Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração (PPGA)

A ESPM é Excelência na CAPES

Em 2018 ocorreu a formatura da 1ª turma de Doutorado. Foram 12 formandos, sendo que 83% seguiram a carreira acadêmica via docência ou pós-doutorado.

Destaque:

  • Uma das recém-doutoradas foi contratada como docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico e Doutorado na Área de Administração / Hospitalidade) na Universidade Anhembi-Morumbi.
  • Outros egressos melhoraram o quadro de titulação de suas universidades, como Business School São Paulo, USP-Leste e ESPM. Para o nível de mestrado, a formação dos egressos como pesquisadores pode ser observada na continuidade dos estudos.

 

Até 2018, 37% dos 89 egressos do mestrado do Programa ingressaram em programas de doutorado em diferentes instituições: seis no PPGA FEA-USP, dois na FGV-EAESP, um na UFSC, um no Ph.D. na University of Miami (EUA), uma realizando o Ph.D. na Universidade de Reading (Reino Unido), um no Ph.D. da University of Montreal (Canadá) e vinte e um continuando o doutorado na ESPM, sendo vinte no próprio PPGA ESPM.

Pesquisa realizada com os egressos de 2018 mostrou que 91% dos nossos egressos pretendem continuar os estudos no doutorado no futuro, sendo que 45% na própria ESPM.

55% de nossos egressos, efetivamente atuam na carreira docente no ensino superior em instituições como a própria ESPM, USP, Insper, Business School São Paulo, FECAP, UNIP, Fundação Educacional Inaciana (FEI), Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Universidade Anhembi-Morumbi, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Centro Universitário Senac, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outros.

Até o ano de 2018, os egressos e alunos do PPGA tiveram 40 artigos publicados em revistas qualificadas, destacando que 25% da publicação em Qualis A e 40% com Qualis B1 ou superior.  Alguns dos muitos periódicos Qualis A em que se destacam a publicação dos egressos são: European Management Journal; Journal of Marketing Management; Marketing Intelligence & Planning; Journal of International Development; European Management Review; RAE; RAC. e no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.

