Marina Henriques Viotto

Marina Henriques Viotto

Doutora em Administração de Empresas na linha de Estratégias de Marketing pela FGV EAESP (2023). É também mestre (2019) e graduada (2015) em Administração de Empresas pela mesma instituição. Obteve aprovação com distinção nas bancas de defesa de doutorado e mestrado. Além disso, recebeu menção honrosa concedida pela FGV EAESP pela dissertação de mestrado. No doutorado, teve bolsa integral de Teaching Assistant (T.A.) concedida pela FGV EAESP. No mestrado, teve bolsa integral concedida pelo CNPq durante o primeiro ano e pela Fapesp/Capes durante o segundo ano. Tem trabalhos publicados nos periódicos Consumption Markets Culture e RAE-Revista de Administração de Empresas além de ter capítulos nos livros “Aspectos Culturais do Consumo” (2022) e “Varejo em Polos de Rua” (2020). Com sua pesquisa, desenvolve trabalhos na área de estudos culturais do consumo investigando culturas digitais com foco na intersecção entre mídias sociais, saúde e corpo e teorizando autocontrole, vigilância e influência. Na ESPM-SP é, atualmente, é professora de disciplinas de marketing no curso de Comunicação e Publicidade. Na FGV EAESP, lecionou as disciplinas de Marketing Mix e de Trade e Shopper Marketing, além de ter sido assistente de pesquisa e monitora em disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Marketing. Trabalhou em finanças corporativas e em marketing digital na Danone e em marketing de produto com as marcas Sempre Livre e o.b. na Johnson & Johnson. Por fim, atua também como consultora desenvolvendo projetos de marketing estratégico para empresas que atuam no mercado de marketing digital

Lattes

http://lattes.cnpq.br/1479399465857261

Linkedin

https://www.linkedin.com/in/marinaviotto/

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.