Às quartas e quintas-feiras
07/08/2024
Presencial
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O MPCC nasceu em 2015 do interesse em oferecer um curso inovador na área dos estudos em comportamento do consumidor, tendo como ponto de partida as competências e vocação da ESPM em marketing e negócios.
O MPCC, até o momento, é o único curso no Brasil com este foco e especificidade e tem atraído a atenção de gestores(as), especialistas e consultores(as) que atuam no marketing de suas organizações e desejam gerar conhecimento científico e prático a partir da interface entre academia e mercado.
O MPCC está organizado em duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia – permitindo a formulação de pesquisas e geração de conhecimento com temáticas que exploram as perspectivas B2C e B2B, respondendo às necessidades estratégicas e de informação das empresas para amplificação das suas vantagens competitivas, bem como da sua atuação responsável e inovadora.
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa –
Esta linha de pesquisa investiga pessoas, grupos e organizações e suas manifestações de consumo para entender como escolhem, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias e experiências. São abordados os diversos papéis envolvidos, bem como suas facetas sociais, econômicas e políticas. Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis) e ODS conexos, os estudos aplicam-se a diversos setores, com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas.
Docentes: Edson Crescitelli, Evandro Luiz Lopes, Ricardo Zagallo Camargo, Roberta Dias Campos, Suzane Strehlau e Vivian Iara Strehlau.
Esta linha de pesquisa inclui estudos que compreendem formas de obtenção de informação, seu uso e aplicação na compreensão de como as pessoas se constituem como consumidoras e seu relacionamento com as marcas, permitindo o levantamento de insights sobre processos decisórios e situações de compra, consumo e descarte. Pesquisa ainda as decisões mercadológicas adotadas pelas organizações em face das constantes mudanças no comportamento do consumidor. Alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS conexos, os estudos aplicam-se a diversos setores, com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas.
Docentes: Júlio César Bastos de Figueiredo, Flávio Santino Bizarrias, Karin Brondino Pompeo, Luciana Florêncio de Almeida, Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel, Mario Henrique Ogasavara e Thelma Valéria Rocha Rodrigues.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: conhecer, compreender e aplicar conceitos, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos acadêmicos. Planejar a coleta, organização e análise de dados qualitativos. Conectar o problema de pesquisa e objetivos à escolha dos procedimentos metodológicos qualitativos. Conteúdo: conceitos iniciais da pesquisa qualitativa; pesquisa fenomenológica; pesquisa-ação; pesquisa narrativa; etnografia; estudo de caso; métodos mistos; validação; análise de conteúdo.
Fundamentos do estudo sobre o consumidor; diferenças individuais; processos psicológicos; variáveis sociais no estudo sobre o consumidor; o processo de decisão de compra; responsabilidade e ética no estudo sobre o consumidor.
Discussões sobre epistemologia; construção de raciocínio lógico-científico e construção de papers profissionais em administração; metodologia; coleta e análise de dados; a persuasão científica; relevância; contribuições acadêmicas, gerenciais e sociais.
Esta disciplina é obrigatória para os estudantes do MPCC e pertence ao 4º (e último) semestre curricular do curso. Nesse momento, em geral, os estudantes ocupam-se com o desenvolvimento e conclusão de suas dissertações. Nesse contexto, os objetivos da disciplina são:
– Reforçar para os estudantes qual é a estrutura esperada de uma dissertação;
– Auxiliar os estudantes a pensar oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas dissertações;
– Oferecer feedback construtivo acerca das eventuais fragilidades da dissertação, no estágio em que se encontra, e apontar caminhos para correção;
– Contribuir com o preparo do estudante para a defesa de sua dissertação em banca.
Compreender os tipos, as características e a natureza dos conjuntos de dados de consumo armazenados por dispositivos eletrônicos fixos e móveis e diversas fontes de informação, de caráter público ou em redes de relacionamento. Avaliar a complexidade e a riqueza de informações de comportamentos de compra e de relacionamento entre empresas e clientes/consumidores de indivíduos que interagem em ambientes virtuais. Refletir, criticamente, sobre questões éticas e de segurança associadas à armazenagem, disponibilidade e utilização dessas informações.
Desenvolver habilidades desejáveis à análise exploratória de dados: classificação, agrupamento, mineração, abordagens analíticas de exploração textual, modelos neurais, explicação e previsão, em uma perspectiva de inteligência analítica e modelagem informacional. O curso será conduzido por meio de preleções, aulas práticas e apresentações de convidados.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Demonstrar proficiência marketing internacional. Demonstrar familiaridade com as principais estratégias de marketing global, regional e internacional praticadas por empresas de diferentes setores e porte. Ler e compreender a literatura da área de marketing internacional. Elaborar um artigo sobre os temas abordados na disciplina.
Conteúdo: as diferenças entre marketing global e marketing internacional. A influência do ambiente econômico, e os mercados emergentes. O consumidor e as diferenças culturais. A gestão da marca em ambientes internacionais. O desenvolvimento das estratégias de marketing internacional, com as decisões de padronização e adaptação do marketing mix. A estruturação dos departamentos de marketing internacional e global.
O comportamento do consumidor não é indiferente aos hábitos e valores culturais, típicos e característicos de cada sociedade e dos diversos grupos de consumidores. Inicialmente, as empresas ignoraram os traços culturais, mas principalmente a partir da década de 80, com o avanço do mercado global, têm aprendido a reconhecer o impacto das culturas locais para o comportamento dos consumidores e das estratégias de marcas globais e regionais. Como temas principais tem-se: O que é cultura: definição, conceitos e diferentes abordagens.
Consumo, cultura e cultura de consumo; traços culturais e comportamento do consumidor; Paradoxo do consumo: o consumidor consciente X a cultura do consumismo; subculturas de consumidores; aspectos sociais, sociedade e comportamento de consumo; sociedade de consumo X sociedade de consumidores; a nova cultura do consumidor: consciente, engajado, exigente e indignado.
Método de pesquisa em economia; perspectiva histórica das pesquisas econômicas sobre comportamento do consumidor; utilidade cardinal e ordinal apresentação dos axiomas de racionalidade e de comportamento; preferência revelada; mercados perfeitos; comportamento racional e escolha individual; síntese neoclássica e funcionamento do mercado; mercados imperfeitos; comportamento do consumidor em ambiente de risco; economia comportamental.
O objetivo geral da disciplina é auxiliar o estudante a ser capaz de compreender os principais fundamentos teóricos da comunicação de natureza mercadológica, demonstrando suas funções nas estratégias de marketing e nas estratégias de desenvolvimento de organizações de diferentes setores. Entender as características e funções das principais formas e arenas de comunicação de marketing, explicando suas influências sobre o comportamento do consumidor. Analisar aspectos éticos e socioambientais das estratégias de comunicação mercadológica, investigando seus impactos sobre o consumidor e a sociedade.
Distinção entre teorias micro e macroeconômicas sobre consumo individual e agregado. O modelo Keynesiano; Ciclo de vida e Modelo de Renda Permanente; preferência intertemporal por consumo; consumo com restrição de liquidez; preço de ativos; taxa de juros; taxa de câmbio e consumo; fluxos de capitais; bolhas de consumo e bolhas de ativos e a teoria do acesso; escolha racional em ambiente de risco; economia comportamental.
A disciplina situa social e historicamente a noção de estilo de vida no âmbito da cultura contemporânea, em especial a cultura do consumo, marcada pela multiplicidade de escolhas e pela ansiedade. Aborda a gênese do conceito, as referências teóricas fundamentais e suas aplicações mercadológicas, com ênfase na discussão do seu poder explicativo para os fenômenos atuais ligados ao consumo, em especial o comportamento do consumidor. Propõe ainda a observação e discussão das manifestações midiáticas do estilo de vida (lifestyle media) e o diálogo com os temas trabalhados pelos estudantes no projeto de pesquisa.
Objetivos da Parte I: Conceitos sobre experimentos. Este curso tem como objetivo desenvolver a capacidade dos participantes de criticar, planejar, desenvolver e publicar estudos empíricos em comportamento do consumidor e áreas relacionadas que envolvam pesquisa experimental. Ao longo do curso, os participantes receberão apoio e feedback para desenvolver seu próprio projeto de pesquisa experimental. O curso é dirigido a estudantes de pós-graduação que estão no processo de desenvolver seus próprios projetos de pesquisa.
Objetivos da Parte II: Aplicação em neurociência e consumo (eye-tracking). Tem por objetivo apresentar as tecnologias da neurociência aplicadas, na prática, por meio do estudo de “casos reais” em sala de aula, no entendimento do comportamento e percepção das experiências dos consumidores. As aulas serão divididas sempre em duas partes, uma teórica e uma prática em eye-tracking, com aprendizado gradativo da tecnologia, de modo a tornar o curso mais dinâmico desde o seu início. Como formação básica em “Neurotecnologia do Consumo” para aplicação prática em negócios, será também ministrada uma base teórica mínima de iniciação em Neuroeconomia (Paul W. Glimcher), passando pelos seus fundamentos da neurociência no estudo da “tomada de decisão”, base para a neurociência aplicada ao estudo do comportamento dos consumidores. Complementando a base teórica, como pano de fundo do momento macroeconômico atual, o curso aborda ainda uma breve introdução à “economia da experiência”, tese de Gilmer e Palmer (Harvard-1998), o que contextualiza a importância estratégica da aplicação da “Neurotecnologia do Consumo” nos negócios das grandes marcas de consumo e serviços.
A crise do marketing e do capitalismo. Estudos e pensadoras(es) decoloniais. Novas perspectivas para produção, consumo, mercado e sociedade. Tecnociência x conhecimento tradicional. O artesanal como inovação. Inovação decolonial em negócios. Futuro do marketing e ancestralidade. Teorias da prática. Cultura e práticas de povos originários
e ribeirinhos da Amazônia.
Ao final desta disciplina estudantes deverão ser capazes de: identificar e distinguir perspectivas coloniais e decoloniais; conceituar termos como ancestralidade, conhecimentos tradicionais e originários; desconstruir/ reconstruir visões de produção, consumo, mercado e sociedade de matriz europeia/estadunidense a partir do contato com pensadores e pensadoras decoloniais; exercitar uma percepção simétrica entre a cultura e o conhecimento tecnocientíficos e a cultura e conhecimento tradicionais; mapear e compartilhar práticas (dizeres e fazeres), estabelecendo parâmetros para lidar com diferentes visões
de mundo de modo produtivo; projetar e prototipar produtos técnico e tecnológicos
inovadores em cooperação com atores indígenas e ribeirinhos da Amazônia.
A disciplina visa promover a vivência de uma comunidade de prática, entendida como um espaço que fomente a aprendizagem por meio da colaboração reflexiva entre profissionais unidos pelo interesse comum na cultura de consumo e no comportamento do consumidor.
Os conceitos de comunidade de prática, prática, teoria da prática e inovação são abordados por meio da análise de práticas organizacionais, visando gerar propostas de intervenções nas empresas, envolvendo temas transversais contemporâneos.
Os desdobramentos possíveis envolvem: geração de insights para inovações nas organizações; propostas de pesquisas a serem realizadas nas empresas; casos de ensino e de artigos técnicos (em parceria com docentes); criação de um banco de práticas inovadoras (materialização criativa de conhecimento tácito, por meio de representações visuais, produtos audiovisuais, crônicas, contos etc.).
Objetivos: ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: demonstrar familiaridade com as principais teorias e conceitos relacionados ao marketing de relacionamento. Articular os conceitos apreendidos tanto por meio de produção bibliográfica quanto tecnológica.
Conteúdo: transações discretas e relacionais; teoria da confiança; lealdade e programas de lealdade; amor à marca e relacionamento do cliente com marca; lógica dominante de serviço; criação de valor e engajamento à marca; jornada do consumidor; experiência do cliente.
Como gerar insights e inovação a partir das tendências e comportamentos futuros?
O objetivo deste curso é responder a essa questão de modo prático e útil para os negócios, a partir da compreensão do conceito científico de tendências, do uso das ferramentas para identificá-las e da geração de insights para os negócios.
Atualmente, há uma grande confusão sobre tendências e modismo. Este curso visa dar uma visão consistente e prática sobre o tema, partir da abordagem da Sociologia e Antropologia, além de apresentar as principais técnicas de geração de insights e identificação de tendências.
Para isso, o curso promove o contato com as atividades de consumer insights e as ferramentas de análise crítica do comportamento do consumidor a fim de desenvolver uma atitude questionadora e, principalmente, de empatia com o consumidor, antes de tudo, como um ser humano, a partir da compreensão de suas angústias e dilemas que impactam no seu comportamento de consumo.
Como resultado final, o curso visa exercitar no aluno a atitude cidadã como pesquisador ou gestor, de modo a considerar no cotidiano dos negócios, o impacto das ações das empresas na vida social das pessoas, na construção da igualdade, nos direitos civis e na responsabilidade social, ambiental e nas esferas da vida.
As empresas têm enfrentado um desafio recente e novo: incluir a diversidade no corpo de funcionários da organização e promover a aproximação da marca com as causas da diversidade (LGBTQA+, pessoas portadoras de deficiência, negros, indígenas, equidade de gênero, refugiados) nas suas campanhas de marketing, publicidade e nos seus produtos ou serviços. Ao mesmo tempo, as empresas têm aderido a causas que remetem às lutas sociais. O objetivo principal do curso é compreender cientificamente quais as razões, implicações e movimentos futuros da intersecção entre negócios, ambiente empresarial, causas e diversidade.
O curso também trata passo a passo como implementar um plano de inclusão da diversidade na organização, na comunicação e nos produtos da marca. Por qual grupo começar: LGBTQA+ ou negros? O que é necessário adequar na publicidade e no marketing da marca para gerar inclusão? Como alinhar toda a equipe da empresa em defesa da diversidade? Quais os principais desafios e barreiras? Como implementar um plano para promover a inclusão da diversidade na marca? Essas questões que afligem os gestores no dia a dia serão tratadas no curso de forma científica e visando uma aplicação prática.
O curso apresenta um lado obscuro do marketing. Empresas e consumidores podem se engajar em comportamentos duvidosos, inescrupulosos ou negligentes causando efeitos danosos para a pessoa ou sociedade.
São considerados comportamentos indesejáveis coisas como furtos em lojas, fraudes (“cola” e plágio), falsificação, erotização infantil, desordem alimentar, entre outros.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de elaborar um problema de pesquisa compreendendo o fenômeno do luxo no contexto da administração contemporânea com uma visão abrangente e crítica. Conteúdo: A evolução do conceito de luxo. O gerenciamento das marcas de luxo e masstige. Arte e luxo. Níveis de luxuosidade percebida e varejo. Extensão de marcas. Consumo conspícuo. Sinalização de status.
Ferramentas de IA (Inteligência Artificial) baseadas em modelos de linguagem LLM (Large Language Model), as quais auxiliam uma série de atividades ou tarefas em projetos de pesquisa, sejam elas de natureza acadêmica ou mercadológica. Ao mesmo tempo que nos deparamos com o enorme sucesso do ChatGPT, por seu potencial inovador para todos os segmentos da sociedade, pesquisadores e profissionais ainda estão tentando conhecer, aplicar e entender suas implicações e limitações de uso para a pesquisa, seja ela acadêmica ou para estratégias de negócios. Dessa forma, este curso objetiva contribuir com esse desafio oferecendo uma abordagem instrumental para melhor compreensão sobre o uso da IA para realizar pesquisas tanto de caráter acadêmico com de mercado.
O objetivo geral desta disciplina é proporcionar aos alunos conhecimento e habilidades em desenvolver produtos técnico-tecnológicos (PTT) alinhados ao conhecimento científico, e como resultado deste trazer aplicações para a prática das organizações. Serão abordados: características e tipologia dos produtos técnico-tecnológicos; o planejamento do PTT dentro da pesquisa; a estrutura dos diversos tipos de PTT; o sistema de avaliação de um PTT e seu papel na disseminação de conhecimento prático. Ao final, espera-se que os participantes possam apresentar produtos técnico-tecnológicos relacionados aos seus objetivos de estudo.
O curso é desenvolvido em forma de exposição dialogada e palestras com intensa participação dos alunos. Para cada aula há um conjunto de textos relativos ao tópico em discussão. Espera-se que cada aluno leia e prepare antecipadamente pelo menos um texto de cada aula. O curso receberá convidados eventuais conforme o tema abordado.
O objetivo desta disciplina é fornecer aos alunos um amplo conhecimento sobre as principais teorias e conceitos empregados nos campos de Marketing desejáveis ao melhor aproveitamento das visitas e palestras do módulo internacional oferecido por este programa. Pretende-se, especificamente:
• apresentar uma ampla visão das principais teorias em uso na literatura da área; e
• desenvolver as habilidades dos alunos para identificar problemas de pesquisa e propor soluções conceituais e empíricas para esses problemas.
Exame de conclusão de curso, o qual pode ser apresentado no formato de uma dissertação ou de um produto.
TOTAL: 40 créditos (carga horária: 600 horas)
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 10 (150 horas)
Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 14 (210 horas)
Créditos em atividades complementares (obrigatórias): 4 (60 horas)
Créditos em orientação de dissertação: 12 (180 horas)
EDIÇÃO DE FEVEREIRO – Data de realização: 05/03/2023
EDIÇÃO DE JUNHO – Data de realização: 18/06/2023
EDIÇÃO DE SETEMBRO – Data de realização: 24/09/2023
EDIÇÃO DE NOVEMBRO – Data de realização: 26/11/2023
O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.
Obs.: O link do processo seletivo online será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Conheça as nossas publicações e amplie seu conhecimento em uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa.
Depoimentos de alguns dos mestrandos da ESPM formados em 2019, compartilhando um pouco da sua trajetória de pesquisa e estudos:
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.
No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br
Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu são programas acadêmicos de nível avançado que englobam mestrado e doutorado. Eles têm uma duração longa, geralmente com duração de, aproximadamente, 2 anos para o mestrado e 4 anos para o doutorado. O objetivo central desses cursos é formar lideranças capazes de trazer avanços para o conhecimento em suas áreas através de pesquisas de alto nível. Durante o curso, os(as) estudantes devem completar créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas e realizar pesquisas originais em sua área de estudo. Ao final do programa, a pesquisa desenvolvida pelo(a) estudante é apresentada e avaliada por uma banca examinadora como parte dos requisitos para a conclusão do curso. A ênfase, aqui, está nas atividades de pesquisa, permitindo que os(as) alunos(as) desenvolvam habilidades e produzam trabalhos acadêmicos, técnicos e tecnológicos originais que contribuam para o avanço do conhecimento em seu campo. Durante o curso, os(as) alunos(as) desenvolvem habilidades críticas de análise, pesquisa, redação acadêmica e apresentação, que são transferíveis para muitos campos profissionais.
Sim. É necessária a aprovação da CAPES para um curso Stricto Sensu funcionar.
A CAPES é uma fundação vinculada ao MEC, que regula e avalia todos os cursos de mestrado e doutorado do país.
No caso do Mestrado, todo(a) estudante que tenha um curso de graduação concluído, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
No caso de Doutorado, todo(a) estudante do curso de Mestrado, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos.
No caso do PPGECEI (MPGEC), especificamente, como não existe graduação em Economia Criativa, as turmas são formadas por estudantes oriundos(as) de várias áreas do conhecimento, e o curso é considerado interdisciplinar.
Assim, os(as) estudantes, além de optarem pelos cursos do MPCC, PPGA, PPGCOM e PPGECEI (MPGEC), muitas vezes diferentes do escolhido na graduação, podem ser instruídos(as) pelos docentes a mudarem de linha de pesquisa para adequarem melhor o seu projeto, visto que ele será a base de todo o seu curso.
Sim, os cursos Stricto Sensu (literalmente: de sentido específico, e não amplo) são os mestrados, mestrados-profissionais e doutorados, que habilitam o(a) egresso(a) a dar aula em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu (no caso do doutorado).
O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação, e suas principais diferenças estão relacionadas aos objetivos e à abordagem:
Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre(a), mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Não, o título obtido é rigorosamente o mesmo. Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre(a), mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Aqui, você desenvolve uma pesquisa científica com aplicação prática. Os(as) mestres(as) formados no MPCC podem atuar tanto na carreira acadêmica, pois o título de mestre(a) permite que atuem como docentes em universidades e/ou prossigam para um Doutorado; quanto seguir na carreira executiva, levando o ferramental científico para diagnosticar e resolver problemas nas organizações, especialmente nas áreas de negócios, marketing e relações com consumidoras(es). Essa aplicação prática do conhecimento é particularmente valiosa para empresas que buscam uma vantagem competitiva no mercado.
Neste programa são abordados tópicos e temas de pesquisa voltados às necessidades e demandas das organizações nacionais e internacionais com objetivos como crescimento e perenidade e que, para tanto, estão em busca de profissionais capazes de desenhar as estratégias que as levem a caminhar com solidez e segurança, mesmo em cenários de turbulenta transformação. Tanto no Mestrado quanto no Doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam na carreira acadêmica.
Este programa tem por especificidade articular o campo da comunicação aos estudos do consumo. Ele parte da perspectiva de que o consumo é um comunicador das nossas relações sociais mais amplas e de que os meios de comunicação de massa fazem um papel de mediação das várias culturas do consumo. Por isso, interessa ao programa pesquisas que investiguem como as culturas midiáticas e os simbolismos do consumo estão articulados. É um programa voltado à análise crítica sobre a sociedade de massa e do consumo, sobre as culturas midiáticas e digitais e sobre as narrativas midiatizadas sobre o consumo, o que inclui o estudo de teorias clássicas e a discussão de abordagens contemporâneas.
O PPGCOM mantém sua missão de formar docentes e investigadores(as) com qualidade e competência para assumirem responsabilidades pela execução e liderança nas atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de Comunicação, em âmbito nacional e internacional. Tanto no Mestrado quanto no Doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam na carreira acadêmica, bem como na articulação da pesquisa com ONGs, empresas privadas e setores da sociedade civil.
1) BOLSAS DE PESQUISA (bolsas das agências de fomento): Estas bolsas são disponibilizadas aos Mestrados e Doutorados do PPGA e PPGCOM. Com esta bolsa, você recebe da CAPES um financiamento/ uma ajuda para custear as suas pesquisas. O EPAP é o departamento responsável pelo controle delas.
OBS.: As bolsas só começam a ser válidas a partir da segunda mensalidade, ou seja, você deve arcar com a matrícula e a primeira mensalidade.
2) DESCONTO SOBRE MENSALIDADE
– Desconto de 5% no valor integral, se você for concluinte dos cursos de curta duração, extensão e de férias.
– Desconto de 20% no valor integral, se você for concluinte da Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto – Mestrado ou Doutorado).
NOTA AO SAE: Caso um(a) aluno(a) ESPM opte pelo desconto, não poderá pleitear nenhuma outra bolsa, pois as bolsas não são cumulativas.
De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM
saída do Metrô Ana Rosa
(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)
Horários:
06h30 às 13h30
14h30 às 17h
18h às 23h30
Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h