ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Laís Maciel Lafuente

Laís Fuente

Laís Maciel Lafuente, atualmente, assume o papel de Gerente de Desenvolvimento, sendo responsável pela dinâmica de expansão territorial na maior empresa de energias renováveis do país.

Foi Diretora de Interiorização do Desenvolvimento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia. Responsável pela articulação e construção de normas e ações para a consolidação dos setores de energias renováveis, petróleo e gás, agroindústria e desenvolvimento territorial. 

Também atuou na Universidade de Salvador (UNIFACS) como professora e coordenadora nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, além de professora no Curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano e Regional. Ministrou aulas das disciplinas de Matrizes Energéticas; Legislação Ambiental; Ecossistema e Poluição Ambiental; Água e Qualidade Ambiental; Saneamento Ambiental; Gestão de Resíduos Sólidos; Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento; Projetos Ambientais; Meio ambiente e Sustentabilidade; e Estudos Ambientais e Unidades de Conservação.

No SENAI/CIMATEC, ministrou a disciplina de Legislação Ambiental aplicada a Energia Eólica no curso de Extensão em Fundamentos de Energia Eólica e a disciplina de Princípios de Bioenergia, na Especialização em Energias Renováveis.

No Governo da Bahia, atuou na Secretaria do Meio Ambiente na gestão de unidades de conservação e coordenou o programa Água Doce, com o Ministério do Meio Ambiente. Na Casa Civil, atuou no acompanhamento de ações prioritárias nas áreas de habitação de interesse social, cidades históricas, saneamento e infraestrutura, com ações de articulação entre setores privados, execução de obras e políticas de governo. Seus cargos no governo permitiram que ela trabalhasse de perto e entendesse as necessidades de indústrias-chave como Energias Renováveis, Óleo e Gás, Química e Petroquímica, Portuária e Agroinsdustria e Desenvolvimento Territorial.

Formada em Ciências Biológicas e Mestre em Zoologia (Diversidade Animal) pela Universidade Federal da  Bahia (UFBA), começou a trabalhar com políticas públicas ambientais e se apaixonou pelo tema.

Faço parte do HUB de ESG Change

Meus cursos na ESPM

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

No momento não apareci em nenhuma matéria do blog

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.