7 Passos para ter Insights Criativos em Business Intelligence (BI)

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*La plaza en el curso se confirma con la compensación del pago.

La obtención del certificado está condicionada a su presencia en al menos el 75% del curso.

 

El curso se imparte íntegramente en directo con el profesor y, si deseas repasar los debates, las grabaciones de las clases estarán disponibles durante 10 días, no generando reembolso de las ausencias

sobre o curso

Descrição do curso

7 passos para ter insights criativos em BI.

¿A quién va dirigido?

Profissionais das áreas de marketing, comunicação, planejamento, mídia, BI, criação e interessados no assunto, em empresas, agências de propaganda, digitais e startups, que buscam ter soluções criativas para as principais questões relacionadas ao negócio.

Programa

Lo que aprenderá

O objetivo do curso é capacitar profissionais das áreas de marketing, planejamento, criação, mídia, análise de dados e BI, em diferentes níveis de atuação, a terem insights mais poderosos e criativos para solução de problemas de marketing e comunicação. Para tanto, será mostrado como aplicar técnica para produção de insights criativos, a partir dos dados coletados, e avaliar a sua efetividade na solução de demandas do negócio.
Aula 1- A importância de ter insights criativos.
  • Introdução ao curso para que diferentes tipos de profissionais, comprometidos com o sucesso do negócio de empresas, marcas e produtos, possam saber como ter respostas criativas e eficazes para seus problemas mercadológicos e de comunicação, aplicando uma metodologia criativa em BI. Exposição e discussão sobre as principais dificuldades e entraves para se identificar caminhos novos para velhas questões, analisando e interpretando dados.
Aula 2- Qual a principal pergunta que eu quero responder?
  • Passo 1– Definição de objetivos claros para orientar a formulação de perguntas que gerem respostas aos principais problemas sobre o negócio da empresa, marca ou produto. Quais resultados se espera atingir com estas respostas. Em tempos de IA, a qualidade da pergunta é determinante no sucesso da resposta.
Aula 3- Coletando materiais
  • Passo 2 – Coletar o maior número de informações possível sobre o problema ou o desafio que se deseja resolver. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas, observações etc. Esses dados podem ser internos, como dados de vendas, marketing ou operações, ou externos, como dados de mercado ou concorrência. Importante acrescentar informações mais generalistas e menos previsíveis para extrapolar as possibilidades de dados e insights. Fuja do mesmo.
Aula 4- Analisar com espírito criativo
  • Passo 3 – Depois de coletar o material é necessário estudá-lo e analisá-lo cuidadosamente. Isso ajudará a identificar os padrões, as tendências e as possíveis soluções para o problema. Os dados coletados precisam ser preparados para serem analisados. Isso inclui a limpeza, a padronização e a integração dos dados. Depois disso, identificar o que é realmente novo e relevante, do que é repetitivo e comum. O que tem frescor do que é velho. O que já sabemos do que ainda precisamos saber para ter insumos mais ricos.
Aula 5- Cruzando todas as informações
  • Passo 4 – Nesta etapa do processo, a análise dos dados deve ser pausada da visão objetiva e deve mergulhar no inconsciente de cada profissional para ser nutrida de toda informação e conhecimento possível. É a oportunidade de produzir livres associações de ideias e ir além da interpretação pura e simples dos dados.
Aula 6- Colheita fértil
  • Passo 5 – Depois de processar toda a informação de forma consciente e inconsciente, comece a registrar e organizar todos os insights possíveis que possam responder de maneira inovadora a pergunta inicial que se quer responder. Compartilhe as análises e procure traduzi-las em conceitos, frases ou ideias. Não deixe o espírito crítico e conhecimentos anteriores inviabilizarem esta etapa.
Aula 7- Só o melhor.
  • Passo 6 – Depois de processar todos os dados, extrair insights, chega a hora de validar sua aplicação como resposta ao problema proposto. É preciso avaliar sua clareza, aplicação e efetividade. É fundamental compartilhar, ouvir e, por fim, escolher qual ou quais insights apresentam a solução mais criativa e poderosa em razão dos objetivos de negócio. Para chegar a escolha final, estresse o insight. Certifique-se que é claro, extremamente objetivo, que não repete padrões passados, que está muito a frente da concorrência, se for o caso, e que entrega uma proposta de valor que ainda ninguém apresentou.
Aula 8- O Sucesso
  • Passo 7 – A gestão e o aprimoramento dos dados precisa ser contínuo num processo de BI. A ideia é promover um processo fluido e criativo em detrimento de um compartimentado e linear. Ir para além do olhar lógico e buscar respostas inesperadas que podem estar no inconsciente das pessoas. É propor em todo processo de trabalho, o envolvimento dos principais responsáveis e compartilhar ao máximo dados e ideias para se alcançar o sucesso.

¿Cuándo se produce?

Comisario

Profesionales inspiradores que están transformando el mercado

Raul Vieira Orfão Filho

Certificado

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El curso podrá cancelarse y/o aplazarse si no hay un número mínimo de alumnos inscritos que justifique la apertura del curso. Se enviará una comunicación a su dirección de correo electrónico24 horas antes del inicio del curso.

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

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PREGUNTAS FRECUENTES

Preguntas frecuentes

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El proyecto parte de un énfasis en el aprendizaje basado en competencias con dos ventajas principales: por un lado, crea una conexión directa entre la validación académica de los estudiantes y el proceso de contratación y selección de las empresas; por otro, permite a los estudiantes crear itinerarios totalmente personalizados en función de sus intereses y demandas profesionales.

 

Los alumnos podrán estudiar las insignias ESPM de forma individual (por ejemplo, Design Thinking Badge), haciendo que su experiencia de aprendizaje sea totalmente personalizada, a su propio ritmo y de acuerdo a su realidad económica o momento profesional. También dispondrá de los Combos ESPM, que son conjuntos de insignias sugeridas por ESPM para una formación específica (por ejemplo, Postgrado en Big Data o Diseño y Estrategia de Innovación).

 

En él, los alumnos se convertirán en los protagonistas de su propio Viaje ESPM con la misión de acumular el mayor número posible de insignias a lo largo de su recorrido. Al fin y al cabo, no hay límites para el número de insignias que se pueden ganar en el aprendizaje permanente.

Las insignias son credenciales digitales trazables que representan el logro del alumno en el desarrollo de la competencia que dicha insignia representa. Las insignias, que tienen trazabilidad pública y certificación del emisor, son la versión contemporánea de los certificados tradicionales.

 

Los certificados representan la completitud de un alumno frente a una propuesta pedagógica en un área de conocimiento (por ejemplo, Gestión de Proyectos o Marketing Digital), mientras que las insignias representan el dominio de un alumno en el desarrollo de una competencia específica inserta en un área de conocimiento (por ejemplo, Design Thinking o Social Media KPIs).

Las insignias ofrecidas se someten a una revisión del enfoque pedagógico y la estructura tecnológica. Por lo tanto, sólo la aprobación en las ofertas disponibles en la sección de insignias en el sitio web ESPM son elegibles para recibir la credencial digital.

 

Pero permanezca atento. A lo largo del año se añaden continuamente nuevas ofertas de insignias.

Por ahora, sólo las ofertas disponibles en la sección "ESPM dinámico" del sitio web forman parte de la cartera, pero a lo largo del año se incluyen nuevas ofertas.

La certificación ofrecida al aprobar el curso no es válida. Sin embargo, los puntos acumulados en cada insignia son válidos durante 3 años a partir de la fecha de recepción para ser utilizados para actualizar a certificaciones más completas (véase la pregunta "¿Qué puedo hacer con mis insignias?").

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Programa SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.