Mestrado

Egressos

2023
AlunoOrientador Ano da defesaTítulo da pesquisa
AFIF JOSE BRITO SANTOSSílvio Luís de Vasconcellos 2023INTERNACIONALIZAÇÃO DE STARTUPS: O PAPEL DA CALIBRAÇÃO ENTRE CAUSATION E EFFECTUATION E SUA INFLUÊNCIA NA AGILIDADE ORGANIZACIONAL 
Alexandre Cesar Machado OselloThelma Valéria Rocha2023O USO DAS FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL PARA A VENDA DE CURSOS ONLINE POR
EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE 
César Augusto Thelma Rocha2023O USO DAS FERRAMENTAS DE MARKETING
DIGITAL PARA A VENDA DE CURSOS ONLINE POR
EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE
Dandara Melynna Juliano FerraroVivian Iara Strehlau2023Bem-Estar de Estudantes de Ensino Fundamental – Antecedentes e
Consequentes
DIANDRA MAYNNE JULIANO FERRAROSilvio Luis De Vasconcellos2023Prorrogação de Prazo 180 dias solicitação 1390714756
Diandra Maynne Juliano FerraroSílvio Luís de Vasconcellos 2023Modelos de Negócios Ocultos: Revelando Modelos de Negócio por Meio
Das Lógicas de Tomada de Decisão
ITALO ANDERSON LOPES PINHEIRO CLARINDOVivian Iara Strehlau2023Brand heritage aspects in global brand museums
Ítalo Anderson Lopes Pinheiro ClarindoVivian Iara Strehlau2023Brand heritage aspects in global brand museums
Juliana Marinelli UchidaThelma Rocha2023BEM-ESTAR DIGITAL E SUAS APLICAÇÕES NO
BRASIL: DESENVOLVIMENTO E EVIDÊNCIAS
DE VALIDADE DE UMA ESCALA
Juliano Barros Neves MartinsMário Henrique Ogasavara2023Ambiente Institucional e a Transferência de Conhecimento: Uma
Discussão sobre a Nova Indústria do Hidrogênio Verde sob a
Perspectiva de Absorção de Conhecimento
LUCAS MARQUES MORAES            Prazo para depósito versão final vence em 16/08/2023MÁRIO HENRIQUE OGASAVARA2023Capacidades e Competências das Empresas Familiares no Processo
de Internacionalização
Lucas Terra CravoFabiano Rodrigues 2023Proposta de um framework para adoção de métodos ágeis sob a perspectiva da área de planejamento financeiro
Marina Sampaio CorreaSilvio Luis de Vasconcellos2023Prorrogação de prazo 90 dias- Ticket aberto em Agosto/2023  Hubspot 1858060189
Marina Sampaio CorrêaSilvio Vasconcellos2023Programas corporativos de inovação aberta como impulsionadores de capacidades dinâmicas em startups
Matheus Sparapan FridoriEvandro Luiz Lopes2023Antecedentes do modelo de aceitação tecnológica (TAM) em plataformas que coletam dados pessoais dos usuários
THAYNÁ GRACIANO DOS SANTOSThelma Valéria Rocha2023A BELEZA DE DENTRO PARA FORA:
Um estudo sobre motivações do consumo de dermocosméticos e autoestima com mulheres de diferentes gerações  
Wagner Oliveira de CerqueiraSuzane Strehlau2023A Gestão da Marca Humana e da Autenticidade do(a) Criador(a)
de Conteúdo Negro(a)”
AlunoOrientador Ano da defesaTítulo da pesquisa
ADRIANO COSTA SA                                  Thelma Valeria Rocha2019A relação entre preço, marca e atributos intrínsecos na disposição de pagar dos consumidores de cerveja
BRUNO BARRETO BUCCIARELLI                         Marcos Amatucci2019O impacto da economia compartilhada nos mercados tradicionais: um recorte do AIRBNB com os hotéis no Brasil
CRISTINA DORITTA RODRIGUES                        Felipe Mendes Borini2019Inovação local em subsidiárias estrangeiras: uma análise sob as perspectivas do determinismo ambiental, das instituições e das redes
MARCIA RUJNER GUIMARAES                           Mario H Ogasavara2019Rotas de Internacionalização da Inovação Brasileira na área de Saúde: Convergências e divergências demonstradas por patentes em tecnologia médica
ERICK ALEJANDRO MORALES DE ANDRADE                Thelma Valeria Rocha2019A influência da marca na internacionalização ds franquias na América Latina: Um estudo de caso em El Salvador e no Brasil
SABRINA DELLA SANTA NAVARRETE                     Felipe Mendes Borini2019Upgradins social, upgrading ambiental e inovação em cadeias globais de valor
TULIO HENRIQUE MOREIRA MARQUES                            Frederico Araujo Turolla2019Seguro garantia em projetos de infraestrutura em mercados emergentes: mitigação de risco a que custo?
