Às sextas-feiras e aos sábados
14/03/2025
Presencial
A economia criativa é composta por um conjunto de atividades produtivas com crescente importância no atual contexto da economia globalizada. Mas, além desse dinamismo em si, reconhecemos também a contribuição dos setores criativos como elemento estratégico da competitividade e da capacidade inovativa de outros setores da economia.
A economia criativa é composta por um conjunto de atividades produtivas com crescente importância no atual contexto da economia globalizada. Mas, além desse dinamismo em si, reconhecemos também a contribuição dos setores criativos como elemento estratégico da competitividade e da capacidade inovativa de outros setores da economia.
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A economia criativa é composta por atividades que produzem bens e serviços repletos de valores simbólicos, culturais e intangíveis que são determinantes na formação de seus preços, ou seja, na geração de valor econômico. Nesse conjunto, podemos listar todas as atividades culturais e de entretenimento, assim como muitas outras indústrias que buscam se diferenciar do rotineiro como estratégia de competitividade (moda, publicidade, arquitetura, design e outras). Mas a economia criativa tem uma transversalidade relacionada a outros temas muito importantes, como educação, construção de experiências, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento, por exemplo.
O Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação possibilita estudos e projetos que vão além das indústrias criativas, cujas aplicações transbordam para outros setores e podem ser mobilizadas para ganhos de competitividade de empresas, criação de novos modelos de negócio, potencialização do empreendedorismo e da inovação, fortalecimento do desenvolvimento econômico das cidades, contribuição no esforço para redução das desigualdades (sociais, de gênero, raciais e outras), proposição de novos modelos educacionais, entre tantas outras possibilidades.
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:
A linha de pesquisa considera tanto o design enquanto uma indústria criativa autônoma – que dinamiza a economia –, quanto a sua relação com outros setores criativos, artísticos ou culturais. Ela visa desenvolver projetos, metodologias, protocolos de pesquisa, pesquisas empíricas e reflexões no campo do design e da inovação, com foco nos processos e nos produtos criativos. Por produtos criativos entende-se tanto aqueles com materialidade física e visual quanto os virtuais e multissensoriais, relacionados à economia da experiência e à experiência do usuário, entre outros cenários da contemporaneidade. Cabem ainda na linha estudos que aproximem o pensamento projetual e suas metodologias (o design thinking, mais especificamente) à gestão criativa de negócios, clusters ou cidades; e ainda àqueles relacionados à criatividade, seus processos e transversalidades.
Professores:
Esta linha de pesquisa visa analisar como as interações entre conhecimento, inovação e empreendedorismo contribuem para a geração de valor e de vantagens competitivas em empreendimentos criativos. Propõe-se a compreender os fundamentos e a aplicação de metodologias de gestão no contexto das organizações dos setores criativos, bem como a analisar os fatores organizacionais, mercadológicos e tecnológicos que balizam o comportamento inovador das empresas da economia criativa. Dedica-se também às discussões acerca da relação entre economia criativa e território, manifestada pela capacidade das suas atividades econômicas e dos seus arranjos e interações socioculturais se constituírem em um dos motores do desenvolvimento dos territórios, ao mesmo tempo em que as especificidades territoriais tornam-se elementos determinantes para a realização dessas atividades e desses arranjos e interações. Cabem ainda nesta linha estudos relacionados a transformações urbanas e a reestruturações de espaços públicos que impactem e sejam impactadas por atividades culturais, criativas e de consumo.
PROFESSORES:
Daniel Kamlot
Diogo Tavares Robaina
João Luiz de Figueiredo
Lucia Maria Marcellino de Santa Cruz
Luciana Lima Guilherme
Marco Aurelio de Souza Rodrigues
Sílvia Borges Corrêa
Veranise Jacubowski Correia Dubeux
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
O Programa tem por objetivo a formação de gestores e empreendedores estratégicos em setores artísticos, culturais e criativos.
(12 créditos – 180 horas)
Definições e debates sobre Economia Criativa e Desenvolvimento; Política cultural, sistemas de incentivo à cultura e empreendedorismo criativo; Emprego, trabalho e renda na economia criativa; Educação, economia criativa e desenvolvimento; Inovação na economia criativa e as estratégias de desenvolvimento; Política externa, paradiplomacia e economia criativa na promoção do desenvolvimento.
