Vanessa Santos

Professora Vanessa Santos

Mestre em Administração de Empresas pela FGV EAESP (2019) com extensão pelas universidades: Yale School of Management (EUA, 2018) em Behavioral Science of Management, Hitotsubashi University (Japão, 2018) em Innovation x Globalization: Japan Style e EGADE Business School Guadalajara (México, 2019) em Leadership & Corporate Entrepreneurship in Latin America. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela FEI Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (2008). Concluiu Pós-graduação lato sensu em Especialização em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012), MBA em Gestão Empresarial pela FGV Management (2017), Pós-graduação lato sensu em Comunicação e Design Digital na ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing (2020) e cursa A Moderna Educação: Metodologias, Tendências e Foco no aluno na PUC RS.


Possui sólida experiência profissional em telecomunicações, com mais de 20 anos de mercado, trabalhou na Ericsson, Siemens e laboratório da Intelbrás, atuando em clientes no Brasil (Oi, VIVO, CTBC, TIM, Claro) e em outros países (Caribe: Orange, América Móvil, CWC, Lime, Digicel, BTC, BLT, UTS; Chile: Entel; El Salvador: Telefônica, AMX; Venezuela: Movistar; Argentina: Personal; Holanda: KPN; Suriname: Digicel; México: TelCel, TEMM; Honduras: Claro). Atualmente, é professora colaboradora em curso de pós-graduação lato sensu EAD da ESPM, assistente de pesquisa na FGV e fundadora da MultiConcept Educação e Consultoria

Lattes

Meus cursos na ESPM

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

No momento não apareci em nenhuma matéria do blog

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.