Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Economia Criativa, Estratégia e Inovação

PPGECEI

RELAÇÃO DE EGRESSOS

2025
Nome do Egresso Título do Trabalho de Conclusão Ano da Defesa 
ANNA CAROLINA ALVIM CARDOSOPROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA: uma análise do trabalho técnico social sob a perspectiva da economia criativa2025
NAIRA DE OLIVEIRA LUIZ DE PAULAREPUTAÇÃO CORPORATIVA E TIKTOK: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES EM RELAÇÃO À MARCA CARREFOUR2025
Matheus Dias de OliveiraLUIZ CARLOS GÁ: DESIGN E ATIVISMO PELA REPRESENTAVIDADE NEGRA2025
LEONARDO AUGUSTO DE SOUZA MACHADOA POTENCIAL CONTRIBUIÇÃO DE PROGRAMAS DE SUPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CRIATIVAS DE JOVENS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO2025
Natalia da Costa CapanoLEI MUNICIPAL DE INCENTIVO À CULTURA DO RIO DE JANEIRO (LEI DO ISS): UMA ANÁLISE DO PERÍODO DE 2013 A 20232025
Nome do Egresso Título do Trabalho de Conclusão Ano da Defesa 
NICHOLAS PELLICANO GRAELO ESPORTE E A ECONOMIA CRIATIVA2024
PEDRO IVO ESPINOLA DE SOUZA ROMEIROA Narrativa da Mitologia no Cinema: Um estudo sobre Percy Jackson e Crepúsculo2024
REBECCA LUCIA CRUZ DE MENEZESDESIGN E ARTESANATO EM COLABORAÇÃO: Mapeamento do ecossistema de artesanato na Região Metropolitana de Recife (PE)2024
GUSTAVO FERREIRA ROLLAA COPRODUÇÃO INTERNACIONAL NA INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA BRASILEIRA2024
KARINA BITELLI SCHOLL DE FIGUEIREDO MOREIRACOMPORTAMENTO DOS DOCENTES E DISCENTES, COM FOCO NAS EXPERIÊNCIAS E COMPETÊNCIAS RELACIONADAS À ECONOMIA CRIATIVA, QUE PODEM COMPLEMENTAR O ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO2024
GABRIELLE DIAS MATTOSEMPREENDEDORISMO FEMININO NAS MÍDIAS SOCIAIS: uma análise do TikTok2024
EDSON SOUSA DA SILVAMEMÓRIA INSTITUCIONAL E BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: as bibliotecas da ESPM como lugares de memória2024
FELIPE MACEDO LEMOSUMA SALA DE CINEMA PARA A GERAÇÃO Z: UM PROJETO BASEADO NO DESIGN DE EXPERIÊNCIA2024
RAFAEL DE MELLO SILVANEGÓCIOS CRIATIVOS EM COMUNIDADES PERIFÉRICAS E SEUS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO LOCAL: o caso do Bar do Omar no Rio de Janeiro2024
THIAGO LOUIS GRINGON SOUTO RODRIGUESTAROT COMO SISTEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE2024
ANNA CAROLINA BERTANI OBATALazer em Família na Era Digital: um guia interativo para frequentadores do Circuito Carioca de Artes e Culturas2024
JULIANE MARTINS CARNEIRO DE SOUSAGalpão Aplauso: a educação por meio da arte no desenvolvimento das capacidades2024
Nome do Egresso Título do Trabalho de Conclusão Ano da Defesa 
MARIA CAROLINA GOPFERT PALHANO LEALUma análise do perfil do consumidor brasileiro de séries norte-americanas de televisão sob a perspectiva do fan funding2023
EDUARDO BOONE GONCALVESA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA INDEPENDENTE: No cenário carioca de 2019 a 20222023
LUCAS SILVA DA COSTAGESTÃO HOLÍSTICA DO TEMPO: O potencial de utilização do Sincronário das 13 Luas na gestão estratégica de negócios e projetos criativos.2023
PEDRO HENRIQUE SANTOS DIASPráticas de difusão e comunicação de acervos sonoros no MIS-RJ: caminhos para um guia.2023