O conhecimento científico. Concepções da natureza da ciência, da construção do conhecimento e do método do trabalho científico. As etapas da pesquisa: concepção, planejamento (projeto), execução (método), redação. Elementos (itens) do projeto de pesquisa. Planejamento da pesquisa. O problema de pesquisa e a sua formulação. Tipos de pesquisa. Métodos e instrumentos de coleta de dados. Métodos de análise de dados. A construção do referencial teórico. Fundamentos do texto científico: normas e formatação (ABNT). Elaboração de artigos científicos, resumos e resenhas.
O Design Thinking como condutor na compreensão de contextos e na construção de conhecimento estratégico e criativo. Design Thinking como conceito, abordagem e método. Inovação, elemento sustentador de vantagens competitivas e, principalmente, experiências colaborativas. O Design como gênese do processo de inovação a ser difundido e referendado por ferramentas estratégicas de gestão.
Estratégias de concepção, de posicionamento e de rentabilidade para produtos da indústria criativa. Aplicação de aspectos da Inovação, de criatividade e de novos modelos de negócios no mundo criativo atual.
Tendências da gestão nos dias atuais, seus desdobramentos e reflexos no mundo do marketing, publicidade, cultura e sociedade. Análise dos ambientes interno e externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças. Definição de missão e visão e valores aplicados à indústria criativa. Ferramentas de estratégia e gestão
4 créditos – 60 horas
Contextos da atualidade considerando-se os tempos hipermodernos, a sociedade de consumo e a economia da experiência; Conceitos e definições inerentes à marca, branding, comunição, pontos de contato e multissensorialidade, design de experiência; Abordagem das dificuldades e oportunidades inerentes à gestão de marcas e das experiências intrínsecas, em um contexto transmidiático de comunicação por meio de estudos de casos na literatura; Projeto de branding para marcas por meio de técnicas e ferramentas de design gráfico e design de experiência; Revisitação dos conceitos e funções de ícones, símbolos, logotipos, marcas sínteses, assinaturas completas e avatares; ferramentas do Design de experiência: persona, cenário, jornada do usuário.
Os territórios criativos e suas diferentes escalas: definições do mainstream e as perspectivas críticas do conceito de cidades criativas. Territórios criativos, redes e sistemas produtivos de economia criativa. Os territórios criativos e seus desafios: cidadania e democracia, biodiversidade e tecnodiversidade cultural, inovação e sustentabilidade, inclusão social e produtiva, bem comum e bem viver. Comunicação, cultura da convergência e interatividade: as dinâmicas de criação, a produção, a distribuição e a difusão de produtos culturais e criativos nos territórios. Negócios criativos e ferramentas de inteligência analítica para a criação de plataformas e produtos inovadores, geradores de valor econômico e promotores de impacto sociocultural. Técnicas qualitativas e quantitativas para o levantamento de dados valiosos, bem como a utilização de ferramentas estatísticas e de Inteligência Artificial para a análise e o mapeamento de territórios. Inteligência Analítica e práticas associadas a ciência de dados, com ênfase na criação de indicadores, análise, tomada de decisões e estratégias de comunicação associadas. Modelos de governança como estratégia para o desenvolvimento de territórios criativos
* A disciplina obrigatória de uma linha de pesquisa pode ser cursada como eletiva por estudantes vinculados a outra linha de pesquisa do programa.
6 créditos – 90 horas
Experiências criativas de concepção de produtos e serviços conceituais em contextos ficcionais. Desenvolvimento de projetos especulativos utilizando o estranhamento como elemento capaz de aditivar o pensamento divergente e romper paradigmas no processo criativo. Aplicação de conceitos e métodos do Design thinking em uma heterotopia ficcional; Projetos baseados na reflexão na ação; Transposição de projetos conceituais para o mundo real.
Conceitos e questões inerentes à cultura, à identidade e à memória social e suas relações com a Economia Criativa; Contextos da atualidade tendo como cenário a pós-modernidade e a decolonialidade; Relação entre cultura e hegemonia; entre identidade e decolonialidade.
