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Conheça as principais métricas de marketing

CPC, CAC, impressões, taxa de conversão e muito mais. Entenda essas e outras métricas de marketing


As métricas de marketing ajudam uma empresa a entender o desempenho de suas ações e orientam quais estratégias, ferramentas e canais a corporação deve adotar de acordo com o objetivo desejado para uma campanha. A definição das métricas varia conforme os canais digitais escolhidos e leva em conta a jornada do cliente, e pode se basear em diversas metodologias, como, por exemplo, as etapas do funil A.I.D.A (Atração – Interesse – Desejo – Ação). Portanto, dependendo da meta e da etapa em que a campanha está, escolhem-se métricas distintas.


Bruno Peres, Coordenador do Master Head of Digital Marketing e da Pós-Graduação Certificate em Comunicação e Marketing Digital da ESPM, explica quais são as principais:


Alcance

Usada também no marketing digital, essa métrica revela o total de pessoas que viram uma postagem.


Conversão

Observa como o cliente se comporta nos canais digitais da empresa e se ele realiza uma ação que era o objetivo da campanha, como assinar newsletter, entrar no site, ler o blog e compartilhar as informações, por exemplo.


Custo de aquisição de clientes (CAC)

Analisa quanto a empresa investe para conquistar um novo cliente.


Custo por clique (CPC)

Calcula o valor de cada clique, levando em conta o dinheiro utilizado na campanha e a quantidade de pessoas que clicaram em um link.


Custo por mil (CPM)

Essa métrica, muito comum em negociações de banners na internet, mede o investimento feito para que um anúncio seja visto por mil pessoas.


Engajamento

Nas redes sociais e sites, refere-se a qualquer interação do usuário, como cliques em botões, acesso a páginas e links, total de curtidas, comentários, compartilhamentos ou posts salvos, entre outros.


Impressões

Registra a quantidade de vezes que uma postagem foi vista.


KPIs

São indicadores-chave de desempenho divididos em três grupos:

  • Primário: refere-se ao objetivo de negócio e é supervisionado por quem ocupa cargos C-Level na empresa.
  • Secundário: está relacionado aos canais de marketing como mídias sociais e e-mail, por exemplo, e, por ser mais tático, é acompanhado por profissionais de nível gerencial.
  • Operacional: é um indicador das métricas aplicadas no dia a dia. A quantidade de produtos vendidos ou de comentários em um post são exemplos de KPI Operacional.
 

Taxa de abertura

Avalia a quantidade de pessoas que abriam mensagens de e-mail marketing.


Taxa de cliques

Mede quantas vezes a pessoa clicou, por exemplo, em uma postagem, vídeo e newsletter.


Taxa de conversão

É usada para analisar se a campanha e os canais escolhidos para a divulgação de um produto estão sendo eficientes e apresentando os resultados desejados.


Taxas de rejeição

Mensura se o consumidor entra e sai de um site sem navegar nele. Também avalia a quantidade de pessoas que apagaram um e-mail marketing sem ler (soft bounce) ou o denunciaram como spam (hard bounce).


Ticket médio

Calcula a média de valor gasto pelos clientes durante um período determinado.


Visitas ao site

Analisa quantas visitas uma página ou site tiveram.


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Master Head of Digital Marketing 

Certificate em Comunicação e Marketing Digital

Pós-graduação Certificate em Negócios e Marketing

MBA em Marketing

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Roberta De Lucca
Jornalista colaboradora do Núcleo de Conteúdo ESPM
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