Master em Comunicação Corporativa e Gestão de Conteúdo

Prepare-se para se tornar CCO (Chief Communication Officer) com visão estratégica de conteúdo, capaz de planejar com criatividade e fazer gestão para públicos com eficiência na comunicação corporativa

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)

Dias de aula:

Às terças e quintas-feiras

Horário:

Das 19h30 às 21h30

Formação em:

11/2026

Duração:

2 Semestres

Inscrições até:

30/09/2025
Início das aulas:
30/09/2025

Para empresas

Esse curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Master em Comunicação Corporativa e Gestão de Conteúdo

O curso tem como objetivo capacitar estudantes para desenvolver uma visão estratégica, analisar cenários e planejar ações de comunicação e marketing para empresas de forma integrada, envolvendo a gestão estratégica de conteúdo, com foco nos públicos estratégicos.

Aprenda a fortalecer o conceito da marca, gerando percepção de valor, e a aplicar a técnica COPE (Create Once, Publish Everywhere), otimizando resultados tanto nos meios digitais quanto nos tradicionais.

Conecte estratégias digitais e presenciais, impactando públicos diversos de forma integrada


Com uma abordagem prática e colaborativa, o curso estimula a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras, integrando comunicação estratégica com um investimento otimizado.

Ao final, você desenvolverá um Trabalho de Conclusão de Curso com base em um caso real, aplicando as habilidades adquiridas para criar um planejamento completo de comunicação.

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes áreas temáticas:

Comunicação e Novas Mídias

O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.

Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.
Comunicação e Novas Mídias
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Marketing. Estratégia e Gestão
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Gestão de Marketing Digital e Data Science
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Consumo e Experiência do Consumidor
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perfil

Essa formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se o Master é o curso ideal para o seu momento

O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.

O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.

A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.

A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor

A disciplina ensina a desenvolver um plano de Comunicação Integrada alinhado aos objetivos do negócio, com foco em públicos prioritários e uso estratégico de recursos. Apresenta 11 etapas de planejamento, incluindo definição de stakeholders, canais, campanhas, cronograma e mensuração. Prepara o estudante para atuar em qualquer setor, usando pensamento estratégico e combinando ferramentas online e off-line com eficiência e impacto.

Existem muitos meios digitais que podem ser utilizados para alavancar as comunicações das empresas com seus diversos públicos. Junto com eles podemos contar com o apoio da IA – Inteligência Artificial.

Discutir as tendências das mídias sociais permite um pensamento estratégico que orienta as escolhas de caminhos a serem seguidos para os investimentos em comunicação institucional e mercadológica.

Esta disciplina aborda maneiras para se chegar à liderança comunicacional no mundo V.U.C.A. (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) ou B.A.N.I (brittleness, anxiety, nonlinearity and incomprehensibility), tanto por meio da utilização otimizada das mídias sociais digitais de forma orgânica ou impulsionada, quanto apresentando as ferramentas digitais mais recomendadas para engajar diversos públicos e, ainda por cima, utilizando a IA como ponto de partida para nos levar a escolhas mais eficazes e engajadas. Entre elas, o estudante vai conhecer alternativas de gamefication, treinamentos EaD e mídias sociais corporativas fechadas no âmbito da TI da empresa.

Diferenciação é a palavra-chave de qualquer processo de comunicação com o mercado. Para se destacar entre a concorrência é preciso ser mais criativo, nem sempre fazendo algo que ninguém jamais fez, mas pelo menos fazendo de uma maneira inusitada o que já é conhecido.

Este é o foco desta disciplina: compartilhar técnicas para que o estudante consiga dar asas à sua imaginação, mesmo quando imagina que não possui o dom da criatividade.

Serão mostradas e aprofundadas inúmeras formas para desenvolver um processo criativo como, por exemplo, o Design Thinking, o Brainstorming, o World Café, o modelo SCAMPER, o Mind Map, o método Sinéctico e a busca de referências criativas.

O objetivo é desenvolver um modelo criativo baseado nas necessidades da empresa e nas expectativas dos públicos, de tal forma que as ações de comunicação e marketing ganhem contornos de ineditismo com foco em resultados concretos.

A construção da imagem institucional e o estreitamento das relações emocionais do público com as organizações passa pela formulação de storytelling.

Todos têm uma relação muito próxima com histórias de todas as naturezas. Desde que nascemos somos envolvidos por narrativas que começam a ser contadas por nossos pais, depois na escola, pelos amigos e pelas instituições com as quais nos relacionamos.

