Les mercredis et jeudis
07/08/2024
Présencial
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Le MPCC est né en 2015 de l'intérêt d'offrir un cours innovant dans le domaine de l'étude du comportement du consommateur, en prenant comme point de départ les compétences et la vocation de l'ESPM en matière de marketing et de commerce.
O MPCC, até o momento, é o único curso no Brasil com este foco e especificidade e tem atraído a atenção de gestores(as), especialistas e consultores(as) que atuam no marketing de suas organizações e desejam gerar conhecimento científico e prático a partir da interface entre academia e mercado.
O MPCC está organizado em duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia – permitindo a formulação de pesquisas e geração de conhecimento com temáticas que exploram as perspectivas B2C e B2B, respondendo às necessidades estratégicas e de informação das empresas para amplificação das suas vantagens competitivas, bem como da sua atuação responsável e inovadora.
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa –
Esta linha de pesquisa investiga pessoas, grupos e organizações e suas manifestações de consumo para entender como escolhem, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias e experiências. São abordados os diversos papéis envolvidos, bem como suas facetas sociais, econômicas e políticas. Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis) e ODS conexos, os estudos aplicam-se a diversos setores, com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas.
Docentes: Edson Crescitelli, Evandro Luiz Lopes, Ricardo Zagallo Camargo, Roberta Dias Campos, Suzane Strehlau e Vivian Iara Strehlau.
Cette ligne de recherche inclut des études qui comprennent des formes d'obtention d'informations, leur utilisation et leur application pour comprendre comment les gens se constituent en tant que consommateurs et leur relation avec les marques, ce qui permet de recueillir des informations sur les processus de prise de décision et les situations d'achat, de consommation et d'élimination. Elle étudie également les décisions de marketing adoptées par les organisations face aux changements constants du comportement des consommateurs. Conformément à l'objectif 9 du développement durable (ODD 9 - Industrie, innovation et infrastructure) et aux ODD connexes, les études s'appliquent à divers secteurs et s'appuient sur de multiples méthodologies qualitatives et quantitatives.
Docentes: Júlio César Bastos de Figueiredo, Flávio Santino Bizarrias, Karin Brondino Pompeo, Luciana Florêncio de Almeida, Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel, Mario Henrique Ogasavara e Thelma Valéria Rocha Rodrigues.
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Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: conhecer, compreender e aplicar conceitos, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos acadêmicos. Planejar a coleta, organização e análise de dados qualitativos. Conectar o problema de pesquisa e objetivos à escolha dos procedimentos metodológicos qualitativos. Conteúdo: conceitos iniciais da pesquisa qualitativa; pesquisa fenomenológica; pesquisa-ação; pesquisa narrativa; etnografia; estudo de caso; métodos mistos; validação; análise de conteúdo.
Fundamentos do estudo sobre o consumidor; diferenças individuais; processos psicológicos; variáveis sociais no estudo sobre o consumidor; o processo de decisão de compra; responsabilidade e ética no estudo sobre o consumidor.
Discussões sobre epistemologia; construção de raciocínio lógico-científico e construção de papers profissionais em administração; metodologia; coleta e análise de dados; a persuasão científica; relevância; contribuições acadêmicas, gerenciais e sociais.
Esta disciplina é obrigatória para os estudantes do MPCC e pertence ao 4º (e último) semestre curricular do curso. Nesse momento, em geral, os estudantes ocupam-se com o desenvolvimento e conclusão de suas dissertações. Nesse contexto, os objetivos da disciplina são:
– Reforçar para os estudantes qual é a estrutura esperada de uma dissertação;
– Auxiliar os estudantes a pensar oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas dissertações;
- Offrir un feedback constructif sur les éventuelles faiblesses du mémoire, au stade où il en est, et indiquer des moyens de les corriger ;
- Contribuer à la préparation de l'étudiant à la soutenance de son mémoire devant un jury.
Comprendre les types, les caractéristiques et la nature des ensembles de données sur les consommateurs stockés par des appareils électroniques fixes et mobiles et par diverses sources d'information, qu'elles soient publiques ou en réseau. Évaluer la complexité et la richesse des informations sur les comportements d'achat et les relations entre les entreprises et les clients/consommateurs d'individus interagissant dans des environnements virtuels. Réfléchir de manière critique aux questions d'éthique et de sécurité associées au stockage, à la disponibilité et à l'utilisation de ces informations.
Développer les compétences souhaitables pour l'analyse exploratoire des données : classification, clustering, mining, approches analytiques de l'exploration textuelle, modèles neuronaux, explication et prédiction, dans une perspective d'intelligence analytique et de modélisation informationnelle. Le cours se déroulera sous forme de conférences, de cours pratiques et de présentations d'invités.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Demonstrar proficiência marketing internacional. Demonstrar familiaridade com as principais estratégias de marketing global, regional e internacional praticadas por empresas de diferentes setores e porte. Ler e compreender a literatura da área de marketing internacional. Elaborar um artigo sobre os temas abordados na disciplina.
Conteúdo: as diferenças entre marketing global e marketing internacional. A influência do ambiente econômico, e os mercados emergentes. O consumidor e as diferenças culturais. A gestão da marca em ambientes internacionais. O desenvolvimento das estratégias de marketing internacional, com as decisões de padronização e adaptação do marketing mix. A estruturação dos departamentos de marketing internacional e global.
O comportamento do consumidor não é indiferente aos hábitos e valores culturais, típicos e característicos de cada sociedade e dos diversos grupos de consumidores. Inicialmente, as empresas ignoraram os traços culturais, mas principalmente a partir da década de 80, com o avanço do mercado global, têm aprendido a reconhecer o impacto das culturas locais para o comportamento dos consumidores e das estratégias de marcas globais e regionais. Como temas principais tem-se: O que é cultura: definição, conceitos e diferentes abordagens.
Consumo, cultura e cultura de consumo; traços culturais e comportamento do consumidor; Paradoxo do consumo: o consumidor consciente X a cultura do consumismo; subculturas de consumidores; aspectos sociais, sociedade e comportamento de consumo; sociedade de consumo X sociedade de consumidores; a nova cultura do consumidor: consciente, engajado, exigente e indignado.
Método de pesquisa em economia; perspectiva histórica das pesquisas econômicas sobre comportamento do consumidor; utilidade cardinal e ordinal apresentação dos axiomas de racionalidade e de comportamento; preferência revelada; mercados perfeitos; comportamento racional e escolha individual; síntese neoclássica e funcionamento do mercado; mercados imperfeitos; comportamento do consumidor em ambiente de risco; economia comportamental.
L'objectif général de la discipline est d'aider l'étudiant à comprendre les principales bases théoriques de la communication marketing, en démontrant ses fonctions dans les stratégies de marketing et dans les stratégies de développement des organisations de différents secteurs. Comprendre les caractéristiques et les fonctions des principales formes et domaines de la communication marketing, en expliquant leurs influences sur le comportement des consommateurs. Analyser les aspects éthiques et socio-environnementaux des stratégies de communication marketing, en étudiant leur impact sur les consommateurs et la société.
Distinção entre teorias micro e macroeconômicas sobre consumo individual e agregado. O modelo Keynesiano; Ciclo de vida e Modelo de Renda Permanente; preferência intertemporal por consumo; consumo com restrição de liquidez; preço de ativos; taxa de juros; taxa de câmbio e consumo; fluxos de capitais; bolhas de consumo e bolhas de ativos e a teoria do acesso; escolha racional em ambiente de risco; economia comportamental.
A disciplina situa social e historicamente a noção de estilo de vida no âmbito da cultura contemporânea, em especial a cultura do consumo, marcada pela multiplicidade de escolhas e pela ansiedade. Aborda a gênese do conceito, as referências teóricas fundamentais e suas aplicações mercadológicas, com ênfase na discussão do seu poder explicativo para os fenômenos atuais ligados ao consumo, em especial o comportamento do consumidor. Propõe ainda a observação e discussão das manifestações midiáticas do estilo de vida (lifestyle media) e o diálogo com os temas trabalhados pelos estudantes no projeto de pesquisa.
Objetivos da Parte I: Conceitos sobre experimentos. Este curso tem como objetivo desenvolver a capacidade dos participantes de criticar, planejar, desenvolver e publicar estudos empíricos em comportamento do consumidor e áreas relacionadas que envolvam pesquisa experimental. Ao longo do curso, os participantes receberão apoio e feedback para desenvolver seu próprio projeto de pesquisa experimental. O curso é dirigido a estudantes de pós-graduação que estão no processo de desenvolver seus próprios projetos de pesquisa.
Objetivos da Parte II: Aplicação em neurociência e consumo (eye-tracking). Tem por objetivo apresentar as tecnologias da neurociência aplicadas, na prática, por meio do estudo de “casos reais” em sala de aula, no entendimento do comportamento e percepção das experiências dos consumidores. As aulas serão divididas sempre em duas partes, uma teórica e uma prática em eye-tracking, com aprendizado gradativo da tecnologia, de modo a tornar o curso mais dinâmico desde o seu início. Como formação básica em “Neurotecnologia do Consumo” para aplicação prática em negócios, será também ministrada uma base teórica mínima de iniciação em Neuroeconomia (Paul W. Glimcher), passando pelos seus fundamentos da neurociência no estudo da “tomada de decisão”, base para a neurociência aplicada ao estudo do comportamento dos consumidores. Complementando a base teórica, como pano de fundo do momento macroeconômico atual, o curso aborda ainda uma breve introdução à “economia da experiência”, tese de Gilmer e Palmer (Harvard-1998), o que contextualiza a importância estratégica da aplicação da “Neurotecnologia do Consumo” nos negócios das grandes marcas de consumo e serviços.
A crise do marketing e do capitalismo. Estudos e pensadoras(es) decoloniais. Novas perspectivas para produção, consumo, mercado e sociedade. Tecnociência x conhecimento tradicional. O artesanal como inovação. Inovação decolonial em negócios. Futuro do marketing e ancestralidade. Teorias da prática. Cultura e práticas de povos originários
e ribeirinhos da Amazônia.
Ao final desta disciplina estudantes deverão ser capazes de: identificar e distinguir perspectivas coloniais e decoloniais; conceituar termos como ancestralidade, conhecimentos tradicionais e originários; desconstruir/ reconstruir visões de produção, consumo, mercado e sociedade de matriz europeia/estadunidense a partir do contato com pensadores e pensadoras decoloniais; exercitar uma percepção simétrica entre a cultura e o conhecimento tecnocientíficos e a cultura e conhecimento tradicionais; mapear e compartilhar práticas (dizeres e fazeres), estabelecendo parâmetros para lidar com diferentes visões
de mundo de modo produtivo; projetar e prototipar produtos técnico e tecnológicos
inovadores em cooperação com atores indígenas e ribeirinhos da Amazônia.
A disciplina visa promover a vivência de uma comunidade de prática, entendida como um espaço que fomente a aprendizagem por meio da colaboração reflexiva entre profissionais unidos pelo interesse comum na cultura de consumo e no comportamento do consumidor.
Os conceitos de comunidade de prática, prática, teoria da prática e inovação são abordados por meio da análise de práticas organizacionais, visando gerar propostas de intervenções nas empresas, envolvendo temas transversais contemporâneos.
Les développements possibles sont les suivants : production d'idées d'innovations dans les organisations ; propositions de recherches à mener dans les entreprises ; cas pédagogiques et articles techniques (en partenariat avec les enseignants) ; création d'une banque de pratiques innovantes (matérialisation créative des connaissances tacites, au moyen de représentations visuelles, de produits audiovisuels, de chroniques, d'histoires courtes, etc.)
Objetivos: ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: demonstrar familiaridade com as principais teorias e conceitos relacionados ao marketing de relacionamento. Articular os conceitos apreendidos tanto por meio de produção bibliográfica quanto tecnológica.
Conteúdo: transações discretas e relacionais; teoria da confiança; lealdade e programas de lealdade; amor à marca e relacionamento do cliente com marca; lógica dominante de serviço; criação de valor e engajamento à marca; jornada do consumidor; experiência do cliente.
Comment générer des idées et des innovations à partir des tendances et des comportements futurs ?
O objetivo deste curso é responder a essa questão de modo prático e útil para os negócios, a partir da compreensão do conceito científico de tendências, do uso das ferramentas para identificá-las e da geração de insights para os negócios.
Atualmente, há uma grande confusão sobre tendências e modismo. Este curso visa dar uma visão consistente e prática sobre o tema, partir da abordagem da Sociologia e Antropologia, além de apresentar as principais técnicas de geração de insights e identificação de tendências.
Para isso, o curso promove o contato com as atividades de consumer insights e as ferramentas de análise crítica do comportamento do consumidor a fim de desenvolver uma atitude questionadora e, principalmente, de empatia com o consumidor, antes de tudo, como um ser humano, a partir da compreensão de suas angústias e dilemas que impactam no seu comportamento de consumo.
Au final, le cours vise à exercer chez l'étudiant une attitude citoyenne en tant que chercheur ou manager, afin de prendre en compte dans le quotidien des affaires, l'impact des actions des entreprises sur la vie sociale des personnes, la construction de l'égalité, les droits civiques et la responsabilité sociale, les sphères de l'environnement et de la vie.
As empresas têm enfrentado um desafio recente e novo: incluir a diversidade no corpo de funcionários da organização e promover a aproximação da marca com as causas da diversidade (LGBTQA+, pessoas portadoras de deficiência, negros, indígenas, equidade de gênero, refugiados) nas suas campanhas de marketing, publicidade e nos seus produtos ou serviços. Ao mesmo tempo, as empresas têm aderido a causas que remetem às lutas sociais. O objetivo principal do curso é compreender cientificamente quais as razões, implicações e movimentos futuros da intersecção entre negócios, ambiente empresarial, causas e diversidade.
O curso também trata passo a passo como implementar um plano de inclusão da diversidade na organização, na comunicação e nos produtos da marca. Por qual grupo começar: LGBTQA+ ou negros? O que é necessário adequar na publicidade e no marketing da marca para gerar inclusão? Como alinhar toda a equipe da empresa em defesa da diversidade? Quais os principais desafios e barreiras? Como implementar um plano para promover a inclusão da diversidade na marca? Essas questões que afligem os gestores no dia a dia serão tratadas no curso de forma científica e visando uma aplicação prática.
Le cours présente la face cachée du marketing. Les entreprises et les consommateurs peuvent adopter des comportements douteux, peu scrupuleux ou négligents qui ont des effets néfastes sur la personne ou la société.
São considerados comportamentos indesejáveis coisas como furtos em lojas, fraudes (“cola” e plágio), falsificação, erotização infantil, desordem alimentar, entre outros.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de elaborar um problema de pesquisa compreendendo o fenômeno do luxo no contexto da administração contemporânea com uma visão abrangente e crítica. Conteúdo: A evolução do conceito de luxo. O gerenciamento das marcas de luxo e masstige. Arte e luxo. Níveis de luxuosidade percebida e varejo. Extensão de marcas. Consumo conspícuo. Sinalização de status.
Ferramentas de IA (Inteligência Artificial) baseadas em modelos de linguagem LLM (Large Language Model), as quais auxiliam uma série de atividades ou tarefas em projetos de pesquisa, sejam elas de natureza acadêmica ou mercadológica. Ao mesmo tempo que nos deparamos com o enorme sucesso do ChatGPT, por seu potencial inovador para todos os segmentos da sociedade, pesquisadores e profissionais ainda estão tentando conhecer, aplicar e entender suas implicações e limitações de uso para a pesquisa, seja ela acadêmica ou para estratégias de negócios. Dessa forma, este curso objetiva contribuir com esse desafio oferecendo uma abordagem instrumental para melhor compreensão sobre o uso da IA para realizar pesquisas tanto de caráter acadêmico com de mercado.
O objetivo geral desta disciplina é proporcionar aos alunos conhecimento e habilidades em desenvolver produtos técnico-tecnológicos (PTT) alinhados ao conhecimento científico, e como resultado deste trazer aplicações para a prática das organizações. Serão abordados: características e tipologia dos produtos técnico-tecnológicos; o planejamento do PTT dentro da pesquisa; a estrutura dos diversos tipos de PTT; o sistema de avaliação de um PTT e seu papel na disseminação de conhecimento prático. Ao final, espera-se que os participantes possam apresentar produtos técnico-tecnológicos relacionados aos seus objetivos de estudo.
O curso é desenvolvido em forma de exposição dialogada e palestras com intensa participação dos alunos. Para cada aula há um conjunto de textos relativos ao tópico em discussão. Espera-se que cada aluno leia e prepare antecipadamente pelo menos um texto de cada aula. O curso receberá convidados eventuais conforme o tema abordado.
O objetivo desta disciplina é fornecer aos alunos um amplo conhecimento sobre as principais teorias e conceitos empregados nos campos de Marketing desejáveis ao melhor aproveitamento das visitas e palestras do módulo internacional oferecido por este programa. Pretende-se, especificamente:
• apresentar uma ampla visão das principais teorias em uso na literatura da área; e
• desenvolver as habilidades dos alunos para identificar problemas de pesquisa e propor soluções conceituais e empíricas para esses problemas.
Exame de conclusão de curso, o qual pode ser apresentado no formato de uma dissertação ou de um produto.
TOTAL: 40 créditos (carga horária: 600 horas)
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 10 (150 horas)
Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 14 (210 horas)
Créditos em atividades complementares (obrigatórias): 4 (60 horas)
Créditos em orientação de dissertação: 12 (180 horas)
EDIÇÃO DE FEVEREIRO – Data de realização: 05/03/2023
EDIÇÃO DE JUNHO – Data de realização: 18/06/2023
EDIÇÃO DE SETEMBRO – Data de realização: 24/09/2023
EDIÇÃO DE NOVEMBRO – Data de realização: 26/11/2023
O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.
Obs.: O link do processo seletivo online será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
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Témoignages de certains des étudiants du master ESPM diplômés en 2019, partageant un peu de leur recherche et de leur trajectoire d'études :
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.
Dans le cas des diplômes internationaux, il est nécessaire de les faire traduire sous serment, de les faire consigner par le Brésil dans le pays d'origine et de les faire revalider, conformément à la résolution nº 8, du 4/10/07, du Conseil national de l'éducation (CNE), disponible à l'adresse suivante : http://portal.mec.gov.br.
De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM
saída do Metrô Ana Rosa
(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)
Horários:
06h30 às 13h30
14h30 às 17h
18h às 23h30
Rua Joaquim Távora, 1240 - Vila Mariana, São Paulo - SP
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
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A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.