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Sobre
O curso aprofunda o entendimento sobre o consumidor a partir de uma abordagem que une dados, ciências do comportamento e do consumo. O Master amplia a análise para além dos indicadores e métricas, explorando como desejos, expectativas e necessidades (biológicas, psicológicas e socioeconômicas) influenciam a jornada de compra e consumo de produtos, serviços e marcas.
Ao longo da jornada, estudantes desenvolvem competências para antecipar tendências e compreender as novas práticas de consumo na era omnichannel, da busca ao pós-consumo. O aprendizado combina teoria e aplicação prática, com métodos de pesquisa centrados na experiência do usuário e microssegmentação para estratégias de marketing e comunicação.
Após o curso, o profissional sai preparado para interpretar comportamentos e traduzir insights em ações estratégicas, capazes de gerar valor para marcas e negócios. Esse repertório permite criar e reposicionar marcas, planejar experiências relevantes e tomar decisões orientadas por dados e comportamento humano em diferentes segmentos do mercado.
 
															Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.
A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo.
Os benefícios oferecidos pela Vogue são: convites do leader in class; acesso ao conteúdo da Vogue Digital (1 ano de cortesia para o app Globo Mais); divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital; benefícios para eventos Vogue e encontro anual com a Redação. 
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
A quem está se preparando para tomar decisões e elevar o escopo e influência: Seu público são analistas e gerentes de marketing, planners de conteúdo, gestores de shopper & trade marketing, gestores de CX e CRM, BI e CMI.
Proporciona uma maior compreensão da jornada de compra e consumo (busca, transação, uso e pós-consumo) de produtos, serviços e marcas.
Capacitar estudantes a desenvolverem um mindset customer-centric na criação e gerenciamento de propostas de valor aderentes aos mais diferentes e diversos públicos e mercados.
Pesquisa e coleta de dados para planejamento e execução de pesquisas, análise e interpretação de dados para entender o comportamento do consumidor. Desenvolvimento de propostas de valor e estratégias customer-centric.
Descobrir e analisar novos padrões comportamentais, lifestyles e tendências de comportamento e consumo e mapear cenários futuros e pensar previsões estratégicas para diferentes públicos e mercados.
Interpretar e aplicar não apenas insights oriundos de dados quantitativos, mas desenvolver uma visão estratégica mais humana através de um maior entendimento da cultura, crenças, atitudes e intenções dos consumidores.
O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.
O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.
A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.
A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.
matriz curricular
Vivemos na era cognitiva, representada pela transformação contínua das referências sociais, tecnológicas e econômicas. Nesta nova era, para se construir estratégias de negócio vencedoras, é indispensável a rápida e contínua percepção desses movimentos de mercado, alcançada quando o olhar dos profissionais é educado com novos parâmetros e habilidades. 
A neurociências do consumidor integrado com a inteligência cognitiva representa esse novo olhar, pois subverte as tradicionais doutrinas estabelecidas pelo marketing e a comunicação e traz fundamentos em:
– metodologias disruptivas para entendimento de estímulos não estruturados; experiência do consumidor como ser biológico e psíquico, em que variáveis fisiológicas e mentais influenciam e alicerçam seus comportamentos de compra e relacionamento com marcas; 
– interações humanas, a cognição faz com que as percepções individuais em relação a um objeto físico ou abstrato (produtos ou marcas) se ampliem com o passar do tempo, exigindo que a inteligência organizacional seja estruturada como a inteligência humana. 
Com o auxílio dessa ciência, as empresas conseguirão construir conexões profundas e duradouras com os seus públicos por meio do entendimento das suas tomadas de decisão, proporcionando insights assertivos para que as áreas de marketing e comercial viabilizem ações efetivas com seus clientes.
A disciplina visa a oferecer ao aluno um breve panorama das diferentes abordagens da psicologia cognitiva e da psicologia e da economia comportamental, relacionadas à área do comportamento do consumidor. 
O foco é capacitá-lo na compreensão de conceitos básicos e na aplicação de diferentes ferramentas e modelos de comportamento amplamente adotados pelo mercado na área de marketing, assim como metodologias científicas para identificar barreiras comportamentais, criar intervenções e testar seus efeitos a fim de obter evidências que possam apoiar a tomada de decisão, seja no desenho de arquitetura de escolhas e nudges, nas estratégias do varejo e pontos de venda, no lançamento de produtos, seja em campanhas de comunicação e marketing.
Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar os principais vieses comportamentais e sua influência no processo de tomada de decisão, assim como entender o papel de emoções, atitudes, crenças e valores como fatores de influência no comportamento do consumidor e utilizar na prática de suas atividades profissionais as diferentes ferramentas abordadas durante as aulas.
Você já parou para observar o varejo e seus produtos ou serviços por meio do olhar do shopper? O segredo do sucesso em loja é se tornar relevante para o shopper, por isso, essa disciplina enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do shopper no ambiente dos canais, seja ele varejo físico, seja digital, explorando o uso integrado das diferentes fontes de informação, e a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de trade marketing.
Colocando o shopper no centro das decisões, o aluno vai entender sua dinâmica nos canais de venda, contribuindo para um melhor relacionamento com a execução de planos que visam a atender suas expectativas e relações com seus parceiros comerciais.
A disciplina tem como objetivo explorar a dinâmica bidirecional entre comportamento humano e sistemas algorítmicos.
Investigaremos como os algoritmos de IA moldam as ações individuais e coletivas, influenciam a tomada de decisões e impactam as estruturas sociais. Em contrapartida, examinaremos como o comportamento humano, os vieses e a dinâmica social orientam o design, a implantação e a evolução dos algoritmos. 
O curso abordará conceitos fundamentais de inteligência artificial, incluindo aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional, ao mesmo tempo em que examina criticamente suas implicações comportamentais. 
Serão explorados temas como: a interação humano-algoritmo e tecnologias persuasivas;
Muito se fala hoje da relevância da inteligência analítica, fundamentada pela inteligência artificial (análise computacional) aplicada a bases de dados, como ferramental para processos de decisão. Mas como o futuro realmente acontece e qual é a importância estratégica das análises preditivas? Como mapear e trazer propostas de valor que atendam as expectativas emergentes de valor?
Esta disciplina visa a gerar este pensamento preditivo, debater e capacitar os alunos a compreenderem a tríade que define as transformações da sociedade: motivação, contexto e resultados.
Considerando o homo sapiens 1.0 como nossa constante, conheceremos os processos arquetípicos de decisão e discutiremos conceitos e alguns framings e modelos mais utilizados para construção de cenários futuros. Utilizando um desses modelos, desenvolveremos um “case” de aplicação como inspiração para inovação estratégica (modelo Acumen | Future Castles’ Stones). 
Finalizaremos com a preparação do Canvas de modelos de negócio para as inovações concebidas pelos grupos.
A disciplina tem como propósito expor ao aluno conceitos, abordagens e técnicas de design thinking, bem como inovação em customer centric para o entendimento de problemas e geração de soluções que consideram a centralidade do cliente. Soluções estas que poderão ser aplicadas em produtos, serviços ou negócios. 
Serão abordados temas, tais como: processo de design thinking; inovação centrada no cliente; entendimento do público-alvo e suas necessidades, dores e valores; mapeamento e gestão de jornadas do cliente; resolução de problemas; estratégias de gestão do consumidor; métodos de pesquisa e cocriação com clientes; e desdobramentos de comportamento e consumo.
Além de aulas expositivas, os alunos serão provocados a consolidar o conhecimento teórico e atividades práticas, com enfoque na conceituação de uma solução para um problema real.
A área de social listening & customer intelligence compreende um campo de atuação impulsionado pela oferta ampliada de dados sociais, demográficos e comportamentais resultante de fenômenos e tecnologias como internet, mídias sociais e big data.
Por meio da coleta, processamento, análise e visualização de traços e rastros textuais, visuais e métricos em plataformas digitais, os negócios foram transformados pelo estudo real-time de desejos, características e reações do público. No contexto do mercado da comunicação, as técnicas de social intelligence tornam-se essenciais para o profissional contemporâneo. 
A disciplina busca apresentar aos alunos histórico, conceitos, ferramentas, técnicas e detalhes sobre o mercado criado em torno da área de social intelligence com ênfase nas interfaces com o consumo.
Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso.
Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, com aspecto mercadológico sobre o qual se tem a necessidade de obter informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido.
O trabalho terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
A disciplina consiste na elaboração supervisionada de projeto de investigação e recomendação mercadológica viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no Master.
A partir dos conteúdos desenvolvidos no curso, sugere-se a realização de um projeto de investigação cujo resultado final seja uma recomendação aos moldes de uma consultoria, amparada em pesquisa qualitativa e quantitativa e em procedimentos de análise estudados durante o curso.
Os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos no Master para criar propostas especializadas em comportamento e tendências comportamentais e culturais, relacionando aspectos mercadológicos e público consumidor.
Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações possuem atividades online pontuais.
Dias de aula:
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faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática. Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.
Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
 
																 
											Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação acadêmica ESPM
O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.
 
						Coordenação geral do Curso
 
															O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.
 
															O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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