ALTIERES DE OLIVEIRA SILVA                        Ilan Avrichir2019O fenômeno decoupling nos períodos científicos de administração
CAMILA INFANGER ALMEIDA                           Manolita Correa Lima2019Maternidade e Academia: políticas de inclusão de gênero na academia
PATRICIA KUREK                                    Thelma Valeria Rocha2019Capacidades Dinâmicas de Marketing em Mercados Emergentes: O Caso Embraer
PEDRO DE AGUIAR BEGO FRANCISCO                    Manolita C Lima2019O fluxo do conhecimento e a expatriação em negócios internacionais
RICARDO JIMENEZ MAYKOT                            Ilan Avrichir2019Upgradins social e cadeias globais de valor: Os aglomerados produtivos locais capixabas de granito
EGIDIO ZARDO JR                                   Felipe Mendes Borini2019EMPREENDEDORISMO EDUCACIONAL NO BRASIL: O caso de um programa de empreendedorismo educacional (EEP) em MBAs e sua influência sobre as atitudes e intenções empreendedoras
ROBERTA GABRIELA BASILIO                          Mateus Caniatti Ponchio2019VULNERABILIDADE DE CONSUMO E OS SERVIÇOS FINANCEIROS: As condutas e percepções dos agentes bancários frente ao bem-estar financeiro dos indivíduos
SABRINA DELLA SANTA NAVARRETE                     Ilan Avrichir2019Upgrading social e upgrading ambiental em cadeias globais de valor
EGIDIO ZARDO JR                                   Luciana Florencio de Almeida2019O impacto de um programa de empreendedorismo sobre as atitudes e intenção empreendedora em alunos de MBA
RENATO BERNABÉ MONCADA SANCHEZ                                       Ilan Avrichir2019Governança privada, governamental e híbrida: Considerações a partir de Mariana e Brumadinho
WALTER CABALLERO                                  Frederico Araujo Turolla2019HOW INSTITUTIONS AFFECT FOREIGN ENTRY
FABRICIO SAAD DUARTE Julio C B Figueiredo2019Performance em tempos de coworking
SABRINA DELLA SANTA NAVARRETE                     Ilan Avrichir2019Upgrading social e upgrading ambiental em cadeias globais de valor
TÚLIO HENRIQUE MOREIRA MARQUESMario Henrique Ogasavara2020SEGURO GARANTIA EM PROJETOS DE INFRAESTRUTURA: UMA PERSPECTIVA COMPARADA ENTRE MERCADOS EMERGENTE E DESENVOLVIDO
FABRÍCIO SAAD DUARTEJulio C B Figueiredo2020Performance em Tempos de Coworking
MARCOS AUGUSTO NOGUEIRA RUPPELTMarcos Amatucci2020ESTUDO DO FENÔMENO
MIGRATÓRIO RELIGIOSO
BRASILEIRO
ERICK ALEJANDRO MORALES DE ANDRADE Thelma V Rocha2020A MARCA NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS FRANQUIAS DA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO DE CASO DAS FRANQUIAS DE EL SALVADOR
CAMILA INFANGER ALMEIDA Manolita C Lima2020Maternidade e Academia: políticas de inclusão de gênero na academia
ALEXANDRE ALVES DOS SANTOSMateus Canniatti Ponchio2020  Resistência à Inovação: Uma Análise da Influência das Barreiras Cognitivas e Emocionais de Resistência ao Consumo de Produtos e Serviços
Altieres De Oliveira Silva Ilan Avrichir2020Decoupling nos Conselhos Editoriais dos Periódicos Científicos Em Administração e Temas Correlatos
RENATO BERNABÉ MONCADA SANCHEZ  Ilan Avrichir2020Governança privada, governamental e híbrida na Cadeia Global de Valor: Considerações a partir do desastre de Brumadinho 
MARCOS AUGUSTO RUPPELTMarcos Amatucci2021RELIGIÃO À BRASILEIRA: VÍNCULOS RELIGIOSOS MÚLTIPLOS EM
UM PAÍS RELACIONAL
CLÁUDIO DE OLIVEIRA BRANDÃOThelma Valéria Rocha Rodrigues2021O RELACIONAMENTO ENTRE ALUNOS E IES E A LEALDADE EM TEMPOS DE COVID-19
VICTOR ALBERTO I SEN CHENSílvio Luís de Vasconcellos2021INOVAÇÃO EM MODELOS DE NEGÓCIOS A PARTIR DE CAPACIDADES DIGITAIS: O DESAFIO DA TECNOLOGIA 5G NO SETOR DE GAMES
BENANCIL MARTINS DE FRANÇA FILHOLuciana Florêncio de Almeida2021AMBIENTE INSTITUCIONAL E COOPERAÇÃO ENTRE AS CADEIAS DE PROTEÍNA ANIMAL E ETANOL DE MILHO EM MATO GROSSO
CARLOS HENRIQUE LOUREIRO GRANJAVivian Iara Strehlau2021A influência dos grupos de referência no comportamento do eleitor na escolha do voto
