Post-graduation ESPM

MBA in Marketing

AULA INAUGURAL: 30/04/2024

About the course

To train managers in the areas of marketing and strategy to work in organizations of different sizes and sectors, emphasizing the development of a vision of market trends that leads to efficient managerial decision making and the development of managerial attitudes compatible with the philosophy of market focus, ethics, and corporate responsibility.

MBA in Marketing

Início das aulas: 30/04/2024

Weekdays: Tuesdays and Thursdays

Period: Evening

Hours: 7:30pm to 9:30pm

Workload: 540h

35X R$ 772,73

R$ 100.00

Registration fee for the selection process

Inscrições até: 10/05/2024

Mode

Live EAD

You have the freedom to tailor the course to your schedule and location. You can choose to participate in class discussions online, via Zoom, live or watch the class recordings whenever you want and can. *In the post-graduation Live EAD, the presentation of the final course project is face-to-face.

Aula aberta

Confira a última aula aberta deste curso

About the course

An increasingly competitive world

In an increasingly competitive world, it is essential that professionals in the market area improve their techniques to achieve business success. The new relationships between companies and the environments in which they operate, as well as the emergence of increasingly demanding customers, are some of the aspects that require the market manager to be better prepared in the development of strategies and action planning.

O MBA em Marketing visa a preparar gestores para atuar nas áreas de marketing e estratégia. O conteúdo ministrado permite ao estudante o domínio das técnicas de marketing e sua utilização como um importante instrumento de gestão para as empresas que atuam nos ambientes complexos e em transformação. A grade de disciplinas embasa-se num currículo que engloba os principais aspectos mercadológicos, culminada com a elaboração de um plano de marketing, em que o estudante aplica o conhecimento teórico e prático construído nas aulas.

On-site Events

Thematic Network

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Presentation of the end-of-course paper

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

1 MBA em Marketing
Thematic Areas

The MBA Marketing course is classified in the area of Marketing, Strategy and Management. But you will also have the opportunity to acquire knowledge in other areas. See how the course's courses are divided:

For whom it is intended

Aimed at graduates in any area of knowledge and at entrepreneurs who work or need to deepen their knowledge in the marketing area, seeking to broaden their perspectives of business situation analysis and decision making.

Prerequisite

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Experiência de dois anos de formado.

Experiência em funções de marketing ou áreas relacionadas.

Profile of the egress

É esperado do egresso do curso de MBA em Marketing:

  • Dominar os principais conceitos relacionados a função de marketing e seu escopo no atual contexto competitivo. 
  • Conhecer as tendências e os temas de marketing que estão na agenda dos executivos tomadores de decisão das organizações.
  • Analisar fatores do mercado que afetam os negócios de uma organização e atuar proativamente para explorar as oportunidades relacionadas à função de marketing que ampliem o resultado da organização.
  • Elaborar e propor estratégias e ações de marketing inovadoras que gerem valor ao cliente e resultem em vantagem competitiva.
  • Analisar dados e resultados de forma objetiva, tomando decisões com base em critérios objetivos e alinhados com o propósito da organização.
  • Gerenciar equipes multifuncionais, ampliando a performance dos processos de marketing, através de iniciativas condizentes com a éticas e postura auto responsável.

What you will learn

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais. 

 

The course program has a composition that reflects ESPM's experience in training marketing professionals.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Estratégia em marketing

Understand fundamental concepts in the area of marketing, which are essential for the unfolding of the other disciplines of the course.

Ampliar, organizar e aprofundar o conhecimento sobre análise da competitividade e estratégia empresarial. Identificar o papel e as contribuições do marketing no processo de formulação estratégica. Conhecer os principais conceitos de estratégia mercadológica e explorar os principais modelos utilizados na análise da competitividade e formulação de estratégias. Discutir como o marketing deve atuar para suportar a estratégia organizacional.

Discutir as tecnologias emergentes e como elas afetam os processos de marketing, dando ênfase nas que, atualmente, apresentam maior potencial disruptivo para a função de marketing. Desenvolver no profissional de marketing competências para explorar as atuais e as futuras tecnologias em suas funções como gestor de marketing e na criação de valor aos stakeholders.

Discutir como incentivar e explorar a inovação nos negócios. Compreender como a inovação vem transformando o ambiente os negócios e, principalmente, a transformação da função do marketing nesse novo contexto. Discutir tendências e possibilidades futuras nos modelos de negócio.

Compreender os principais fatores que determinam o comportamento do consumidor (B2C). Conhecer o processo que permeia a compra e uso de produtos e serviços em mercados B2C e B2B. Discutir o composto e a atuação de marketing conforme o tipo de compra (pessoal ou organizacional).

Apresentar o conceito de ESG e sua relevância no contexto atual. Discutir a influência do propósito e outras causas nas estratégias organizacionais. Compreender entre o comportamento do consumidor e esse novo contexto.

Understand how neuroscience can contribute to explain behavior through brain activity; enable the professional to use this new source of information to understand the consumer in a systemic way. That is, not only by what is conscious and that, therefore, he can express; but also by what is unconscious, but interferes in his behavior.

Marketing Composite

Compreender a construção e os elementos que compõem marcas fortes e valiosas do ponto de vista mercadológico. Aprender a gerenciar produtos e marcas a fim de transformá-los em vantagem competitiva para as empresas. Aprofundar o conhecimento dos conceitos de marketing específicos para profissionais e empresas que atuam com serviços.

Conhecer os principais fundamentos da pesquisa de mercado e se familiarizar com as ferramentas a fim de obter informações para a tomada de decisão utilizando os métodos contemporâneos de pesquisa. Compreender o processo de avaliação de desempenho das ações de marketing e como selecionar, calcular, e utilizar as principais métricas de marketing na tomada de decisão empresarial.

