escalas e técnicas de mensuração, o questionário e a coleta de dados, amostragem, fontes de dados padronizados de marketing, análise de resultados, conclusões e orientação à tomada de decisão.
Como gerar insights e inovação a partir das tendências e comportamentos futuros?
Promove o contato com as atividades de Consumer Insights e as ferramentas de análise crítica do comportamento do consumidor.
A disciplina visa oferece uma visão abrangente dos conceitos, estratégias e desafios envolvidos na expansão de negócios para mercados internacionais. Você aprenderá a analisar o ambiente global de negócios, adaptar o mix de marketing para diferentes culturas e contextos, desenvolver e gerenciar marcas globais e aplicar estratégias digitais eficazes em escala internacional. Além disso, o curso abordará a importância da responsabilidade social corporativa e sustentabilidade no marketing global e o impacto das questões regulatórias e tributárias na estratégia e operações de marketing internacional. Enfim, ampliar as habilidades e conhecimentos para atuar com sucesso no cenário competitivo e dinâmico do mercado internacional.
Esta disciplina tem como objetivo desenvolver uma mentalidade empreendedora e capacitar o aluno a gerar, validar e implementar novas ideias de negócio ou projetos de inovação. Serão abordadas as principais metodologias e ferramentas, como Design Thinking e Lean Startup, para a criação de soluções inovadoras. O conteúdo explora o processo de desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável (MVP), a validação de hipóteses de negócio e a gestão da inovação em ambientes corporativos e de startup. O foco é prático, capacitando o profissional a transformar ideias em realidade.
Esta disciplina oferece uma visão estratégica da gestão de canais de distribuição, com foco especial no varejo físico e nas ações de trade marketing. O conteúdo explora a dinâmica de relacionamento entre indústria e varejo, o papel da gestão por categoria e as estratégias de ponto de venda para otimizar a experiência de compra do consumidor. Serão abordadas as melhores práticas para a integração de canais, garantindo uma jornada fluida e coesa, e a mensuração do desempenho de cada canal para maximizar os resultados de negócio.
Esta disciplina capacita o profissional a utilizar dados como um ativo estratégico para a tomada de decisões e a otimização da performance de marketing digital. O conteúdo explora a coleta, análise e interpretação de dados provenientes de plataformas como Google Analytics, redes sociais e ferramentas de automação, bem como a aplicação de inteligência artificial e análises preditivas. O foco é desenvolver a capacidade de traduzir grandes volumes de dados em insights acionáveis sobre a jornada do consumidor, a eficácia de campanhas e a personalização da experiência, permitindo uma abordagem científica e orientada a resultados no ambiente digital.
Contempla a construção e gestão de um negócio orientado para o comércio eletrônico, enfocando os conceitos de e-business e e-commerce nas lógicas dos ambientes B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). Propõe a discussão de modelos de empresas virtuais, o conceito de transação digital, a integração com clientes e fornecedores e os aspectos de segurança transacional. Enfoca na importância do Conversion Rate Optimization e suas boas práticas. Tópicos abordados: Definição de Comércio eletrônico; Conceituação E-Business e E-Commerce; Diferenciais no Planejamento; Avaliação de conteúdo; Operações, tecnologia e segurança; Integração com clientes e fornecedores; Avaliação conteúdo; Fatores de sucesso em lojas online; Avaliação de conteúdo; Plataformas de e-commerce; Logística e fulfillment; Principais desafios de logística e fulfillment; Parceiros de negócio; Gerenciamento da operação.
Expõe os fundamentos e a evolução da marca no processo mercadológico, explorando os aspectos relevantes à sua gestão, tais como: brand equity; identidade e posicionamento de marca; elementos, arquitetura e extensão de marcas. Aborda peculiaridades da gestão de marcas globais, incluindo o alinhamento entre região e operação e a influências da marca país de origem.
O que é inovação? Inovação é algo fundamental para a sobrevivência das empresas? Como surgem os produtos inovadores? A inovação vende sozinha?
Esta disciplina procura explorar as questões acima com uma combinação de teoria e prática que proporciona aos estudantes maior clareza nos conceitos discutidos em sala de aula. Para responder tais perguntas, serão discutidos temas como: tipos de inovação; riscos e obstáculos enfrentados pela inovação; consumidores, marca e portfólio, fatores primordiais para o planejamento da inovação; diferentes tipos de consumidores de inovação; respostas possíveis do consumidor à inovação e as formas de otimizar resultados com base em tais respostas.
Conceito de produto é tratado de forma ampla, incluindo não apenas os físicos, mas os digitais, e a dinâmica de ciclo de vida de produtos e suas mais modernas formas de gerí-los.
