Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em
Economia Criativa, Estratégia e Inovação
PPGECEI
Produção Intelectual
Livros e e-books publicados por Docentes e Discentes
Para comemorar os seus 5 anos, o Programa de Pós-graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (PPGECEI) está disponibilizando duas publicações gratuitas para download: Economia Criativa: gestão estratégica de setores criativos, organizado por João Luiz de Figueiredo e Sílvia Borges Corrêa e Economia Criativa: design de experiência e estratégias de inovação, organizado por Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Isabella Perrotta.
Contextos e Pesquisas
Coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber.
Economia Criativa: design de experiência e estratégias de inovação
Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Isabella Perrotta (orgs.)
O objetivo deste volume foi reunir reflexões teóricas e resultados de pesquisas empíricas que relacionassem o design e/ou a cultura visual e/ou a cultura material com as indústrias e setores criativos e com a inovação.
Economia Criativa: gestão estratégica de setores criativos
João Luiz de Figueiredo e Sílvia Borges Corrêa (orgs.)
A proposta desta coletânea é a de reunir textos que são resultados de pesquisas empíricas e de reflexões teóricas acerca da produção, do consumo, da inovação, do empreendedorismo no contexto dos setores criativos.
Museus de interfaces: A fênix das cinzas até os bits
Eduardo Ariel e Leonardo Marques (orgs.)
Gestão estratégica na Economia Criativa
Daniel Kamlot e Marco Aurélio de Souza Rodrigues(orgs.)
Territórios da Economia Criativa
Sílvia Borges Corrêa e Veranise Dubeux (orgs.)
A ideia que norteou a organização desta coletânea foi a de reunir textos que abordassem o tema da economia criativa com ênfase na dimensão territorial e que fossem textos resultantes de pesquisas empíricas.
Rio de Encontros. Impactos da internet e das redes sociais na vida da cidade
Eduardo Ariel de Souza Teixeira; Ilana Strozenberg; Silvia Borges Corrêa e Teresa Guilhon de Barros (ORG)
O livro é resultado da parceria entre a ESPM e o Rio de Encontros, um ciclo de debates realizado pelo Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisas. Trata-se de uma coletânea que dá voz a um conjunto de pessoas – os participantes do Rio de Encontros e os autores dos capítulos – e que traz como tema central as redes virtuais em múltiplos aspectos. Como pensar em questões de tecnologia, de informação, de aprendizagem, de colaboração, de disputas, de afetos, de conflitos, de ética e de cidadania tendo as redes como elemento presente? Todos esses aspectos que permeiam nossas vidas on e off line foram pensados, debatidos e aprofundados nos textos que compõem este livro.
Cidades criativas: aspectos setoriais e territoriais
João Luiz de Figueiredo e Diego Santos Vieira de Jesus (ORG)
O livro apresenta uma coletânea de artigos relacionados a aspectos setoriais e territoriais de cidades criativas.
Design: reflexões e experiências
Isabella Perrotta e Eliana Formiga (Org.)
Variados assuntos reunidos sob a égide do design, tangenciando-se ou afastando-se: alguns trabalham com conceitos abstratos, outros com exemplos concretos. Alguns remetem ao passado histórico, outros apontam para as tendências futuras.
Interfaces com o design de interação
Eduardo Ariel de Souza Teixeira (org.)
Material rico, plural e original sobre o design de interação e suas interfaces com outras áreas do conhecimento
Consumo e Sociabilidades
Sílvia Borges Corrêa, Michele de Lavra Pinto e Veranise Dubeux (org.)
Todos os artigos desta coletânea foram gerados a partir de pesquisas empíricas, que trazem à tona questões que estão diretamente ligadas ou que tangenciam a cultura material.
Economia Criativa
Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Sílvia Borges Corrêa (org.)
A obra aborda, por meio de um olhar amplo, analítico e atual, as múltiplas facetas da Economia Criativa.
Ensaios sobre Economia Criativa
Coleção de coletâneas e textos monográficos gerados a partir de reflexões e pesquisas oriundas de vários campos do conhecimento, tais como Ciências Sociais, Comunicação, Design, Economia Criativa, Gestão, Marketing e Relações Internacionais. A coleção privilegia tanto trabalhos específicos de cada área, como trabalhos que dialoguem e transitem na interseção dessas e de outras áreas do saber.
