Professores da ESPM participam de matérias na estreia da Times Brasil/CNBC

Fachadas nosso campi ESPM

    A Times Brasil/CNBC, focada em jornalismo de negócios, iniciou suas operações no Brasil trazendo conteúdos aprofundados sobre marketing, economia e cenários globais.    Professores da ESPM foram destaque, contribuindo com análises e comentários especializados em suas áreas de atuação. Entre os especialistas estão Marcos Bedendo, Denilde Holzhacker, Gunther Rudzit, Leonardo Trevisan, Natália Fingermann […]

Professores da ESPM comentam tentativa de autogolpe na Coreia do Sul

ESPM FachadaSP AA 1

    Após o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, decretar Lei Marcial, oposição ameaça entrar com pedido de impeachment. O anúncio repercutiu mundialmente e foi destaque nos principais veículos de comunicação no Brasil.    Os professores de Relações Internacionais foram procurados para comentar o assunto. Em quatro dias de notícias, mais de […]

Marketing humanizado: uma tendência que ganha força em 2025

Marketing humanizado: uma tendência que ganha força em 2025

Transformar, conectar, inspirar e… humanizar cada vez mais! Confira a entrevista com professor e coordenador da ESPM sobre o futuro do marketing   Em 2025, o marketing será marcado por escolhas que vão além de produtos, serviços ou estratégias tecnológicas. As marcas estão percebendo que não basta apenas inovar; também é preciso humanizar. Philip Kotler, […]

Aprenda como precificar um produto

Como precificar um produto

Entenda o que uma empresa deve levar em conta na hora de determinar o preço de um produto ou serviço   Quer saber como precificar um produto? Antes de mais nada, você deve ter em mente que não é como fazer um bolo, que tem receita específica. “Você tem que adotar aquilo que está mais […]

Marketing estratégico: tudo o que você precisa saber

Marketing estratégico

Esse planejamento de longo prazo envolve todas as áreas de uma empresa e analisa todas as variáveis do negócio   De certa forma, todo marketing é estratégico. “Como diz o professor norte-americano Philip Kotler, marketing é tudo e tudo é marketing. Porém, o conceito de marketing estratégico está profundamente ligado à estrutura hierárquica de uma […]

Doutorado profissional: conheça a modalidade

Doutorado profissional

Saiba como é essa pós-graduação e conheça os dois novos cursos de doutorado profissional da ESPM   O doutorado profissional é uma pós-graduação stricto sensu na qual o doutorando realiza pesquisas voltadas à inovação e à transformação dos processos de trabalho para atender às demandas socioeconômicas e organizacionais de diversos setores. O resultado desse trabalho […]

“O marketing é sobre as pessoas”, afirma Philip Kotler, novo professor da ESPM

kot3

O pai do marketing celebrou sua entrada na equipe de docentes da instituição com uma masterclass repleta de reflexões sobre a área   Philip Kotler agora é professor da ESPM. O pai do marketing chega à casa do marketing para conduzir o curso exclusivo Strategic H2H Marketing, destinado a gestores e profissionais da área. “Estou […]

Networking na faculdade: construa conexões na pós-graduação

networking na faculdade

Professor da ESPM dá dicas para pós-graduandos construírem uma rede de contatos profissionais na universidade ao longo do curso e como mantê-la por anos   Durante a pós-graduação, colegas e professores são, muitas vezes, profissionais experientes, ocupando cargos em empresas e instituições de variados perfis ou donos de seus próprios negócios. Essas conexões podem ser […]

Conheça a psicologia das cores

Pela definição clássica, a psicologia das cores estuda como as cores influenciam as emoções e o comportamento dos seres humanos.

Entenda o que é o estudo das cores, como elas são percebidas pelos seres humanos e como são escolhidas pelas marcas   Pela definição clássica, a psicologia das cores estuda como as cores influenciam as emoções e o comportamento dos seres humanos. Mas para Paula Csillag, professora da graduação em Design da ESPM, presidente da […]

Curso de trade marketing: conheça uma pós-graduação na área

trade marketing

Saiba como é a pós-graduação em Gestão Estratégica de Trade Marketing da ESPM   Um mercado complexo necessita de pessoas que dominem trade marketing, e diversos cursos de Trade Marketing formam os profissionais que conectam estratégias de marketing aos pontos de venda. Mas como a evolução é rápida e constante, atualmente a maior demanda das […]

