Pós-graduação ESPM

Master em Comunicação Estratégica e Branding

Rio de Janeiro

DAY ONE: 18/05/2024

Sobre o curso

O objetivo do Master em Comunicação Estratégica e Branding é formar comunicadores estrategistas para atuarem como planners e líderes que desenvolvam planos de comunicação orientados para os resultados, com conteúdo direcionado para dentro e fora das organizações e impacto no comportamento, na reputação e imagem da marca.

 

Ao final deste programa de pós-graduação, os participantes estarão aptos a analisar como as organizações interagem interna e externamente com seus stakeholders, propondo planos estratégicos e táticos que proporcionem vantagem competitiva em um ambiente cada vez mais dinâmico, competitivo e não linear.

Master em Comunicação Estratégica e Branding

Início das aulas: 20/05/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras e um sábado por disciplina

Período: Matutino

Horário: Às segundas e quartas-feiras das 7h às 10h e sábados das 8h30 às 15h30

Carga horária: 390h

35X R$ 881,85

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 20/05/2024

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Modalidade

Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações possuem atividades online pontuais.

unidade

Glória
Villa Aymoré

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Aula aberta

Confira a última aula aberta deste curso

Sobre o curso

Comunicação com sólida visão estratégica

O Master em Comunicação Estratégica e Branding é um programa de excelência que capacita os alunos com conhecimentos sólidos e reflexões críticas para habilidades superiores, que abrangem o planejamento estratégico e tático da comunicação, tendo como ênfase a gestão de branding e o processo de construção de marcas fortes e significativas.

O curso é especialmente projetado para profissionais que buscam as ferramentas técnicas essenciais e o conhecimento crítico avançado, que são fundamentais para líderes e especialistas em comunicação integrada e com foco em resultados.

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Áreas temáticas

O curso Master em Comunicação Estratégica e Branding está classificado na área de Comunicação e Novas Mídias . Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

O Master em Comunicação Estratégica e Branding é voltado para líderes, aspirantes a líder e profissionais de diversas áreas que atuem em atividades práticas de planejamento nas áreas da comunicação, que estejam interessados em ampliar a criticidade, suas habilidades e conhecimentos no planejamento integrado da comunicação estratégica, com foco em branding e no processo de construção de marcas fortes.

O que você vai aprender

Diagnóstico e estratégia

– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

É a comunicação nas organizações em um contexto de sociedade midiatizada e hiperconectada, em que possua um crescente papel estratégico nas empresas, no setor público, em organizações sem fins lucrativos, entre outras instituições.

A partir de uma abordagem contemporânea, a disciplina visa debater sobre processos comunicacionais a partir da visão de business partner e a responsabilidade do profissional de comunicação dentro das organizações com ênfase nos valores da marca e ética. A construção de parcerias com stakeholders estratégicos, cocriando e protegendo a reputação e fortalecendo a marca.

Apresentar e discutir as técnicas e ferramentas de marketing e estratégia que auxiliam organizações a explorar os benefícios e desafios característicos da “Transformação Digital”, como a progressiva competição entre produtos, plataformas e ecossistemas digitais, bem como a crescente importância de modelos descentralizados de inovação e de cocriação de valor.

Comunicação Estratégica

Compreensão sobre os modelos de hierarquia de marcas, identidade e posicionamento, análise de stakeholders e histórico de comunicação aplicados ao planejamento de comunicação.

Análises críticas para propostas de estratégias de composto de comunicação, eixo conceitual e fases do planejamento, a fim de alcançar um objetivo relacionado à construção de um relacionamento entre marca e públicos estratégicos.

Senso crítico sobre a aplicação das estratégias de comunicação em planos de campanha, seja na perspectiva de elaboração da campanha, seja na elaboração de briefings eficientes.

– O papel estratégico do planejamento de mídia dentro do plano de comunicação voltado para os objetivos da empresa.
– Definição dos canais, da programação e dos formatos pelos quais o conteúdo será veiculado.
– Avaliação das etapas de manutenção, ampliação, redução e negociação do plano de mídia. Medidas de avaliação.

– Formas de comunicação entre a instituição e o seu público interno.
– Como estruturar e planejar a rede formal e informal de comunicação e informação de uma organização; a eficiência/adequação dos veículos internos.
– Possíveis interações com o departamento de RH da organização e a importância estratégica dos funcionários.

Branding

– Relação entre a estratégia de negócios, estratégia de marcas e a cultura organizacional.
– Como planejar estratégias de marcas que possibilitem sua construção e fortalecimento dentro e fora da organização.
– Entender como os cinco sentidos devem ser explorados na identidade de marca para potencializar sua experiência e fortalecer sua personalidade. Avaliar a força de marcas e conhecer formas de mensuração de valor.

– Mapeamento da jornada do consumidor para o planejamento dos pontos de contato (touch points).
– Identificação dos momentos de tomada de decisão e dos action points.
– Correção de possíveis friction points da jornada do consumidor com o objetivo de proporcionar a experiência perfeita. 
– Diagnóstico fundamental para o planejamento da comunicação por conteúdos. Jornada omnichannel.

Branded content ou comunicação por conteúdo como ferramenta para transformar a comunicação de uma marca em atração.

O storytelling como importante ferramenta de branding, capaz de envolver o público em níveis mais profundos por meio das emoções e memórias afetivas, acionando gatilhos de empatia e identificação.

Reputation

– Fundamentos de comunicação de risco.
– Mapeamento dos públicos de relacionamento.
– Diagnóstico de vulnerabilidades nas organizações: prevenção e riscos residuais.
– Plano de contingenciamento de crises e a gestão de riscos de imagem: estratégias, ferramentas, monitoramento e o pós-crise.

– Métricas de social listening: desenvolver as habilidades necessárias para transformar conversas nas redes em dados estruturados para negócios.
– Softwares de coleta, tratamento, classificação e análise de menções de marcas, produtos e serviços aplicados em campanhas próprias e nos conteúdos gerados por usuários nas mídias sociais.

– Sustentabilidade e governança ambiental, social e corporativa (ESG).
– Marcos globais em sustentabilidade.
– Processos de gestão interna de governança corporativa, suas relações com o mercado e prestação de contas a investidores.
– Avanços de acordos internacionais e as pressões legais e da sociedade.
– A importância da integridade, ética e do compliance para a governança corporativa.
– O papel estratégico da comunicação para a governança corporativa e a integridade das organizações.
– A comunicação nos processos de engajamento das partes interessadas interna e externamente às organizações.

Integração

– Aplicação dos conceitos e ferramentas apresentadas ao longo do curso, em caso real ou simulação empreendedora, com o objetivo de construir um projeto, na área da comunicação organizacional integrada.
– Análise crítica, capacidade de compreensão do cenário e planejamento e gestão de projetos.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

13/04/2024, 27/04/2024, 08/06/2024, 25/05/2024, 13/07/2024, 27/07/2024, 24/08/2024, 21/09/2024, 05/10/2024, 26/10/2024, 30/11/2024, 05/04/2025

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Venha vivenciar o novo mundo da comunicação com foco no maior patrimônio de qualquer empresa: sua marca.”
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