Conceitos de Design social, Design centrado no humano, Inovação social e Tecnologia social. Estratégias e métodos de Design para criação de projetos que atendam às variadas necessidades sociais: sustentabilidade, diversidade e inclusão. A inovação social como prática estratégica impulsionadora da geração de renda e emprego, trazendo uma contribuição para uma melhoria social e econômica através do Design. O empreendedorismo criativo criando oportunidades de negócios que gerem impacto social.
Relações entre Inovação, Estratégia e Empreendedorismo; Inovações Disruptivas; Gestão de Inovações; Ecossistemas de Inovação e Empreendedorismo; Competição entre Inovações; Competição entre Ecossistemas; Composição de Cenários Futuros; Opções Reais Estratégicas; Modelo Lean.
Conceitos e fundamentos de ESG. Objetivos do desenvolvimento sustentável e corresponsabilidade global. Cultura e criatividade nos ODS. Dimensões da Sustentabilidade: social, cultural, ambiental, econômica e política. Liderança criativa e estratégias de governança corporativa. Liderança e gestão em rede. ESG na Economia Criativa.
Fundamentos econômicos e culturais das políticas para economia criativa. Definição de políticas públicas e capacidades estatais. Políticas públicas e sistemas de ação políticos. Instrumentos de políticas públicas e avaliação de seus resultados. As cidades como territórios de planejamento e desenvolvimento urbano. As múltiplas escalas dos territórios criativos: regiões, cidades, distritos, polos, quarteirões e ambientes. Ecossistemas criativos e de inovação.
Apresentações realizadas por docentes e pesquisadores internacionais de pesquisas e casos práticos relacionados aos campos da economia criativa, estratégia e inovação. Debates e atividades para promoção do intercâmbio do conhecimento. Desenvolvimento de redes de colaboração internacionais.
Relações do turismo com os conceitos multidimensionais de cultura e criatividade. Questões e debates relativos ao turismo no âmbito das indústrias criativas e da economia da cultura. Relações do turismo com a produção cultural e a criativa em cidades e territórios. Relações entre patrimônio, economia e turismo. Relações entre equipamentos culturais e cidade. Debates sobre concorrência e estagnação no setor de turismo cultural e o desenvolvimento de alternativas criativas.
Trabalho de campo nacional em parceria com IES ou outra organização científica, tecnológica ou cultural brasileira. Preparação para o campo. Análise de casos das organizações visitadas. Relatório do campo.
Trabalho de campo internacional em parceria com IES estrangeira. Preparação para o campo. Análise de casos das organizações visitadas. Relatório do campo.
1 – Software Estatístico e Programação: Uso Avançado de Software para Estatística: Python ou R; Programação para Análise de Dados: Estruturas de Dados, Manipulação de Dados e Visualização; 2 – Coleta, Análise e Transformação de Dados Utilizando Software Estatístico: Desenvolvimento de Instrumentos de Coleta; Coleta de dados Assistida por Software; Limpeza de Dados: Identificação e tratamento de dados faltantes, outliers e erros de entrada. Transformação de Dados: Normalização, padronização, categorização e codificação de variáveis. Visualização de Dados: Criação de gráficos e visualizações interativas utilizando softwares estatísticos. 3 – Modelagem Preditiva e Avaliação de Modelo: Regressão Linear simples e múltipla: Estimação de parâmetros, interpretação e avaliação; Diagnóstico de Regressão: Verificação de suposições, identificação de outliers e pontos de alavancagem; Análise de Multicolinearidade: Uso do Fator de Inflação da Variância (VIF) para detecção de multicolinearidade. Critérios de Informação: Critério de Informação de Akaike (AIC); Comparação de diferentes modelos de regressão. 4 – Modelagem Preditiva e Algoritmos de Aprendizado de Máquina: Algoritmos Supervisionados: Análise Fatorial, Regressão Logística, Árvores de Decisão e Redes Neurais; Algoritmos Não-supervisionados: Clusterização K-means e Análise de Componentes Principais (PCA); Avaliação de Modelos: Matriz de Confusão e Validação Cruzada. 5 – Projeto Prático: Desenvolvimento de um Projeto de Análise de Dados para Suporte à Tomada de Decisão; Apresentação e Discussão dos Resultados.
