Master em Comportamento do Consumidor

Um curso que investiga o comportamento do consumidor e aprofunda a compreensão dos Human & Market Insights, dos processos de decisão de compra e das práticas de consumo.

Modalidade: Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais.

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Horário:

Das 19h30 às 22h30

Duração:

3 semestres

Inscrições até:

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Master em Comportamento do Consumidor

O curso aprofunda o entendimento sobre o consumidor a partir de uma abordagem que une dados, ciências do comportamento e do consumo. O Master amplia a análise para além dos indicadores e métricas, explorando como desejos, expectativas e necessidades (biológicas, psicológicas e socioeconômicas) influenciam a jornada de compra e consumo de produtos, serviços e marcas.

Decisões orientadas por dados e comportamento humano.

Ao longo da jornada, estudantes desenvolvem competências para antecipar tendências e compreender as novas práticas de consumo na era omnichannel, da busca ao pós-consumo. O aprendizado combina teoria e aplicação prática, com métodos de pesquisa centrados na experiência do usuário e microssegmentação para estratégias de marketing e comunicação.

Após o curso, o profissional sai preparado para interpretar comportamentos e traduzir insights em ações estratégicas, capazes de gerar valor para marcas e negócios. Esse repertório permite criar e reposicionar marcas, planejar experiências relevantes e tomar decisões orientadas por dados e comportamento humano em diferentes segmentos do mercado.

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Em parceria com Edições Globo Condé Nast

Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.


A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo.

Os benefícios oferecidos pela Vogue são: convites do leader in class; acesso ao conteúdo da Vogue Digital (1 ano de cortesia para o app Globo Mais); divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital; benefícios para eventos Vogue e encontro anual com a Redação. 

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes áreas temáticas:

Criatividade e Inovação em Negócios

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.

Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.

Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.
Marketing. Estratégia e Gestão
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Consumo e Experiência do Consumidor
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Criatividade e Inovação em Negócios
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Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional
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Gestão de Marketing Digital e Data Science
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Comunicação e Novas Mídias
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perfil

Essa formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se o Master é o curso ideal para o seu momento:

O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.

O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.

A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.

A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor

Nivelamento

  • Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
  • Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.
  • Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Ciências Comportamentais Aplicadas

Vivemos na era cognitiva, representada pela transformação contínua das referências sociais, tecnológicas e econômicas. Nesta nova era, para se construir estratégias de negócio vencedoras, é indispensável a rápida e contínua percepção desses movimentos de mercado, alcançada quando o olhar dos profissionais é educado com novos parâmetros e habilidades.

A neurociências do consumidor integrado com a inteligência cognitiva representa esse novo olhar, pois subverte as tradicionais doutrinas estabelecidas pelo marketing e a comunicação e traz fundamentos em:

– metodologias disruptivas para entendimento de estímulos não estruturados; experiência do consumidor como ser biológico e psíquico, em que variáveis fisiológicas e mentais influenciam e alicerçam seus comportamentos de compra e relacionamento com marcas;

– interações humanas, a cognição faz com que as percepções individuais em relação a um objeto físico ou abstrato (produtos ou marcas) se ampliem com o passar do tempo, exigindo que a inteligência organizacional seja estruturada como a inteligência humana.

Com o auxílio dessa ciência, as empresas conseguirão construir conexões profundas e duradouras com os seus públicos por meio do entendimento das suas tomadas de decisão, proporcionando insights assertivos para que as áreas de marketing e comercial viabilizem ações efetivas com seus clientes.

  • Explora temas voltados para melhor compreensão da sociedade de consumo do século XXI, bem como suas origens históricas;

  • O contraste entre a sociedade e a cultura do consumo;

  •  O consumo como distinção e como dádiva;

  • A dimensão simbólica do mercado.

    A disciplina pretende fornecer instrumentos teóricos e metodológicos que possibilitem aos estudantes o entendimento, a reflexão e a formação de pensamento crítico e bem fundamentado acerca dos conceitos de sociedade de consumo, consumo e as ideias a eles relacionadas.

    A base conceitual para o entendimento dos conceitos será dada pela antropologia cultural, ciência que entende o consumo como um processo social presente em toda sociedade humana.

A disciplina visa a oferecer ao aluno um breve panorama das diferentes abordagens da psicologia cognitiva e da psicologia e da economia comportamental, relacionadas à área do comportamento do consumidor.

O foco é capacitá-lo na compreensão de conceitos básicos e na aplicação de diferentes ferramentas e modelos de comportamento amplamente adotados pelo mercado na área de marketing, assim como metodologias científicas para identificar barreiras comportamentais, criar intervenções e testar seus efeitos a fim de obter evidências que possam apoiar a tomada de decisão, seja no desenho de arquitetura de escolhas e nudges, nas estratégias do varejo e pontos de venda, no lançamento de produtos, seja em campanhas de comunicação e marketing.

Ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de identificar os principais vieses comportamentais e sua influência no processo de tomada de decisão, assim como entender o papel de emoções, atitudes, crenças e valores como fatores de influência no comportamento do consumidor e utilizar na prática de suas atividades profissionais as diferentes ferramentas abordadas durante as aulas.

Você já parou para observar o varejo e seus produtos ou serviços por meio do olhar do shopper? O segredo do sucesso em loja é se tornar relevante para o shopper, por isso, essa disciplina enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do shopper no ambiente dos canais, seja ele varejo físico, seja digital, explorando o uso integrado das diferentes fontes de informação, e a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de trade marketing.

Colocando o shopper no centro das decisões, o aluno vai entender sua dinâmica nos canais de venda, contribuindo para um melhor relacionamento com a execução de planos que visam a atender suas expectativas e relações com seus parceiros comerciais.

  • Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital.

  • Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de comunicação, conteúdo e marketing.

  • Trata de temas como o impacto das novas tecnologias e mídias no comportamento do consumidor, a microssegmentação e a construção de personas dos públicos de interesse e as análises do mindset e das jornadas de compra e consumo dos novos shoppers e clientes omnichannel, o estudo dos perfis tecnográficos e dos comportamentos de consumo de mídia e conteúdo, as estratégias de marca para atrair e interagir melhor com esses usuários e consumidores nesse novo ambiente multiplataforma.

A disciplina tem como objetivo explorar a dinâmica bidirecional entre comportamento humano e sistemas algorítmicos.

Investigaremos como os algoritmos de IA moldam as ações individuais e coletivas, influenciam a tomada de decisões e impactam as estruturas sociais. Em contrapartida, examinaremos como o comportamento humano, os vieses e a dinâmica social orientam o design, a implantação e a evolução dos algoritmos.

O curso abordará conceitos fundamentais de inteligência artificial, incluindo aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e visão computacional, ao mesmo tempo em que examina criticamente suas implicações comportamentais.

Serão explorados temas como: a interação humano-algoritmo e tecnologias persuasivas;

  • O impacto da IA nas redes sociais e difusão de informações;

  • Privacidade e vigilância; e

  • Considerações éticas no desenvolvimento e uso de algoritmos de IA.

    Ao final do curso, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender os princípios de design de algoritmos, avaliar os potenciais benefícios e riscos da IA ​​para indivíduos e sociedade, e desenvolver uma visão crítica das implicações sociais, éticas e políticas dos algoritmos de IA.

Pesquisa e Análise Estratégica Aplicada

  • Compreender e aprofundar os principais e novos conceitos, definições, ferramentas e técnicas de pesquisa de mercado existentes para o estudo do comportamento do consumidor são essenciais para que os alunos/profissionais consigam aplicar de forma mais assertiva estudos e possíveis perguntas de marketing relacionadas a esse tema.

    Por isso, através de base teórica combinada com aplicações de cases, o objetivo desta disciplina é oferecer uma abordagem mais avançada, explanando os principais conceitos e definições fundamentais para a realização desses tipos de estudo, abordando deste as definições gerais mais utilizadas em pesquisa, bem como aprofundando as principais metodologias e ferramentas qualitativas e quantitativas utilizadas dentro das empresas, hoje, para estudos de comportamento do consumidor, comunicação e marca.

    A disciplina visa a entender a importância da área de CMI dentro das empresas e a relevância da informação e dos insights para a tomada de decisão estratégica e tática.

    O objetivo não é apenas estudar e atualizar o aluno na parte conceitual e metodológica da pesquisa de mercado e CMI, mas aplicar e analisar de forma mais profunda e estratégica as informações e insights
  • Contempla o estudo de temas como: subculturas, estudos geracionais e identidade social; classe social: medida, estratificação e componentes; influência da classe social nas decisões de compra; diversidade, origem e pertença étnica e identidade racial; estilos de vida, life projects, comunidades (digitais) e marcas; semelhanças e diferenças de segmentos de consumidores, com base em características biológicas, psicológicas, econômicas e sociais; raízes da psicografia e dos critérios e variáveis de segmentação comportamental.

  • Identifica os drivers de mudança e os ciclos de adoção e apropriação de tendências e novos estilos de vida; as ferramentas e técnicas de investigação, acompanhamento, diagnóstico e forecasting comportamental.

Muito se fala hoje da relevância da inteligência analítica, fundamentada pela inteligência artificial (análise computacional) aplicada a bases de dados, como ferramental para processos de decisão. Mas como o futuro realmente acontece e qual é a importância estratégica das análises preditivas? Como mapear e trazer propostas de valor que atendam as expectativas emergentes de valor?


Esta disciplina visa a gerar este pensamento preditivo, debater e capacitar os alunos a compreenderem a tríade que define as transformações da sociedade: motivação, contexto e resultados.

Considerando o homo sapiens 1.0 como nossa constante, conheceremos os processos arquetípicos de decisão e discutiremos conceitos e alguns framings e modelos mais utilizados para construção de cenários futuros. Utilizando um desses modelos, desenvolveremos um “case” de aplicação como inspiração para inovação estratégica (modelo Acumen | Future Castles’ Stones).