Compreender a relação entre marketing e vendas. Discutir como o composto de marketing pode ser trabalhado no ponto de venda para gerar vendas e criar valor para as marcas. Refletir sobre a parceria entre as organizações e seus clientes.

Compreender o conjunto de práticas, e suas complexidades, que ocorrem do pré ao pós-venda e como a experiência do cliente é construída ao longo desse processo. Discutir como os princípios do growth marketing são explorados para levar ao crescimento exponencial dos negócios.

Discutir os papeis estratégicos e a integração entre os canais de vendas e distribuição em um contexto omnichannel. Compreender os principais fatores que determinam o comportamento do shopper e o processo que permeia a jornada de compras.

Understand the development of a communication strategy that integrates the different points of contact of the brand with its audiences. To lead the student to reflect on the concepts and tools of communication and the importance of the different communication channels, physical and digital, within marketing strategies.

Discutir a interação entre as organizações e o ecossistema a que pertencem. Compreender a formação de valor ao longo de toda a cadeia de stakeholders da organização. Debater o protagonismo do marketing nessas relações para criação de valor e vantagem competitiva.

Managerial Skills

Aprofundar os conceitos referentes ao fator humano no contexto atual, visando o autoconhecimento e a atuação como formador de pessoas e protagonista de mudanças. Adquirir conhecimentos para influenciar, desenvolver, motivar e engajar pessoas e liderar equipes, refletindo sobre a conduta e o comportamento dos indivíduos na organização.

Compreender conceitos fundamentais da gestão financeira. Possibilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos fundamentais de finanças relacionados à gestão de marketing.

Consolidação do Conhecimento

Os participantes serão convidados a incorporar o papel do gestor de marketing em situações que simulam a realidade e devem aplicar os conceitos adquiridos desde o início do programa para a tomada de decisão. A disciplina irá criar um ambiente altamente competitivo, em que a decisões serão comparativas entre os participantes.

  • To broaden, organize, and deepen the knowledge of the main concepts involved in developing a marketing plan.
  • Enable the assimilation and ordering of knowledge about the process of developing a marketing plan.

 

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão de Curso.  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Take the next step in your career

540h

content

4 Semesters

Course completion

Live EAD

Course Mode

Inspiring Teachers

Here you learn from the best professionals in the market.

"In an increasingly competitive world, it is essential for market professionals to improve their techniques to achieve business success. The semi-attendance course in Marketing aims to train managers in the areas of marketing and strategy to act in organizations of different sizes and sectors, emphasizing the development of a current market vision that leads to efficient managerial decision making and the development of managerial attitudes compatible with the philosophy of market focus, ethics and corporate responsibility.

Testimonials from those who have already been here

Why choose Live EAD ESPM?

Learn how we can help you invest in your career development without putting your security at risk and without compromising your financial health, while maintaining the teaching excellence that makes ESPM a reference throughout the country.

Watch as many times as you need

Even when participating in the live broadcast, the recordings of each class still remain available in the system for student reference or review.

Customized Schedule

If you prefer or cannot participate in the live broadcasts, you can still watch recordings of all classes, which are available in the system throughout the course period. This way, you can customize your class schedule according to the needs of your schedule.

Interaction with teachers

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Evaluations directly with teachers

All activities and evaluations are applied directly by the teachers of each subject and not by monitors or intermediaries, a recurrent practice in the market.

Live Classes

To ensure teaching with ESPM's excellence also in online courses, we developed the concept of Live EAD: only at ESPM, all digital classes of all courses are held live, with day and time scheduled in advance.

Teachers with market experience

The professors at ESPM have academic experience and also have familiarity and experience in the executive environment.

Interested parties with a foreign undergraduate degree - who do not have their diploma validated by a national public university - may enroll in the distance learning graduate courses, but the course certificate will not be considered lato sensu in Brazil.
Choose the payment method

Invest in your future

R$ 698,00

registration

Early bird discount

R$ 698,00

1x R$ 698,00

registration

1x R$ 23.563,54

1x R$ 698,00

registration

11x R$ 2.072,03

+

1x R$ 2.082,03

1x R$ 698,00

registration

17x R$ 1.421,30

+

1x R$ 1.446,96

1x R$ 698,00

registration

23x R$ 1.096,48

+

1x R$ 1.138,61

1x R$ 698,00

registration

29x R$ 903,10

+

1x R$ 930,18

1x R$ 698,00

registration

35x R$ 772,73

+

1x R$ 850,77

*All dates are subject to change

20% DISCOUNT

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DISCOUNT

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Note: For courses starting in March the installment plan will start in May, for courses starting in April the installment plan will start in June and for courses starting in August the installment plan will start in September (due every 8th).

Selection Process

Learn how each step of the selection process works

Registration

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Registration

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*The link to the online selection process will be sent by e-mail after payment of the registration fee.

**We do not reserve a place for approved candidates. Guarantee your place by registering, according to the availability of vacancies for the course.

Research of the Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

Why choose ESPM?

Differentials

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Educational Insurance

Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.

FAQ

Frequently Asked Questions

Are you in doubt? Take a look here:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*There is one compulsory face-to-face meeting per subject in HyFlex postgraduate courses.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

ESPM is a national reference in higher education. Our course portfolio reflects the most current market issues, in addition to being formulated based on active teaching methodologies. We offer our students an education focused on excellence - which includes academic quality; constant innovation of programs, methodologies and experiences; proximity to the market; state-of-the-art infrastructure; and much more.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

MBA in Marketing

Início das aulas: 30/04/2024

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Notify me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.