Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Economia Criativa, Estratégia e Inovação

PPGECEI

Produção Acadêmica

Livros e e-books publicados por Docentes e Discentes

Para comemorar os seus 5 anos, o Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM (MPGEC) está disponibilizando duas publicações gratuitas para download: Economia Criativa: gestão estratégica de setores criativos, organizado por João Luiz de Figueiredo e Sílvia Borges Corrêa e Economia Criativa: design de experiência e estratégias de inovação, organizado por Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Isabella Perrotta.

 

Contextos e Pesquisas

Coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber. 

 
economiacriativa11 150x150 1

Economia Criativa: design de experiência e estratégias de inovação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Isabella Perrotta (orgs.)

O objetivo deste volume foi reunir reflexões teóricas e resultados de pesquisas empíricas que relacionassem o design e/ou a cultura visual e/ou a cultura material com as indústrias e setores criativos e com a inovação.

economiacriativa10 150x150 1

Economia Criativa: gestão estratégica de setores criativos

João Luiz de Figueiredo e Sílvia Borges Corrêa (orgs.)

A proposta desta coletânea é a de reunir textos que são resultados de pesquisas empíricas e de reflexões teóricas acerca da produção, do consumo, da inovação, do empreendedorismo no contexto dos setores criativos.

economiacriativa9 150x150 1

Museus de interfaces: A fênix das cinzas até os bits

Eduardo Ariel e Leonardo Marques (orgs.)

economiacriativa8 150x150 1

Gestão estratégica na Economia Criativa

Daniel Kamlot e Marco Aurélio de Souza Rodrigues(orgs.)

economiacriativa7 150x150 1

Territórios da Economia Criativa

Sílvia Borges Corrêa e Veranise Dubeux (orgs.)

A ideia que norteou a organização desta coletânea foi a de reunir textos que abordassem o tema da economia criativa com ênfase na dimensão territorial e que fossem textos resultantes de pesquisas empíricas.

 
economiacriativa6 150x150 1

Rio de Encontros. Impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade

Eduardo Ariel de Souza Teixeira; Ilana Strozenberg; Silvia Borges Corrêa e Teresa Guilhon de Barros (ORG)

O livro é resultado da parceria entre a ESPM e o Rio de Encontros, um ciclo de debates realizado pelo Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisas. Trata-se de uma coletânea que dá voz a um conjunto de pessoas – os participantes do Rio de Encontros e os autores dos capítulos – e que traz como tema central as redes virtuais em múltiplos aspectos. Como pensar em questões de tecnologia, de informação, de aprendizagem, de colaboração, de disputas, de afetos, de conflitos, de ética e de cidadania tendo as redes como elemento presente? Todos esses aspectos que permeiam nossas vidas on e off line foram pensados, debatidos e aprofundados nos textos que compõem este livro. 

economiacriativa5 150x150 1

Cidades criativas: aspectos setoriais e territoriais

João Luiz de Figueiredo e Diego Santos Vieira de Jesus (ORG)

O livro apresenta uma coletânea de artigos relacionados a aspectos setoriais e territoriais de cidades criativas. 

economiacriativa4 150x150 1

Design: reflexões e experiências

Isabella Perrotta e Eliana Formiga (Org.)

Variados assuntos reunidos sob a égide do design, tangenciando-se ou afastando-se: alguns trabalham com conceitos abstratos, outros com exemplos concretos. Alguns remetem ao passado histórico, outros apontam para as tendências futuras. 

 
economiacriativa3 150x150 1

Interfaces com o design de interação

Eduardo Ariel de Souza Teixeira (org.)

Material rico, plural e original sobre o design de interação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento

 
economiacriativa2 150x150 1

Consumo e Sociabilidades

Sílvia Borges Corrêa, Michele de Lavra Pinto e Veranise Dubeux (org.)

