Qual é a importância do RH para a reputação de uma empresa?

Entenda o impacto que um setor de recursos humanos bem-sucedido pode ter na marca empregadora O setor de recursos humanos é fundamental para a reputação de uma empresa. Responsável pela implementação de políticas de gestão, o RH cuida de toda a jornada do colaborador. Para Ligia Oliveira, Professora na ESPM e Especialista em Carreira […]
Era da IA: como a tecnologia ajuda a aumentar a produtividade nas empresas?

Professores da ESPM analisam as oportunidades e os desafios que a era da IA apresenta A era da IA chegou: cada vez mais, as empresas estão investindo em ferramentas de inteligência artificial, seja para otimizar tarefas, tomar decisões, reduzir erros ou aumentar a eficiência operacional. Para entender melhor o impacto da IA no […]
Marketing farmacêutico: conheça seus diferenciais

Com alta regulamentação e comunicação específica, o marketing farmacêutico apresenta oportunidades para quem têm interesse em se especializar O marketing farmacêutico atua em um setor de relevância econômica e em constante crescimento. Em 2024, as vendas da indústria farmacêutica tiveram alta de 12,6% e a projeção para 2025 é de mais 9,3%, segundo pesquisa […]
Coordenador do curso de Direito comenta prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro

Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM, conversou com alguns veículos sobre a decisão de Alexandre de Moraes para prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro após descumprimento de regras. Entre os veículos, o professor falou com a Folha de S. Paulo, IstoÉ Dinheiro, InfoMoney, entre outros. Em conversa com O Estado de S. […]
Professora de Carreiras fala sobre o mercado de trabalho em entrevista ao Jornal Nacional

Em matéria que analisa o mercado de trabalho – em um paralelo entre as grandes filas para vagas X índices mais baixos de desemprego – Lilian Cidreira, professora de Carreiras, falou ao Jornal Nacional sobre o tema. A especialista destacou que, apesar do índice de desemprego baixo, vagas com poucas exigências estão cada vez mais […]
Professores comentam sobre o início do tarifaço dos Estados Unidos ao Brasil

Com o início das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos para o Brasil em 06 de agosto, os professores seguiram como fontes principais veículos do país. Roberto Uebel, Denilde Holzhacker, Ricardo Leães, Leonardo Trevisan, José Luiz Pimenta, Fabio Pereira participaram de entrevistas para o Jornal Nacional, FastCompany, InfoMoney BandNews, GloboNews, ZeroHora, entre outros.
Artigo do CMO analisa como marcas podem se destacar em mercados competitivos

O portal do Meio&Mensagem publicou nesta semana um artigo assinado por Fernando Cesário, CMO da ESPM. O executivo escreveu sobre “Oceanos Vermelhos” – termo utilizado para se referir a um mercado competitivo. Ao longo do texto, Fernando aponta estratégias mais assertivas para as marcas que ocupam esses mercados. “Mais do que ser funcional ou acessível, […]
Pós-Graduação em Jornalismo Digital: conheça o curso

Voltada para profissionais de comunicação, a Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas oferece uma formação atualizada do mundo digital na área Em dúvida de qual pós-graduação fazer em jornalismo? Conheça a Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas, curso da ESPM voltado para jornalistas, comunicadores e profissionais que querem se qualificar e se […]
ESPM Talks em Curitiba propõe reflexão sobre o valor das marcas e é destaque em veículos regionais

A ESPM organiza na próxima semana o ESPM Talks. O evento será realizado no Hard Rock Cafe Curitiba de forma gratuita. Com o tema “Marketing: por que produtos não são marca?”, o encontro propõe uma reflexão sobre o valor intangível das marcas e o que realmente diferencia um produto comum de uma marca forte. O […]
Em Salvador, ESPM anuncia pós-graduação em Direito Digital e Negócios

No início desta semana, a ESPM organizou evento em Salvador para divulgar o novo curso de pós-graduação em Direito Digital e Negócios. É o primeiro na região. O lançamento aconteceu durante o Fórum de Direito Digital e Negócios, realizado no Palacete Tira Chapéu, na capital baiana. Com uma programação que debateu os impactos jurídicos da […]
“Sinestesia ESPM”: nova campanha da instituição é destaque nos veículos do trade