Marcas, memória e representação
Isabella Perrotta e Lucia Santa Cruz (Org.)
Editora TopBooks, 2017
O livro de estreia é uma produção do Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação (Lembrar). Ele reúne dez capítulos que, por diferentes óticas e partindo de pesquisas de vários campos do conhecimento, refletem sobre a presença e a importância da marca na contemporaneidade.
Técnicas de pesquisa para Design
Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Leonardo Marques de Abreu (Org.)
Editora TopBooks, 2018
Livros de Docentes
Jornada de Pensamento Viver de Arte: reinvenções, inovações e novos futuros
Luciana Guilherme
Editora IDM, 2024
Essa coletânea é fruto da 2ª Edição do Seminário Jornada de Pensamento – Viver de Arte, realizado pelo Hub Cultural Porto Dragão do Instituto Dragão do Mar, vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará. A coletânea reune pesquisadores, empreendedores e profissionais brasileiros, de referência, do campo da economia criativa, na perspectiva de refletir sobre caminhos e apontar estratégias inovadoras para o enfrentamento de desafios em tempos de crise. As reflexões foram sistematizadas em três eixos fundamentais – economia da cultura, criatividade e inovação em tempos de crise e novos caminhos e oportunidades para o desenvolvimento, alternando o acesso a textos escritos e vídeos produzidos e acessados via QR Code, ampliando as possibilidades de difusão do conhecimento. A docente Luciana Guilherme ficou responsável pela editoria e curadoria.
Glória do Outeiro ao Futuro: um território cultural
André Beltrão; Isabella Perrotta; Mirella De Menezes Migliari; Sílvia Borges Corrêa (Orgs.)
E-Papers, 2024
Há muitas histórias a serem contadas sobre este território que abriga uma das principais joias da arquitetura colonial religiosa do Rio de Janeiro – entre outros bens tombados –, e abrigou a sede do poder da república, a maior concentração de embaixadas da cidade, residências de deputados e senadores, e dois dos seus mais importantes hotéis. Cabe a nós pesquisadores da Economia da Cultura e da Economia Criativa continuarmos interagindo com esse território, e seus agentes culturais, percorrendo-o desde o outeiro e vislumbrando seus usos futuros.
1822|1922|2022 - A Independência do Brasil no Jornalismo
Lucia Maria Marcellino de Santa Cruz
E-Papers, 2023
Se a historiografia consagra o papel que os jornais desempenharam na Independência do Brasil, até recentemente não havia estudos que analisassem criticamente como os periódicos da Primeira República reportaram o centenário da emancipação política do país, em 1922. Com a proximidade do bicentenário da Independência, surgiu a oportunidade de preencher esta lacuna, verificando não somente a abordagem da imprensa em 1922, mas como o jornalismo de 2022 tratava o mesmo tema. Finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico em 2024, categoria Informação e Comunicação.
Glossário de Branding
Isabella Perrotta; Lucia Santa-Cruz; Ingrid Buckmann (Orgs.)
ESPM-Rio, 2023
A publicação começou a ser construída como trabalho coletivo, dentro da disciplina Branding e Comunicação Multissensorial, que Perrotta e Santa-Cruz ministraram no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa da ESPM-Rio, no segundo semestre de 2021. Para esta edição final, as duas professoras convidaram a egressa do mesmo Programa, Ingrid Bükmann (designer com larga experiência em gestão de comunicação institucional), para colaborar na edição e produção de conteúdo, e contaram com a participação de Ana Brasil. Na introdução do Glossário de Branding, as pesquisadoras afirmam que, “de certa forma, esta publicação dá continuidade ao livro Marcas, Memória e Representação, que organizamos em 2017, cuja introdução – que se apresentava com o título “Muito além de um nome ou logotipo” – tentava mostrar o quanto este campo criativo, que dá identidade às organizações, se modificou nas últimas décadas. Não só em relação à sua abrangência de atuação, mas também aos seus conceitos e nomenclaturas. Conceitos e nomenclaturas que agora reunimos”.
Encontros e Caminhos dos Estudos do Consumo no Brasil
Fátima Portilho; Flavia Galindo; Lívia Barbosa; Silvia Borges (Orgs.)
E-Papers, 2021
Realizado pela primeira vez em 2004, o ENEC se constituiu como o primeiro espaço acadêmico do Brasil, no âmbito das ciências sociais, e tem como tema central de debates o consumo e as relações com a materialidade nas suas mais diferentes perspectivas.
Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior
Daniel Kamlot; Vitor Pires dos Santos
E-Papers, 2021
Este livro, organizado e escrito por professores com larga experiência acadêmica, principalmente na atividade de sala de aula, tem por objetivo apresentar um conjunto de metodologias ativas para a implementação de uma aula inovadora.
Design e Economia Criativa: ensaios para um campo plural
Mirella de Menezes Migliari (Org.)
Editora E-Papers, 2020
Neste livro, pretende-se passear por diversos setores compreendidos pelo design, dos mais tradicionais, em que ainda se projetam produtos industrializados, aos mais recentes, a fim de enaltecer as pontes construídas pelo designer.
E o samba, sambou? Retrospectiva do carnaval da última década
Ana Erthal, Eduardo Ariel de Souza Teixeira e Eliana de Lemos Formiga (orgs.)
Editora E-Papers, 2020
Apresentação de pesquisas feitas pela ESPM durante os desfiles de carnaval durante 10 anos; cada capítulo é relacionado ao desfile de um ano. Autores são pesquisadores da ESPM e de outras instituições. Este livro celebra a parceria de pesquisa entre a ESPM e a Riotur, apresentando os dados mais relevantes das pesquisas em seus respectivos anos e contando detalhes de narrativas nem sempre óbvias.
Gestão Contemporânea do Varejo: Uma Introdução à Teoria do Comércio
Thomas Rudolph e Daniel Kamlot
Ed. Editório, 2019
O livro apresenta os fundamentos de uma atividade comercial e varejista bem-sucedida, explicando as competências centrais para a gestão da atividade varejista com foco nas áreas de processos, compras, estratégia, financiamento, clientes, controle, vendas, pessoal, logística e informação.
Marketing
Daniel Kamlot e Bernardo Guelber Fajardo
Ed. FGV, 2019
Trata-se de uma obra que, além de apresentar os conceitos iniciais do marketing, aborda a gestão e a estratégia a ele relacionadas. O livro detalha macro e microambientes empresariais, técnicas para previsão de demanda, sistemas para obtenção de informação e os componentes do composto de marketing, além de fornecer uma exposição das vertentes do marketing contemporâneo, atualmente observadas nos mais diversos mercados, e uma estrutura do plano de marketing (e de negócios) para empresas e empreendimentos em geral.
A Economia LGBT+ na Cidade do Rio de Janeiro
Diego Santos Vieira de Jesus
Editora Prismas, 2018
O livro aborda o desenvolvimento da economia LGBT+ na cidade do Rio de Janeiro e as assimetrias de sua distribuição na cidade.
Nostalgias e mídia: no caleidoscópio do tempo
Lucia Santa Cruz e Talitha Ferraz (orgs.)
Editora E-Papers, 2018
Trata-se da primeira obra publicada em português dedicada inteiramente a pesquisas sobre os agenciamentos entre nostalgia e mídia, que contribuí para a consolidação de uma temática de pesquisa que ganha cada vez mais relevância nos estudos de memória.
Economia Criativa e Políticas Públicas
Diego Santos Vieira de Jesus e Daniel Kamlot (orgs.)
Ed. Prismas, 2016
Esta obra objetiva debater a relação entre economia criativa e políticas públicas, discutindo seus méritos, limitações e abordagens. Assuntos como propriedade intelectual, inovação, sistemas de incentivo à cultura, empreendedorismo criativo, cidades criativas, políticas de trabalho e renda, diplomacia e paradiplomacia, educação e vários outros são apresentados, estimulando os conhecimentos no campo da economia criativa.
Promenades do Rio – A turistificação da cidade pelos guias de viagem de 1873 a 1939
Isabella Perrotta
TopBooks, 2015
Um dos títulos escolhidos pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio, por meio de processo de seleção pública, para compor a biblioteca “RIO 450”, em comemoração aos 450 anos do Rio de Janeiro. O livro trata do processo de turistificação da cidade a partir dos primeiros guias editados para estrangeiros, viajantes e turistas. É a partir deles que ficamos sabendo o que era considerado atrativo, diversão ou atividade cultural na cidade, e também onde se hospedava e se comia no período histórico visitado, que termina quando já existiam o bondinho do Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor, os desfiles oficiais de escolas de samba e até o aeroporto Santos Dumont.
Publicações de Discentes e Egressos
Oceanos (Finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico em 2024, na categoria Design.)
Eduardo Carvalho
Ed. Inteligência Educacional
Atlântico, Pacífico, Ártico, Índico, Antártico. São cinco os nomes para uma gigantesca massa de água que ocupa mais de 70% da superfície da Terra, um organismo único chamado Oceano. Azul, verde ou turvo, de águas quentes ou gélidas, o Oceano desempenha um papel importante em nosso planeta, sendo lar de uma imensa diversidade de vida e ecossistemas. Além de exercer importante influência no clima, permite que a Terra seja habitável e que a humanidade exista. Estamos fortemente interligados aos mares e o que sai de suas águas (pescados para subsistência de famílias e comércio internacional, fármacos, petróleo e gases), mas estamos nos importando com sua conservação? Nos desconectamos da natureza de tal forma que nos esquecemos que somos parte – e não à parte – dela. Degradação de ambientes costeiros e marinhos, lixo, excesso de plásticos, poluição e turismo desordenado são alguns dos principais problemas mundo afora. O mais grave deles também é nossa responsabilidade: emissões cada vez mais altas de gases causadores do efeito estufa, que aceleram a mudança climática e ameaçam a vida marinha (e a nossa). É possível resolver isso tudo? Sim, e as soluções já existem, e, nós, humanos, somos a principal delas.
Guia de Luta: Manual para entrar no mercado criativo
Pedro Filet; Gabriela Delbem; Leonardo Amato
Ed. UVA, 2022
O mercado publicitário se torna desafiador para os estudantes de comunicação, nesta publicação do laboratório de Economia Criativa da Universidade Veiga de Almeida, profissionais e professores apresentam histórias, exemplos e dicas de como se preparar para a luta do mercado de trabalho criativo.
Territórios criativos: cidades, criatividade e cultura
Leonardo Amato (Org.)
Ed. CRIA
A segunda publicação do Laboratório de Estudos Integrados em Criatividade & Economia Criativa (CRIA) reuniu a produção dos estudantes-pesquisadores da Universidade Veiga de Almeida, que buscaram analisar os territórios criativos, a relação das novas profissões virtuais e o impacto da pandemia através do olhar da Economia Criativa, das transformações de trabalho e o papel da cultura nos espaços e como signo criativo.
Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19
Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado
Válega, 2020
O Núcleo de Estudos de Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou o livro digital “Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19”, de Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado, publicado pela Válega, do Rio de Janeiro. A ideia é aplicar o conhecimento gerado pelo grupo de pesquisa na resolução de um problema específico deste momento de enfrentamento da covid-19: contornar a ausência de aulas presenciais e a falta de acesso de estudantes à internet e/ou à telefonia celular. Escrita em linguagem direta e objetiva, a obra volta-se a docentes e está disponível gratuitamente para download, trazendo uma proposta baseada na coloquialidade da conversa para o uso didático de espaços em emissoras de rádio.
Covid-19 e comunicação: um guia prático para enfrentar a crise
Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado
Válega, 2020
Uma pandemia como a de Covid-19 exige estratégias para o combate à crise em si e para a comunicação a respeito desse processo. Pensando na atuação da mídia durante e após o confinamento social, os professores Luiz Artur Ferraretto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Porto Alegre, e Fernando Morgado, das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), do Rio de Janeiro, produziram o e-book gratuito “Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise”. Com 62 páginas, o material foi planejado para ser visualizado com facilidade na tela de um celular e de outros dispositivos móveis. Baseado nas recomendações da Organização Mundial da Saúde para o combate à pandemia, o e-book parte da ideia de que todos os meios devem apoiar a sociedade neste momento.
Comunicadores S/A
Fernando Morgado
Matrix, 2019
A vida de oito dos maiores comunicadores de todos os tempos é narrada sob uma nova ótica, enfatizando os momentos e as decisões que fizeram essas figuras se tornarem bem-sucedidas, tanto do ponto de vista artístico quanto comercial. São trajetórias inspiradoras para quem deseja se desenvolver nos campos da comunicação e dos negócios. Lances emocionantes e curiosos das carreiras de Ana Maria Braga, Faustão, Gugu Liberato, Luciano do Valle, Luciano Huck, Ratinho, Raul Gil e Silvio Santos são reunidos em um texto leve e objetivo, que narra sucessos e fracassos, sem o preconceito e a agressividade que marca parte expressiva dos trabalhos feitos sobre a TV e seus protagonistas.