A pesquisa qualitativa: seus pressupostos, aplicações e principais métodos. Estudo de caso. Etnografia. Pesquisa-ação. Entrevista em profundidade. Técnicas e instrumentos de coleta de dados qualitativos. Métodos de análise de dados qualitativos.
1 – Coleta e Preparação de Dados: Métodos de coleta de dados: Web scraping, APIs e formulários online; Preparação de Dados: Limpeza, transformação e integração de dados; Operações de Join em Bases de Dados: Inner Join, Left Join, Right Join, Full Join e Self Join. 2 – Modelagem Preditiva e Machine Learning: Algoritmos de Aprendizado Supervisionado: Regressão Linear, Regressão Logística, Árvores de Decisão; Algoritmos de Aprendizado Não-supervisionado: K-Means, Hierarchical Clustering. 3- Relatórios Automatizados: Criação de relatórios automatizados utilizando softwares estatísticos; Ferramentas para Construção de Dashboards: Tableau, Power BI, Shiny em R; Design e Interatividade de Dashboards: Design visual, filtros interativos e controles de usuário; Dashboards para Tomada de Decisão: Dashboards executivos, operacionais e analíticos. 4 – Automatização e Escalabilidade: Automação de Processos de Análise de Dados: Pipelines de dados, agendamento de tarefas e monitoramento; Escalabilidade de Soluções de Ciência de Dados: Arquitetura de sistemas escaláveis, processamento paralelo e distribuído. 5 – Projeto Prático: Desenvolvimento de um Projeto de Análise de Dados para Suporte à Tomada de Decisão; Apresentação e Discussão dos Resultados.
As etapas de um projeto de pesquisa: elaboração do projeto, execução da pesquisa, divulgação dos resultados da pesquisa, prestação de contas. As principais fontes de recursos de pesquisa no Brasil. Elaboração e execução de projetos em parceria com empresas e governos. A adequação dos diferentes produtos intelectuais (bibliográfico, técnico-tecnológico, artístico-cultural) aos objetivos da pesquisa. Os tipos de impacto da pesquisa na sociedade.
2 créditos - 30 horas
Essas atividades têm por objetivo manter o curso atualizado com as demandas acadêmicas e do mercado: Participação em laboratório de pesquisa, Práticas inovadoras nas empresas, Palestras de curta duração, Mini cursos, Viagens de estudo e técnicas, Participação em eventos científicos, Apresentação de trabalhos, Workshops, EAD, Publicação em Revistas técnicas profissionais e Qualis, bem como em Anais de eventos.
8 créditos - 120 horas
Exame de conclusão de curso, o qual pode ser apresentado no formato de uma dissertação ou de um Produto Técnico-Tecnológico (PTT).
Disciplinas obrigatórias comuns: 3 disciplinas de 4 créditos cada, totalizando 12 créditos (180 horas)
Disciplinas obrigatórias das linhas: 1 disciplina de 4 créditos para cada linha, totalizando 4 créditos (60 horas)
Disciplinas eletivas: 2 disciplinas de 3 créditos, totalizando 6 créditos (90 horas)
Atividade complementares obrigatórias: 2 créditos (30 horas)
Trabalho de conclusão: 8 créditos (120 horas)
Total do curso: 32 créditos (480 horas)
O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.
A carta de apresentação da candidatura deverá ser redigida em português e digitada em fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, papel modelo A4 e margens de 3 cm, obedecendo às normas da ABNT.
A carta deve respeitar a seguinte estrutura:
a) capa, contendo:
b) conteúdo, em duas partes:
Parte 1 – Apresentação do candidato
Parte 2 – Proposta de Pesquisa
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
Professores que inspiram e transformam o aprendizado, trazendo experiência e inovação para a formação de nossos estudante.
Descubra as pesquisas e ações inovadoras desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Economia Criativa. Explore nossos livros e e-books publicados por docentes e discentes, que abrangem uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa. Amplie seu conhecimento e conecte-se com as mais recentes contribuições acadêmicas e práticas do nosso programa.
Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu são programas acadêmicos e profissionais de nível avançado que englobam mestrados e doutorados. Eles têm uma duração longa, geralmente com duração entre 18 e 24 meses para o mestrado e entre 36 e 48 meses para o doutorado. O objetivo central desses cursos é formar lideranças capazes de trazer avanços para o conhecimento em suas áreas por meio de pesquisas de alto nível. Durante o curso, os estudantes devem completar créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas e realizar pesquisas originais em sua área de estudo. Ao final do programa, a pesquisa desenvolvida pelo estudante é apresentada e avaliada por uma banca examinadora como parte dos requisitos para a conclusão do curso. A ênfase, aqui, está nas atividades de pesquisa, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e produzam trabalhos acadêmicos, técnicos e tecnológicos originais que contribuam para o avanço do conhecimento em seu campo. Durante o curso, os estudantes desenvolvem habilidades críticas de análise, pesquisa, redação acadêmica e apresentação, que são transferíveis para muitos campos profissionais e para a sociedade em geral.
Sim. É necessária a aprovação da CAPES para um curso Stricto Sensu funcionar.
A CAPES é uma fundação vinculada ao MEC, que regula e avalia todos os cursos de mestrado e doutorado do país.
No caso dos mestrados, todo estudante que tenha concluído um curso de graduação. No caso dos doutorados, todo estudante que tenha concluído um curso de mestrado ou, no caso do doutorado direto, todo estudante que tenha concluído um curso de graduação. Em todos os casos, é necessário que o estudante seja aprovado em processo seletivo próprio de cada curso da ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos. Por natureza, as áreas de Administração e Comunicação são multidisciplinares. No caso do PPGECEI, especificamente, como não existe graduação em Economia Criativa, as turmas são formadas por estudantes oriundos de várias áreas do conhecimento e o curso é considerado interdisciplinar.
Assim, os estudantes, além de optarem pelos cursos do PPGCOM, PPGA, PPGCC e PPGECEI, muitas vezes diferentes do escolhido na graduação, podem ser instruídos pelos docentes a mudarem de linha de pesquisa para adequarem melhor o seu projeto, visto que ele será a base de todo o seu curso.
Sim, os cursos Stricto Sensu (literalmente: de sentido específico, e não amplo) são os mestrados, mestrados profissionais, doutorados e doutorados profissionais, que habilitam o egresso à docência em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu (no caso do doutorado).
O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação, e suas principais diferenças estão relacionadas aos objetivos e à abordagem:
Mestrado Acadêmico: O mestrado acadêmico é voltado principalmente para a pesquisa acadêmica e científica, embora, cada vez mais, seja demandada a aplicabilidade da pesquisa. Ele enfatiza o aprofundamento do conhecimento teórico e a produção de pesquisa original. Os estudantes de mestrado acadêmico geralmente conduzem estudos mais teóricos e têm como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento em sua área de estudo. É uma escolha indicada para aqueles que desejam seguir carreiras acadêmicas, como professores universitários e pesquisadores e querem se destacar em suas respectivas áreas de estudo. Além da academia, o mestrado acadêmico também pode abrir portas para carreiras em pesquisa em instituições governamentais, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos que valorizam habilidades de pesquisa e análise.
Mestrado Profissional: O mestrado profissional, mesmo habilitando o concluinte para lecionar em qualquer instituição de ensino, está mais direcionado para as demandas do mercado de trabalho. Ele tem um foco prático e aplicado, com o objetivo de preparar os estudantes para solucionar problemas e inovar no ambiente profissional. Os programas de mestrado profissional costumam ser mais orientados para o desenvolvimento de habilidades práticas e competências que podem ser aplicadas diretamente em empresas e organizações. É uma escolha adequada para profissionais que desejam avançar em suas carreiras ou buscar oportunidades de liderança em suas áreas de atuação.
Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional dependerá dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
O doutorado acadêmico e o doutorado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação, e suas principais diferenças estão relacionadas aos objetivos e à abordagem:
Doutorado Acadêmico: O doutorado acadêmico é voltado principalmente para a pesquisa teórica, o avanço da ciência e a produção de conhecimento original, expandindo o conhecimento e preparando o indivíduo para a carreira acadêmica. O objetivo é formar pesquisadores e professores para universidades e centros de pesquisa. Sua metodologia tem ênfase em pesquisa original, análise crítica e produção científica.
