Master em Comportamento do Consumidor

Um curso que investiga o comportamento do consumidor e aprofunda a compreensão dos Human & Market Insights, dos processos de decisão de compra e das práticas de consumo.

Modalidade: Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais.

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Horário:

Das 19h30 às 22h30

Duração:

3 semestres

Inscrições até:

23/03/2026

Início das aulas:

23/03/2026

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Master em Comportamento do Consumidor

O curso aprofunda o entendimento sobre o consumidor a partir de uma abordagem que une dados, ciências do comportamento e do consumo. O Master amplia a análise para além dos indicadores e métricas, explorando como desejos, expectativas e necessidades (biológicas, psicológicas e socioeconômicas) influenciam a jornada de compra e consumo de produtos, serviços e marcas.

Decisões orientadas por dados e comportamento humano.

Ao longo da jornada, estudantes desenvolvem competências para antecipar tendências e compreender as novas práticas de consumo na era omnichannel, da busca ao pós-consumo. O aprendizado combina teoria e aplicação prática, com métodos de pesquisa centrados na experiência do usuário e microssegmentação para estratégias de marketing e comunicação.

Após o curso, o profissional sai preparado para interpretar comportamentos e traduzir insights em ações estratégicas, capazes de gerar valor para marcas e negócios. Esse repertório permite criar e reposicionar marcas, planejar experiências relevantes e tomar decisões orientadas por dados e comportamento humano em diferentes segmentos do mercado.

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Em parceria com Edições Globo Condé Nast

Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.


A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo.

Os benefícios oferecidos pela Vogue são: convites do leader in class; acesso ao conteúdo da Vogue Digital (1 ano de cortesia para o app Globo Mais); divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital; benefícios para eventos Vogue e encontro anual com a Redação. 

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes áreas temáticas:

Criatividade e Inovação em Negócios

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.

Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.

Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.
Marketing. Estratégia e Gestão
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Consumo e Experiência do Consumidor
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Criatividade e Inovação em Negócios
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Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional
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Gestão de Marketing Digital e Data Science
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Comunicação e Novas Mídias
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perfil

Essa formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se o Master é o curso ideal para o seu momento:

O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.

O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.

A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.

A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Identificando tensões e desafios associados às práticas de consumo. A partir da visão antropológica, os alunos pensam o consumo não apenas como um ato econômico, mas como uma prática carregada de significados, valores sociais e culturais que variam conforme o contexto. A disciplina também envolve a formulação de estratégias investigativas para examinar problemas reais relacionados ao consumo, desenvolvendo pensamento crítico e visão humanista para a análise desses processos sociais. Serão aplicadas metodologias ativas, incluindo projetos e exercícios de campo, com a finalidade de aprofundar a compreensão e o debate sobre as relações éticas entre cultura, sociedade e consumo.

Expõe uma visão geral sobre o conhecimento do cérebro, suas estruturas, fisiologia e princípios evolutivos. Explora aspectos-chave do comportamento do consumidor, considerando aspectos de funcionamento do cérebro, exemplo das emoções como base de todos os comportamentos humanos e as diferenças principais entre a mente masculina e feminina. Parte de exemplos práticos de aplicação do conhecimento neurocientífico à pesquisa de marketing e ao comportamento do consumidor.

Por que tantas vezes consumidores decidem de forma diferente do que havíamos planejado? Esta disciplina parte dessa pergunta para introduzir ao aluno fundamentos da Psicologia Cognitiva e da Economia Comportamental aplicados ao consumo. São explorados processos como percepção, atenção, memória e julgamento, conectados a vieses cognitivos e heurísticas que influenciam a tomada de decisão na prática. Também discutimos como emoções, crenças e valores moldam escolhas e padrões de consumo. O curso traz ferramentas e modelos práticos usados pelo mercado para diagnosticar barreiras comportamentais, criar intervenções e testar seus efeitos de forma rigorosa. Abordamos conceitos de arquitetura de escolhas e nudges, com exemplos em campanhas de comunicação, estratégias de varejo, pontos de venda e lançamentos de produtos. Ao final, estará apto a aplicar em sua prática profissional os conhecimentos apresentados e as ferramentas utilizadas na disciplina.

