Cursos de Férias

Perspectivas para Inovação no Mercado Esportivo

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas
Inscrições até:

Selecione as preferências
do curso

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

Ao concluir o curso, você terá condições de compreender o negócio esportivo de forma holística, aplicando os conhecimentos adquiridos para identificar oportunidades de inovação no mercado em que atua. Essa é a sua oportunidade de contribuir para o avanço do ecossistema esportivo, promovendo mudanças e melhorias que geram valor para os stakeholders e proporcionam vantagem competitiva.
  • Principais aprendizados:
    • Compreender o conceito de inovação no contexto do mercado esportivo
    • Explorar novos olhares para o negócio esportivo
    • Trazer novas abordagens de gestão e inovação para líderes e gestores esportivos.
    • Entender o potencial da inovação em negócios esportivos
Prepare-se para liderar a revolução do setor através da inovação e da tecnologia. Junte-se a nós e seja protagonista nessa jornada de transformação.

Para quem se destina?

  • ​​​Profissionais que atuam no mercado esportivo e buscam novas formas de gerar valor para clientes, fãs, organizações, patrocinadores, bem como quem atua no ambiente de inovação e tecnologia e deseja se relacionar com o esporte.
  • ​Líderes e pessoas da área de gestão de entidades esportivas; profissionais das áreas de negócios, inovação de empresas que atuam, ou desejam atuar, no segmento esportivo, universitários da área de esporte, educação física, marketing e eventos.
  • ​Entusiastas do mundo do esporte que queiram adquirir conhecimento na área de inovação e tecnologia.​​

O que você vai aprender

​​​Desbravando o esporte com inovação, negócios, tecnologia e liderança estratégica: o jogo está mudando, você está pronto para liderar?
​Você se sente capaz para liderar a transformação do mercado esportivo? O setor está em constante evolução e é essencial compreender o conceito de inovação nesse contexto. O curso irá fornecer as ferramentas e metodologias necessárias para identificar oportunidades de inovação em diversas áreas, como gestão financeira, produtos, serviços e experiência do cliente.​​

​​O programa irá explorar novos olhares para o negócio esportivo, apresentando abordagens inovadoras de gestão para líderes e pessoas na área de gestão do esporte. Além disso, você terá a oportunidade de se conectar com outras pessoas do mercado e trocar experiências sobre os principais problemas e dores de negócios e pensar colaborativamente em soluções para desafios específicos e gerem valor para os stakeholders. ​Durante o curso, você também desenvolverá habilidades práticas por meio de atividades em grupo, onde poderá identificar desafios reais do mercado esportivo e criar protótipos e testes para encontrar soluções inovadoras.   ​Aula 1: Introdução à inovação, negócios, tecnologia e liderança
  • ​Definição e importância da inovação no mundo atual
  • ​Desafios e barreiras para a inovação no mercado esportivo
  • ​Papel de líderes para promover o ambiente da inovação
  • ​A tecnologia a favor das práticas de negócio no mercado esportivo
  • ​Exemplos de casos de sucesso e não sucesso na inovação em negócios
Aula 2: Novos Olhares para o Negócio Esportivo
  • ​Abordagem ágil aplicada à projetos esportivos, Design Thinking, Ferramentas de negócio como o Business Model Canvas, Canvas de Proposta de Valor e Business Model Navigator para identificar oportunidades de inovação
  • ​Exploração de diferentes modelos de negócios aplicados ao esporte
  • ​Estratégias de crescimento (Growth Hacking) e metodologia Lean
​Aula 3: Inovação no Mercado Esportivo
  • ​A inovação aplicada ao esporte
  • ​Exemplos e estudos de caso de inovação no mercado esportivo nacional e internacional
  • ​Análise das estratégias e práticas inovadoras adotadas por empresas e entidades esportivas
  • ​Discussão sobre as principais tendências e tecnologias disruptivas no esporte
​Aula 4: Soluções Tecnológicas e Práticas de Inovação
  • ​Identificação de dores e desafios específicos do mercado esportivo brasileiro
  • ​Análise de soluções tecnológicas e inovadoras que resolvem essas dores
  • ​Aplicação prática dos conhecimentos adquiridos através de atividades em grupo, prototipação e testes das soluções desenvolvidas
  • ​Análise de tendências e mudanças no mercado esportivo​
Quando acontece?
Dias da semana: Segunda, terça, quarta e quinta-feira
Das 19h30 às 22h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Debora Saldanha

​​Rodrigo Rangel​

Maria Teresa Publio Dias

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

> Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Veja aqui os cursos que você já visitou.

Não viu nem um curso ainda?
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

R$1.140,00

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.