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Estratégia de Arquitetura da Informação

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Inscrições até 4 dias antes do início das aulas.

*A validação da matrícula está condicionada ao envio do diploma ou certificado de conclusão (com a data da colação de grau) e cópia do RG ou CNH válida.

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Sobre o curso

Ao final desta disciplina, você deverá conhecer:
  • Definição, origem e principais conceitos de Arquitetura de Informação.
  • “Pequena e Grande Arquitetura da Informação” – fase estratégica e fase tática na construção da navegação digital – rotulações, inventários de conteúdo e funcionalidades, definição de legado e wireframes.
  • Principais metodologias e ferramentas de Arquitetura da Informação.
  • Conhecer e entender as práticas de pesquisa em Arquitetura da Informação – Card Sorting Aberto e Fechado; Diagrama de Afinidades.
Ao final desta disciplina, você deverá ser capaz de:
  • Desenvolver estruturas hierárquicas para ambientes digitais.
  • Refletir o modelo mental do usuário, compatibilizando com regras de negócios, em estratégias de rotulação e navegação.
  • Entender, definir e construir posicionamento digital através da Arquitetura de Informação.
  • Aplicação básica de Card Sorting Aberto e Fechado.
  • Aplicação básica de Diagrama de Afinidades.

Documentos obrigatórios para a matrícula

*No ato da inscrição será necessário o upload dos documentos acima.

No caso de não recebimento da documentação, o processo seletivo não será concluído, impedindo a efetivação da sua matricula.

Para quem se destina?

O curso é voltado para profissionais que buscam desenvolver suas competências na área de “Marketing, Estratégia e Gestão”, sendo guiada por discussões relacionadas ao marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
Pré-requisito
  • Atuar ou ter como objetivo de carreira a atuação como líder, consultor, especialista ou coordenador em áreas de Design, Design de Produto, UX/UI Design, UX Research, CX ou gestão de produtos digitais em empresas e organizações de qualquer porte, incluindo startups, ou ainda como consultor independente em negócios digitais. O curso também oferece uma nova perspectiva para profissionais de setores e carreiras tradicionais que desejam um conhecimento diferencial e estratégico em projetos digitais.
  • Necessário inglês técnico/instrumental.

O que você vai aprender

  • Conceitos e propostas de definição para o escopo metodológico e prático da Arquitetura da Informação, como parte da atuação e job description dos profissionais envolvidos em Comunicação Digital.
  • Ferramentas de diagnóstico como Card Sorting e Diagrama de Afinidades.
  • Conhecer as principais metodologias, ferramentas e entregáveis de Arquitetura da Informação: matrizes de escopo e funcionalidades, rotulações e técnicas de navegação e wireframing.
  • Compreender como a Arquitetura da Informação torna tangível a estratégia de negócios e viabiliza a gestão do ciclo de vida de produtos e serviços digitais.
  • Princípios da curadoria de conteúdo e UX writing (técnicas e aplicações).
  • Entender as origens do termo “Arquitetura da Informação”.
  • Compreender as contribuições e a visão de Richard Wurman em complementação ou contraponto às contribuições de Peter Morville e Louis Rosenfeld
  • Compreender a necessidade metodológica da Arquitetura da Informação para a estruturação de ambientes digitais.
  • Compreender conceitos básicos e suas diferenças: navegação, rotulação e hierarquia.
  • Compreender o processo cognitivo do usuário na busca da informação em ambientes digitais
  • Conhecer a metodologia Card Sorting, suas aplicações e objetivos estratégicos em Arquitetura da Informação.
  • Entender como aplicar a metodologia Card Sorting em testes com usuários
  • Entender como o Diagrama de Afinidades pode ser aplicado em Arquitetura da Informação
  • Compreender como o Diagrama de Afinidades reflete o modelo mental do usuário secundário.
  • Compreender a utilidade do modelo mental do usuário secundário na construção da Arquitetura da Informação.

Quando acontece?

Às quintas-feiras
Das 19h30 às 21h30

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Requisito mínimo para cursar a trilha de pós-graduação

É obrigatório que o estudante possua documento comprobatório de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula e a descrição da data de colação de grau (declaração de conclusão, atestado, certificado ou diploma). Na ausência do documento comprobatório emitido em data prévia à realização do curso, não será realizado o aproveitamento de horas do respectivo curso na trilha de pós-graduação.

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Thais Campas

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital e será enviado através do e-mail cadastrado em até 45 (quarenta e cinco) dias após o final do curso.

 

> A expedição do certificado de conclusão do curso está condicionada à aprovação com nota mínima de 7,0 e frequência mínima em 75% da carga horária do curso, a ser registrada pelo professor.

 

> Após ser aprovado, o estudante receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

Invista no seu futuro

Em até
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sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso, conforme estabelecido pela Coordenação. Caso o estudante não concorde com o adiamento do curso, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail [email protected] com até 24 horas de antecedência do início do curso.

Após o início do curso, caso o estudante não formalize seu pedido de desistência, não caberá qualquer restituição de valores pois será caracterizado abandono de curso e o mesmo deverá honrar com o pagamento das parcelas a vencer já que, os serviços ficaram à sua disposição.

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.
FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.