MARIA RAQUEL DE SOUZA TRINDADEMateus Canniatti Ponchio2021Estudo exploratório sobre as dificuldades de internacionalização da cachaça artesanal do ponto de vista dos produtores
RICARDO VALDENOR MURROIlan Avrichir2021REMESSAS DE EMIGRADOS INTERNACIONAIS
O CASO JAURU/MT 
ANA VITORIA ASSUNÇÃO CAPISTRANO DE ALENCARRafaela Almeida Cordeiro2021Motivações do acúmulo de animais estimação: uma abordagem sobre o comportamento de consumo compulsivo
LEONARDO COLARES CASTRORafaela Almeida Cordeiro2021Engajamento de marca a partir de vlogs patrocinados: um estudo netnográfico no YouTube
DENNER HONDA PASSOSMario Henrique Ogasavara2021INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS TRADING JAPONESAS: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DE PROPRIEDADE SOB A ÓTICA DO TRIPÉ ESTRATÉGICO 
LUIZ ANTONIO DE CARVALHOJulio C B Figueiredo2021USO DE ANÁLISE DE SENTIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DA REAÇÃO DO CONSUMIDOR AO CONTEÚDO DE VÍDEOS ON-LINE
Afif Jose Brito SantosSílvio Luís de Vasconcellos2022AGILIDADE ORGANIZACIONAL NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE STARTUPS
SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA EFFECTUATION
ALEXANDRE ALVES DOS SANTOSCRISTINA HELENA PINTO DE MELLO2022RESISTÊNCIA À INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DAS BARREIRAS COGNITIVAS E EMOCIONAIS NO COMPORTAMENTO DO
CONSUMIDOR
Ana Vitória Assunção Capistrano de AlencarRafaela Almeida Cordeiro2022Relação humano-pet: Significados e reflexos no cotidiano
Antonio Pedro Cruz Costa AlvesFabiano Rodrigues2022Brand Identity Canvas: bringing clarity and relevance to brands
Antonio Pedro Cruz Costa AlvesFabiano Rodrigues2022BRAND IDENTITY CANVAS: A FRAMEWORK TO BRING CLARITY AND RELEVANCE TO BRANDS
Benancil Martins França FilhoLuciana Florêncio2022AMBIENTE INSTITUCIONAL E COMPETITIVO NA AQUISIÇAO DO MILHO: DESAFIOS DA SUINOCULTURA EM MATO GROSSO
Carlos Henrique Loureiro GranjaVivian Iara Strehlau2022A COLABORAÇÃO DOS GRUPOS DE REFERÊNCIA NA ESCOLHA DO VOTO DOS ELEITORES 
Cláudio de Oliveira BrandãoThelma Valéria Rocha2022O RELACIONAMENTO ENTRE ALUNOS E IES: A REPUTAÇÃO, A SATISFAÇÃO E A LEALDADE EM TEMPOS DE COVID-19
DANDARA MELYNNA JULIANO FERRAROVivian Iara Strehlau2022Bem-Estar de Estudantes de Ensino Fundamental – Antecedentes e Consequências 
Daniel Júnior RomualdoJulio Figueiredo2022Prorrogação 60 dias
Denner Honda PassosMário Henrique Ogasavara2022INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS TRADING JAPONESAS: UMA ANÁLISE DA ESTRUTURA DE PROPRIEDADE SOB A ÓTICA DO TRIPÉ ESTRATÉGICO
Diandra Maynne Juliano FerraroSilvio Luis de Vasconcellos2022Entrada em Mercados Internacionais por meio de Inovação em Modelos de Negócios
Leonardo Colares CastroRafaela Almeida Cordeiro2022Engajamento de marca a partir de vlogs patrocinados: um estudo netnográfico no YouTube
LUCAS MARQUES MORAESMário Henrique Ogasavara2022Competências e Capacidades das Empresas Familiares no Processo de Internacionalização
LUIZ ANTONO DE CARVALHOJúlio César Bastos de Figueiredo2022USO DE ANÁLISE DE SENTIMENTOS NO ESTUDO DA REAÇÃO DE USUÁRIO AO CONTEÚDO DE VÍDEOS NO YOUTUBE
Maria Raquel de Souza TrindadeMário Henrique Ogasavara2022Estudo exploratório sobre a influência das barreiras de exportação no processo de internacionalização da cachaça de alambique
Marina Sampaio CorreaSilvio Luis de Vasconcellos2022Programas corporativos de inovação aberta como impulsionadores de capacidades dinâmicas em startups.
Ricardo Valdenor Murro Ilan Avrichir2022Migração de retorno: análise exploratória com base no município de Jauru/MT
THAYNÁ GRACIANO DOS SANTOSThelma Valéria Rocha Rodrigues2022CONSUMO DE DERMOCOSMÉTICOS: Um estudo sobre motivações e desmotivações das mulheres da geração Millennials à luz da Teoria da Autodeterminação
Victor Alberto I  Sen Chen Sílvio Luís de Vasconcellos 2022Transição em modelos de negócios a partir de capacidades digitais: o desafio da tecnologia 5g no setor de games
Wagner Oliveira de CerqueiraSuzane Strehlau2022O Racismo e a Autenticidade do Infuenciador Negro

