ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação Brands For The Future: Branding & Future Studies

CURSO EXCLUSIVO PARA EX-ALUNO ESPM

São Paulo - ESPM Tech

DAY ONE: 28/08/2024

Sobre o curso

A Pós-Graduação Brands For The Future: Branding & Future Studies é um curso exclusivo para ex-alunos ESPM e o único realmente capaz de começar as discussões a partir do sólido conhecimento em marketing e inovação que você já desenvolveu na Graduação ESPM.

 

Nesse programa, o objetivo é que você se torne um estrategista de marca para um mundo complexo, capaz de construir marcas para um futuro comum desejável. Esse assunto tem sido altamente discutido no ambiente de marketing e inovação, afinal, é preciso mais do que construir marcas fortes. É preciso compreender um novo panorama, a partir do futuro, do pós-digital, do ESG e das dinâmicas de consumo, elementos que compreendem a nossa pós-graduação.

 

Você explorará as tendências de consumo por meio de uma abordagem transdisciplinar. Adquirirá habilidades para projetar maquetes de futuros desejáveis e para avaliar o impacto de objetos do amanhã no mundo social e econômico. Ainda vai elaborar projetos de branding para modelos de negócios distribuídos e, principalmente, ter a capacidade de planejar a partir do futuro.

Pós-Graduação Brands For The Future: Branding & Future Studies

Início das aulas: 04/09/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras e sábados alternados. Segundas com aulas presenciais e quartas com aulas online via Zoom.

Período: Noturno e integral

Horário: Segundas e quartas das 19h30 às 22h30 e sábados (alternados) das 9h às 16h30

Carga horária: 360h

35X R$ 1.229,19

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 03/09/2024

Modalidade

Híbrido

Viva o presencial e o online em um mesmo curso. Assista a aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Sobre o curso

Metodologias inovadoras de aprendizagem, currículo contemporâneo e desafios reais

O mundo é cada vez mais digitally designed, principal característica do pós-digital. A relação das marcas e dos consumidores com o futuro é cada vez menos pautada por uma visão de oportunidade ou antecipação e cada vez mais orientada para a construção do que se deseja como porvir.

A construção de marcas é um desafio cada vez mais transdisciplinar, envolvendo consumo, práticas cocriativas, interação humana com tecnologia, impacto positivo e cuidado com o próximo.
É preciso mais do que construir marcas fortes.

É preciso marcas que interfiram no porvir.

É preciso construir marcas para o futuro.

 

Em Brands For The Future: Branding & Future Studies, as tradicionais disciplinas e aulas não existem mais. Elas são substituídas por Arenas, Imersões e Desafios.

O programa está dividido em ARENAS. E cada arena trabalha um arco de aprendizagem específico que, ao final do processo, cria o grande arco Brands For The Future. São três arenas: Futuro, Pós-Digital e ESG & Dinâmicas de Consumo.


As arenas se dividem em CONFERÊNCIA e IMERSÕES. Cada arena se iniciará com uma conferência que abrirá a discussão sobre a temática e os desdobramentos possíveis daquele ciclo de aprendizagem. As imersões se debruçarão sobre cada um dos temas a serem debatidos.

Ao final de cada arena, os estudantes serão convidados a solucionar desafios.

Para quem se destina

Você, nosso estudante de graduação, é de fato diferenciado. Por isso, uma pós-graduação exclusiva* para você também precisa ser. Brands For The Future: Branding & Future Studies** foi criada exclusivamente para ex-alunos de graduação ESPM. Trata-se de um curso tendo como base todo o sólido conhecimento já desenvolvido por nossos alunos.

Foi pensando nisso, e em toda a competência em Marketing e Inovação que você já traz em sua bagagem, que desenvolvemos este curso, o único realmente capaz de começar as discussões a partir do ponto em que você já chegou.


*Será necessária a comprovação via diploma.

