O MBA em Marketing EaD da ESPM capacita gestores para atuar com excelência em organizações de todos os portes e setores, com uma visão holística das tendências de mercado e uma abordagem centrada no cliente, ética e governança empresarial. O curso forma profissionais capazes de antecipar mudanças, inovar e implementar estratégias que geram valor sustentável, com impacto positivo para negócios e sociedade.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
Em um cenário onde a competitividade é a nova norma, destacar-se no marketing exige aprimoramento constante de técnicas e estratégias. O MBA em Marketing EaD da ESPM foi projetado para profissionais que desejam se destacar neste ambiente dinâmico, capacitando-os a atuar com excelência e diferencial nas áreas de marketing e estratégia. Com conteúdo atualizado e prático, o programa abrange todos os aspectos críticos do marketing, desde o comportamento do consumidor até as mais avançadas estratégias digitais.
Ao longo do curso, você desenvolverá um plano de marketing completo, aplicando conhecimentos teóricos e práticos a empresas reais, além de se conectar a uma rede de profissionais experientes que pode impulsionar sua carreira. Este MBA é para quem deseja ir além, assumindo posições de liderança e influenciando os rumos do mercado.
Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:
Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso. Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.
O curso de MBA em Marketing está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Voltado para graduados de qualquer área e empreendedores que desejam se aprofundar em marketing. Ideal para profissionais que buscam ampliar sua visão de mercado e aprimorar a tomada de decisões estratégicas, o curso oferece as ferramentas e insights necessários para liderar com inovação e visão, impulsionando carreira e negócios.
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
Experiência de dois anos de formado.
Experiência em funções de marketing ou áreas relacionadas.
É esperado do egresso do curso de MBA em Marketing:
As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.
Aprofunda o entendimento sobre o fator humano no contexto organizacional contemporâneo, com foco no autoconhecimento e na atuação como líder e formador de pessoas. Explora ferramentas para desenvolver, motivar e engajar equipes, além de atuar como protagonista das mudanças organizacionais. A disciplina também reflete sobre a conduta e o comportamento dos indivíduos no ambiente de trabalho, capacitando os participantes a se tornarem líderes em suas organizações e processos.
Estuda a construção de marcas fortes e valiosas sob a ótica mercadológica, explorando os elementos essenciais que conferem identidade, diferenciação e valor às marcas. A disciplina foca no gerenciamento de produtos, serviços e marcas, transformando-os em vantagem competitiva sustentável. Adicionalmente, aprofunda os conceitos de marketing específicos para serviços, preparando profissionais e empresas para se destacarem nesse setor.
Examina os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor em mercados B2C e B2B. Analisa o processo de compra e uso de produtos e serviços em ambos os contextos, discutindo como as estratégias e o composto de marketing devem ser ajustados conforme o tipo de compra — pessoal ou organizacional.
Trabalha como criar e gerenciar uma experiência de cliente superior, do pré ao pós-venda, centrando-se nas práticas e estratégias que colocam o cliente no centro das decisões de negócios. Serão discutidas abordagens para aumentar a satisfação do cliente e promover sua lealdade, além de como as empresas podem estruturar suas operações para adotar uma verdadeira cultura de customer centricity.
Aborda os conceitos de Growth Hacking aplicados ao marketing para impulsionar o crescimento acelerado e mensurável das empresas. Aprenderemos a usar a análise de dados, experimentação contínua e otimização de performance para desenvolver campanhas digitais de alto impacto. Será discutido a atuação do marketing no processo de crescimento exponencial, utilizando recursos digitais e estratégias de performance.
Explora como criar e gerenciar conteúdos que gerem engajamento massivo e propagação viral nas redes sociais, além de discutir o poder dos influenciadores nas estratégias de marketing. A disciplina analisa como as campanhas baseadas em conteúdo gerado por usuários e influenciadores podem impulsionar o conhecimento e o resultados das marcas.
Explora as tecnologias emergentes que estão impactando a função de marketing, com foco especial naquelas que apresentam maior potencial disruptivo. Discute como essas inovações tecnológicas estão redefinindo processos, estratégias e a própria execução do marketing, preparando os profissionais para navegar no atual contexto de transformação e nos cenários que irão surgir.