Doutorado

Egressos

2021 - 2023
AlunoOrientador Ano da defesaTítulo da pesquisa
ADRIANO COSTA SASuzane Strehlau2023Entre celebridades e consumidores: as relações de consumo no
mercado de segunda mão de produtos de luxo
Alessandro Santos SilvaLuciana Florêncio de Almeida2023Prorrogação de 90 dias aprovado pela Coordenação                          Solicitação Nº 1450852001
Alessandro Santos SilvaLuciana Florêncio de Almeida2023REDUÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS: UMA VISÃO SOB A ÓTICA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E DO CONSUMO SOCIALMENTE RESPONSÁVEL
ALINE DELMANTO CAPONEVivian Iara Strehlau2023Prorrogação de prazo qualificação 120 dias. Ticket: 1504424888
Ana Julia BüttnerSuzane Strehlau2023Fashion Consumption Behavior And Social Fashion Identity:Understanding The Disposal Behavior
ANA PAULA DE MORAES CAMPOS TEIXEIRALuciana Florêncio de Almeida2023Aluna com trancamento de matrícula em 2023.1
BRUNA SCORALICK QUEIROZSuzane Strehlau2023A hesitação vacinal na era da desinformação: uma análise sob a
perspectiva da teoria da dádiva
Carla Viana AlvesManolita Correia Lima2023Contribuições da Universidade para a Manutenção do Ecossistema de Inovação
Carlos Kazunari TakahashiJúlio César Bastos de Figueiredo2023EXPLORING INNOVATION DIFFUSION THROUGH SEARCH TRENDS: METHODOLOGY, EMPIRICAL EVIDENCE, AND COMPARATIVE PERSPECTIVES
Claudio Bezerra de MelloIlan Avrichir2023PROPENSÃO A EXPORTAR EM PAÍSES EMERGENTES: ANÁLISE EM
UMA POPULAÇÃO DE GRANJAS
CRISTINA DORITTA BRANDÃO MAJORANASilvio Luis De Vasconcellos2023O EFEITO DA CAPACIDADE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA RELAÇÃO ENTRE A CRIATIVIDADE ORGANIZACIONAL E O DESEMPENHO DE STARTUPS DE BASE TECNOLÓGICA 
EDUARDO GONDIM RIOS Fernanda Cecília Ribeiro Cahen2023La garantia soy yo! A influência do narcisismo do CEO na obtenção de crowdinvesting. Um estudo com empresas latino-americanas.
FLÁVIO HENRIQUE DOS SANTOS FOGUELEvandro Luiz Lopes2023Efeitos das modalidades de ensino sobre variáveis de resultado de estudantes universitários.
GEORGE MASATOCHI DE CAMPOS MAEDAThelma Valéria Rocha2023A INFLUÊNCIA DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NA INDÚSTRIA DE SEGURO DE AUTOMÓVEIS
GLADISTONE SOARES LOPES DA SILVAThelma Valéria Rocha2023Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas Exportadoras do Mato Grosso: Aspectos Mercadológicos e Estratégicos 
HELTON RODOLFO MENDES LEAL DA SILVAIlan Avrichir2023A geração dos processos de inovação nas práticas e na criação de novos produtos: do pet keeping ao pet cherishing
Jane Mary Albinati MalagutiIlan Avrichir2023Prorrogação 180 dias Ticket nº 1319262018
Jane Mary Albinati MalagutiIlan Avrichir2023ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS: Indicações geográficas à luz da teoria.
Jonas da Costa CruzMarcelo Luiz Dias da Silva Gabriel2023IMPLICAÇÕES DO TRABALHO POR CONTA PRÓPRIA PARA O BEM-ESTAR FINANCEIRO DO INDIVÍDUO: um estudo com motoristas de aplicativo de transporte.
Jorge Ferreira dos Santos FilhoMÁRIO HENRIQUE OGASAVARA2023FOREIGN EXCHANGE HEDGE FOR FDI IN INFRASTRUCTURE PROJECTS
Juliana Marinelli UchidaThelma Valéria Rocha2023Prorrogação 90 dias solicitação número 1500390213
Jussara da Silva Teixeira CucatoVivian Iara Strehlau2023CAPITAL SOCIAL E SEU EFEITO SOBRE O COMPORTAMENTO DO
CONSUMIDOR DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE
MENSURAÇÃO
MARCELO VERGILIO PAGANINI DE TOLEDOLuciana Florêncio de Almeida2023Prorrogação de Prazo 90 dias solicitação 1502997087
Marcelo Vergilio Paganini de ToledoLuciana Florêncio de Almeida2023SEU PET GOSTOU E VOCÊ? O IMPACTO DA RELAÇÃO ENTRE TUTORES E SEUS PETS NA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO EM PET SHOPS 