Esta disciplina aprofunda a gestão estratégica do relacionamento e da fidelização do cliente. O conteúdo explora a importância de uma visão unificada e baseada em dados do consumidor, utilizando conceitos como Lifetime Value (LTV) para segmentação e modelagem. A ementa aborda como estratégias de CRM, programas de fidelidade e automação de marketing podem ser utilizados para gerar valor, impulsionar a retenção e fortalecer a relação com a base de clientes. Inclui ainda a análise de métricas de campanhas e o papel do Inbound Marketing na construção de uma jornada de conversão holística.
A disciplina aborda a criação de um planejamento de comunicação digital com uma visão 360°, explorando o uso estratégico de canais e plataformas para construir marca, gerar engajamento e impulsionar resultados. O conteúdo explora a complementaridade entre mídias de branding e de performance, com foco nos seus objetivos e métricas de sucesso. A ementa incorpora o uso de Inteligência Artificial para otimizar a criação de conteúdo, a personalização da mensagem, a automação de campanhas e a segmentação de público. O objetivo é desenvolver uma visão integrada, que utiliza as novas tecnologias para aprimorar a estratégia e a execução da comunicação em ambientes digitais.
Propõe o estudo dos fundamentos estratégicos relacionados à administração da produção e das operações. Aborda aspectos como sistemas de manufatura, desenvolvimento integrado de produtos, decisões que envolvem tecnologias (de informação, de produção e de produto), Supply Chain Management, Lean Manufacturing – Lean Thinking, gestão das restrições e mapeamento do fluxo de valor.
Esta disciplina capacita o profissional de marketing a dominar conceitos de economia e finanças para tomar decisões estratégicas mais assertivas. O conteúdo aborda a análise de cenários macro e microeconômicos, o que inclui a compreensão de forças de mercado como oferta e demanda e a dinâmica competitiva, para a formulação de estratégias de mercado e precificação de produtos e serviços. O foco é desenvolver a capacidade de interpretar demonstrações financeiras, gerenciar orçamentos de marketing e justificar a alocação de recursos, capacitando o profissional a atuar como um parceiro estratégico para o negócio.
Esta disciplina capacita o aluno a gerenciar crises de imagem e a construir e proteger a reputação de marcas e organizações. O conteúdo aborda a gestão de crises sob a perspectiva de diversos stakeholders, como gestores, sociedade, clientes e imprensa. Explora, ainda, o engajamento digital e as estratégias proativas e reativas necessárias para blindar a marca, além de tratar do impacto das redes sociais e do fenômeno das fake news na reputação corporativa. O foco é fornecer ao aluno um conjunto de ferramentas e exercícios práticos para atuar tanto na prevenção quanto na resposta a crises, garantindo uma comunicação eficaz e a preservação da confiança.
Esta disciplina aprofunda o papel do líder executivo na condução da transformação organizacional e na gestão estratégica de pessoas. O conteúdo aborda os modelos de liderança do século XXI, o desenvolvimento de competências como inteligência emocional, pensamento crítico e tomada de decisão em cenários de incerteza. O foco é capacitar o profissional a inspirar e engajar equipes de alto desempenho, construir uma cultura organizacional forte e ética, e liderar com propósito para gerar resultados sustentáveis para o negócio e a sociedade.
Esta disciplina capacita o profissional a liderar iniciativas de inovação e sustentabilidade, transformando-as em uma fonte de valor e vantagem competitiva. O conteúdo explora a interconexão entre os critérios ESG e a estratégia de negócio, abordando como as regulamentações, as expectativas dos stakeholders e as inovações tecnológicas impulsionam a criação de novos modelos de negócio. O foco é fornecer ferramentas para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos que gerem impacto positivo e sustentável, integrando a cadeia de valor na busca por soluções que impulsionem o crescimento e a reputação da empresa.
Busca a sistematização e integração do aprendizado ao longo do programa. O PIM possui como eixo a disciplina Marketing Estratégico, a qual integra o aprendizado e a aplicação dos conceitos, das metodologias e dos instrumentos para a gestão estratégica de negócios. O projeto analisa de forma estratégica desde a identificação do problema na sociedade e na empresa, até a elaboração de proposta de solução e sua aplicação na realidade.
Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações possuem atividades online pontuais.
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faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática. Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.
Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação acadêmica ESPM
O curso transforma profissionais em líderes diferenciados de marketing, capazes de unir análise, criatividade e propósito para impulsionar negócios e acelerar suas carreiras.
Coordenação geral do Curso
O curso transforma profissionais em líderes diferenciados de marketing, capazes de unir análise, criatividade e propósito para impulsionar negócios e acelerar suas carreiras.
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1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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