Todos os artigos desta coletânea foram gerados a partir de pesquisas empíricas, que trazem à tona questões que estão diretamente ligadas ou que tangenciam a cultura material.

 
economiacriativa1 150x150 1

Economia Criativa

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Sílvia Borges Corrêa (org.)

A obra aborda, por meio de um olhar amplo, analítico e atual, as múltiplas facetas da Economia Criativa.

 

Ensaios sobre Economia Criativa

Coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber. 

 
livro marcas memoria representacao 150x150 1

Marcas, memória e representação

Isabella Perrotta e Lucia Santa Cruz (Org.)

Editora TopBooks, 2017

O livro de estreia é uma produção do Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (Lembrar). Ele reúne dez capítulos que, por diferentes óticas e partindo de pesquisas de vários campos do conhecimento, refletem sobre a presença e a importância da marca na contemporaneidade. 

Ensaios2 150x150 1

Técnicas de pesquisa para Design

Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Leonardo Marques de Abreu (Org.)

Editora TopBooks, 2018

Livros de Docentes

Design Economia Criativa 150x150 1

Design e Economia Criativa: ensaios para um campo plural

Mirella de Menezes Migliari (Org.)

Editora E-Papers, 2020

Neste livro, pretende-se passear por diversos setores compreendidos pelo design, dos mais tradicionais, em que ainda se projetam produtos industrializados, aos mais recentes, a fim de enaltecer as pontes construídas pelo designer. 

 
Capa Carnaval 150x150 1

E o samba, sambou? Retrospectiva do carnaval da última década

Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (orgs.)

Editora E-Papers, 2020

Apresentação de pesquisas feitas pela ESPM durante os desfiles de carnaval durante 10 anos; cada capítulo é relacionado ao desfile de um ano. Autores são pesquisadores da ESPM e de outras instituições. Este livro celebra a parceria de pesquisa entre a ESPM e a Riotur, apresentando os dados mais relevantes das pesquisas em seus respectivos anos e contando detalhes de narrativas nem sempre óbvias. 

gestaovarejo 150x150 1

Gestão Contemporânea do Varejo: Uma Introdução à Teoria do Comércio

Thomas Rudolph e Daniel Kamlot

Ed. Editório, 2019

O livro apresenta os fundamentos de uma atividade comercial e varejista bem-sucedida, explicando as competências centrais para a gestão da atividade varejista com foco nas áreas de processos, compras, estratégia, financiamento, clientes, controle, vendas, pessoal, logística e informação. 

 
marketing 150x150 1

Marketing

Daniel Kamlot e Bernardo Guelber Fajardo

Ed. FGV, 2019

Trata-se de uma obra que, além de apresentar os conceitos iniciais do marketing, aborda a gestão e a estratégia a ele relacionadas. O livro detalha macro e microambientes empresariais, técnicas para previsão de demanda, sistemas para obtenção de informação e os componentes do composto de marketing, além de fornecer uma exposição das vertentes do marketing contemporâneo, atualmente observadas nos mais diversos mercados, e uma estrutura do plano de marketing (e de negócios) para empresas e empreendimentos em geral. 

 
Economia LGBT 150x150 1

A Economia LGBT+ na Cidade do Rio de Janeiro

Diego Santos Vieira de Jesus

Editora Prismas, 2018

O livro aborda o desenvolvimento da economia LGBT+ na cidade do Rio de Janeiro e as assimetrias de sua distribuição na cidade.  

 
nostalgias midia 150x150 1

Nostalgias e mídia: no caleidoscópio do tempo

Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)

Editora E-Papers, 2018

Trata-se da primeira obra publicada em português dedicada inteiramente a pesquisas sobre os agenciamentos entre nostalgia e mídia, que contribuí para a consolidação de uma temática de pesquisa que ganha cada vez mais relevância nos estudos de memória. 

 
capa politicas publicas 150x150 1

Economia Criativa e Políticas Públicas

Diego Santos Vieira de Jesus e Daniel Kamlot (orgs.)