Pâmela Ingrid Simioni CostaMarcelo Luiz Dias da Silva Gabriel2023Analisando o deslocamento da prática de compostagem e seus efeitos na dinâmica do mercado de descarte
Rafael Rodolfo Sartorelli SadoccoManolita Correia Lima 2023RELAÇÃO UNIVERSIDADE EMPRESA NO BRASIL: o mestrado profissional em administração e o processo de transferência de conhecimento
RENATA LUIZA DE CASTILHO ROSSONIManolita Correia Lima 2023Ética no Disclosure Ambiental
Roberta Gabriela BasílioRafaela Almeida Cordeiro2023COMPREENDENDO A SOCIALIZAÇÃO FINANCEIRA DE MULHERES
NEGRAS SOB A TEORIA CRÍTICA RACIAL
Rosemeire de Souza Vieira SilvaFernanda Cahen2023“Capacidades organizacionais para escalabilidade em empresas digitais”
SIDNEY LINCOLN VITORINOIlan Avrichir2023Influência dos valores culturais nacionais sobre o engajamento dos stakeholders de indicações geográficas
Silvina Maria dos AnjosSílvio Luís de Vasconcellos2023PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA DURANTE
TRANSIÇÕES INSTITUCIONAIS
Yan Nonato CattaniMario Henrique Ogasavara2023Florent Jean Andre Pratlong               (Universidade de Paris I – Panthéon-Sorbonne, França)
ANA CLAUDIA CARRAPATOLuciana Florêncio de Almeida2022O IMPACTO DA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL NA LEALDADE DO ESTUDANTE DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
ANA CLAUDIA CARRAPATOLuciana Florêncio de Almeida2022O IMPACTO DA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL NA LEALDADE DO ESTUDANTE DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Ana Julia ButtnerSuzane Strehlau2022Fashion Consumption and Fashion Behavior inside a Digital Era
André Silva de CarvalhoJúlio César Bastos de Figueiredo2022Análise do impacto da topologia e das estatísticas da rede na
velocidade de difusão de informações em redes sociais
Carla Viana AlvesMario Henrique
Ogasavara
2022Prorrogação 140 dias
CASSIA APARECIDA PIZANIThelma Valéria Rocha2022MENSURAÇÃO DO GRAU DE MATURIDADE DIGITAL NO SEGMENTO DE REDES DE FRANCHISING DOMÉSTICAS E INTERNACIONALIZADAS
Diogo Barbosa LeiteSílvio Luís de Vasconcellos/Kadigia Faccin2022A emergência da universidade engajada com o ecossistema de inovação 
Fernando Jorge Moreira da SilvaMário Henrique Ogasavara2022Institutional distances and equity-based entry modes of
multinational companies in foreign countries
Ivan Akio Itocazo SoidaManolita Correia Lima2022Elaboração e Teste de um Framework para Construção de Percursos não-Lineares de Aprendizagem, combinando Conceitos Portais e Microvídeos, para um tópico em Estatística Inferencial
Liliane Matias de AlmeidaLuciana Florêncio de Almeida2022MAPEAMENTO DO IMPACTO DAS DIMENSÕES DO EMPODERAMENTO E DAS REDES ESTRATÉGICAS NO EMPREENDEDORISMO FEMININO no Brasil
MARCELO VERGILIO PAGANINI DE TOLEDOLuciana Florêncio de Almeida2022A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO ENTRE TUTORES E SEUS PETS NA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO 
Márcio Ribeiro da FonsecaThelma Valéria Rocha Rodrigues2022A influência da Responsabilidade Social Percebida na Marca e
Satisfação mediadas pela motivação do consumo: um estudo sobre
aplicativos de entrega de comida
Matheus Eurico Soares de NoronhaJúlio César Bastos de Figueiredo2022Desenvolvimento de Capacidades e Competências em Aceleradoras de Negócios por meio do Modelo de Orquestração de Capacidades Dinâmicas
REGIANE TIGLIA MATTOSManolita Correia Lima2022Discurso Apologético do Sucesso: Produção de padrões, sujeitos e sentidos nos cursos de gestão – Uma reflexão crítica sobre o discurso do sucesso no Ensino Superior em Gestão
Rogério ThamerJulio Figueiredo2022Proposição de um Instrumento Integrado de Avaliação de Resultados de Inovação em Pequenas e Médias Empresas