A vida das empresas deve ser contada interna e externamente para gerar envolvimento com a marca empregadora e com os produtos e serviços que são consumidos.

Um registro das histórias da organização, desde o heroísmo empreendedor do seu fundador, até as realizações de seus mais destacados colaboradores pode engajar os atuais funcionários nas páginas que ainda precisam ser escritas.

Da mesma forma, boas histórias conectam o mercado com a marca e criam laços de aproximação difíceis de serem quebrados. Mostrar as técnicas para construir storytelling corporativo é o objetivo desta disciplina.

Mais do que nunca, a sociedade exige uma postura ética e responsável das organizações com as quais se relacionam. Apenas a produção de bons produtos e serviços, sozinhos, deixou de ser suficiente para manter clientes fiéis e funcionários engajados.

As empresas precisam atuar de forma sustentável em todos os sentidos, tanto na sua atividade interna, quanto na cadeia de produção de matérias primas, no transporte e nas revendas.

Esta matéria vai aprofundar o tema, mostrando os caminhos para comunicar online e off-line as atividades responsáveis da empresa, apresentando formas de gerir a diversidade, implantar uma política de compliance para toda a organização, divulgar as ações de sustentabilidade e otimizar as relações éticas com a sociedade de modo geral. Tudo para estar cada vez mais dentro dos preceitos ESG.

Fazem parte deste conteúdo curricular as discussões e as alternativas mais adequadas para equacionar as questões de gênero, a inibição dos assédios morais e sexuais, a inclusão de pessoas com necessidades especiais e o aproveitamento de profissionais da terceira idade.

Decorrente da imagem institucional, a reputação de uma empresa é construída ao longo do tempo, como resultado das suas ações, valores praticados e efetivas contribuições à sociedade.

Para muitas empresas a reputação constitui a maior parte do valor da marca no mercado, superando seus ativos tangíveis e sua geração de caixa. Isto porque uma reputação bem construída é capaz de superar crises de várias naturezas (tema de outra disciplina específica deste curso), permitindo que a marca se reconstrua diante dos olhos do mercado, amparada por um passado respeitável.

A disciplina discute como deve ser construída a imagem corporativa de uma organização, alinhando seus discursos institucionais para que ela tenha uma imagem única ao longo do tempo, empregando elementos constitutivos de uma identidade de marca.

Serão apresentadas formas para desenvolver e aproveitar as relações com influenciadores, além de metodologias para estudar a imagem atual da empresa e planejar a imagem pretendida.

Não importa o tamanho da empresa – micro, pequena, média ou grande – ou se ela é organizada ou desorganizada. Todas as instituições estão sujeitas a vivenciarem uma crise de imagem no mercado. As que souberem enfrentar bem a situação sobrevivem e seguem em frente superando o momento difícil. As que não souberem, desaparecerão ou sofrerão com graves consequências.

A disciplina mostra as características de um bom Plano Preventivo contra as crises (Crisis Response Plan – CRP) e como implantá-lo na empresa como forma ideal de não vivenciar resultados desastrosos para a imagem corporativa.

Serão discutidas, também, as ações que devem ser adotadas quando uma crise já se instaurou: respostas imediatas, atitudes para gerar empatia com o público, utilização das mídias sociais, atendimento à imprensa, monitoramento das notícias e atividades posteriores à crise para recuperar a imagem abalada. O estudante vai aprender a lidar e tirar proveito das crises geradas no mundo das Fake News.

Eventos permitem uma relação mais próxima com os públicos de interesse, criando condições para o desenvolvimento de uma abordagem mais informal, ao mesmo tempo que proporciona experiências únicas.

Nesta disciplina serão aprofundadas as inúmeras maneiras de inserir a empresa no contexto dos eventos, tanto de cunho institucional, quanto mercadológico.

Serão apresentadas alternativas para desenvolver eventos proprietários, participar de forma diferenciada de eventos de terceiros, patrocinar eventos importantes ou gravitar no entorno deles para fixar a marca sem investir vultosas somas de dinheiro.

Como exemplos, serão abordadas as experiências com a marca em espaços online e offline, os ‘open houses’, os eventos realizados no universo digital, a tendência das ações sustentáveis como decorações recicláveis e geração de energia pelo visitante, entre muitos outros. Também os eventos internos para colaboradores e suas famílias, terceirizados e contratados receberão especial atenção, por fazerem parte das estratégias de manutenção de um bom clima para o aumento da produtividade do trabalho.