Ed. Prismas, 2016

Esta obra objetiva debater a relação entre economia criativa e políticas públicas, discutindo seus méritos, limitações e abordagens. Assuntos como propriedade intelectual, inovação, sistemas de incentivo à cultura, empreendedorismo criativo, cidades criativas, políticas de trabalho e renda, diplomacia e paradiplomacia, educação e vários outros são apresentados, estimulando os conhecimentos no campo da economia criativa. 

 
Promenades capa 150x150 1

Promenades do Rio – A turistificação da cidade pelos guias de viagem de 1873 a 1939

Isabella Perrotta

TopBooks, 2015

Um dos títulos escolhidos pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio, por meio de processo de seleção pública, para compor a biblioteca “RIO 450”, em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro. O livro trata do processo de turistificação da cidade a partir dos primeiros guias editados para estrangeiros, viajantes e turistas. É a partir deles que ficamos sabendo o que era considerado atrativo, diversão ou atividade cultural na cidade, e também onde se hospedava e se comia no período histórico visitado, que termina quando já existiam o bondinho do Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor, os desfiles oficiais de escolas de samba e até o aeroporto Santos Dumont. 

 

Publicações de Discentes

1 2020 dez passos capa pt 150x150 1

Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19

Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado

Válega, 2020

O Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou o livro digital “Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19”, de Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado, publicado pela Válega, do Rio de Janeiro. A ideia é aplicar o conhecimento gerado pelo grupo de pesquisa na resolução de um problema específico deste momento de enfrentamento da covid-19: contornar a ausência de aulas presenciais e a falta de acesso de estudantes à internet e/ou à telefonia celular. Escrita em linguagem direta e objetiva, a obra volta-se a docentes e está disponível gratuitamente para download, trazendo uma proposta baseada na coloquialidade da conversa para o uso didático de espaços em emissoras de rádio. 

 
capa pt 150x150 1

Covid-19 e comunicação: um guia prático para enfrentar a crise

Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado

Válega, 2020

Uma pandemia como a de Covid-19 exige estratégias para o combate à crise em si e para a comunicação a respeito desse processo. Pensando na atuação da mídia durante e após o confinamento social, os professores Luiz Artur Ferraretto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre, e Fernando Morgado, das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), do Rio de Janeiro, produziram o e-book gratuito “Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise”. Com 62 páginas, o material foi planejado para ser visualizado com facilidade na tela de um celular e de outros dispositivos móveis. Baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para o combate à pandemia, o e-book parte da ideia de que todos os meios devem apoiar a sociedade neste momento.  

 
comunicadores sa 150x150 1

Comunicadores S/A

Fernando Morgado

Matrix, 2019

A vida de oito dos maiores comunicadores de todos os tempos é narrada sob uma nova ótica, enfatizando os momentos e as decisões que fizeram essas figuras se tornarem bem-sucedidas, tanto do ponto de vista artístico quanto comercial. São trajetórias inspiradoras para quem deseja se desenvolver nos campos da comunicação e dos negócios. Lances emocionantes e curiosos das carreiras de Ana Maria Braga, Faustão, Gugu Liberato, Luciano do Valle, Luciano Huck, Ratinho, Raul Gil e Silvio Santos são reunidos em um texto leve e objetivo, que narra sucessos e fracassos, sem o preconceito e a agressividade que marca parte expressiva dos trabalhos feitos sobre a TV e seus protagonistas. 

 
capa internet 150x150 1

Efeitos visuais de transição na montagem cinematográfica

Vinicius Augusto Carvalho

Paco Editorial, 2018

Na montagem de um filme, a inserção ou a ausência de efeitos visuais como fusões, fades e wipes não se resume a técnicas da edição de imagens. Este processo complexo integra a concepção da obra, exige criatividade e conhecimento estético – o uso de efeitos de transição entre imagens tem o potencial de imprimir ritmo, rupturas ou continuidades de tempo e espaço. Efeitos Visuais de Transição na Montagem Cinematográfica descreve conceitos fundamentais da pontuação imagética e sua aplicação no cinema, a partir da evolução tecnológica, dados de mercado e dos filmes premiados com o Oscar de Melhor Montagem. A obra apresenta um registro minucioso das pontuações imagéticas atravessado pela entrada da tecnologia digital e dos softwares de edição não linear na pós-produção cinematográfica. 