Explora a gestão de projetos e a aplicação das metodologias ágeis na forma como os projetos são conduzidos nas organizações. Aprenderemos como aplicar os principais frameworks ágeis em projetos de marketing, garantindo a entrega rápida de valor e a adaptação contínua às mudanças do mercado e do cliente.
Examina a inovação como um motor de transformação nos negócios, com ênfase no protagonismo da função de marketing nesse contexto. Discute como fomentar a inovação nas organizações e explorar as tendências emergentes que estão moldando novos modelos de negócio.
Desenvolve conhecimentos sobre análise de competitividade e formulação de estratégias empresariais, destacando o papel do marketing nesse processo. Explora conceitos de estratégia mercadológica e modelos analíticos que auxiliam na criação de estratégias competitivas. Discute como o marketing pode suportar e direcionar o processo de formulação da estratégia organizacional para gerar vantagem competitiva sustentável.
Apresenta como a neurociência pode enriquecer o entendimento do comportamento do consumidor, analisando tanto os processos conscientes quanto inconscientes que influenciam as decisões de compra. A disciplina capacita os profissionais a utilizar esses conhecimentos para compreender o consumidor de forma sistêmica, indo além das respostas racionais e explorando a influência das emoções e percepções subconscientes.
Examina a interseção entre a precificação estratégica e a percepção de valor pelo cliente. O foco está em como as empresas podem alinhar suas políticas de preço com a criação de valor sustentável, utilizando métricas de valor percebido e modelos de precificação dinâmica. Aprenderemos a desenvolver estratégias de preço que maximizem a rentabilidade, sem comprometer a proposta de valor da marca.
Explora a inter-relação entre marketing e vendas, com foco em como o composto de marketing pode ser aplicado no ponto de venda para gerar resultados e agregar valor às marcas. Discute o papel estratégico da área de vendas e da atuação do Trade Marketing em um contexto omnichannel, abordando a integração e a otimização dessas funções para alcançar impacto e maximizar o desempenho.
Explora o conceito de ESG (Environmental, Social, and Governance) e sua relevância no contexto atual, destacando como os princípios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança estão transformando as estratégias de marketing. Discute a influência do propósito e de causas sociais e ambientais nas campanhas de marketing, além de analisar o comportamento do consumidor em um mundo que valoriza marcas comprometidas com práticas responsáveis e inclusivas.
Explora a cadeia de suprimentos, discutindo sua relevância e impacto no posicionamento e competitividade da organização. Discute a interrelação entre os processos de marketing e os processos produtivos e logísticos, em especial o envolvimento de fornecedores e parceiros. Abordaremos o planejamento e previsão de demanda até a gestão de estoques e a entrega final ao cliente, explorando os riscos para os projetos de marketing.
Analisa a interação das organizações com seus ecossistemas e a formação de valor ao longo de toda a cadeia de stakeholders. A disciplina debate o protagonismo do marketing na construção de valor, abordando como essas relações influenciam a vantagem competitiva e a sustentabilidade organizacional em um cenário de interdependência e cooperação.
Capacita os participantes a utilizar métodos contemporâneos de pesquisa de mercado para a tomada de decisões estratégicas. A disciplina aborda as principais ferramentas e métricas de marketing, oferecendo uma compreensão aprofundada de como medir o desempenho das ações e utilizar esses insights para orientar a tomada de decisão em marketing.
Apresenta os conceitos fundamentais de gestão financeira, com ênfase na sua aplicação prática no contexto do marketing. A disciplina prepara os profissionais para integrar conhecimentos financeiros às decisões de marketing, garantindo uma visão integrada e orientada à rentabilidade das ações mercadológicas.
Aplica os conceitos desenvolvidos ao longo de todo o MBA de Marketing através da elaboração de um plano de marketing para uma empresa real. O foco está na aplicação prática e estruturada dos conceitos. Os participantes irão desenvolver competências técnicas e comportamentais, resultando em um melhor preparo para desempenhar posições de liderança nas organizações em que atuam.
Outras situações de exceção serão analisadas individualmente e envolverão o professor orientador do TCC, o coordenador do curso e a direção acadêmica do lato senso EAD.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado: