Pedro Santos Mundim

Pedro Santos Mundim

Pedro Santos Mundim é professor de comportamento do eleitor e sociedade contemporânea no Master em Comunicação Política e Sociedade da ESPM. Também é professor associado de Ciência Política da Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ – atual IESP-UERJ – (2010), Mestre em Comunicação Social pela UFMG (2004) e Bacharel em Jornalismo pela PUC-MG (2001).

 

Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFG (2016-2020). Entre 2014 e 2015 foi Assessor Especial do Gabinete e Diretor da Assessoria de Pesquisa de Opinião Pública da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM). Tem experiência nas áreas de Ciência Política, com ênfase em Teorias do Comportamento Político e Eleitoral, Teorias da Opinião Pública e Efeitos da Mídia e Teoria Política Contemporânea; de Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais, especialmente na análise de dados quantitativos; e em Comunicação, com ênfase em Comunicação e Política.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.