Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em
Comunicação e Práticas dE Consumo
PPGCOM
Sobre o programa
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012. Tem por objetivo formar professores e pesquisadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo. Seu corpo docente e discente tem produção intelectual reconhecida e o programa é avaliado como nota 5 pela CAPES.
Diferencial e abordagem
O diferencial do programa é a temática investigada: é o primeiro e único PPGCOM brasileiro inteiramente dedicado ao estudo da interface entre comunicação e consumo e das relações a ela articuladas. A análise crítica sobre a sociedade de massa e do consumo, sobre as culturas midiáticas e as narrativas do capital, inclui o estudo de teorias clássicas e a discussão de abordagens contemporâneas. É prioridade do PPGCOM a promoção de um ambiente intelectual compromissado com a agenda científica nacional e internacional e com desenvolvimento da sociedade brasileira.
Escolha ser espm
Em tempo recorde de existência, dois programas da ESPM receberam nota 5 de excelência. Agora, a Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) e o Mestrado e Doutorado em Administração com Ênfase em Gestão Internacional (PMDGI) fazem parte dos melhores programas de ensino e pesquisa do Brasil.
A ESPM é Excelência
na CAPES
Linhas de pesquisa
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.
Estudo dos marcos históricos e dos processos contemporâneos da recepção, bem como das novas práticas e perfis de receptores/usuários. Focalizando os grandes contextos econômicos, tecnológicos e socioculturais em que se configuram relações entre comunicação e consumo, investigamos os contextos e práticas de recepção que constituem e são constituídos por fenômenos da comunicação jornalística, corporativa, publicitária, audiovisual e outras expressões midiáticas.
Professores dessa linha:
- Denise Cogo
http://lattes.cnpq.br/5580285310605978 - Egle Müller Spinelli
http://lattes.cnpq.br/1376252594990732 - Gabriela Machado Ramos de Almeida
http://lattes.cnpq.br/7975111935945848 - Marcia Perencin Tondato
http://lattes.cnpq.br/9242834336115520 - Rose de Melo Rocha
http://lattes.cnpq.br/2514554478091432
Estudo das lógicas e sistemas de produção que se evidenciam nos processos, formatos e objetos comunicacionais. Considerando a comunicação e o consumo como fenômenos socioculturais, investigamos as dinâmicas e estratégias de mercado, as inovações tecnológicas e a produção discursiva na comunicação audiovisual, jornalística, organizacional, pública, publicitária e nas demais linguagens em circulação.
Professores dessa linha:
- Eliza Bachega Casadei
http://lattes.cnpq.br/6547895943001454 - Gisela Grangeiro da Silva Castro
http://lattes.cnpq.br/3110538732969465 - João Luiz Anzanello Carrascoza
http://lattes.cnpq.br/6452672613600277 - Monica Rebecca Ferrari Nunes
http://lattes.cnpq.br/7955592804600185 - Tânia Márcia Cezar Hoff
http://lattes.cnpq.br/2666577010721422
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Estrutura curricular
O curso possui carga horária de 450 horas (4 semestres), composto das seguintes disciplinas:
Disciplinas obrigatórias
Disciplinas optativas
Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo.
Créditos: 2
Carga-horária: 30
Estudos culturais e seu legado teórico. Teorias das mediações na América Latina. Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências. Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção. O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional. Significação, representação, ideologia, hegemonia. Cultura popular e identidade. Leituras, interpretações, sujeitos. Multiculturalismo e conflito simbólico. Recepção, usos e apropriações. Contextos e ambiências da recepção. O cotidiano e as articulações entre o público e o privado. Codificação e decodificação. As relações consumo/consumidor e recepção/receptor.
Créditos: 2
Carga-horária: 30
Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de produção e estratégias midiáticas articulada ao consumo.
Créditos: 2
Carga-horária: 30
Contexto histórico da economia política. Noções gerais sobre economia política. Economia política na contemporaneidade. Economia e poder político. Relação capital/ força de trabalho. Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, economia política e comunicação. Conceitos de economia simbólica. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.
Créditos: 2
Carga-horária: 30
TOTAL: 30 créditos (carga horária: 450 horas)
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 16 (240 horas)
Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 4 (60 horas)
Créditos em atividades complementares: 6 (90 horas)
Créditos em orientação de dissertação: 4 (60 horas)
O curso possui carga horária de 750 horas (8 semestres), composto das seguintes disciplinas:
Disciplinas obrigatórias
Disciplinas optativas
TOTAL: 50 créditos (carga horária: 750 horas)
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 12 (horas)
Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 12 (horas)
Créditos em atividades complementares: 14 (horas)
Créditos em orientação de tese: 12 (horas)
Eventos
Eventos Stricto Sensu ESPM
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Business partners
Parceria com os convênios internacionais
Internacionais
O PPGCOM-ESPM possui convênios internacionais ativos, com as seguintes IES:
- Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha);
- Universidade Nova de Lisboa (Portugal);
- Universidade de Coimbra (Portugal);
- Pan European University – Eslovênia;
- Goldsmiths College (Inglaterra).
Nacionais
O PPGCOM-ESPM mantém parcerias de pesquisa com várias IES nacionais como PUC-SP, UFG, UFPE, UNIP, UMESP, UAM, UFMT, USP e UFRN.