Efeitos visuais de transição na montagem cinematográfica
Vinicius Augusto Carvalho
Paco Editorial, 2018
Na montagem de um filme, a inserção ou a ausência de efeitos visuais como fusões, fades e wipes não se resume a técnicas da edição de imagens. Este processo complexo integra a concepção da obra, exige criatividade e conhecimento estético – o uso de efeitos de transição entre imagens tem o potencial de imprimir ritmo, rupturas ou continuidades de tempo e espaço. Efeitos Visuais de Transição na Montagem Cinematográfica descreve conceitos fundamentais da pontuação imagética e sua aplicação no cinema, a partir da evolução tecnológica, dados de mercado e dos filmes premiados com o Oscar de Melhor Montagem. A obra apresenta um registro minucioso das pontuações imagéticas atravessado pela entrada da tecnologia digital e dos softwares de edição não linear na pós-produção cinematográfica.
Criatividade made in Rio: a migração global de publicitários cariocas
Roberto Sá Filho
Prismas, 2018
Muitos dos publicitários de sucesso em São Paulo e no exterior começaram suas carreiras no Rio de Janeiro. Mas, o que será que estimula essa migração de publicitários cariocas? O que faz do Rio de Janeiro esse celeiro de talentos que o que agora se espalham por diversas cidades criativas do mundo?
Silvio Santos: a trajetória do mito
Fernando Morgado
Matrix, 2017
Um dos livros mais vendidos do Brasil, conforme lista da revista “Veja”.
Silvio Santos nunca teve tantas falas suas reunidas em uma só publicação. Nascido no Rio de Janeiro em 1930, Senor Abravanel começou a trabalhar aos 14 anos de idade como camelô. Pouco tempo depois, ingressou no rádio e, mais tarde, na televisão, onde se tornou sinônimo de domingo. Formou um grupo empresarial bilionário, com milhares de empregados em todo o Brasil. Tentou ser prefeito, governador e até presidente. Cercou sua vida pessoal de mistérios, cultivados pela distância que mantém dos repórteres. Mesmo assim, ao longo da carreira, já causou polêmica ao opinar sobre diversos assuntos: de empreendedorismo até homossexualidade, passando por economia, sexo, drogas e política. “Silvio Santos: a trajetória do mito” conta toda a trajetória do animador e empresário através de um formato inédito, que combina textos ágeis, declarações dadas por Silvio ao longo das últimas seis décadas e uma completa linha do tempo. Cada capítulo revela uma faceta especial: seu tino para os negócios, sua longa carreira artística, seu estilo próprio de comandar o SBT, sua meteórica trajetória política e sua reservada vida pessoal. Combinadas, compõem a figura de um mito, verdadeira marca da comunicação do Brasil.
Cómo hacer presentaciones exitosas
Fernando Morgado
Ars Optika, 2017
Como o designer pode superar o medo de falar em público? O que o cliente mais quer escutar quando lhe apresentam uma proposta? Quais são os aspectos que não podem ser esquecidos no momento de revelar a solução final de um projeto? Como estudantes e profissionais podem organizar-se para produzir, dentro do prazo, slides agradáveis e eficientes? Estas e muitas outras perguntas são respondidas por Fernando Morgado, designer e professor brasileiro com experiência em projetos de diferentes perfis. Repleto de casos reais, “Cómo hacer presentaciones exitosas” revela, de maneira simples e objetiva, os segredos para que estudantes e profissionais de design façam apresentações poderosas. Além disso, contém formatos tanto para você conquistar novos clientes, quanto para encantar os que já tem.
Blota Jr.: a elegância no ar
Fernando Morgado
Matrix, 2015
Apresentador dos grandes momentos da música na TV, um dos maiores nomes do rádio, formador de ídolos, empresário vitorioso, pioneiro do jornalismo esportivo, político atuante num período decisivo da história do Brasil. Embora esses predicados justificassem vários livros, “Blota Jr.: a elegância no ar” (Matrix, 2015) reúne todos eles numa só publicação. Essa trajetória é contada com riqueza de detalhes por Fernando Morgado, que dedicou três anos para pesquisar e escrever a história do filho ilustre de Ribeirão Bonito.