JEFFERSON YUJI WATANABECRIATIVIDADE EM REDE: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil2023
MARCIO MARAO PINHEIROO IMPACTO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO DO SIDEMAN2023
LARISSA DE MORAES BARBOSA BORGESMAPEAMENTO CRIATIVO: manual de facilitação para realização de mapeamento coletivo de setores criativos2023
PERICLES AUGUSTUS CAETANOO ECOSSISTEMA DO ENTRETENIMENTO AO VIVO NO BRASIL: tendências, incertezas e cenários futuros2023
RENAN FRANCA DOS SANTOS RODRIGUESESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS PARA UMA ECONOMIA CRIATIVA RESPONSÁVEL: um estudo sobre práticas ESG em grandes eventos no eixo São Paulo – Rio de Janeiro/Brasil2023
CAIO DAHER MOURA CAMPELLO CORDEIROA INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA EXPERIÊNCIA DE COMPRA EM MARKETPLACES2023
LUISA HADDAD BARROS DE CARVALHOA MODA DE LUXO NO METAVERSO: Como as marcas estão se inserindo nesse ambiente digital2023
ELIZA CRISTINA SANTANA E SILVA SANTOSMERCADO LITERÁRIO INDEPENDENTE: dinâmicas e inovações na construção de redes colaborativas2023
LUIZ CLAUDIO DIAS RANGEL FILHOMAPA MENTAL E OUTRAS FERRAMENTAS CRIATIVAS NA ATIVIDADE PROFISSIONAL DO PROPAGANDISTA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA2023
Nome do Egresso Título do Trabalho de Conclusão Ano da Defesa 
DANIEL RABHA NUNES SANTIAGOEXPERIMENTE O VENTO: métodos e conceitos para a construção de uma experiência esportiva única e memorável na modalidade vela.2022
FERNANDO ANTONIO DA SILVA CARMONA@RIOMATSURIOFICIAL – PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O INSTAGRAM DO EVENTO RIO MATSURI2022
ANDREA LUCIA LOFGRENEmpresas que produzem eventos de música ao vivo em ambientes de mudanças contínuas: Um estudo de casos múltiplos em empresas do setor de música ao vivo.2022
INGRID BUCKMANN CARDOSO DE MELLOO RIO QUE MORA NO MAR: A Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro2022
VIVIAN SOUZA RIBEIROPLATAFORMA COLETIVO: a construção de uma plataforma digital de design thinking para profissionais da economia criativa2022
ANA KARINE COSTA DE MOURACOMO STARTUPS PODEM SER COMPETITIVAS EM MERCADOS DOMINADOS POR PLATAFORMAS DIGITAIS LÍDERES. Estudo de caso da empresa Safer2022
FABIANA ARAUJO AVELLARA PERSPECTIVA ESG NO BRANDING DAS GESTORAS DE FUNDOS INVESTIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO2022
MARCELO DE CASTRO SOLLEROIndústria Cultural Paulista e seu Ecossistema Financeiro de Sustentação2022
JONATAS FREITAS MORAES GONCALVESACADEMIA BRASILEIRA DE VELA: percepção dos alunos egressos2022
FLAVIA DE ARAUJO BRETASO PAPEL DA MULHER NO DESIGN DIGITAL: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA TRAJETÓRIA FEMININA DOS ANOS 19702022
Nome do Egresso Título do Trabalho de Conclusão Ano da Defesa 
MATHEUS RIBEIRO PEREIRASTORYTELLING COMO FERRAMENTA DE DISCURSO NO TWITTER: Uma análise da campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 20182021
GABRIELLE AMARAL BACHAA utilização do patrocínio como ferramenta de marketing em projetos de cultura e entretenimento ao vivo no Brasil.2021
CARLOS DE OLIVEIRA JUNIOREncontros Digitais: A construção de uma plataforma digital para comunidade de programação criativa brasileira2021