A disciplina ensina a mensurar resultados quantitativos e qualitativos das ações de comunicação e marketing, analisando se os comportamentos dos públicos estão alinhados à qualidade esperada. O aluno aprenderá a usar dados para ajustar campanhas, otimizar recursos e elaborar planos estratégicos, além de calcular ROI e selecionar métricas. Aborda métodos de pesquisa como Focus Group, Cliente Oculto e alternativas digitais, preparando o aluno para aplicar ou contratar esses estudos.

A comunicação interna é uma necessidade de todas as empresas para manterem seus funcionários informados sobre tudo o que aconteceu e o que deverá acontecer no ambiente da empresa. Mas só isso não basta para estimular nos colaboradores os comportamentos mais adequados para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

É necessário implementar campanhas de endomarketing que estimulem a todos a perseguirem objetivos comuns da organização, criando motivações corporativas para que cada um dê o máximo da sua capacidade produtiva e criativa. Além disso, é necessário discutir um dos grandes desafios atuais das organizações que é manter a harmonia produtiva na convivência das gerações mais antigas com as novas, minimizando o choque de culturas e comportamentos. As duas visões do trabalho são indispensáveis para o crescimento dos negócios: a experiência de quem conhece o mercado há anos e a inovação de quem nasceu conectado a um mundo líquido e digital.

A abordagem desta matéria é focada nas duas formas de ação conjugadas: planejamento, criação e implementação do endomarketing estratégico, ao lado do uso complementar da comunicação interna para fixação dos conceitos essenciais.

As alternativas vistas no módulo “Universo Digital das Comunicações” serão resgatadas neste módulo, desta vez sob o aspecto dos conteúdos mais recomendados para modificar comportamentos, aproximar gestores das equipes e manter os colaboradores motivados para o permanente empreendedorismo corporativo. O estudante, portanto, aprenderá a criar fluxos horizontais de comunicação para envolver o público interno na busca de soluções, com empoderamento e descentralização do poder hierárquico concentrador.

A existência da empresa sempre está condicionada às relações com seus clientes. Uma boa estratégia de comunicação deve prever ações para os três momentos de interação com seus consumidores: pré-venda (geração de conhecimento e conquista), venda (consideração e preferência) e pós-venda (relacionamento para futuras compras).

Neste módulo o estudante será levado a percorrer toda a cadeia de ações para o envolvimento e encantamento dos clientes, tais como as campanhas para ampliar a visibilidade do produto, propaganda, campanhas conjugadas com parceiros, promoções no PDV, programas de fidelidade, envolvimento com relações públicas, entre outras possibilidades.

Os meios online e off-line, conjugados, serão vistos dentro do conjunto de alternativas para conquistar e reter clientes que verdadeiramente se identifiquem com a marca, seus produtos e serviços.

A imprensa sempre foi considerada o 4º poder por sua influência na formação da opinião pública. Atualmente os meios impressos e eletrônicos perderam um pouco da sua força para os meios digitais. Mas a mídia jornalística continua influenciando atitudes e percepções.

A maneira como se relacionar com a imprensa de forma positiva, obtendo espaços editoriais gratuitos que divulguem a marca institucionalmente é o objetivo desta disciplina.

Serão vistas maneiras de estruturar uma assessoria de imprensa ativa em busca de divulgações constantes, conquistando matérias estratégicas em veículos de real interesse para os objetivos do negócio.

A atuação receptiva, reagindo às solicitações de jornalistas também será discutida, ao lado das maneiras para transformar a empresa e seus executivos em fontes de informações.

Como elaborar um media training, como utilizar os influencers digitais e como ser notícia nos veículos e portais digitais é mais um conteúdo importante que o estudante aprenderá neste módulo.

Empresas de capital aberto precisam se comunicar com seus acionistas por força de imposições da lei. No entanto, quer sejam sociedades anônimas ou organizações de capital fechado, ambas necessitam obter créditos e financiamentos, tanto para a expansão dos negócios, quanto para aumentar seu capital de giro.

Nesta disciplina serão vistas formas para se aproximar de acionistas, além de conquistar novos investidores (anjos) no mundo virtual ou presencial, promovendo a comunicação legal ao lado da institucional para satisfazer as necessidades de segurança e perspectivas de futuro dos agentes do mercado. Além disso, o tema também discute as estratégias para uma boa relação com o trade marketing, pois também é necessário que eles sejam preparados para assumirem a postura mais adequada frente ao mercado, com o necessário engajamento aos valores e estratégias corporativas.

