Criação e Roteiro para Podcast: Da Ideia à Gravação.

Presencial

A turma deste curso está fechada

Para receber a notificação quando uma nova turma for aberta, selecione o botão "Avise-me".

Confira novos cursos relacionados que podem interessar você:

sobre o curso

Descrição do curso

Quer aproveitar o crescimento de mercado de podcasts no Brasil?

Veja só esses dados:

    • O Brasil já conta com 31,94 milhões de ouvintes de podcasts. (PodPesquisa 2024/2025 – ABPod)
    • 40,23% destes ouvem esse tipo de mídia diariamente. (PodPesquisa 2024/2025 – ABPod)
    • No último ano o crescimento de consumo de podcasts foi de 20% (Inside Vídeo 2024/Kantar Ibope)
    • Para quem quer ampliar suas possibilidades de atuação no mercado, aprender a conceber e roteirizar podcasts vai fazer toda diferença.
    • E para ajudar a concretizar a sua ideia, você já sai do curso com um episódio piloto gravado. Para ver o seu roteiro funcionando na prática.
    • Este curso oferece uma imersão criativa no universo do podcast, com foco no desenvolvimento de ideias, criação de roteiros e preparação para gravação profissional. Ao longo das aulas, os participantes vão explorar os diversos formatos de podcast — do narrativo ao opinativo, da entrevista ao ficcional — compreendendo as semelhanças e diferenças entre eles, especialmente no que diz respeito à estrutura, temática, linguagem e intencionalidade.

 

O curso vai apresentar os principais gêneros de podcast:

  • Entrevista: centrado na escuta ativa e condução de conversas com convidados.
  • Mesa redonda/bate-papo: com múltiplas vozes e tom informal, exige organização de pauta e equilíbrio entre participantes.
  • Podcast solo ou opinativo: mais autoral e direto, demanda clareza de discurso e conexão com o ouvinte.
  • Storytelling jornalístico ou documental: estruturado como uma narrativa com começo, meio e fim, baseado em fatos.
  • Ficção: próximo ao rádio-teatro, exige criação de mundos, personagens e ambientação sonora.

 

Os participantes escolherão um dos gêneros para desenvolverem durante o curso. Aprenderão a escolher temas relevantes, alinhados ao seu estilo e público-alvo, além de desenvolver a identidade narrativa do podcast: tom de voz, ritmo, abordagem e linguagem.

O gênero storytelling jornalístico ou ficcional será explorado tanto em contextos factuais (como relatos de vida ou jornalismo narrativo) quanto em formatos criativos (como crônicas e ficções sonoras). Os alunos terão a oportunidade de desenvolver tanto roteiros mais abertos (guias de pauta) quanto roteiros mais fechados (com texto narrado ou dramatizado), exercitando o equilíbrio entre naturalidade e estrutura.

Ao final do curso, os participantes produzirão e gravarão um episódio-piloto em estúdio profissional, com base em um roteiro autoral desenvolvido ao longo das aulas.

Para quem se destina?

Comunicadores, roteiristas, criadores de conteúdo, professores, jornalistas, infoprodutores, creators, empreendedores criativos, consultores e pesquisadores de comunicação e marketing.

Programa

O que você vai aprender

  • Capacitar os participantes a desenvolver e roteirizar episódios de um podcast original, com foco em linguagem, temática, estrutura e narrativa.
  • Aplicar o aprendizado em gravação de um episódio piloto do podcast roteirizado no curso.
AULA 1 – Introdução ao Universo do Podcast
Objetivos:
  • Apresentar o cenário atual do podcast
  • Reconhecer os principais formatos e estilos
  • Estimular a escuta crítica
Conteúdo:
  • O que é podcast?
  • Tipos de podcast: entrevista, solo, bate-papo, storytelling, ficção
  • Panorama do mercado (Brasil e mundo)
  • Escuta comentada e análise coletiva de podcasts variados.
AULA 2 – Ideia, Tema e Público-alvo
Objetivos:
  • Orientar os alunos a encontrar um tema relevante e autêntico
  • Delimitar o público-alvo e a linguagem adequada
Conteúdo:
  • Como encontrar e afunilar uma boa ideia
  • Nicho, tema e recorte editorial
  • Tom, estilo e persona do podcast
  • Desenvolvimento das temáticas e ideias principais
AULA 3 – Estrutura e Formatos Narrativos
Objetivos:
  • Como construir a estrutura básica de um episódio
  • Identificar como o formato impacta no roteiro
  • A estrutura narrativa do podcast em diversos gêneros
Conteúdo:
  • Estrutura base: abertura, desenvolvimento, encerramento
  • Formatos narrativos: linear, não linear, episódico ou seriado
  • Diferenças estruturais entre entrevista, crônica, storytelling, ficção sonora
Atividade prática:
  • Esboço da estrutura do episódio-piloto de cada aluno
 
AULA 4 – Roteiro: Da Ideia ao Papel
Objetivos:
  • Apresentar os tipos de roteiro e guias de pauta Desenvolver o texto falado com clareza e fluidez
Conteúdo:
  • Tipos de roteiro: guia de pauta x roteiro fechado Escrita para ouvir: linguagem oral, ritmo, repetição e clareza Roteiro para entrevistas, storytelling e ficção Técnicas de abertura envolvente
Atividade prática:
  • Início do roteiro do episódio-piloto + leitura em grupo
AULA 5 – Voz, Ensaio e Preparação para Gravação
Objetivos:
  • Preparar os alunos para a performance vocal
  • Ensaiar a leitura e ajustes de roteiro
Conteúdo:
  • Ritmo, pausas, entonação e respiração
  • Leitura oral e interpretação natural
  • Improviso com roteiro como base
  • Ensaios individuais ou em duplas
Atividade prática:
  • Ensaio com feedback + ajustes finais no roteiro
AULA 6 – Pré-produção e Simulação de Gravação
Objetivos:
  • Simular o processo de gravação
  • Finalizar todos os elementos do episódio-piloto
Conteúdo:
  • Checklist de pré-produção (roteiro, tempo, tom, transições)
  • Ambientação, vinheta e recursos sonoros
  • Dicas técnicas para gravação em estúdio
  • Simulação em sala: com microfone ou celular
Atividade prática:[
  • Leitura final e simulação de gravação com cronômetro
AULA 7 – Gravação no Estúdio (Parte 1)
Objetivos:
  • Gravar os primeiros episódios-pilotos com orientação técnica
Conteúdo:
  • Sessão de gravação (em grupo ou individual)
  • Supervisão de leitura, performance e tempo
  • Apoio técnico do estúdio e acompanhamento da facilitadora
Atividade prática:
  • Gravação do episódio-piloto
AULA 8 – Gravação no Estúdio (Parte 2) + Escuta e Feedback
Objetivos:
  • Finalizar gravações
  • Refletir sobre os episódios prontos e compartilhar em grupo
Conteúdo:
  • Continuação da gravação
  • Escuta coletiva dos episódios finalizados
  • Feedbacks orientados
  • Encerramento e avaliação final
  • Atividade prática:
  • Apresentação dos episódios gravados e roda final de escuta

Curadora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Professora

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Rio de Janeiro

Ladeira da Glória, 26

Glória - Rio de Janeiro - RJ

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.
Foto da ESPM Rio Biblioteca
ESPM Rio
ESPM RIO

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

Avise-me