​​Jose Emilio Rondeau​

Professor ​​Jose Emilio Rondeau​

Como jornalista, desde 1977 José Emilio Rondeau escreve sobre rock, cinema e cultura pop para as principais publicações brasileiras,  entre elas O Globo, Folha de São Paulo, Rolling Stone, Época, Marie Claire, Trip, Playboy, Cláudia, Veja, Bizz, Set, Jornal de Música, Pipoca Moderna, Somtrês e Pop.  
Além disso, José Emilio produziu discos para Legião Urbana, Camisa de Vênus e Picassos Falsos e é um pioneiro do videoclipe no Brasil.  
Antes de mudar-se para Los Angeles, onde foi correspondente de 1987 a 2004, criou, roteirizou e dirigiu videoclipes para alguns dos mais importantes arIstas rock brasileiros, como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Lobão, Picassos Falsos, Kid Abelha e Plebe Rude.  
Como produtor de televisão, realizou segmentos jornalísIcos para a Rede Globo. Também produziu, dirigiu e editou reportagens para as redes Telecine e CineCanal.  
Em 2006, lançou seu primeiro longa-metragem de ficção, a comédia românIca/fantasia rock’n’roll 1972, que escreveu e dirigiu.  
É autor (junto com Nelio Rodrigues) do livro Sexo, Drogas e Rolling Stones, lançado em 2008.   
Hoje é sócio do Estúdio Consequência (de criação, animação e produção de entretenimento digital), diretor do FAROL (plataforma online de informação cultural do Brasil e do mundo) e colaborador da revista Veja.

Lattes

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.