Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

Aulas

Às sextas-feiras e aos sábados

Data de início

14/03/2025

Modalidade

Presencial

Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

Aulas

Às sextas-feiras e aos sábados

Data de início

14/03/2025

Modalidade

Presencial

Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

Selecione a opção do curso para continuar

Inscrições até: 05/12/2024

Modalidade: Presencial

Data de início: 14/03/2025

Período: Noturno, matutino e vespertino

Duração: 4 Semestres

Aulas: Às sextas-feiras e aos sábados

Horário: Às sextas-feiras das 18h45 às 22h30, e aos sábados das 8h às 16h30

Rio de Janeiro

Modalidade: Presencial

Data de início: 14/03/2025

Período: Noturno, matutino e vespertino

Duração: 4 Semestres

Aulas: Às sextas-feiras e aos sábados

Horário: Às sextas-feiras das 18h45 às 22h30, e aos sábados das 8h às 16h30

Rio de Janeiro

Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

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Inscrições até: 05/12/2024

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Sobre o curso

Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação:

A economia criativa é composta por atividades que produzem bens e serviços repletos de valores simbólicos, culturais e intangíveis que são determinantes na formação de seus preços, ou seja, na geração de valor econômico. Nesse conjunto, podemos listar todas as atividades culturais e de entretenimento, assim como muitas outras indústrias que buscam se diferenciar do rotineiro como estratégia de competitividade (moda, publicidade, arquitetura, design e outras). Mas a economia criativa tem uma transversalidade relacionada a outros temas muito importantes, como educação, construção de experiências, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento, por exemplo. 


O Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação possibilita estudos e projetos que vão além das indústrias criativas, cujas aplicações transbordam para outros setores e podem ser mobilizadas para ganhos de competitividade de empresas, criação de novos modelos de negócio, potencialização do empreendedorismo e da inovação, fortalecimento do desenvolvimento econômico das cidades, contribuição no esforço para redução das desigualdades (sociais, de gênero, raciais e outras), proposição de novos modelos educacionais, entre tantas outras possibilidades.
 

Saiba mais sobre Economia Criativa aqui

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:

480h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

O Programa tem por objetivo a formação de gestores e empreendedores estratégicos em setores artísticos, culturais e criativos.

Disciplinas obrigatórias comuns

(12 créditos – 180 horas)

Definições e debates sobre Economia Criativa e Desenvolvimento; Política cultural, sistemas de incentivo à cultura e empreendedorismo criativo; Emprego, trabalho e renda na economia criativa; Educação, economia criativa e desenvolvimento; Inovação na economia criativa e as estratégias de desenvolvimento; Política externa, paradiplomacia e economia criativa na promoção do desenvolvimento.

O conhecimento científico. Concepções da natureza da ciência, da construção do conhecimento e do método do trabalho científico.  As etapas da pesquisa: concepção, planejamento (projeto), execução (método), redação. Elementos (itens) do projeto de pesquisa. Planejamento da pesquisa. O problema de pesquisa e a sua formulação. Tipos de pesquisa. Métodos e instrumentos de coleta de dados. Métodos de análise de dados. A construção do referencial teórico. Fundamentos do texto científico: normas e formatação (ABNT). Elaboração de artigos científicos, resumos e resenhas.

O Design Thinking como condutor na compreensão de contextos e na construção de conhecimento estratégico e criativo. Design Thinking como conceito, abordagem e método. Inovação, elemento sustentador de vantagens competitivas e, principalmente, experiências colaborativas. O Design como gênese do processo de inovação a ser difundido e referendado por ferramentas estratégicas de gestão.

Estratégias de concepção, de posicionamento e de rentabilidade para produtos da indústria criativa. Aplicação de aspectos da Inovação, de criatividade e de novos modelos de negócios no mundo criativo atual.