Doutorado Profissional: O doutorado profissional, por outro lado, está mais direcionado para a aplicação prática do conhecimento para resolver desafios práticos da vida profissional em contextos aplicados, preparando líderes e especialistas para atuarem e gerarem inovação no mercado de trabalho.
Ambos conferem o título de doutor, mas com direcionamentos diferentes em termos de carreira e aplicação do conhecimento. Portanto, a escolha entre um doutorado acadêmico e um doutorado profissional dependerá dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Não, o título obtido é rigorosamente o mesmo. Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Não, o título obtido é rigorosamente o mesmo. Ambos os tipos de doutorado conferem o grau de doutor, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um doutorado acadêmico e um doutorado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Estes programas têm por especificidade articular o campo da comunicação aos estudos do consumo. Eles partem da perspectiva de que o consumo é um comunicador das nossas relações sociais mais amplas e de que os meios de comunicação de massa fazem um papel de mediação das várias culturas do consumo. Por isso, interessa aos programas pesquisas que investiguem como as culturas midiáticas e os simbolismos do consumo estão articulados. São programas voltados à análise crítica sobre a sociedade de massa e do consumo, sobre as culturas midiáticas e digitais e sobre as narrativas midiatizadas sobre o consumo, o que inclui o estudo de teorias clássicas e a discussão de abordagens contemporâneas.
Os programas mantêm sua missão de formar docentes e investigadores com qualidade e competência para assumirem responsabilidades pela execução e liderança nas atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de Comunicação, em âmbito nacional e internacional. Tanto no Mestrado, quanto no Doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam na carreira acadêmica, bem como na articulação da pesquisa com ONGs, empresas privadas e setores da sociedade civil.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM-ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado Acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012.
MESTRADO: O Mestrado Acadêmico em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM prepara pesquisadores e professores de excelência para atuar em níveis nacional e internacional. Com início em 2006 e avaliação nota 5 pela CAPES, o programa oferece uma formação sólida em comunicação e consumo, incentivando a liderança em atividades de pesquisa e ensino. Contando com um corpo docente e discente de produção intelectual destacada, o curso é ideal para quem busca especialização de alto nível e reconhecimento no campo acadêmico.
DOUTORADO: O Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM visa formar pesquisadores de alta qualificação, capazes de produzir conhecimento relevante para o avanço teórico e metodológico do campo. Iniciado em 2012, o curso consolida a vocação do PPGCOM ESPM para a pesquisa crítica e interdisciplinar, promovendo investigações inovadoras sobre as interfaces entre mídia, cultura e consumo. Com forte ênfase na internacionalização, no diálogo com a sociedade e na articulação entre teoria e prática, o Doutorado prepara docentes e cientistas comprometidos com a produção de conhecimento de impacto acadêmico e social.
Nestes programas são abordados tópicos e temas de pesquisa voltados às necessidades e demandas das organizações nacionais e internacionais com objetivos como crescimento e perenidade e que, para tanto, estão em busca de profissionais capazes de desenhar as estratégias que as levem a caminhar com solidez e segurança, mesmo em cenários de turbulenta transformação. Tanto no mestrado, quanto no doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam, prioritariamente, na carreira acadêmica, contribuindo para resolver problemas da prática de gestão.
Os cursos de mestrado e doutorado concentram-se na área de administração, área que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional, envolvendo questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, distribuição das atividades de marketing, produção e inovação (pesquisa e desenvolvimento), estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada e alocação de recursos.
MESTRADO: Com as linhas de Marketing e de Estratégia e Inovação em Gestão Internacional, o Mestrado em Administração da ESPM capacita profissionais para enfrentar desafios de gestão em mercados globais e locais. Focado em adaptação local e integração global, o curso oferece uma visão aprofundada sobre análise de mercados, estratégias de internacionalização e inovação. Com ênfase na transferência de conhecimento entre subsidiárias e otimização de recursos, o programa prepara líderes para tomar decisões estratégicas e inovadoras, maximizando o impacto de suas organizações em um cenário global competitivo.
DOUTORADO: O Doutorado em Administração da ESPM desenvolve lideranças globais para atuar com inovação e estratégia em mercados internacionais. Voltado a profissionais que buscam excelência em análise de mercados, estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento, o curso oferece uma base sólida para pesquisas e práticas que subsidiam decisões de alto impacto em gestão e competitividade global.