A gigantesca disponibilidade de informação não necessariamente melhora a tomada de decisão dos profissionais e/ou empresas. A forma como se estrutura e analisa as informações é que poderão contribuir para estratégias assertivas e execução de planos direcionados e com maior chance de sucesso. Conectar dados de mercado com insights sobre os consumidores é um grande diferencial. A disciplina tem por objetivo capacitar profissionais para atuarem estrategicamente na análise e interpretação de dados de mercado e comportamento do consumidor, transformando informações em insights valiosos para tomada de decisão, inovação e vantagem competitiva nas organizações. Serão estudadas a importância, papel e potencial da área de Inteligência de mercado, a dinâmica da disseminação da informação, a execução estratégias centradas na análise sobre o comportamento do consumidor e suas interações com o mercado de forma a munir os stakeholders na tomada de decisões.

Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing. Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente online.

Cada vez mais empresas e marcas procuram entender e criar estratégias para atuar com sucesso no presente e no futuro – próximo ou longínquo. Com isso, surge a necessidade das empresas em entender alguns sinais com relação a mudança do comportamento do consumidor que anunciam o que está por vir e saber como interpretá-los e utilizá-los, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.  Junto a isso, o entendimento do papel do Consumer Insights dentro de uma organização e como chegar a insights no processo de inovação.  Essa disciplina visa apresentar como estudar o fenômeno das tendências e de que forma podemos estruturar um capital de conhecimento, resultante da forma como os consumidores se comportam, que permita a construção de valor e de diferenciação.

Muito se fala hoje da relevância da Inteligência Analítica, fundamentada pela Inteligência Artificial (análise computacional) aplicada a bases de dados, como ferramental para processos de decisão. Mas como o futuro realmente acontece e qual é a importância estratégica das análises preditivas?      A disciplina visa capacitar os alunos a compreenderem a tríade que define as transformações da sociedade: motivação, contexto e resultados. Considerando o Homo Sapiens 1.0 como nossa constante, conheceremos os processos arquetípicos de decisão e discutiremos alguns dos modelos mais utilizados para construção de cenários futuros. Utilizando um desses modelos, desenvolveremos um “case” de aplicação como inspiração para inovação estratégica (modelo Acumem | Future Castles´ Stones). Finalizaremos com a preparação dos canvas de modelos de negócio para as inovações concebidas pelo grupo.

Você já parou para observar o varejo e seus produtos por meio do olhar do shopper? O que exatamente os seres humanos fazem na loja? Shoppology é a ciência que estuda os hábitos e atitudes da pessoa durante a sua jornada de compra, para então transformar este conhecimento em planos de ação de sucesso. O entendimento do comportamento de compra e dos processos decisórios envolvidos auxilia na criação de Insights que devem direcionar as estratégias de marketing tanto da indústria como do varejo. O segredo do sucesso em loja é se tornar relevante para o shopper, por isso, essa disciplina auxiliará no entendimento de todas as etapas que envolvem a jornada de compra e consumo- impulsionado assim a identificação de gatilhos que estimularão a compra de determinada categoria/ item.

Apresenta os principais conceitos e modelos em User Research, Teoria do Processamento, IHC (interação humano computador), métricas de teste de usabilidade, uso de dados de campo para guiar tomada de decisão, interpretação e análise de resultados de pesquisa, modelos de apresentação executiva.

A disciplina, também, visa discutir as abordagem e conceitos do Service Design Thinking. A importância do entendimento do usuário como meio para inspirar e avaliar soluções no processo de criação de produtos e serviços; A inovação como forma de entrega de melhores serviços às pessoas.

Em um mundo cada vez mais moldado por algoritmos e inteligência artificial, a necessidade de compreender a complexa interação entre humanos e máquinas nunca foi tão clara. Esta disciplina surge da urgência de decifrar como os sistemas de IA influenciam nossas vidas, desde a saúde mental até a tomada de decisões democráticas, e de equipar os alunos com as ferramentas críticas para navegar e moldar esse cenário em evolução. Ao explorar os fundamentos da IA, os vieses algorítmicos, a governança ética e a alfabetização algorítmica, buscamos formar cidadãos e profissionais capazes de questionar, inovar e investigar a interação humano-algoritmo.

A disciplina tem como objetivo discutir os principais conceitos e modelos para a gestão do relacionamento e da experiência do cliente, customer journey mapping, valor para o cliente, a lealdade e a fidelidade, fatores que levam a fidelização do cliente. A disciplina abordará o entendimento do consumidor no pós-compra e quais são os fatores essenciais para ampliar a percepção de valor entre o pré e o pós-compra, bem como o entendimento da importância da análise acurada do life time value para maximizar a sensação de satisfação do consumidor.

A disciplina apresenta o overview geral em Pesquisa de Mercado, iniciando com sua história ao longo das décadas até os dias atuais.

Através desta história, a matéria aborda tópicos relevantes para a atualidade, como as metodologias ágeis, as analises comportamentais que levam à construção de “personas” para desenvolvimento das marcas, princípios de customer experience e seus KPIS principais aplicados à modelos clássicos e aos novos modelos que usam metodologias ágeis e finaliza em conceitos de teoria dos jogos que são os princípios de gamificação de preços que as marcas usam para promocionar, mudar ou aumentar seus preços diante de cenários competitivos.

Consiste na elaboração supervisionada de proposta de projeto mercadológico viável e factível, a partir dos conhecimentos adquiridos no curso. Trata-se de uma recomendação aos moldes de uma proposta de consultoria para uma empresa, amparada em tendência já anunciada que mereça ser investigada, aspecto mercadológico sobre o qual se necessitam informações relacionadas ao consumo, manifestação de comportamento que implique em uma situação de consumo ou um serviço a ser oferecido. O trabalho terá monitoramento de um orientador — o qual funcionará como facilitador para seu desenvolvimento — e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Modalidade: Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações possuem atividades online pontuais.

Dias de aula:

Às segundas e quartas-feiras

Carga horária:

420
h

Horário:

Das 19h30 às 22h30

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

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Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

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Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Live EAD

Leader in class

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Qual foi o impacto do curso na sua carreira?

Vídeos

Depoimentos

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

Consultor em Ciências Comportamentais, Doutor em Economia Comportamental pela FEA-USP
Mestre (Doutorando) – Ph.D Researcher, Manager, Marketing Science na Meta
Advanced Analytics Lead na Corteva Agriscience, ex-Head de Data Science & Analytics na Kantar
Head de Social Intelligence na Ipsos, com formação em Sociologia e especialização em Pesquisa de Mercado
Doutor pela FEA USP e consultor na área de CRM, CX e Loyalty

Coordenação acadêmica ESPM

O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.

Professor Sergio Lage
Sergio Lage Carvalho
Especialista e consultor nas áreas de Consumer Behavior, Consumer & Market Insight e Gestão da Experiência do Cliente

Coordenação geral do Curso

Sergio Lage Carvalho
Especialista e consultor nas áreas de Consumer Behavior, Consumer & Market Insight e Gestão da Experiência do Cliente
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O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.

Sergio Lage Carvalho
Especialista e consultor nas áreas de Consumer Behavior, Consumer & Market Insight e Gestão da Experiência do Cliente
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O curso analisa as mudanças de mindset, novas práticas, tendências de consumo e expectativas emergentes de valor que a era tech-digital impõe aos consumidores. Aprofunda o entendimento do consumo através da análise e interpretação do thick & deep data, além dos mecanismos de persuasão que influenciam comportamentos e decisões.

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Escolha a melhor opção para ter uma formação de excelência

Matrícula

DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO

24/02/2026

Após essa data:

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Em até:

+

OU 

R$ 58.088,00

À vista

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DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES

20% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.


5% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Onde o curso acontecerá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento de taxa.

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida?

Central de Relacionamento de Pós-Graduação

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h

Entre em contato pelo WhatsApp

55 0800 607 3777

Telefone da Central de Relacionamento

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Nosso e-mail

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