A conquista da confiança dos analistas de mercado será discutida como ponto de partida para a elevação do valor intangível da marca e da avaliação tangível do empreendimento. Em paralelo, serão tratadas questões de relacionamentos com o mercado financeiro dos bancos e demais fontes de empréstimos, inclusive o fortalecimento pontual da imagem corporativa da empresa para sua valorização e consequente venda.

Muitas vezes o lobby é confundido no Brasil como uma atividade ilícita promovida por empresas que não têm um comportamento ético. No entanto, o lobby é um instrumento da democracia, na medida em que todos os representantes da sociedade civil podem interagir com os poderes públicos e demonstrarem seus pontos de vista em favor ou contra uma proposta de mudança social. Em apoio à atividade do lobista, a comunicação assume um papel importante de ajuda no convencimento de parlamentares e da opinião pública sobre as ideias defendidas pela organização.

No decorrer desta matéria o estudante conhecerá ações de comunicação para a defesa dos interesses empresariais, por exemplo em processos de audiências públicas, além de atividades para manter o estreito relacionamento com parlamentares e os poderes executivos.

O uso das mídias sociais e dos canais digitais será visto como alternativa para a disseminação de ideias em apoio aos interesses corporativos.

O objetivo é elaborar um projeto com aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador/a, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado. 

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. 

Dias de aula:

Às terças e quintas-feiras

Carga horária:

360
h

Horário:

Das 19h30 às 21h30

Duração:

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.
Laura Albuquerque Storniolo

Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Esse profissional acolhe estudantes durante toda a jornada, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Employer Branding

Este curso faz parte do HUB de Employer Branding

Um espaço de aprendizado e conexão para quem quer construir marcas empregadoras fortes e atrativas. Aqui, você explora estratégias ligadas à cultura organizacional, clima inclusivo, segurança psicológica e engajamento. Com conteúdos atualizados e trocas com especialistas, você desenvolve competências alinhadas às novas exigências do mercado de trabalho.

Qual foi o impacto do curso na carreira?

Vídeos

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

Relações-públicas e mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, especializado em Gestão de Negócios e Marketing pela ESPM. Sócio da consultoria 4CO Comunicação e Cultura Organizacional
Consultora em Comunicação Interna, Cultura e Desenvolvimento para empresas e mentora de carreira para comunicadores ,20 anos de experiência em organizações como Sanofi, Novartis, Ericsson
Diretora de conteúdo na Jones
Operations Director / Partner na Neuremotion
doutora em Comunicação com experiência na área de comunicação e marketing. Líder do Global Business Program no Brasil. Docente em cursos de graduação e pós-graduação em instituições como ESPM, Metodista e FESPSP e Docent
Única professora na América do Sul do CEM (Certified Exhibition Management), chancelado pela IAEE (International Association of Exhibition and Events)
VP de Comunicação Corporativa na Bayer
Jornalista (atuou na Jovem Pan, Sabesp, Telefônica e Vivo) e especialista em gerenciamento de crises
Sócia-fundadora da Umbigo do Mundo, especializada em posicionamento de marca e cultura corporativa, mestre e doutora em Comunicação
35 anos de carreira em organizações como Philips Origin, Arthur D ‘ Little, Springer Carrier, Grupo Eberle e Interchange. 21 anos como professor em MBA em Planejamento Estratégico, Marketing, CRM, CXM
Jornalista, consultor, palestrante, professor e criador da Widoox
Consultora em Reputação Corporativa, professora, palestrante e mentora de C-Level. Fundadora da Makemake Reputação
Diretora de Comunicação da DAGEO

Coordenação do Curso

Karin Müller
Karin Müller
PhD e coordenadora do curso

Com aulas ao vivo, conteúdos práticos e professores atuantes no mercado, este Master proporciona uma formação diferenciada a profissionais que buscam aperfeiçoar a comunicação em sua organização, a partir de uma visão holística e inovadora, tendo como base um planejamento integrado que conecta seus diversos públicos de forma estratégica e criativa.

investimento

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Matrícula

DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO

31/08/2025

Após essa data:

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Em até:

+

OU 

R$ 21.406,00

À vista

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DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES

20% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.


5% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

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Central de Relacionamento de Pós-Graduação

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h

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55 0800 607 3777

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