Rosilene Carla VieiraManolita Correia Lima2022China: Estado, Universidade e Empresa e sua Relação com o
Recente Desenvolvimento Econômico
Thamiris Magalhães de SousaSuzane Strehlau2022ESCAPISMO NA PESQUISA DE CONSUMO: A evolução do conceito de escape no comportamento do consumidor e no enriquecimento do conceito de luxo
CARLOS KAZUNARI TAKAHASHIJulio C B Figueiredo2021SEARCH TREND: METHODOLOGICAL PROCEDURES APPLIED TO THE DIFFUSION OF NEW TECHNOLOGIES
CLAUDIO BEZERRA DE MELLOIlan Avrichir2021PROPENSÃO A EXPORTAÇÃO EM PAÍSES DE ECONOMIAS EMERGENTES
CRISTINA DORITTA RODRIGUESMarcos Amatucci2021INTERNACIONALIZAÇÃO PRECOCE DE NOVOS
EMPREENDIMENTOS INTERNACIONAIS VIA LEAN
INTERNATIONALIZATION
GEORGE MASATOCHI DE CAMPOS MAEDAThelma Valéria Rocha Rodrigues2021Prorrogação 90 dias
JANE MARY ALBINATI MALAGUTIIlan Avrichir2021Impactos Das Indicações Geográficas No Desenvolvimento Sustentável E Nas Metas Do Milênio
JORGE FERREIRA DOS SANTOS FILHOMarcos Amatucci2021FOREIGN EXCHANGE HEDGE FOR FDI IN INFRASTRUCTURE PROJECTS
JUSSARA DA SILVA TEIXEIRA CUCATOVivian Iara Strehlau2021Capital social no comportamento do consumidor
MATHEUS NORONHAJulio C B Figueiredo2021AS ACELERADORAS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INTERNACIONAIS EM STARTUPS
ROBERTA GABRIELA BASILIOMateus Ponchio2021GRANA PRETA: Compreendendo sobre o bem-estar financeiro da população negra
VIVIANE EIKO ITO YAMASAKIMario Henrique Ogasavara2021A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE INSTITUCIONAL E DA GESTÃO NA FORMAÇÃO E CONTROLE DAS JOINT VENTURES INTERNACIONAIS 
EDUARDO JORGE BRANCO VIEIRA BARCELOSMarcos Amatucci2021The Role of Contextual Ambidexterity in Building Ambidextrous Organizations in Foreign Subsidiaries in Brazil 
SANDRO DE FREITAS NASCIMENTOManolita Correia Lima2021NÍVEL DE COLABORAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE
CONHECIMENTO ENTRE OS ATORES DO ECOSSISTEMA DE
INOVAÇÃO, proposição de um modelo analítico nos institutos
federais de educação, ciência e tecnologia.
YAN NONATO CATTANIMario Henrique Ogasavara2021NEW PUBLIC MANAGEMENT AND PUBLIC CONSORTIA: NA EFFICIENCY ANALYSIS IN THE BRAZILIAN CONTEXT
CRISTIANE MARIA DE MOURA GUEDESIlan Avrichir2021VARIÁVEIS DE RISCOS QUE IMPACTAM CONTRATOS DE PARCERIAS PÚBLICO PRIVADA (PPPs): UMA APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE APRENDIZAGEM (REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA E DESIGN THINKING) UTILIZANDO ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS PARA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
PESQUISA DE ADMINISTRAÇÃO
Liliane Matias de AlmeidaLuciana Florêncio de Almeida2021O EMPODERAMENTO FEMININO E REDES ESTRATÉGICAS: O IMPACTO NO EMPREENDEDORISMO DIGITAL
GEORGE MASATOCHI DE CAMPOS MAEDAThelma Valéria Rocha Rodrigues2021A INFLUÊNCIA DO CUSTOMER EXPERIENCE QUALITY (EXQ) NA RECOMPRA E SATISFAÇÃO DE CLIENTES DO SETOR DE SEGUROS 
CLAUDIA CRISTIANE DOS SANTOS SILVAManolita Correia Lima2021Onde está a inovação? O significado da inovação na Educação Superior
MARIANA CRISTINA BETTI CURY LORCAIlan Avrichir2021O EMPREENDEDORISMO NAS ARTES E A TRAJETÓRIA INTERNACIONAL DE ARTISTAS VISUAIS CONTEMPORÂNEOS DE ECONOMIAS EMERGENTES
VIRGÍNIA NICOLAU GONÇALVESMateus Canniatti Ponchio2021Bem-estar financeiro das mulheres: análise crítica do estado da arte da literatura e direções para pesquisas futuras
AlunoOrientador Ano da defesaTítulo da pesquisa
ANA CRISTINA DUQUE ESTRADAThelma Valéria Rocha2020DESENCONTRO DE SENTIDOS NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: Ativismo, marca e consumo
CLAUDIA FALCHETTIMateus Canniatti Ponchio2020Explorando o engajamento, bem-estar, coping e vulnerabilidade do consumidor 