**Curso exclusivo para ex-estudantes ESPM.

Pos Graduacao em Brands for the Future SP
Áreas temáticas

O curso de Pós-Graduação em Brands For The
Future está classificado na área de Criatividade
e Inovação em Negócios . Mas você também terá a
oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas.
Veja como as disciplinas do curso se dividem:

O que você vai aprender:

Arena Futuros

A Arena Futuros apresentará aos estudantes o universo dos Future Studies, campo emergente de produção e aplicação de conhecimentos, no contexto das práticas e decisões gerenciais ligadas ao comportamento de consumo e gerenciamento de marcas. A arena deverá proporcionar imersões que desenvolvam nos estudantes habilidades relacionadas à construção de visões de futuro em múltiplas perspectivas: estudo do consumidor, construção de marcas, consumer experience, design e metodologias de investigação.

Não é sobre prever o futuro. É sobre construí-lo.

O campo dos estudos de futuro viveu um ponto de inflexão quando, anos atrás, surgiu o conceito de Letramento em Futuros, apresentado por Riel Miller. Desde então, o campo vem migrando de uma postura sobre tentar “acertar” o futuro que virá, para uma visão de “qual futuro queremos”. Novas lentes teóricas surgiram para apoiar técnicas de pesquisa em futurismo, como a do Institute For The Future, MIT, Singularity, entre outros. Aprender a pós-categorizar objetos e experiências, especular sobre o design do futuro e encontrar objetos do amanhã. Tudo isso faz parte das técnicas de investigação do futuro.


A imersão Maquetes de Futuros Desejáveis tem o objetivo de apresentar lentes teóricas e seus métodos de pesquisa aos estudantes, bem como oferecer a prática aplicada de projetos de futurismo, a partir da construção de maquetes de futuros.

A gestão de marcas diante de um futuro desafiador.

O surgimento de novas tecnologias, como wearables (dispositivos vestíveis) e edição genética, transformarão o campo de customer experience. Além disso, novos comportamentos ligados a questões de diversidade, sustentabilidade e desigualdade social também já fomentam novas práticas de consumo, baseadas em resistência e ativismo, pautando novos relacionamentos com marcas e organizações. Até que ponto os modelos de branding já validados darão conta de novos produtos que redefinem o conceito de experiência de consumo? O que acontece com o CX quando digital e analógico se unem para experiências radicalmente novas de realidade? Como construir as marcas de produtos/serviços inovadores que são baseados em tecnologias classificadas como objetos do amanhã?


A imersão brand innovation e CX deverá preparar os estudantes para aplicarem conhecimentos de branding e CX no contexto de futuros emergentes (de 5 a 10 anos) a partir das lentes teóricas dos Futures Studies.

Desvendando oportunidades sobre um futuro que ainda é tangível.


O campo de consumer insights apresenta métodos de investigação que auxiliam gestores de marcas e produtos a capturar valor a partir de pesquisas com consumidores. Mas e quando estamos diante de contexto de consumo de inovações que os consumidores ainda não conseguem imaginar ou prever? Quais técnicas de pesquisa são as mais adequadas para o mapeamento de oportunidades sobre mercados que ainda não existem?


A imersão em consumer e market insights deverá permitir que os estudantes desenvolvam habilidades de investigação com  consumidores com foco em ofertas futuras, a partir da análise de objetos do amanhã que forjarão novas propostas de valor.


Uma imersão que deverá transitar desde o clássico dessa área de conhecimento até suas aplicações de vanguarda no contexto dos estudos de futuros.

Especulando sobre comportamentos futuros a partir do design de objetos do amanhã.

A relação do design com o comportamento humano vem sendo estudada há décadas. Não por acaso, o campo do design thinking se tornou mandatório para os praticantes de inovação em organizações e consultorias. Mas o que acontece com o comportamento humano quando objetos e tecnologias humanoides invadem nosso cotidiano? Como especular sobre o papel do design e sua capacidade de resolver problemas de consumo que ainda não existem? Que métodos de design são mais adequados para a inovação na construção de marcas a partir das lentes futuristas? Cidades, residências, serviços e experiências de trabalho estão em vias de grandes transformações. Qual o papel do design na construção de novos comportamentos desejáveis e compatíveis com futuros sustentáveis?


A imersão em Change Behavior Design oferecerá aos estudantes um mergulho no universo das técnicas de pesquisa e criação no design, sempre com foco no contexto de futuros emergentes (de 5 a 10 anos) e de seus prováveis novos problemas de consumo.

Aprendendo a pesquisar o futuro de forma estruturada.

Existem diversas técnicas e métodos de pesquisa no campo dos estudos de futuros. Uma das mais difundidas nos últimos anos é a Metodologia 3 Ondas, que organiza de forma didática o processo de construção de visões de futuro a partir de 3 etapas. Uma abordagem que, ao ser exercitada, desenvolve nos estudantes habilidades sobre investigação de futuros, e mesmo a capacidade de buscarem se aprimorar em outras técnicas que desejem conhecer.


A imersão em Metodologia 3 Ondas consiste em uma experiência prática de construção de um projeto de pesquisa de futuros, a partir de um tema/mercado de interesse dos estudantes.

O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores.

Arena Pós-Digital

Apresentará aos estudantes toda a complexidade dos modelos de negócios digitally designed, ou seja, projetados para operações exclusivamente digitais. Esse contexto transforma não apenas jornadas empreendedoras, mas também experiências de consumo e de construção de marca. A arena proporcionará imersões que desenvolvam nos estudantes habilidades relacionadas à transformação e consumo digital, economia da internet e interação homem-máquina.

Mais do que um novo setor econômico: uma nova linguagem de negócios.


A Creator Economy desafia os conhecimentos tradicionais nos campos do empreendedorismo e do marketing, questionando o que já se praticou em termos de identificação de oportunidade, perfil empreendedor, posicionamento e segmentação de mercado.

Suas bases conceituais pressupõem novas estratégias de monetização, modelos de negócio plataforma, o papel da curadoria e a centralidade do conteúdo na construção de relação com consumidores.

O futuro da cognição humana e suas potencialidades ampliadas.


Como a realidade virtual afetará a forma das próximas gerações se relacionarem com o mundo? Como os hologramas modificarão as relações sociais presenciais? As tecnologias de reconhecimento facial de fato poderão ser usadas como instrumentos políticos? E como tudo isso afetará a forma de consumir? Como afetará modelos de negócio e o desenvolvimento de novas tecnologias?


Todas essas questões serão debatidas nesta imersão, antecipando os desafios sociais e culturais provocados por novas tecnologias disruptivas que estão cruzando a fronteira que separa ser humano e máquina.

O metaverso é uma realidade mais consolidada do que você imagina.


Na imersão Social Intelligence, os estudantes viverão um mergulho nas técnicas de investigação em comportamento do consumidor no ambiente digital. Não se trata apenas de compreender o consumo online, muito pelo contrário: no Metaverso, consumidores constroem novas relações sociais, comportamentos e práticas culturais. A web hoje oferece uma miríade de experiências projetadas exclusivamente para o contexto online e é sobre elas que esta imersão tratará.

A transformação digital não é apenas sobre tecnologia: é sobre como tecnologias afetam pessoas no ambiente organizacional.


Nesta imersão, será desenvolvida uma experiência completa sobre a temática da transformação digital: desde seus conceitos básicos e primeiros modelos de implementação até a evolução provocada pelas plataformas em praticamente todos os mercados. Também será discutida uma das maiores questões envolvendo o tema: como efetivamente fazer as transformações digitais darem certo? No entanto, não deixaremos de abordar seus impactos na sociedade, nos modelos de negócio analógicos e no futuro do trabalho.

O futuro do empreendedorismo a partir de tecnologias que subvertem as lógicas de mercado que conhecemos.

O termo Web3 designa uma série de novos modelos de interação na World Wide Web, a partir de tecnologias pós-digitais, como blockchain, que reestruturam não apenas experiências de consumo, mas também experiências de trabalho e de construção de marcas, como modelos de negócio baseados em DAO (Decentralized Autonomous Organizations).

O futuro do trabalho está em jogo, principalmente para profissionais de marketing quando se trata do impacto da Web3 no mundo dos negócios.

O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores, a partir do contexto pós-digital.

Arena ESG & Dinâmicas de Consumo

A Arena ESG & Dinâmicas de Consumo proporciona ao estudante um mergulho no universo das tensões sociais, culturais e econômicas que estão desafiando gestores de marca no Brasil e no mundo. Dos desafios da diversidade até a mudança climática, um universo de novos temas impõe às marcas a necessidade de se posicionar e abandonar uma postura histórica de neutralidade política e social. A construção de futuros comuns desejáveis passa, fundamentalmente, por organizações e marcas que tenham a capacidade de imaginar e construir respostas concretas para esses desafios.