Tendências da gestão nos dias atuais, seus desdobramentos e reflexos no mundo do marketing, publicidade, cultura e sociedade. Análise dos ambientes interno e externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças. Definição de missão e visão e valores aplicados à indústria criativa. Ferramentas de estratégia e gestão

Disciplinas obrigatórias por linha de pesquisa*

4 créditos – 60 horas

Contextos da atualidade considerando-se os tempos hipermodernos, a sociedade de consumo e a economia da experiência; Conceitos e definições inerentes à marca, branding, comunição, pontos de contato e multissensorialidade, design de experiência; Abordagem das  dificuldades e oportunidades inerentes à gestão de marcas e das experiências intrínsecas, em um contexto transmidiático de comunicação por meio de estudos de casos na literatura; Projeto de branding para marcas por meio de técnicas e ferramentas de design gráfico e design de experiência; Revisitação dos conceitos e funções de ícones, símbolos, logotipos, marcas sínteses, assinaturas completas e avatares; ferramentas do Design de experiência: persona, cenário, jornada do usuário.

Os territórios criativos e suas diferentes escalas: definições do mainstream e as perspectivas críticas do conceito de cidades criativas. Territórios criativos, redes e sistemas produtivos de economia criativa. Os territórios criativos e seus desafios: cidadania e democracia, biodiversidade e tecnodiversidade cultural, inovação e sustentabilidade, inclusão social e produtiva, bem comum e bem viver. Comunicação, cultura da convergência e interatividade: as dinâmicas de criação, a produção, a distribuição e a difusão de produtos culturais e criativos nos territórios. Negócios criativos e ferramentas de inteligência analítica para a criação de plataformas e produtos inovadores, geradores de valor econômico e promotores de impacto sociocultural. Técnicas qualitativas e quantitativas para o levantamento de dados valiosos, bem como a utilização de ferramentas estatísticas e de Inteligência Artificial para a análise e o mapeamento de territórios. Inteligência Analítica e práticas associadas a ciência de dados, com ênfase na criação de indicadores, análise, tomada de decisões e estratégias de comunicação associadas. Modelos de governança como estratégia para o desenvolvimento de territórios criativos

* A disciplina obrigatória de uma linha de pesquisa pode ser cursada como eletiva por estudantes vinculados a outra linha de pesquisa do programa.

Disciplinas optativas

6 créditos – 90 horas

Experiências criativas de concepção de produtos e serviços conceituais em contextos ficcionais. Desenvolvimento de projetos especulativos utilizando o estranhamento como elemento capaz de aditivar o pensamento divergente e romper paradigmas no processo criativo. Aplicação de conceitos e métodos do Design thinking em uma heterotopia ficcional; Projetos baseados na reflexão na ação; Transposição de projetos conceituais para o mundo real.

Conceitos e questões inerentes à cultura, à identidade e à memória social e suas relações com a Economia Criativa; Contextos da atualidade tendo como cenário a pós-modernidade e a decolonialidade; Relação entre cultura e hegemonia; entre identidade e decolonialidade.

Conceitos de Design social, Design centrado no humano, Inovação social e Tecnologia social. Estratégias e métodos de Design para criação de projetos que atendam às variadas necessidades sociais: sustentabilidade, diversidade e inclusão. A inovação social como prática estratégica impulsionadora da geração de renda e emprego, trazendo uma contribuição para uma melhoria social e econômica através do Design. O empreendedorismo criativo criando oportunidades de negócios que gerem impacto social.

Relações entre Inovação, Estratégia e Empreendedorismo; Inovações Disruptivas; Gestão de Inovações; Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo; Competição entre Inovações; Competição entre Ecossistemas; Composição de Cenários Futuros; Opções Reais Estratégicas; Modelo Lean.

Conceitos e fundamentos de ESG. Objetivos do desenvolvimento sustentável e corresponsabilidade global. Cultura e criatividade nos ODS. Dimensões da Sustentabilidade: social, cultural, ambiental, econômica e política. Liderança criativa e estratégias de governança corporativa. Liderança e gestão em rede. ESG na Economia Criativa.

Fundamentos econômicos e culturais das políticas para economia criativa. Definição de políticas públicas e capacidades estatais. Políticas públicas e sistemas de ação políticos. Instrumentos de políticas públicas e avaliação de seus resultados. As cidades como territórios de planejamento e desenvolvimento urbano. As múltiplas escalas dos territórios criativos: regiões, cidades, distritos, polos, quarteirões e ambientes. Ecossistemas criativos e de inovação.

Apresentações realizadas por docentes e pesquisadores internacionais de pesquisas e casos práticos relacionados aos campos da economia criativa, estratégia e inovação. Debates e atividades para promoção do intercâmbio do conhecimento. Desenvolvimento de redes de colaboração internacionais.