Finalizaremos com a preparação do Canvas de modelos de negócio para as inovações concebidas pelos grupos.

A disciplina tem como propósito expor ao aluno conceitos, abordagens e técnicas de design thinking, bem como inovação em customer centric para o entendimento de problemas e geração de soluções que consideram a centralidade do cliente. Soluções estas que poderão ser aplicadas em produtos, serviços ou negócios. 

Serão abordados temas, tais como: processo de design thinking; inovação centrada no cliente; entendimento do público-alvo e suas necessidades, dores e valores; mapeamento e gestão de jornadas do cliente; resolução de problemas; estratégias de gestão do consumidor; métodos de pesquisa e cocriação com clientes; e desdobramentos de comportamento e consumo.

Além de aulas expositivas, os alunos serão provocados a consolidar o conhecimento teórico e atividades práticas, com enfoque na conceituação de uma solução para um problema real.

  • Entender o momento atual da gestão do relacionamento, sua evolução e a importância na construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Discutindo os conceitos de customer centricity e customer experience; a evolução do CRM em um cenário de big data, mobile, AR, assistentes de voz e internet of things; introdução ao framework de CRM.

  • Compreender estrategicamente os benefícios da fidelização de clientes e os fatores que influenciam diretamente o seu resultado (framework de CRM): lealdade X fidelidade; a qualidade e o desenvolvimento de competências pré e pós-venda; a satisfação, confiança e comprometimento (advocacia).

  • Capacitar o aluno a diferenciar estratégias, elementos e como desenvolver programas de relacionamento e fidelidade em sua empresa como estratégia de vendas e retenção de clientes; modelos de desenvolvimento de programas de relacionamento; régua de relacionamento; ciclo de vida do cliente e lifetime value.

  • Distinguir as principais ferramentas de CRM existentes e suas aplicações: ferramentas de data mining e machine learning, sales force automation e services; campaign management; social CRM e engines de personalização.

A área de social listening & customer intelligence compreende um campo de atuação impulsionado pela oferta ampliada de dados sociais, demográficos e comportamentais resultante de fenômenos e tecnologias como internet, mídias sociais e big data.

Por meio da coleta, processamento, análise e visualização de traços e rastros textuais, visuais e métricos em plataformas digitais, os negócios foram transformados pelo estudo real-time de desejos, características e reações do público. No contexto do mercado da comunicação, as técnicas de social intelligence tornam-se essenciais para o profissional contemporâneo.

A disciplina busca apresentar aos alunos histórico, conceitos, ferramentas, técnicas e detalhes sobre o mercado criado em torno da área de social intelligence com ênfase nas interfaces com o consumo.

Integração

Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso.

Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, com aspecto mercadológico sobre o qual se tem a necessidade de obter  informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido.

O trabalho terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

A disciplina consiste na elaboração supervisionada de projeto de investigação e recomendação mercadológica viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no Master.

A partir dos conteúdos desenvolvidos no curso, sugere-se a realização de um projeto de investigação cujo resultado final seja uma recomendação aos moldes de uma consultoria, amparada em pesquisa qualitativa e quantitativa e em procedimentos de análise estudados durante o curso.

Os alunos deverão utilizar os conhecimentos adquiridos no Master para criar propostas especializadas em comportamento e tendências comportamentais e culturais, relacionando aspectos mercadológicos e público consumidor.

Modalidade: Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações possuem atividades online pontuais.

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Carga horária:

420
h

Horário:

Das 19h30 às 22h30

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

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Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

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Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Live EAD

Leader in class

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Qual foi o impacto do curso na sua carreira?

Vídeos

Depoimentos

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

Consultor em Ciências Comportamentais, Doutor em Economia Comportamental pela FEA-USP
Mestre (Doutorando) – Ph.D Researcher, Manager, Marketing Science na Meta
Advanced Analytics Lead na Corteva Agriscience, ex-Head de Data Science & Analytics na Kantar
Head de Social Intelligence na Ipsos, com formação em Sociologia e especialização em Pesquisa de Mercado
Doutor pela FEA USP e consultor na área de CRM, CX e Loyalty

Coordenação acadêmica ESPM

O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.

Professor Sergio Lage
Sergio Lage Carvalho
Especialista e consultor nas áreas de Consumer Behavior, Consumer & Market Insight e Gestão da Experiência do Cliente

Coordenação geral do Curso

Sergio Lage Carvalho
Especialista e consultor nas áreas de Consumer Behavior, Consumer & Market Insight e Gestão da Experiência do Cliente
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O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.

Sergio Lage Carvalho
Especialista e consultor nas áreas de Consumer Behavior, Consumer & Market Insight e Gestão da Experiência do Cliente
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O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.

Onde o curso acontecerá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida?

Central de Relacionamento de Pós-Graduação

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h

Entre em contato pelo WhatsApp

55 0800 607 3777

Telefone da Central de Relacionamento

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