7 erros de precificação que sua empresa não deve cometer

shutterstock 1931042552

Especialista aponta os erros mais comuns que podem impactar negativamente o cálculo do preço de bens e serviços   A precificação de um produto não se resume a fazer cálculos de preço de custo, preço de venda e margem de lucro. Determinar o preço de um bem ou serviço envolve outros elementos que não devem […]

Pós em análise de dados: conheça 3 opções de cursos

pós em análise de dados

Conheça três cursos de capacitação e aperfeiçoamento de profissionais que trabalham com análise de dados   Cada vez mais profissionais buscam pós em Análise de Dados, porque sabem que qualquer empresa que visa se destacar precisa trabalhar com dados. Afinal, eles fornecem subsídios para o desenvolvimento de estratégias que visam alavancar os negócios e manter […]

Marketing de influência: tudo o que você precisa saber

iStock 917340506

Professor da ESPM explica porque esse tipo de estratégia está em alta, as categorias de influenciadores e como encontrá-los  O marketing de influência é uma potente ferramenta para as empresas, desde que seja adotado de maneira estratégica. Afinal, é preciso saber identificar os influenciadores digitais ideais para o seu negócio, e nem sempre vão ser […]

Matriz de risco: o que é e como fazer

O que é matriz de risco

Especialista explica como é a ferramenta de avaliação de risco e porque é importante   Ferramenta útil e imprescindível, a matriz de risco é utilizada pelas empresas para medir riscos e seus impactos no negócio. Afinal, todo negócio está sujeito a riscos de alguma natureza. Pode ser um problema de fornecimento de matéria-prima, uma crise […]

Análise SWOT: o que é e como fazer

Para fazer um bom planejamento estratégico as empresas recorrem à análise SWOT

Entenda para que serve e como funciona essa ferramenta de análise de planejamento   Para fazer um bom planejamento estratégico as empresas recorrem à análise SWOT, uma ferramenta de síntese analítica de qualquer tipo de planejamento – estratégico, operacional ou de marketing, por exemplo. Artur Vasconcellos, coordenador de Pós-Graduação e Educação Continuada da ESPM em […]

Entenda o que é a IA generativa

A inteligência artificial generativa é um modelo de linguagem projetado para criar conteúdos de texto, imagens, vídeos, áudios e músicas.

Saiba como funciona esse modelo de linguagem, porque é revolucionário e onde é utilizado   A inteligência artificial generativa é um modelo de linguagem projetado para criar conteúdos de texto, imagens, vídeos, áudios e músicas. Ela é treinada a partir de uma gigantesca base de dados que usa um número incontável de informações coletadas na […]

Conheça as principais métricas de marketing

Métricas de marketing

CPC, CAC, impressões, taxa de conversão e muito mais. Entenda essas e outras métricas de marketing   As métricas de marketing ajudam uma empresa a entender o desempenho de suas ações e orientam quais estratégias, ferramentas e canais a corporação deve adotar de acordo com o objetivo desejado para uma campanha.   A definição das […]

Guia para inovar: tudo o que você precisa saber

Inovar é o desejo de muitas empresas e profissionais, mas inovação não é sinônimo de criatividade e sim um componente do ciclo da criatividade.

Entenda o que é inovação, sua relação com a criatividade e como gerir projetos inovadores   Inovar é o desejo de muitas empresas e profissionais, mas inovação não é sinônimo de criatividade e sim um componente do ciclo da criatividade. Em 2007, Steve Jobs, CEO da Apple, fez uma apresentação na qual mostrou para a plateia […]

Criatividade: tudo o que você precisa saber

Transformações tecnológicas, automatização de tarefas e inteligência artificial são desafios de um mercado que cada vez mais precisa de profissionais dotados de boa carga de criatividade.

Especialista no tema explica o que é criatividade, como se desenvolve essa habilidade e os mitos que a envolvem   Transformações tecnológicas, automatização de tarefas e inteligência artificial são desafios de um mercado que cada vez mais precisa de profissionais dotados de boa carga de criatividade. Afinal, pessoas criativas são um diferencial de empresas inovadoras, […]

11 perguntas sobre marketing e suas respostas

Perguntas sobre marketing

Professor da ESPM esclarece as principais dúvidas sobre o tema que são pesquisadas no Google   “O que faz o marketing?”, “O que é marketing digital?”, “E o que são os 4 Ps do marketing?” são algumas das principais perguntas sobre marketing que as pessoas fazem no Google. Para esclarecer essas e outras dúvidas, conversamos […]

4 Ps do Marketing: como eram e como ficaram

4 Ps do Marketing

Conheça os pilares das estratégias de marketing e veja como foram atualizados para atender os novos desafios da área   Os 4Ps do marketing são os pilares de qualquer estratégia de marketing. Um conjunto de ferramentas utilizadas por profissionais da área para traçar estratégias eficientes de marketing e se referem a Produto, Preço, Praça e […]

Conheça 7 fundamentos do marketing

Já que o mundo evolui e muda, é natural que conceitos acompanhem esse movimento, incluindo os fundamentos do marketing.