 

Relações do turismo com os conceitos multidimensionais de cultura e criatividade. Questões e debates relativos ao turismo no âmbito das indústrias criativas e da economia da cultura. Relações do turismo com a produção cultural e a criativa em cidades e territórios. Relações entre patrimônio, economia e turismo. Relações entre equipamentos culturais e cidade. Debates sobre concorrência e estagnação no setor de turismo cultural e o desenvolvimento de alternativas criativas.

Trabalho de campo nacional em parceria com IES ou outra organização científica, tecnológica ou cultural brasileira. Preparação para o campo. Análise de casos das organizações visitadas. Relatório do campo.

Trabalho de campo internacional em parceria com IES estrangeira. Preparação para o campo. Análise de casos das organizações visitadas. Relatório do campo.

1 – Software Estatístico e Programação: Uso Avançado de Software para Estatística: Python ou R; Programação para Análise de Dados: Estruturas de Dados, Manipulação de Dados e Visualização; 2 – Coleta, Análise e Transformação de Dados Utilizando Software Estatístico: Desenvolvimento de Instrumentos de Coleta; Coleta de dados Assistida por Software; Limpeza de Dados: Identificação e tratamento de dados faltantes, outliers e erros de entrada. Transformação de Dados: Normalização, padronização, categorização e codificação de variáveis. Visualização de Dados: Criação de gráficos e visualizações interativas utilizando softwares estatísticos. 3 – Modelagem Preditiva e Avaliação de Modelo: Regressão Linear simples e múltipla: Estimação de parâmetros, interpretação e avaliação; Diagnóstico de Regressão: Verificação de suposições, identificação de outliers e pontos de alavancagem; Análise de Multicolinearidade: Uso do Fator de Inflação da Variância (VIF) para detecção de multicolinearidade. Critérios de Informação: Critério de Informação de Akaike (AIC); Comparação de diferentes modelos de regressão. 4 – Modelagem Preditiva e Algoritmos de Aprendizado de Máquina: Algoritmos Supervisionados: Análise Fatorial, Regressão Logística, Árvores de Decisão e Redes Neurais;  Algoritmos Não-supervisionados: Clusterização K-means e Análise de Componentes Principais (PCA); Avaliação de Modelos: Matriz de Confusão e Validação Cruzada. 5 – Projeto Prático: Desenvolvimento de um Projeto de Análise de Dados para Suporte à Tomada de Decisão; Apresentação e Discussão dos Resultados.

A pesquisa qualitativa: seus pressupostos, aplicações e principais métodos. Estudo de caso. Etnografia. Pesquisa-ação. Entrevista em profundidade. Técnicas e instrumentos de coleta de dados qualitativos. Métodos de análise de dados qualitativos.

1 – Coleta e Preparação de Dados: Métodos de coleta de dados: Web scraping, APIs e formulários online; Preparação de Dados: Limpeza, transformação e integração de dados; Operações de Join em Bases de Dados: Inner Join, Left Join, Right Join, Full Join e Self Join. 2 – Modelagem Preditiva e Machine Learning: Algoritmos de Aprendizado Supervisionado: Regressão Linear, Regressão Logística, Árvores de Decisão; Algoritmos de Aprendizado Não-supervisionado: K-Means, Hierarchical Clustering. 3- Relatórios Automatizados: Criação de relatórios automatizados utilizando softwares estatísticos; Ferramentas para Construção de Dashboards: Tableau, Power BI, Shiny em R; Design e Interatividade de Dashboards: Design visual, filtros interativos e controles de usuário; Dashboards para Tomada de Decisão: Dashboards executivos, operacionais e analíticos. 4 – Automatização e Escalabilidade: Automação de Processos de Análise de Dados: Pipelines de dados, agendamento de tarefas e monitoramento; Escalabilidade de Soluções de Ciência de Dados: Arquitetura de sistemas escaláveis, processamento paralelo e distribuído. 5 – Projeto Prático: Desenvolvimento de um Projeto de Análise de Dados para Suporte à Tomada de Decisão; Apresentação e Discussão dos Resultados.

As etapas de um projeto de pesquisa: elaboração do projeto, execução da pesquisa, divulgação dos resultados da pesquisa, prestação de contas. As principais fontes de recursos de pesquisa no Brasil. Elaboração e execução de projetos em parceria com empresas e governos. A adequação dos diferentes produtos intelectuais (bibliográfico, técnico-tecnológico, artístico-cultural) aos objetivos da pesquisa. Os tipos de impacto da pesquisa na sociedade.

Atividades Complementares

2 créditos - 30 horas

Essas atividades têm por objetivo manter o curso atualizado com as demandas acadêmicas e do mercado: Participação em laboratório de pesquisa, Práticas inovadoras nas empresas, Palestras de curta duração, Mini cursos, Viagens de estudo e técnicas, Participação em eventos científicos, Apresentação de trabalhos, Workshops, EAD, Publicação em Revistas técnicas profissionais e Qualis, bem como em Anais de eventos.

Trabalho de conclusão de curso

8 créditos - 120 horas

Exame de conclusão de curso, o qual pode ser apresentado no formato de uma dissertação ou de um Produto Técnico-Tecnológico (PTT).

Disciplinas obrigatórias comuns: 3 disciplinas de 4 créditos cada, totalizando 12 créditos (180 horas)

Disciplinas obrigatórias das linhas: 1 disciplina de 4 créditos para cada linha, totalizando 4 créditos (60 horas)

Disciplinas eletivas: 2 disciplinas de 3 créditos, totalizando 6 créditos (90 horas)

Atividade complementares obrigatórias: 2 créditos (30 horas)

Trabalho de conclusão: 8 créditos (120 horas)

Total do curso: 32 créditos (480 horas)

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção:
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Inscrição e pagamento da taxa

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Upload dos documentos e Carta da candidatura com a proposta de pesquisa

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Prova de Idioma Estrangeiro - Inglês

(Online)
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Entrevista

(Online)

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

 

BAIXAR O EDITAL

A carta de apresentação da candidatura deverá ser redigida em português e digitada em fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, papel modelo A4 e margens de 3 cm, obedecendo às normas da ABNT.


A carta deve respeitar a seguinte estrutura:

a) capa, contendo:

  • Nome do candidato;
  • Linha de pesquisa selecionada;
  • Local e ano.

b) conteúdo, em duas partes:

 

Parte 1 – Apresentação do candidato 

  • Contexto Formativo / Trajetória Acadêmica e Profissional;
  • Motivações para cursar mestrado;
  • Razões para a escolha do MPGEC (considere a escolha do campo da Economia Criativa e do programa da ESPM Rio).

Parte 2 – Proposta de Pesquisa

  • TÍTULO: Apresentação do título da proposta de pesquisa;
  • TEMA: Apresentação do tema da pesquisa. Redija um texto que deixe claros o fenômeno a ser pesquisado, o contexto em que está inserido e as ideias de, pelo menos, dois autores que dialoguem com o tema. Apresente também a aderência do tema ao campo da economia criativa e à linha de pesquisa indicada.
  • Objetivos: descrição de forma clara e sintética do que se deseja alcançar com a elaboração da pesquisa. Os objetivos de pesquisa devem ser de  resultados tangíveis e/ou mensuráveis. O tempo verbal para a construção do objetivo é o presente do infinitivo (exemplos: identificar, descrever, verificar, analisar, comparar, medir e outros).
  • Relevância: Apresentação da potencial importância da pesquisa e da sua contribuição para a sociedade e/ou o mercado.
  • Métodos e técnicas sugeridos: Indique como a pesquisa poderá ser realizada para o alcance dos objetivos estabelecidos. (Por exemplo: entrevista, aplicação de questionário, análise documental ou outros.)
  • Referências: Listar livros, artigos e outros materiais consultados para a elaboração da proposta de pesquisa.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“O nosso programa é orientado para a solução de problemas complexos geradores de inovação e ganhos de competitividade para empreendedores e empresas; melhores políticas públicas para os governos; e melhoria de qualidade de vida para a população em geral.”
João Luiz de Figueiredo e Silva
João Luiz de Figueiredo Silva
Coordenador do curso

Conheça o nosso corpo docente

Professores que inspiram e transformam o aprendizado, trazendo experiência e inovação para a formação de nossos estudante.

Pesquisa ESPM

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#ESPM

Depoimentos de quem já passou por aqui:

Onde o curso aconterá?

Rio de Janeiro

Ladeira da Glória, 26

Glória - Rio de Janeiro - RJ

Perguntas frequentes

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