MANOELA MAIA SOARESENSINO EXPERIENCIAL: desenvolvendo o “talento artístico profissional”2021
LORENA FRAGA COSTA MOULINComunicação Organizacional e Economia Criativa: Um olhar sobre o Complexo Cultural da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro2021
YASMIN COSTA DUTRA DE OLIVEIRA CORBOCriar, empreender e inovar: um estudo sobre o DNA criativo israelense.2021
JOAO BATISTA MACHADO PEREIRADESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PROCESSO DE MENSURAÇÃO DE IMPACTOS GERADOS POR NEGÓCIOS SOCIAIS LIGADOS À ECONOMIA CRIATIVA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO2021
EDUARDO JOSE DE CARVALHO NETOEXPERIÊNCIA RIO CRIATIVO: O desafio de gamificar políticas públicas culturais2021
RENIER CROHARE MOLINAECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO: um estudo sobre a concentração de empresas dos setores de Economia Criativa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro2021
MARIA LUISA ZARUR GUARISAO SHOW TEM QUE CONTINUAR: propostas de mensuração do valor cultural e econômico dos palcos de pequeno e médio porte na cidade do Rio de Janeiro2021
RENATA CASTELLO MEMORIACRIATIVIDADE EMPREENDEDORA: A RELEVÂNCIA DA CRIATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS2021
ALEXANDRE MAGNO DA ROCHA VIANNAESTUDO DA EXPERIÊNCIA MULTISSENSORIAL DO CONSUMO DE CAFÉ: Uso de técnicas de Neurodesign para análise da experiência do consumo do café.2021
HENRIQUE ALMEIDA SILVA JUNIORPraça Nelson Mandela: onde urbanismo, design e economia criativa se encontram2021
DANIEL DE MIRANDA CARVALHOA Zona Cultural da Praça da Estação: um estudo sobre seu processo de transformação sob a ótica da Economia Criativa2021
RAUL DE SANTA HELENA PEREIRAMARCAS VISCERAIS”: SIGNIFICADO PROFUNDO DA MARCA LABORATÓRIO FANTASMA2021
WILSON SOUZA ANTUNESSISTEMA PARA SUPORTE A TOMADA DE DECISÃO EM GESTÃO, BASEADO EM ANÁLISE DE TENDÊNCIA E COMPORTAMENTO PARA SETOR DE TELECOMUNICAÇÃO.2021
BRUNO DE SANTA CECILIA MASSAAcredito, se quiser”: a trajetória do músico na produção de um álbum independente.2021
Nome do Egresso Título do Trabalho de Conclusão Ano da Defesa 
ANA CAROLINA SOARES DE NOBREGAA publicidade infantil nos canais do Youtube de Felipe Neto e Lucas Neto2020
ANDREI EDUARDO DE SOUZA GOMESTeoria dos jogos aplicada na educação profissional para desenvolvimento de competência em tomada de decisões estratégicas2020
CLAUDIA GOMES MONTEIRO DE SOUZAContribuição da Inteligência Emocional nas Ações de Inovação nos Processos de Liderança das Empresas2020
GABRIELA DE ALMEIDA FAGUNDESDesign Science e a consonância da pesquisa discente em administração com o mercado: uma análise de projetos de conclusão de curso e sua aplicabilidade.2020
JOÃO PAULO BULHOES NOGUEIRA MARTINSA nova televisão: estratégias, desafios e tendências da distribuição digital não linear no mercado brasileiro.2020
LEONARDO MONTEIRO DE MIRANDAUso da facilitação visual na gestão de projetos e times ágeis2020
MARCELO MURTA VELLOSO    Museus como indutores da reestruturação urbana: análise dos casos do Museu de Arte do Rio e do Museu do Amanhã2020
MARDEN DO VALE NASCIMENTOAteliê fotográfico: o ensino-aprendizagem de fotografia na formação de trabalhadores criativos2020