A ESPM apresentou essa semana o novo mote de sua campanha publicitária. “Sinestesia ESPM” conta com peças inspiradas em tendências – que mesclam o uso da Inteligência Artificial com elementos humanos e reais, buscando explorar a sinestesia existente na instituição. A comunicação foi desenvolvida em linha com a estratégia de posicionamento “inusitado em constante movimento” […]
Brasileiros são mais otimistas com vida pessoal do que com economia do país, diz pesquisa da ESPM

Segundo pesquisa “Expectativas e Esperanças”, do Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM), grau de esperança do consumidor brasileiro na vida pessoal é de 60%, enquanto Economia responde por 30% O consumidor brasileiro é mais otimista com sua vida pessoal e carreira quanto aos rumos da Economia e Segurança do País. É o que […]
Marcelo Crespo avalia cenário jurídico de Bolsonaro

O coordenador do curso de Direito da ESPM, Marcelo Crespo, foi destaque nesta semana em na CNN e UOL News, comentando os desdobramentos jurídicos envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Crespo afirmou ser difícil prever o que Bolsonaro ainda pode fazer no atual cenário político e processual. O docente também analisou as estratégias jurídicas e […]
CMO da ESPM é indicado ao Prêmio iBest 2025 nas categorias de marketing e publicidade

O Prêmio iBest 2025 divulgou os profissionais indicados nas categorias de marketing e publicidade, destacando os nomes mais influentes e inovadores do mercado. Fernando Cesário, CMO da ESPM foi um dos indicados. A seleção reúne líderes que vêm transformando a forma como as marcas se comunicam com o público, reforçando tendências como criatividade, performance e […]
Tema da semana na imprensa: embate político e econômico entre Brasil e Estados Unidos mobiliza especialistas

Nesta semana, um dos principais assuntos na imprensa foi o agravamento das tensões político-econômicas entre Brasil e Estados Unidos. Professores da ESPM foram destaque em diversos veículos analisando os impactos do “tarifaço” americano, a revogação de vistos de autoridades brasileiras e os desdobramentos diplomáticos e econômicos da crise. Leonardo Trevisan participou da CBN, GloboNews, UOL […]
Creator Economy: o que é e quais são as tendências da área

Mercado em ascensão, a Creator Economy passou a influenciar as estratégias de marketing de marcas grandes, médias e pequenas. Saiba como se especializar no assunto Até 2027, a Creator Economy pode atingir a marca de 480 bilhões de dólares. As projeções do Goldman Sachs reforçam a importância que a criação de conteúdo na internet […]
ESPM lança o Prêmio CMO ESPM, que reconhece trajetórias de excelência e liderança

Premiação é voltada a profissionais (ex-alunos ESPM) responsáveis por projetos que, além de impulsionar marcas, geram impacto positivo na sociedade A ESPM, autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios, anuncia a primeira edição do Prêmio CMO ESPM. Criada pelo Programa Alumni, a premiação reconhece ex-alunos da instituição que ocupam posições de liderança, especialmente […]
Professores seguem analisando a imposição de tarifas dos EUA ao Brasil

Em mais uma semana de repercussão das tarifas anunciadas por Donald Trump (presidente dos Estados Unidos) de taxar o Brasil em 50%, os professores seguem em contato com a imprensa. Denilde Holzhacker, Roberto Uebel, Leonardo Trevisan, Fabio Andrade, Ricardo Leães, José Luiz Pimenta, professores de RI, conversaram com veículos como Jornal Hoje, GloboNews, BandNews, SBT […]
– Nova pesquisa do CEAM aponta que os brasileiros são mais otimistas com vida pessoal e a carreira

O Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM divulgou nesta semana os resultados da pesquisa “Expectativas e Esperanças”. O estudo identificou que os consumidor brasileiro está mais otimista com a vida pessoal e carreira quanto aos rumos da Economia e Segurança do País. Para Evandro Luiz Lopes, diretor acadêmico de pesquisa e Pós […]
Design estratégico como pilar de negócios para as empresas

Carolina Raffainer, coordenadora do curso de design da ESPM, conversou com a jornalista do portal NeoFeed sobre a importância do Design para as empresas – e seus produtos. Em matéria sobre os halteres de peso da americana Subtle Impacts, a jornalista mostrou como o design influência no andamento dos negócios. A professora destaca que o […]
ESPM oferece aulas abertas e gratuitas em julho e agosto

Professores da ESPM ministram aulas ao vivo sobre trade marketing, agro no digital, uso de dados, design de serviços, e-commerce com IA, mercado de luxo e muito mais A nova programação de aulas abertas da Pós-Graduação Lato Sensu ESPM traz conteúdos relevantes e alinhados às transformações e demandas do mercado. Nos meses de julho […]
5 lições de branding de Caio Amato, Presidente Global da Oakley

Executivo lecionará a Masterclass Branding Elevado à Arte – A Arquitetura do Branding do Futuro na ESPM; veja como se inscrever Caio Amato, Presidente Global da Oakley & Sports Hub na EssilorLuxottica e membro do Conselho Consultivo da ESPM, referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, ministrará a Masterclass Branding Elevado à Arte […]
Professora da ESPM analisa legado artístico e humano de ícone da música brasileira

A professora Gisele Jordão, coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, foi entrevistada para comentar o legado de um dos artistas mais marcantes da música brasileira. Em sua análise, Gisele destacou que a longevidade da fama do cantor está na maneira como ele “encarnou o espírito de uma era” ao mesmo tempo “em […]
Professora da ESPM analisa o comportamento de consumo dos “labubus” na CNBC

A professora Karine Karam, da ESPM, foi entrevistada por veículos da mídia para comentar o crescimento do fenômeno dos Labubus — linha de brinquedos colecionáveis criada pelo artista Kasing Lung e popularizada pela marca chinesa Pop Mart. Com visual entre o fofo e o sombrio, os bonecos ganharam destaque nas redes sociais e entre celebridades, […]
Professores da ESPM analisam repercussões do anúncio de tarifa de Trump sobre produtos brasileiros

A declaração do ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato à reeleição, Donald Trump, sobre a aplicação de uma tarifa de 50% aos produtos importados do Brasil gerou ampla repercussão na imprensa nacional e internacional. Professores da ESPM foram convidados a analisar o tema em diversos veículos, como TV Globo (Jornal Nacional), GloboNews, CNBC, BandNews, […]
ESPM lança novo portfólio de cursos de Pós-Graduação Live EAD

São 20 cursos no formato Live EAD, organizados em seis áreas do conhecimento, pensados para preparar os profissionais para os desafios do mercado atual A ESPM, autoridade em Marketing e Inovação voltada para negócios, inicia uma nova fase da Pós-Graduação Live EAD (Educação a Distância), com um portfólio reformulado para atender às demandas do […]
‘A autonomia me levou a ter mais confiança no que digo, faço e compartilho com o mundo’

Renan Damascena, Cofundador e CSO da AUÊ e aluno da 2ª edição do Fill the Gap, faz parte da lista 30 Under 30 do Meio & Mensagem. Saiba mais sobre a história dele Com uma década de carreira, Renan Damascena, de 29 anos, busca fazer campanhas e projetos que tenham impacto na sociedade. Cofundador […]
‘Viver em mundos diferentes me fez uma pessoa criativa e questionadora’

Premiada em Cannes, aluna do Fill The Gap da ESPM e talento da lista 30 Under 30 do Meio & Mensagem, Milena Cruz fala sobre seus desafios e suas conquistas Nascida e criada no Jardim Imperador, bairro da zona leste de São Paulo, Milena Oliveira da Cruz, de 25 anos, tem trilhado uma trajetória […]
Brazil Economy entrevista Gunther Rudzit

Gunther Rudzit, professor do curso de Relações Internacionais e ex-conselheiro da Embaixada Brasileira em Washington e da missão do Brasil na OEA, foi entrevistado pelo Brazil Economy sobre as principais transformações geopolíticas e econômicas globais e seus impactos no Brasil. A entrevista mostra um cenário internacional instável, com consequências diretas para a economia […]
Inovação nas empresas depende do engajamento de todos os colaboradores, aponta especialista para Época Negócios

Maria Carolina Conejero, professora de gestão estratégica de pessoas, cultura organizacional e carreiras no curso de Administração, contribuiu para uma matéria da Época Negócios sobre a importância de envolver e engajar todos os colaboradores para que a inovação aconteça de forma eficaz nas empresas. Segundo a matéria, a inovação deve estar incorporada à […]