 
criatividade made in rio 150x150 1

Criatividade made in Rio: a migração global de publicitários cariocas

Roberto Sá Filho

Prismas, 2018

Muitos dos publicitários de sucesso em São Paulo e no exterior começaram suas carreiras no Rio de Janeiro. Mas, o que será que estimula essa migração de publicitários cariocas? O que faz do Rio de Janeiro esse celeiro de talentos que o que agora se espalham por diversas cidades criativas do mundo?  

 
silvio santos a trajetoria do mito 150x150 1

Silvio Santos: a trajetória do mito

Fernando Morgado

Matrix, 2017

Um dos livros mais vendidos do Brasil, conforme lista da revista “Veja”. 

Silvio Santos nunca teve tantas falas suas reunidas em uma só publicação. Nascido no Rio de Janeiro em 1930, Senor Abravanel começou a trabalhar aos 14 anos de idade como camelô. Pouco tempo depois, ingressou no rádio e, mais tarde, na televisão, onde se tornou sinônimo de domingo. Formou um grupo empresarial bilionário, com milhares de empregados em todo o Brasil. Tentou ser prefeito, governador e até presidente. Cercou sua vida pessoal de mistérios, cultivados pela distância que mantém dos repórteres. Mesmo assim, ao longo da carreira, já causou polêmica ao opinar sobre diversos assuntos: de empreendedorismo até homossexualidade, passando por economia, sexo, drogas e política. “Silvio Santos: a trajetória do mito” conta toda a trajetória do animador e empresário através de um formato inédito, que combina textos ágeis, declarações dadas por Silvio ao longo das últimas seis décadas e uma completa linha do tempo. Cada capítulo revela uma faceta especial: seu tino para os negócios, sua longa carreira artística, seu estilo próprio de comandar o SBT, sua meteórica trajetória política e sua reservada vida pessoal. Combinadas, compõem a figura de um mito, verdadeira marca da comunicação do Brasil. 

como hacer presentaciones 150x150 1

Cómo hacer presentaciones exitosas

Fernando Morgado

Ars Optika, 2017

Como o designer pode superar o medo de falar em público? O que o cliente mais quer escutar quando lhe apresentam uma proposta? Quais são os aspectos que não podem ser esquecidos no momento de revelar a solução final de um projeto? Como estudantes e profissionais podem organizar-se para produzir, dentro do prazo, slides agradáveis e eficientes? Estas e muitas outras perguntas são respondidas por Fernando Morgado, designer e professor brasileiro com experiência em projetos de diferentes perfis. Repleto de casos reais, “Cómo hacer presentaciones exitosas” revela, de maneira simples e objetiva, os segredos para que estudantes e profissionais de design façam apresentações poderosas. Além disso, contém formatos tanto para você conquistar novos clientes, quanto para encantar os que já tem. 

 
blota jr a elegancia no ar 150x150 1

Blota Jr.: a elegância no ar

Fernando Morgado

Matrix, 2015

Apresentador dos grandes momentos da música na TV, um dos maiores nomes do rádio, formador de ídolos, empresário vitorioso, pioneiro do jornalismo esportivo, político atuante num período decisivo da história do Brasil. Embora esses predicados justificassem vários livros, “Blota Jr.: a elegância no ar” (Matrix, 2015) reúne todos eles numa só publicação. Essa trajetória é contada com riqueza de detalhes por Fernando Morgado, que dedicou três anos para pesquisar e escrever a história do filho ilustre de Ribeirão Bonito. 

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.