MONICA ASSIS MARQUES BARBOSACONVERSAS PRODUTIVAS, CONECTANDO E DESENVOLVENDO PESSOAS – UM JOGO PARA PROMOVER A PRÁTICA DA EMPATIA E O RESPEITO À DIVERSIDADE: DESIGN DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO APLICADOS À GAMIFICAÇÃO2020
PATRICIA DUARTE GONCALVESSE A EXPERIENCIA FOR BOA O ESTUDANTE NÃO DESISTE: a contribuição do design centrado no humano para a educação a distância2020
RENAN CARDOSO DE LUNA FREIREO FAZER CRIATIVO PRESENTE NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ARTISTAS VISUAIS E DESIGNERS.2020
ROMUALDO AYRES COSTAPLANO DE NEGÓCIOS PARA O EMPREENDIMENTO GAMES ACADEMY2020
THIAGO RIBEIRO E FREIREFacilitação de Aprendizagem: Caminhos Possíveis para a Formação de Profissionais da Economia Criativa2020
VANESSA BARTOLO GUIMARAES PEREIRAPara além da acessibilidade: Pensando o pertencimento e a participação dos sujeitos surdos no Museu de Arte do Rio2020
Nome do Egresso Título do Trabalho de Conclusão Ano da Defesa 
ALEXANDRE RIBEIRO COSTAModa Petrópolis: ressignificação por meio de análise gráfica, mapeamento de experiências e identidade visual2019
ANITA VASCONCELOS DE CARVALHOO papel do empresário artístico na gestão de carreiras musicais após a transformação digital da indústria da música2019
BIANCA SIMAOZINHO CARVALHOO Ateliê Mundo Novo e a formação profissional e cidadã de mulheres para o artesanato2019
CARLA VIANA ALVESA relevância das conexões para o fomento da criatividade numa cidade-empresa que se pretende criativa: estudo sobre Ipatinga2019
DIOGO FERREIRA DE ALMEIDA BRAULIOO Inbound Marketing no Mercado Brasileiro2019
FABIO MAIA FERREIRA DOS SANTOSMEU FILHO, MEU ROCKEIRO:ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS CULTURAIS ENTRE PAIS E FILHOS2019
FERNANDA RODRIGUES SOBRAL SAMPAIORelação entre jovens e cigarro: como torná-la distante?2019
GABRIEL CORREA LIMASupernova comunidade criativa: Como gerar conexões e inteligência coletiva para o desenvolvimento de profissionais e marcas inseridos no universo de negócios criativos2019
GABRIELA PINTO STOCCO MOREIRATendências no comportamento de compra do consumidro carioca: Um estudo do perfil dos consumidores cariocas de moda para a década de 20202019
JOAO MARCOS ABREU DOS SANTOSInteligência artificial, machine learning e algorítmos: Como estas tecnologias estão moldando o novo mercado da música.2019
LEANDRO DE ANDRADE PIERUCCIO novo criativo: da ESPM-Rio para a realidade das agências de publicidade2019
LUIZA SILVA CALADOEstratégias para pequenos empreendedores da moda no Rio de Janeiro: um diagnóstico sobre as dificuldades enfrentadas e as competências empreendedoras fundamentais para superação2019
MARCOS ANDRE RODRIGUES DE CARVALHOIncubadiras de economia criativa: habitats multisetoriais de inovação, capacitação empreendedora e fortalecimento de redes2019
MARINA BAND MACEDOGestão coletiva de direitos no audiovisual: o direito a remuneração de roteiristas e diretores pela exibição pública de obras cinematográficas no Brasil2019
MONICA CRISTINA LOPES DA SILVAO Uso da Tecnologia para Melhoria da Qualidade de Vida de Populações mais Vulneráveis2019
PATRICIA MENDONCA LIMAVestir a luta: a moda como veículo de sensibilização sobre a violência contra jovens negros no Brasil2019