Nestes programas se desenvolvem pesquisas científicas com aplicações práticas. Os(as) mestres(as) e doutores(as) formados no PPGCC podem atuar tanto na carreira acadêmica, pois os títulos de mestre(a) ou doutor(a) permite que atuem tanto como docentes em universidades quanto seguir na carreira executiva, levando o ferramental científico para diagnosticar e resolver problemas nas organizações, especialmente nas áreas de negócios, marketing e relações com consumidoras(es). Essa aplicação prática do conhecimento é particularmente valiosa para empresas que buscam uma vantagem competitiva sustentável no mercado.
MESTRADO: Desde 2015, o Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM é pioneiro no Brasil com foco exclusivo em aprofundar conhecimentos científicos e práticos na área. Voltado para gestores, especialistas e consultores, o programa é estruturado para unir academia e mercado, oferecendo insights que fortalecem o posicionamento estratégico das empresas. Com duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia –, o curso explora o comportamento do consumidor em cenários B2C e B2B, garantindo uma visão inovadora e responsável para ampliação das vantagens competitivas no mercado.
DOUTORADO: Único programa na América Latina, e dentre os sete existentes no mundo, o programa de doutorado oferece uma aplicação prática e aplicada nas dinâmicas de consumo. Para os profissionais com o título de mestre, a modalidade Doutorado Regular permite o ingresso em um programa único e de excelência, permitindo assim a continuidade da vida acadêmica com o doutorado, para conquistar uma formação ainda mais valorizada no mercado. Para aqueles profissionais que não detém o título de mestre, a modalidade Doutorado Direto permite que sejam cursadas disciplinadoras niveladoras para avançar diretamente para o doutorado, conquistando uma qualificação que é altamente valorizada no mercado.
Integrando rigor acadêmico e práticas de mercado inovadoras para formar profissionais capazes de entender e influenciar as dinâmicas e tendências de consumo.
No PPGECEI, compreendemos a economia criativa como um conjunto de atividades produtivas com crescente importância no atual contexto da economia globalizada. Mas, além desse dinamismo em si, reconhecemos também a contribuição dos setores criativos como elemento estratégico da competitividade e da capacidade inovativa de outros setores da economia. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, articulando o conhecimento científico com as demandas dos mercados e da sociedade, os cursos visam a desenvolver profissionais com capacidade de aplicar conceitos e processos científicos na solução de problemas complexos, sendo geradores de inovação e ganhos de competitividade para empreendedores e empresas; melhores políticas públicas para os governos; e melhoria de qualidade de vida para a população em geral
MESTRADO: O Mestre em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é capaz de desenvolver estudos e projetos relacionados à dimensão estratégica e inovativa das organizações privadas e públicas, bem como do da sociedade civil, compreendendo a importância da abordagem da economia criativa no atual contexto da globalização. Compreende a economia criativa além das indústrias criativas, reconhecendo o seu transbordamento para outros setores da economia. É um profissional preocupado com os ganhos de competitividade de empresas, criação de novos modelos de negócio, potencialização do empreendedorismo e da inovação, fortalecimento do desenvolvimento econômico das cidades, contribuição no esforço para redução das desigualdades (sociais, de gênero, raciais e outras), proposição de novos modelos educacionais, entre tantas outras possibilidades. Acredita que as competências científicas contribuem para o desenvolvimento de sua carreira, assumindo gradativamente posições e responsabilidades mais importantes nas organizações em que atua.
DOUTORADO: O Doutor em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é um profissional com amplo domínio dos métodos científicos e dos processos de criação e implementação de projetos de pesquisa aplicados à realidade profissional em que atua, assim como demonstra domínio temático dos campos da economia criativa, estratégia e inovação. Desenvolve soluções criativas e inovadoras, integrando ferramentas e conceitos do design, da gestão estratégica da inovação, da ciência de dados, da comunicação, da economia, assim como dos campos culturais e artísticos. Utiliza, portanto, de maneira articulada e integrada competências objetivas e subjetivas, lógicas e intuitivas, operacionais e criativas, econômicas e simbólicas para responder aos problemas complexos enfrentados em sua rotina profissional. É um profissional com capacidade para liderar projetos criativos e inovadores, assim como liderar áreas e assumir posições elevadas nas hierarquias das organizações públicas e privadas em que atua.
