A Pós-Graduação Brands For The Future: Branding & Future Studies é um curso exclusivo para ex-alunos ESPM e o único realmente capaz de começar as discussões a partir do sólido conhecimento em marketing e inovação que você já desenvolveu na Graduação ESPM.
Nesse programa, o objetivo é que você se torne um estrategista de marca para um mundo complexo, capaz de construir marcas para um futuro comum desejável. Esse assunto tem sido altamente discutido no ambiente de marketing e inovação, afinal, é preciso mais do que construir marcas fortes. É preciso compreender um novo panorama, a partir do futuro, do pós-digital, do ESG e das dinâmicas de consumo, elementos que compreendem a nossa pós-graduação.
Você explorará as tendências de consumo por meio de uma abordagem transdisciplinar. Adquirirá habilidades para projetar maquetes de futuros desejáveis e para avaliar o impacto de objetos do amanhã no mundo social e econômico. Ainda vai elaborar projetos de branding para modelos de negócios distribuídos e, principalmente, ter a capacidade de planejar a partir do futuro.
O mundo é cada vez mais digitally designed, principal característica do pós-digital. A relação das marcas e dos consumidores com o futuro é cada vez menos pautada por uma visão de oportunidade ou antecipação e cada vez mais orientada para a construção do que se deseja como porvir.
A construção de marcas é um desafio cada vez mais transdisciplinar, envolvendo consumo, práticas cocriativas, interação humana com tecnologia, impacto positivo e cuidado com o próximo.
É preciso mais do que construir marcas fortes.
É preciso marcas que interfiram no porvir.
É preciso construir marcas para o futuro.
Em Brands For The Future: Branding & Future Studies, as tradicionais disciplinas e aulas não existem mais. Elas são substituídas por Arenas, Imersões e Desafios.
O programa está dividido em ARENAS. E cada arena trabalha um arco de aprendizagem específico que, ao final do processo, cria o grande arco Brands For The Future. São três arenas: Futuro, Pós-Digital e ESG & Dinâmicas de Consumo.
As arenas se dividem em CONFERÊNCIA e IMERSÕES. Cada arena se iniciará com uma conferência que abrirá a discussão sobre a temática e os desdobramentos possíveis daquele ciclo de aprendizagem. As imersões se debruçarão sobre cada um dos temas a serem debatidos.
Ao final de cada arena, os estudantes serão convidados a solucionar desafios.
Você, nosso estudante de graduação, é de fato diferenciado. Por isso, uma pós-graduação exclusiva* para você também precisa ser. Brands For The Future: Branding & Future Studies** foi criada exclusivamente para ex-alunos de graduação ESPM. Trata-se de um curso tendo como base todo o sólido conhecimento já desenvolvido por nossos alunos.
Foi pensando nisso, e em toda a competência em Marketing e Inovação que você já traz em sua bagagem, que desenvolvemos este curso, o único realmente capaz de começar as discussões a partir do ponto em que você já chegou.
*Será necessária a comprovação via diploma.
**Curso exclusivo para ex-estudantes ESPM.
O curso de Pós-Graduação em Brands For The
Future está classificado na área de Criatividade
e Inovação em Negócios . Mas você também terá a
oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas.
Veja como as disciplinas do curso se dividem:
A Arena Futuros apresentará aos estudantes o universo dos Future Studies, campo emergente de produção e aplicação de conhecimentos, no contexto das práticas e decisões gerenciais ligadas ao comportamento de consumo e gerenciamento de marcas. A arena deverá proporcionar imersões que desenvolvam nos estudantes habilidades relacionadas à construção de visões de futuro em múltiplas perspectivas: estudo do consumidor, construção de marcas, consumer experience, design e metodologias de investigação.
Não é sobre prever o futuro. É sobre construí-lo.
O campo dos estudos de futuro viveu um ponto de inflexão quando, anos atrás, surgiu o conceito de Letramento em Futuros, apresentado por Riel Miller. Desde então, o campo vem migrando de uma postura sobre tentar “acertar” o futuro que virá, para uma visão de “qual futuro queremos”. Novas lentes teóricas surgiram para apoiar técnicas de pesquisa em futurismo, como a do Institute For The Future, MIT, Singularity, entre outros. Aprender a pós-categorizar objetos e experiências, especular sobre o design do futuro e encontrar objetos do amanhã. Tudo isso faz parte das técnicas de investigação do futuro.
A imersão Maquetes de Futuros Desejáveis tem o objetivo de apresentar lentes teóricas e seus métodos de pesquisa aos estudantes, bem como oferecer a prática aplicada de projetos de futurismo, a partir da construção de maquetes de futuros.
A gestão de marcas diante de um futuro desafiador.
O surgimento de novas tecnologias, como wearables (dispositivos vestíveis) e edição genética, transformarão o campo de customer experience. Além disso, novos comportamentos ligados a questões de diversidade, sustentabilidade e desigualdade social também já fomentam novas práticas de consumo, baseadas em resistência e ativismo, pautando novos relacionamentos com marcas e organizações. Até que ponto os modelos de branding já validados darão conta de novos produtos que redefinem o conceito de experiência de consumo? O que acontece com o CX quando digital e analógico se unem para experiências radicalmente novas de realidade? Como construir as marcas de produtos/serviços inovadores que são baseados em tecnologias classificadas como objetos do amanhã?
A imersão brand innovation e CX deverá preparar os estudantes para aplicarem conhecimentos de branding e CX no contexto de futuros emergentes (de 5 a 10 anos) a partir das lentes teóricas dos Futures Studies.
Desvendando oportunidades sobre um futuro que ainda é tangível.
O campo de consumer insights apresenta métodos de investigação que auxiliam gestores de marcas e produtos a capturar valor a partir de pesquisas com consumidores. Mas e quando estamos diante de contexto de consumo de inovações que os consumidores ainda não conseguem imaginar ou prever? Quais técnicas de pesquisa são as mais adequadas para o mapeamento de oportunidades sobre mercados que ainda não existem?
A imersão em consumer e market insights deverá permitir que os estudantes desenvolvam habilidades de investigação com consumidores com foco em ofertas futuras, a partir da análise de objetos do amanhã que forjarão novas propostas de valor.
Uma imersão que deverá transitar desde o clássico dessa área de conhecimento até suas aplicações de vanguarda no contexto dos estudos de futuros.
Especulando sobre comportamentos futuros a partir do design de objetos do amanhã.
A relação do design com o comportamento humano vem sendo estudada há décadas. Não por acaso, o campo do design thinking se tornou mandatório para os praticantes de inovação em organizações e consultorias. Mas o que acontece com o comportamento humano quando objetos e tecnologias humanoides invadem nosso cotidiano? Como especular sobre o papel do design e sua capacidade de resolver problemas de consumo que ainda não existem? Que métodos de design são mais adequados para a inovação na construção de marcas a partir das lentes futuristas? Cidades, residências, serviços e experiências de trabalho estão em vias de grandes transformações. Qual o papel do design na construção de novos comportamentos desejáveis e compatíveis com futuros sustentáveis?
A imersão em Change Behavior Design oferecerá aos estudantes um mergulho no universo das técnicas de pesquisa e criação no design, sempre com foco no contexto de futuros emergentes (de 5 a 10 anos) e de seus prováveis novos problemas de consumo.
Aprendendo a pesquisar o futuro de forma estruturada.
Existem diversas técnicas e métodos de pesquisa no campo dos estudos de futuros. Uma das mais difundidas nos últimos anos é a Metodologia 3 Ondas, que organiza de forma didática o processo de construção de visões de futuro a partir de 3 etapas. Uma abordagem que, ao ser exercitada, desenvolve nos estudantes habilidades sobre investigação de futuros, e mesmo a capacidade de buscarem se aprimorar em outras técnicas que desejem conhecer.
A imersão em Metodologia 3 Ondas consiste em uma experiência prática de construção de um projeto de pesquisa de futuros, a partir de um tema/mercado de interesse dos estudantes.
O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores.
Apresentará aos estudantes toda a complexidade dos modelos de negócios digitally designed, ou seja, projetados para operações exclusivamente digitais. Esse contexto transforma não apenas jornadas empreendedoras, mas também experiências de consumo e de construção de marca. A arena proporcionará imersões que desenvolvam nos estudantes habilidades relacionadas à transformação e consumo digital, economia da internet e interação homem-máquina.
Mais do que um novo setor econômico: uma nova linguagem de negócios.
A Creator Economy desafia os conhecimentos tradicionais nos campos do empreendedorismo e do marketing, questionando o que já se praticou em termos de identificação de oportunidade, perfil empreendedor, posicionamento e segmentação de mercado.
Suas bases conceituais pressupõem novas estratégias de monetização, modelos de negócio plataforma, o papel da curadoria e a centralidade do conteúdo na construção de relação com consumidores.
O futuro da cognição humana e suas potencialidades ampliadas.
Como a realidade virtual afetará a forma das próximas gerações se relacionarem com o mundo? Como os hologramas modificarão as relações sociais presenciais? As tecnologias de reconhecimento facial de fato poderão ser usadas como instrumentos políticos? E como tudo isso afetará a forma de consumir? Como afetará modelos de negócio e o desenvolvimento de novas tecnologias?
Todas essas questões serão debatidas nesta imersão, antecipando os desafios sociais e culturais provocados por novas tecnologias disruptivas que estão cruzando a fronteira que separa ser humano e máquina.
O metaverso é uma realidade mais consolidada do que você imagina.
Na imersão Social Intelligence, os estudantes viverão um mergulho nas técnicas de investigação em comportamento do consumidor no ambiente digital. Não se trata apenas de compreender o consumo online, muito pelo contrário: no Metaverso, consumidores constroem novas relações sociais, comportamentos e práticas culturais. A web hoje oferece uma miríade de experiências projetadas exclusivamente para o contexto online e é sobre elas que esta imersão tratará.
A transformação digital não é apenas sobre tecnologia: é sobre como tecnologias afetam pessoas no ambiente organizacional.
Nesta imersão, será desenvolvida uma experiência completa sobre a temática da transformação digital: desde seus conceitos básicos e primeiros modelos de implementação até a evolução provocada pelas plataformas em praticamente todos os mercados. Também será discutida uma das maiores questões envolvendo o tema: como efetivamente fazer as transformações digitais darem certo? No entanto, não deixaremos de abordar seus impactos na sociedade, nos modelos de negócio analógicos e no futuro do trabalho.
O futuro do empreendedorismo a partir de tecnologias que subvertem as lógicas de mercado que conhecemos.
O termo Web3 designa uma série de novos modelos de interação na World Wide Web, a partir de tecnologias pós-digitais, como blockchain, que reestruturam não apenas experiências de consumo, mas também experiências de trabalho e de construção de marcas, como modelos de negócio baseados em DAO (Decentralized Autonomous Organizations).
O futuro do trabalho está em jogo, principalmente para profissionais de marketing quando se trata do impacto da Web3 no mundo dos negócios.
O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores, a partir do contexto pós-digital.
A Arena ESG & Dinâmicas de Consumo proporciona ao estudante um mergulho no universo das tensões sociais, culturais e econômicas que estão desafiando gestores de marca no Brasil e no mundo. Dos desafios da diversidade até a mudança climática, um universo de novos temas impõe às marcas a necessidade de se posicionar e abandonar uma postura histórica de neutralidade política e social. A construção de futuros comuns desejáveis passa, fundamentalmente, por organizações e marcas que tenham a capacidade de imaginar e construir respostas concretas para esses desafios.
A teoria clássica da economia em cheque: crescimento perpétuo é utopia?
Há tempos, pesquisadores vêm desenvolvendo trabalhos que apontam para a necessidade de se repensar os modelos econômicos que sustentam as decisões estratégicas das empresas. Não se trata mais de apenas cuidar dos impactos ambientais: a discussão sobre limites do crescimento é multidisciplinar, pois envolve consumo sustentável, práticas de resistência, cultura Do-it-yourself e abordagens alternativas ao empreendedorismo.
Construir marcas nesse contexto exige ampliação da consciência da própria marca sobre seu papel neste debate. Nesta imersão, temas como economia donut, desenvolvimento sustentável na prática das organizações contemporâneas, aspectos políticos da sustentabilidade, limites do crescimento, movimentos alternativos ao crescimento, entre outros, serão discutidos.
As contribuições da antropologia e dos estudos culturais para a construção de marcas.
Historicamente, o campo do gerenciamento de marcas buscou na psicologia o arcabouço teórico para sua estruturação. No entanto, novas abordagens metodológicas para o gerenciamento de marcas baseadas em conhecimentos da antropologia e dos estudos de cultura têm auxiliado gestores de marca a operar em cenários de complexidade. Nesta imersão, os estudantes vivenciarão problemas relacionados à construção de marcas em mercados complexos; narrativas de marca; arquitetura de marcas em serviços digitais; construção de marcas para plataformas e web3.
Ponta a ponta: da compreensão do consumidor à formulação de experiências relevantes.
A abordagem Customer Centric é uma visão interdisciplinar que conecta os métodos de investigação do comportamento do consumidor com a construção de experiência de consumo e marcas relevantes para clientes e usuários. Nesta imersão, os estudantes discutirão problemas e situações reais ligadas a temas como: experiência do cliente; serviços e satisfação; criação de estratégias que colocam consumidor no centro; experiência de consumo na web3.
Quando as barreiras se esvaem e os papéis se misturam: o consumidor produtor no contexto de diversidade.
Historicamente, empresas produzem e consumidores compram produtos e serviços. Com o advento da web 2.0, esses papéis se modificam e consumidores passam a se tornar produtores, empreendedores e, muitas vezes, até mesmo concorrentes de marcas das quais eram fãs. Nesta imersão, novos fenômenos de consumo, em diferentes países e classes sociais, são investigados a partir de lentes teóricas contemporâneas. Debates sobre consumo e resistência; manifestação das marcas em prol da agenda de diversidade; desobediência civil; diversidade e coesão social; consumidor produtor e novos negócios sociais.
A satisfação já não é o bastante: é preciso se posicionar diante das tensões sociais.
Como construir marcas que se manifestem diante de temas polêmicos que dividem audiências e opiniões? Como construir a personalidade de uma marca numa era em que o consumidor tem tanta voz quanto as organizações? Como a marca se posiciona em direção à construção de um futuro comum desejável? Casos, problemas e vivências reais, em contexto de complexidade, marcam a imersão em propósito e atitude de marca. Também serão trabalhados temas como: construção de narrativas de marcas baseadas em propósito; personalidade de marca; dimensões cognitivas do branding.
O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores.
Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
21/09/2024, 05/10/2024, 19/10/2024, 09/11/2024, 23/11/2024, 30/11/2024, 14/12/2024, 15/02/2025, 01/03/2025, 22/03/2025, 05/04/2025, 26/04/2025, 10/05/2025, 24/05/2025, 07/06/2025, 28/06/2025, 05/07/2025, 26/07/2025
Local: ESPM Tech São Paulo
*datas sujeitas a alteração
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
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Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Happenings são encontros de networking e discussão, oferecidos a todos os alunos de cursos presenciais, híbridos ou hyflex. Nos happenings, o aluno poderá discutir temáticas relevantes para sua carreira e tomar um café conosco, além de interagir com estudantes e professores de outros cursos ESPM. Os happenings ocorrem sempre em horários alternativos, distintos dos horários das aulas.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
Dexter, ou Designer de Experiência Transformadora, é um profissional que acompanha alguns dos cursos de pós-graduação lato sensu ESPM. Nos cursos acompanhados por um Dexter, esse profissional vai acompanhar os estudantes desde a formação da turma até a conclusão do curso. O Dexter tem o propósito de acolher os estudantes durante a sua jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado e mediando questões sociais, acadêmicas ou técnicas com eficiência, empatia e diálogo.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM
saída do Metrô Ana Rosa
(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)
Horários:
06h30 às 13h30
14h30 às 17h
18h às 23h30
Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções: