Prepare-se para se tornar CCO (Chief Communication Officer) com visão estratégica de conteúdo, capaz de planejar com criatividade e fazer gestão para públicos com eficiência na comunicação corporativa
Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
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Sobre
O curso tem como objetivo capacitar estudantes para desenvolver uma visão estratégica, analisar cenários e planejar ações de comunicação e marketing para empresas de forma integrada, envolvendo a gestão estratégica de conteúdo, com foco nos públicos estratégicos.
Aprenda a fortalecer o conceito da marca, gerando percepção de valor, e a aplicar a técnica COPE (Create Once, Publish Everywhere), otimizando resultados tanto nos meios digitais quanto nos tradicionais.
Com uma abordagem prática e colaborativa, o curso estimula a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras, integrando comunicação estratégica com um investimento otimizado.
Ao final, você desenvolverá um Trabalho de Conclusão de Curso com base em um caso real, aplicando as habilidades adquiridas para criar um planejamento completo de comunicação.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
perfil
Profissionais de Comunicação que estejam em busca de uma formação diferenciada para trabalhar na construção e gestão da imagem institucional, da reputação das empresas e de seus relacionamentos com diversos públicos.
Profissionais que buscam desenvolver habilidades que melhorem ainda mais a sua atuação como líderes, com visão estratégica e criatividade.
Profissionais que atuam na área e que precisam lapidar seus conhecimentos para capacitar suas equipes em planejamento e gestão de relacionamentos estratégicos.
Capacidade para desenvolver a lógica do pensamento estratégico para a elaboração de um plano integrado de comunicação.
Conhecimento para mensurar resultados e justificar os investimentos realizados, a partir de metodologias qualitativas e quantitativas que demonstrem o ROI.
Profissional capaz de elaborar estratégias inovadoras para a gestão da reputação, além de conhecer os caminhos para o desenvolvimento de relacionamento com os diversos stakeholders.
O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.
O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.
A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.
A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.
matriz curricular
A disciplina ensina a desenvolver um plano de Comunicação Integrada alinhado aos objetivos do negócio, com foco em públicos prioritários e uso estratégico de recursos. Apresenta 11 etapas de planejamento, incluindo definição de stakeholders, canais, campanhas, cronograma e mensuração. Prepara o estudante para atuar em qualquer setor, usando pensamento estratégico e combinando ferramentas online e off-line com eficiência e impacto.
Existem muitos meios digitais que podem ser utilizados para alavancar as comunicações das empresas com seus diversos públicos. Junto com eles podemos contar com o apoio da IA – Inteligência Artificial.
Discutir as tendências das mídias sociais permite um pensamento estratégico que orienta as escolhas de caminhos a serem seguidos para os investimentos em comunicação institucional e mercadológica.
Esta disciplina aborda maneiras para se chegar à liderança comunicacional no mundo V.U.C.A. (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) ou B.A.N.I (brittleness, anxiety, nonlinearity and incomprehensibility), tanto por meio da utilização otimizada das mídias sociais digitais de forma orgânica ou impulsionada, quanto apresentando as ferramentas digitais mais recomendadas para engajar diversos públicos e, ainda por cima, utilizando a IA como ponto de partida para nos levar a escolhas mais eficazes e engajadas. Entre elas, o estudante vai conhecer alternativas de gamefication, treinamentos EaD e mídias sociais corporativas fechadas no âmbito da TI da empresa.
Diferenciação é a palavra-chave de qualquer processo de comunicação com o mercado. Para se destacar entre a concorrência é preciso ser mais criativo, nem sempre fazendo algo que ninguém jamais fez, mas pelo menos fazendo de uma maneira inusitada o que já é conhecido.
Este é o foco desta disciplina: compartilhar técnicas para que o estudante consiga dar asas à sua imaginação, mesmo quando imagina que não possui o dom da criatividade.
Serão mostradas e aprofundadas inúmeras formas para desenvolver um processo criativo como, por exemplo, o Design Thinking, o Brainstorming, o World Café, o modelo SCAMPER, o Mind Map, o método Sinéctico e a busca de referências criativas.
O objetivo é desenvolver um modelo criativo baseado nas necessidades da empresa e nas expectativas dos públicos, de tal forma que as ações de comunicação e marketing ganhem contornos de ineditismo com foco em resultados concretos.
A construção da imagem institucional e o estreitamento das relações emocionais do público com as organizações passa pela formulação de storytelling.
Todos têm uma relação muito próxima com histórias de todas as naturezas. Desde que nascemos somos envolvidos por narrativas que começam a ser contadas por nossos pais, depois na escola, pelos amigos e pelas instituições com as quais nos relacionamos.
A vida das empresas deve ser contada interna e externamente para gerar envolvimento com a marca empregadora e com os produtos e serviços que são consumidos.
Um registro das histórias da organização, desde o heroísmo empreendedor do seu fundador, até as realizações de seus mais destacados colaboradores pode engajar os atuais funcionários nas páginas que ainda precisam ser escritas.
Da mesma forma, boas histórias conectam o mercado com a marca e criam laços de aproximação difíceis de serem quebrados. Mostrar as técnicas para construir storytelling corporativo é o objetivo desta disciplina.
Mais do que nunca, a sociedade exige uma postura ética e responsável das organizações com as quais se relacionam. Apenas a produção de bons produtos e serviços, sozinhos, deixou de ser suficiente para manter clientes fiéis e funcionários engajados.
As empresas precisam atuar de forma sustentável em todos os sentidos, tanto na sua atividade interna, quanto na cadeia de produção de matérias primas, no transporte e nas revendas.
Esta matéria vai aprofundar o tema, mostrando os caminhos para comunicar online e off-line as atividades responsáveis da empresa, apresentando formas de gerir a diversidade, implantar uma política de compliance para toda a organização, divulgar as ações de sustentabilidade e otimizar as relações éticas com a sociedade de modo geral. Tudo para estar cada vez mais dentro dos preceitos ESG.
Fazem parte deste conteúdo curricular as discussões e as alternativas mais adequadas para equacionar as questões de gênero, a inibição dos assédios morais e sexuais, a inclusão de pessoas com necessidades especiais e o aproveitamento de profissionais da terceira idade.
Decorrente da imagem institucional, a reputação de uma empresa é construída ao longo do tempo, como resultado das suas ações, valores praticados e efetivas contribuições à sociedade.
Para muitas empresas a reputação constitui a maior parte do valor da marca no mercado, superando seus ativos tangíveis e sua geração de caixa. Isto porque uma reputação bem construída é capaz de superar crises de várias naturezas (tema de outra disciplina específica deste curso), permitindo que a marca se reconstrua diante dos olhos do mercado, amparada por um passado respeitável.
A disciplina discute como deve ser construída a imagem corporativa de uma organização, alinhando seus discursos institucionais para que ela tenha uma imagem única ao longo do tempo, empregando elementos constitutivos de uma identidade de marca.
Serão apresentadas formas para desenvolver e aproveitar as relações com influenciadores, além de metodologias para estudar a imagem atual da empresa e planejar a imagem pretendida.
Não importa o tamanho da empresa – micro, pequena, média ou grande – ou se ela é organizada ou desorganizada. Todas as instituições estão sujeitas a vivenciarem uma crise de imagem no mercado. As que souberem enfrentar bem a situação sobrevivem e seguem em frente superando o momento difícil. As que não souberem, desaparecerão ou sofrerão com graves consequências.
A disciplina mostra as características de um bom Plano Preventivo contra as crises (Crisis Response Plan – CRP) e como implantá-lo na empresa como forma ideal de não vivenciar resultados desastrosos para a imagem corporativa.
Serão discutidas, também, as ações que devem ser adotadas quando uma crise já se instaurou: respostas imediatas, atitudes para gerar empatia com o público, utilização das mídias sociais, atendimento à imprensa, monitoramento das notícias e atividades posteriores à crise para recuperar a imagem abalada. O estudante vai aprender a lidar e tirar proveito das crises geradas no mundo das Fake News.
Eventos permitem uma relação mais próxima com os públicos de interesse, criando condições para o desenvolvimento de uma abordagem mais informal, ao mesmo tempo que proporciona experiências únicas.
Nesta disciplina serão aprofundadas as inúmeras maneiras de inserir a empresa no contexto dos eventos, tanto de cunho institucional, quanto mercadológico.
Serão apresentadas alternativas para desenvolver eventos proprietários, participar de forma diferenciada de eventos de terceiros, patrocinar eventos importantes ou gravitar no entorno deles para fixar a marca sem investir vultosas somas de dinheiro.
Como exemplos, serão abordadas as experiências com a marca em espaços online e offline, os ‘open houses’, os eventos realizados no universo digital, a tendência das ações sustentáveis como decorações recicláveis e geração de energia pelo visitante, entre muitos outros. Também os eventos internos para colaboradores e suas famílias, terceirizados e contratados receberão especial atenção, por fazerem parte das estratégias de manutenção de um bom clima para o aumento da produtividade do trabalho.
A disciplina ensina a mensurar resultados quantitativos e qualitativos das ações de comunicação e marketing, analisando se os comportamentos dos públicos estão alinhados à qualidade esperada. O aluno aprenderá a usar dados para ajustar campanhas, otimizar recursos e elaborar planos estratégicos, além de calcular ROI e selecionar métricas. Aborda métodos de pesquisa como Focus Group, Cliente Oculto e alternativas digitais, preparando o aluno para aplicar ou contratar esses estudos.
A comunicação interna é uma necessidade de todas as empresas para manterem seus funcionários informados sobre tudo o que aconteceu e o que deverá acontecer no ambiente da empresa. Mas só isso não basta para estimular nos colaboradores os comportamentos mais adequados para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.
É necessário implementar campanhas de endomarketing que estimulem a todos a perseguirem objetivos comuns da organização, criando motivações corporativas para que cada um dê o máximo da sua capacidade produtiva e criativa. Além disso, é necessário discutir um dos grandes desafios atuais das organizações que é manter a harmonia produtiva na convivência das gerações mais antigas com as novas, minimizando o choque de culturas e comportamentos. As duas visões do trabalho são indispensáveis para o crescimento dos negócios: a experiência de quem conhece o mercado há anos e a inovação de quem nasceu conectado a um mundo líquido e digital.
A abordagem desta matéria é focada nas duas formas de ação conjugadas: planejamento, criação e implementação do endomarketing estratégico, ao lado do uso complementar da comunicação interna para fixação dos conceitos essenciais.
As alternativas vistas no módulo “Universo Digital das Comunicações” serão resgatadas neste módulo, desta vez sob o aspecto dos conteúdos mais recomendados para modificar comportamentos, aproximar gestores das equipes e manter os colaboradores motivados para o permanente empreendedorismo corporativo. O estudante, portanto, aprenderá a criar fluxos horizontais de comunicação para envolver o público interno na busca de soluções, com empoderamento e descentralização do poder hierárquico concentrador.
A existência da empresa sempre está condicionada às relações com seus clientes. Uma boa estratégia de comunicação deve prever ações para os três momentos de interação com seus consumidores: pré-venda (geração de conhecimento e conquista), venda (consideração e preferência) e pós-venda (relacionamento para futuras compras).
Neste módulo o estudante será levado a percorrer toda a cadeia de ações para o envolvimento e encantamento dos clientes, tais como as campanhas para ampliar a visibilidade do produto, propaganda, campanhas conjugadas com parceiros, promoções no PDV, programas de fidelidade, envolvimento com relações públicas, entre outras possibilidades.
Os meios online e off-line, conjugados, serão vistos dentro do conjunto de alternativas para conquistar e reter clientes que verdadeiramente se identifiquem com a marca, seus produtos e serviços.
A imprensa sempre foi considerada o 4º poder por sua influência na formação da opinião pública. Atualmente os meios impressos e eletrônicos perderam um pouco da sua força para os meios digitais. Mas a mídia jornalística continua influenciando atitudes e percepções.
A maneira como se relacionar com a imprensa de forma positiva, obtendo espaços editoriais gratuitos que divulguem a marca institucionalmente é o objetivo desta disciplina.
Serão vistas maneiras de estruturar uma assessoria de imprensa ativa em busca de divulgações constantes, conquistando matérias estratégicas em veículos de real interesse para os objetivos do negócio.
A atuação receptiva, reagindo às solicitações de jornalistas também será discutida, ao lado das maneiras para transformar a empresa e seus executivos em fontes de informações.
Como elaborar um media training, como utilizar os influencers digitais e como ser notícia nos veículos e portais digitais é mais um conteúdo importante que o estudante aprenderá neste módulo.
Empresas de capital aberto precisam se comunicar com seus acionistas por força de imposições da lei. No entanto, quer sejam sociedades anônimas ou organizações de capital fechado, ambas necessitam obter créditos e financiamentos, tanto para a expansão dos negócios, quanto para aumentar seu capital de giro.
Nesta disciplina serão vistas formas para se aproximar de acionistas, além de conquistar novos investidores (anjos) no mundo virtual ou presencial, promovendo a comunicação legal ao lado da institucional para satisfazer as necessidades de segurança e perspectivas de futuro dos agentes do mercado. Além disso, o tema também discute as estratégias para uma boa relação com o trade marketing, pois também é necessário que eles sejam preparados para assumirem a postura mais adequada frente ao mercado, com o necessário engajamento aos valores e estratégias corporativas.
A conquista da confiança dos analistas de mercado será discutida como ponto de partida para a elevação do valor intangível da marca e da avaliação tangível do empreendimento. Em paralelo, serão tratadas questões de relacionamentos com o mercado financeiro dos bancos e demais fontes de empréstimos, inclusive o fortalecimento pontual da imagem corporativa da empresa para sua valorização e consequente venda.
Muitas vezes o lobby é confundido no Brasil como uma atividade ilícita promovida por empresas que não têm um comportamento ético. No entanto, o lobby é um instrumento da democracia, na medida em que todos os representantes da sociedade civil podem interagir com os poderes públicos e demonstrarem seus pontos de vista em favor ou contra uma proposta de mudança social. Em apoio à atividade do lobista, a comunicação assume um papel importante de ajuda no convencimento de parlamentares e da opinião pública sobre as ideias defendidas pela organização.
No decorrer desta matéria o estudante conhecerá ações de comunicação para a defesa dos interesses empresariais, por exemplo em processos de audiências públicas, além de atividades para manter o estreito relacionamento com parlamentares e os poderes executivos.
O uso das mídias sociais e dos canais digitais será visto como alternativa para a disseminação de ideias em apoio aos interesses corporativos.
O objetivo é elaborar um projeto com aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador/a, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado.
Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder.
Dias de aula:
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faça na espm
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Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
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Com aulas ao vivo, conteúdos práticos e professores atuantes no mercado, este Master proporciona uma formação diferenciada a profissionais que buscam aperfeiçoar a comunicação em sua organização, a partir de uma visão holística e inovadora, tendo como base um planejamento integrado que conecta seus diversos públicos de forma estratégica e criativa.
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DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
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DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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