Entenda os aspectos fundamentais do marketing e veja como o conceito dos 4Ps foi atualizado   Já que o mundo evolui e muda, é natural que conceitos acompanhem esse movimento, incluindo os fundamentos do marketing. Se basicamente o marketing trabalhava com o conceito de 4Ps (produto, preço, praça e promoção) hoje os profissionais trabalham com […]

Pós-graduação em inteligência artificial: conheça opções

iStock 1481304976

Veja cursos da ESPM para quem se especializar em assuntos que se relacionam com essa tecnologia Transformar os dados em informações que impactem a tomada de decisão e desenvolver habilidades para aplicar as melhores estratégias para gestão de mídias digitais, a partir do uso da tecnologia e da inteligência artificial, são os temas de dois cursos […]

Conheça o MBA em marketing da ESPM 

O MBA em Marketing da ESPM oferece uma formação completa para os profissionais em busca de atualização.

Entenda como é a pós-graduação que refina conhecimentos e forma profissionais para atuarem nessa área   O MBA em Marketing da ESPM oferece uma formação completa para os profissionais em busca de atualização. Como a área sempre está em transformação, o curso é adaptado constantemente para oferecer um conteúdo que caminhe lado a lado com […]

Veja o que estudar para ser empresário 

Muitos estudantes planejam empreender após se formarem. São muitas as possibilidades, mas nem todos sabem o que estudar para ser empresário.

Coordenadores de 10 cursos da ESPM explicam como essas graduações preparam os estudantes para empreender   Muitos estudantes planejam empreender após se formarem. São muitas as possibilidades, mas nem todos sabem o que estudar para ser empresário. Conversamos com os coordenadores de 10 graduações da ESPM para entender como os cursos preparam os alunos para […]

Descubra como fazer duas faculdades ao mesmo tempo

Quem pretende trabalhar fora do Brasil e quer encurtar o caminho burocrático para a validação do diploma brasileiro no exterior tem procurado se informar sobre como fazer duas faculdades ao mesmo tempo.

Entenda o que é a dupla titulação e saiba tudo sobre o programa da ESPM que permite conquistar dois diplomas estudando no exterior   Quem pretende trabalhar fora do Brasil e quer encurtar o caminho burocrático para a validação do diploma brasileiro no exterior tem procurado se informar sobre como fazer duas faculdades ao mesmo […]

Entenda o que é customer experience

o que é customer experience

Uma experiência consistente e de qualidade em todas as etapas de atendimento deixa os consumidores mais satisfeitos e leais a uma marca   Proporcionar uma experiência positiva para o cliente é o objetivo principal de toda empresa que deseja crescer e ter sucesso no mercado. Afinal, um cliente satisfeito tem mais chances de ser fidelizado […]

Especialização é o mesmo que pós-graduação? Entenda 

Embora muitas pessoas achem que existe diferença, especialização é o mesmo que pós-graduação

Diretora acadêmica de pós-graduação da ESPM responde essa pergunta e explica para qual momento é indicado cada tipo de curso   Embora muitas pessoas achem que existe diferença, especialização é o mesmo que pós-graduação. De acordo com o MEC só existem duas divisões dentro de pós-graduação no Brasil: stricto sensu e lato sensu.   Stricto […]

Pós-graduação em business intelligence: veja opções

Pós em business intelligence

Conheça três cursos para quem deseja aprofundar seus conhecimentos e ampliar suas capacidades na área A ESPM oferece três pós-graduações em business intelligence. A primeira é voltada para profissionais de comunicação digital e BI, com foco no desenvolvimento de habilidades para ampliar a visão de mercado e atender às demandas do setor. A segunda capacita […]

Estudo observacional: tudo o que você precisa saber

É comum as empresas fazerem pesquisas de mercado e um dos métodos utilizados é o estudo observacional.

Entenda o que é, para que serve esse tipo de pesquisa científica e como funciona na prática   É comum as empresas fazerem pesquisas de mercado e um dos métodos utilizados é o estudo observacional. Trata-se de um tipo de pesquisa que observa as pessoas e entrega um conjunto de informações sobre um produto ou […]

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Últimos dias!

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.