A teoria clássica da economia em cheque: crescimento perpétuo é utopia?


Há tempos, pesquisadores vêm desenvolvendo trabalhos que apontam para a necessidade de se repensar os modelos econômicos que sustentam as decisões estratégicas das empresas. Não se trata mais de apenas cuidar dos impactos ambientais: a discussão sobre limites do crescimento é multidisciplinar, pois envolve consumo sustentável, práticas de resistência, cultura Do-it-yourself e abordagens alternativas ao empreendedorismo.

Construir marcas nesse contexto exige ampliação da consciência da própria marca sobre seu papel neste debate. Nesta imersão, temas como economia donut, desenvolvimento sustentável na prática das organizações contemporâneas, aspectos políticos da sustentabilidade, limites do crescimento, movimentos alternativos ao crescimento, entre outros, serão discutidos.

As contribuições da antropologia e dos estudos culturais para a construção de marcas.


Historicamente, o campo do gerenciamento de marcas buscou na psicologia o arcabouço teórico para sua estruturação. No entanto, novas abordagens metodológicas para o gerenciamento de marcas baseadas em conhecimentos da antropologia e dos estudos de cultura têm auxiliado gestores de marca a operar em cenários de complexidade. Nesta imersão, os estudantes vivenciarão problemas relacionados à construção de marcas em mercados complexos; narrativas de marca; arquitetura de marcas em serviços digitais; construção de marcas para plataformas e web3.

Ponta a ponta: da compreensão do consumidor à formulação de experiências relevantes.


A abordagem Customer Centric é uma visão interdisciplinar que conecta os métodos de investigação do comportamento do consumidor com a construção de experiência de consumo e marcas relevantes para clientes e usuários. Nesta imersão, os estudantes discutirão problemas e situações reais ligadas a temas como: experiência do cliente; serviços e satisfação; criação de estratégias que colocam consumidor no centro; experiência de consumo na web3.

Quando as barreiras se esvaem e os papéis se misturam: o consumidor produtor no contexto de diversidade.


Historicamente, empresas produzem e consumidores compram produtos e serviços. Com o advento da web 2.0, esses papéis se modificam e consumidores passam a se tornar produtores, empreendedores e, muitas vezes, até mesmo concorrentes de marcas das quais eram fãs. Nesta imersão, novos fenômenos de consumo, em diferentes países e classes sociais, são investigados a partir de lentes teóricas contemporâneas. Debates sobre consumo e resistência; manifestação das marcas em prol da agenda de diversidade; desobediência civil; diversidade e coesão social; consumidor produtor e novos negócios sociais.

A satisfação já não é o bastante: é preciso se posicionar diante das tensões sociais.


Como construir marcas que se manifestem diante de temas polêmicos que dividem audiências e opiniões? Como construir a personalidade de uma marca numa era em que o consumidor tem tanta voz quanto as organizações? Como a marca se posiciona em direção à construção de um futuro comum desejável? Casos, problemas e vivências reais, em contexto de complexidade, marcam a imersão em propósito e atitude de marca. Também serão trabalhados temas como: construção de narrativas de marcas baseadas em propósito; personalidade de marca; dimensões cognitivas do branding.

O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores.

Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Híbrido

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

06/04/2024, 13/04/2024, 27/04/2024, 11/05/2024, 25/05/2024, 08/06/52024, 29/06/2024, 13/07/2024, 27/07/2024, 10/08/2024, 24/08/2024, 14/09/2024, 28/09/2024, 05/10/2024, 26/10/2024, 09/11/2024, 23/11/2024, 14/12/2024

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

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“Brands For The Future: Branding & Studies vai proporcionar aos estudantes uma nova experiência, com metodologias inovadoras de aprendizagem, currículo contemporâneo e desafios reais.”

Depoimentos de quem já passou por aqui

Confira os depoimentos e vivências dos estudantes nesta pós-graduação
exclusiva para ex-alunos da ESPM:

Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 650,00

Válido até o dia: 11/08/2024

1x R$ 1.300,00

matrícula

1x R$ 37.483,00