PAULA BENTO DE VASCONCELOSTransformação digital de micro e pequenas empresas de setores criativos2019
RAFAEL FERREIRA DE OLIVEIRAA Busca Pela Creche Ideal: O Design como ferramenta para a criação de uma experiência digital orientada para o cliente2019
RAQUEL LEIKO MACHADO MARUYAMANúcleos criativos: desenvolvimento de projetos audiovisuais2019
RICARDO ALMEIDA DE ABREUAs mudanças na organização produtiva da indústria da música no Brasil frente as transformações tecnológicas e o processo de adaptação dos seus agentes produtivos a partir do ano 20002019
WILLIAM MARTINS PEREIRA DOS SANTOSAs mudanças na organização produtiva da indústria da música no Brasil frente as transformações tecnológicas e o processo de adaptação dos seus agentes produtivos a partir do ano 20002019
Nome do Egresso Título do Trabalho de Conclusão Ano da Defesa 
ANDREA FRANCO AMINGERZen Serigrafia: trinta anos de permanência no processo permeográfico2018
DANIELA JACQUES DA CRUZO Luxo, a autoria e os adolescentes da Comunidade Rocinha2018
FATIMA FERNANDES RENDEIROMercado publicitário: transformações na contemporaneidade2018
LEONARDO JACQUES GAMMAL ZEITUNEUma Análise do Comportamento de  Consumo dos Jovens Cariocas Diante da Adoação de Práticas Sustentáveis no setor da moda2018
LEONARDO JOSE BARRETO DE MATTOS AMATOA transformação da arte em ícone e elemento de consumo2018
PATRICIA CARDOSO MACHADOO Compartilhamento de bens e o comportamento do consumo2018
RAFAEL LIPORACE DE SOUZA PEREIRAQuando a empresa supera o produto: Reserva a marca da Comunicação2018
SANDRA MESQUITA SANCHESA Economia Criativa no Rio uma oportunidade2018
SIMONE TERRA CABOOportunidades para o Desenvolvimento do Setor Audiovisual no Brasil2018
TATIANA DOS SANTOS MARCELINO DO NASCIMENTOCidades Inteligentes – O Caso da Cidade de Búzios2018
VERONICA BIDART DE CASTRO NELSON MACHADOEscola de Música contemporânea 2018
VERONICA DE JESUS MARQUES PIERRE DE GOUVEACausas precisam causar. Guia prático para criar experiências interativas, sensoriais e emocionais através do método pense-viva-sinta2018
Nome do Egresso Título do Trabalho de Conclusão Ano da Defesa 
FERNANDO MORGADO DUARTEA  Marca como Geradora de Negócios para Veículos de Comunicação2017
HELENA RODRIGUES DE PAULAReposicionamento de produtos digitais de acordo com o contexto de uso do usuário.2017
LUIZ EDUARDO BORDIMNovas tecnologias associadas ao user experience contribuindo para a renovação da educação, um estudo de caso do Duolingo2017
MARCOS AURELIO MACHADO DOS SANTOSO Design em Evolução na Passarela do Samba2017
MAURICIO VIDAL SILVA DE ANDRADECriação de método base de atuação de personagem para design de animação em computação gráfica 3D2017
NATHALIA BARONE LIMAA preferência de estilo gráfico de capas de livros do público young adults2017
RICARDO PIMENTELA fotografia em tempos de interatividade social2017
ROBERTO ALVAREZ DE SA FILHOUm novo modelo de gestão para agência de Publicidade dentro dos princípios da Economia Criativa2017
VERA ZUNINO ROSAA marca imperator: Inovação e Integração com o Design de Experiência2017
VINICIUS AUGUSTO CARVALHOUma análise da atuação do montador de filmes e do editor de TV e vídeo no contexto da indústria criativa2017

Translate

According to your choice