CLAUDIO SUNAO SAITO    Vivian Strehlau2020A INFLUÊNCIA DO COSMOPOLITANISMO, AFINIDADE E AUTO CONGRUÊNCIA NA INTENÇÃO DE VISITA A DESTINOS INTERNACIONAIS
SANDRO DE FREITAS NASCIMENTOManolita Correia Lima2020A INFLUÊNCIA DA COLABORAÇÃO ENTRE OS ATORES DO ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO NA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO
FERNANDO JORGE MOREIRA DA SILVAMario H Ogasavara2020Institutional distances and entry modes of multinational companies in foreign countries
FLAVIO JORGE FREIRE D’ ANDRADE BATTISTUZZO  Mario Henrique Ogasavara2020Internacionalização de Empresas Multinacionais: a Dinâmica dos
Investimentos Sequenciais
ANDREA GIOVANI LANFRANCHI Suzane Strehlau2020ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO:
O Impacto do Ambiente Institucional na Internacionalização das Redes de Franquias
ROSILENE CARLA VIEIRAManolita Correia Lima2020CHINA: Estado-Universidade e o Projeto de Internacionalização da Educação Superior
BRUNO HENRIQUE DE ARAUJO Ilan Avrichir2020IMPACTO DE CRISES ECONÔMICAS SOBRE DESEMPENHO DE EMPRESAS BRSILEIRAS
EXPORTADORAS E NÃO EXPORTADORAS
MARCIO RIBEIRO DA FONSECA Thelma Valéria Rocha2020Desenvolvimento de escala de mensuração da percepção dos consumidores brasileiros sobre a responsabilidade social corporativa
ALAN JEZOVSEK KUHAR Vivian Iara Strehlau2020INTERNACIONALIZAÇÃO DE BANDAS BRASILEIRAS NOS ANOS
1980 E 1990: QUE FATORES OS LEVARAM AO SUCESSO
INTERNACIONAL NUM MUNDO ANTERIOR À INTERNET.
VIRGINIA NICOLAU GONCALVESMateus Canniatti Ponchio2020 Exploring gender differences in financial self-efficacy, personal financial behavior and subjective financial well-being
Vanessa Pilla Galetti Bretas Thelma V Rocha2020INTERNATIONAL FRANCHISING GOVERNANCE MODES: AN EMERGING MARKET PERSPECTIVE 
Andrea Giovani LanfranchiSuzane Strehlau2020O IMPACTO DO AMBIENTE INSTITUCIONAL NA ESTATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DAS REDES DE FRANQUIAS: uma análise de redes de franquias de países emergentes e desenvolvidos
FABIO CASSIO SOUZA Mario Henrique Ogasavara2020DISTÂNCIAS EM DUPLO-NÍVEL: UM MODELO DE ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA DA SUBSIDIÁRIA ESTRANGEIRA
VIRGINIA NICOLAU GONCALVESMateus Canniatti Ponchio2020Prorrogação 180 dias
LILIANE MATIAS DE ALMEIDALuciana Florêncio de Almeida2020prorrogação de 30 dias
VANESSA PILLA BRETAS                              Thelma Valeria Rocha2019The choice of international governance mode: new evidence of brazilian franchisors
CAIO GIUSTI BIANCHIJulio C B Figueiredo2019Institucional, Organizational and Sociocultural Drivers of Urban Innovation: a causal model proposition
VICTOR RAGAZZI ISAACFelipe Mendes Borini2019O EMBEDDEDNESS RELACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NO SURGIMENTO DE INOVAÇÕES EM SUBSIDIÁRIAS ESTRANGEIRAS INSTALADAS NO BRASIL
MIRIAM TAIS SALOMÃOVivian Iara Strehlau2019Global Brands: the born global firms’ challenge of building connection with consumers
RICARDO BALISTIEROFrederico Araujo Turolla2019O financiamento dos projetos de infraestrutura: um estudo de 1995 a 2018
MAURICIO ALEXANDRE SILVAFrederico Araujo Turolla2019Custos de Transação no Financiamento Bancário à Infraestrutura
MARCELLO MONTEIRO PEREIRAMARCOS AMATUCCI2018 
MARIA ADRIANA DE ANDRADE PEIXOTO CAMARGOFELIPE MENDES BORINI2018 
NEUSA SANTOS DE SOUZA NUNESFREDERICO ARAUJO TUROLLA2018 
PAULETTE SIEKIERSKIMANOLITA CORREIA LIMA2018 
PEDRO CARVALHO BURNIEREDUARDO EUGENIO SPERS2018 
RAFAELA ALMEIDA CORDEIROMATEUS CANNIATTI PONCHIO2018 
REYNALDO DANNECKER CUNHATHELMA VALERIA ROCHA RODRIGUES2018 
RICARDO OSORIO DE OLIVEIRAEDUARDO EUGENIO SPERS2018 
SERGIO GARRIDO MORAESVIVIAN IARA STREHLAU2018 
ALDO JOSÉ BRUNHADAFELIPE MENDES BORINI2017 

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.