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) são as principais agências que financiam a formação de recursos humanos a nível de pós-graduação (mestrado acadêmico, doutorado acadêmico e pós-doutorado) no país e no exterior. Desta forma, o financiamento é por meio da concessão de bolsas de estudo.
As bolsas CAPES/PROSUP são concedidas à Diretoria Acadêmica de Pesquisa e PósGraduação Stricto Sensu e aos Programas de Pós-Graduação [Administração (PPGA) e Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM)] por meio de quota no início do ano.
• PROSUP/INTEGRAL: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.
• PROSUP/TAXA: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia as taxas escolares/mensalidades do curso. O valor repassado pela agência de fomento deve ser utilizado para pagamento do boleto gerado pela ESPM no período de vigência da bolsa. O montante repassado é suficiente para a quitação integral das mensalidades, sem necessidade de complementação por parte do(a) bolsista.
• PROSUP/PRÓ-REITORIA: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia as taxas escolares/mensalidades do curso. O valor repassado pela agência de fomento deve ser utilizado para pagamento do boleto gerado pela ESPM no período de vigência da bolsa.
As bolsas CNPq/PIBPG são concedidas à Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e aos Programas de Pós-Graduação [Administração (PPGA) e Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM)] por meio da candidatura no(a) edital/chamada para apoio a projetos institucionais para pesquisa na pós-graduação.
• MESTRADO: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária no Banco do Brasil que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.
• DOUTORADO: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária no Banco do Brasil que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.
OBSERVAÇÕES:
1) O(A) estudante ingressante deve arcar com a matrícula e a primeira mensalidade do curso, exceto para os bolsistas PIBPG que são isentos de qualquer taxa, matrícula ou mensalidade.
2) A indicação dos candidatos às bolsas de estudo é feita pela Comissão de Bolsas de cada Programa (PPGA/PPGCOM).
3) O Escritório de Projetos e Apoio à Pesquisa (EPAP) é o departamento que providencia a indicação e o acompanhamento dos estudantes às bolsas de estudo das agências de fomento.
4) Todos os(as) bolsistas, independentemente da modalidade de bolsa concedida, são avaliados(as) anualmente quanto ao desempenho no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos (disciplinas, grupo de pesquisa, orientação, participação em eventos da área e produção científica), bem como nas atividades realizadas com o Programa e a Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu para que continuem a ser contemplados(as) com a bolsa.
A concessão da bolsa referente ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – CAPES/PDSE ocorre por meio de edital de seleção, que tem o objetivo de fomentar o intercâmbio científico internacional e a qualificação acadêmica dos(as) estudantes de doutorado no Brasil.
O objetivo central do programa é que o(a) doutorando(a) possa ter um período de experiência de pesquisa no exterior, sob a supervisão de um(a) coorientador(a) pertencente a uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior, pública ou privada, de relevância para o estudo pretendido. A duração e o remanejamento das bolsas ficam condicionadas ao edital e às normas vigentes da agência de fomento.
BOLSA DE IMPACTO SOCIAL são bolsas concedidas integralmente no valor de 100% do curso de mestrado e doutorado profissional (PPGECEI) de acordo com critérios sociais e a pontuação alcançada no Processo Seletivo.
BOLSAS INSTITUCIONAIS (CONVENÇÃO COLETIVA) são bolsas concedidas para professores(as) e funcionários(as) da ESPM mediante cumprimento de critérios de exigibilidade.
DESCONTO SOBRE MENSALIDADE (ex-aluno) – 5% ou 20%
– Desconto de 5% no valor integral se o(a) candidato(a) for concluinte dos cursos de curta duração, extensão e de férias e de 20% no valor integral, se for concluinte da Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto – Mestrado ou Doutorado).
DESCONTO SOBRE MENSALIDADE (parceria B2B) – 15%
– Desconto de 15% para funcionários de empresas parceiras.
NOTA: Caso um o(a) estudante ESPM opte pelo desconto, não poderá pleitear nenhuma outra bolsa, pois as elas não são cumulativas.
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.
No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br
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