Pós-graduação ESPM

Master em Comunicação Estratégica e Branding

Rio de Janeiro

DAY ONE: 18/05/2024

Sobre o curso

O objetivo do Master em Comunicação Estratégica e Branding é formar comunicadores estrategistas para atuarem como planners e líderes que desenvolvam planos de comunicação orientados para os resultados, com conteúdo direcionado para dentro e fora das organizações e impacto no comportamento, na reputação e imagem da marca.

 

Ao final deste programa de pós-graduação, os participantes estarão aptos a analisar como as organizações interagem interna e externamente com seus stakeholders, propondo planos estratégicos e táticos que proporcionem vantagem competitiva em um ambiente cada vez mais dinâmico, competitivo e não linear.

Master em Comunicação Estratégica e Branding

Início das aulas: 20/05/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras e um sábado por disciplina

Período: Matutino

Horário: Às segundas e quartas-feiras das 7h às 10h e sábados das 8h30 às 15h30

Carga horária: 390h

35X R$ 881,85

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 20/05/2024

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Modalidade

Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações possuem atividades online pontuais.

unidade

Glória
Villa Aymoré

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Aula aberta

Confira a última aula aberta deste curso

Sobre o curso

Comunicação com sólida visão estratégica

O Master em Comunicação Estratégica e Branding é um programa de excelência que capacita os alunos com conhecimentos sólidos e reflexões críticas para habilidades superiores, que abrangem o planejamento estratégico e tático da comunicação, tendo como ênfase a gestão de branding e o processo de construção de marcas fortes e significativas.

O curso é especialmente projetado para profissionais que buscam as ferramentas técnicas essenciais e o conhecimento crítico avançado, que são fundamentais para líderes e especialistas em comunicação integrada e com foco em resultados.

RJ-Master-em-Comunicação-Estratégica-e-Branding
Áreas temáticas

O curso Master em Comunicação Estratégica e Branding está classificado na área de Comunicação e Novas Mídias . Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

O Master em Comunicação Estratégica e Branding é voltado para líderes, aspirantes a líder e profissionais de diversas áreas que atuem em atividades práticas de planejamento nas áreas da comunicação, que estejam interessados em ampliar a criticidade, suas habilidades e conhecimentos no planejamento integrado da comunicação estratégica, com foco em branding e no processo de construção de marcas fortes.

O que você vai aprender

Diagnóstico e estratégia

– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

É a comunicação nas organizações em um contexto de sociedade midiatizada e hiperconectada, em que possua um crescente papel estratégico nas empresas, no setor público, em organizações sem fins lucrativos, entre outras instituições.

A partir de uma abordagem contemporânea, a disciplina visa debater sobre processos comunicacionais a partir da visão de business partner e a responsabilidade do profissional de comunicação dentro das organizações com ênfase nos valores da marca e ética. A construção de parcerias com stakeholders estratégicos, cocriando e protegendo a reputação e fortalecendo a marca.

Apresentar e discutir as técnicas e ferramentas de marketing e estratégia que auxiliam organizações a explorar os benefícios e desafios característicos da “Transformação Digital”, como a progressiva competição entre produtos, plataformas e ecossistemas digitais, bem como a crescente importância de modelos descentralizados de inovação e de cocriação de valor.

Comunicação Estratégica

Compreensão sobre os modelos de hierarquia de marcas, identidade e posicionamento, análise de stakeholders e histórico de comunicação aplicados ao planejamento de comunicação.

Análises críticas para propostas de estratégias de composto de comunicação, eixo conceitual e fases do planejamento, a fim de alcançar um objetivo relacionado à construção de um relacionamento entre marca e públicos estratégicos.

Senso crítico sobre a aplicação das estratégias de comunicação em planos de campanha, seja na perspectiva de elaboração da campanha, seja na elaboração de briefings eficientes.

– O papel estratégico do planejamento de mídia dentro do plano de comunicação voltado para os objetivos da empresa.
– Definição dos canais, da programação e dos formatos pelos quais o conteúdo será veiculado.
– Avaliação das etapas de manutenção, ampliação, redução e negociação do plano de mídia. Medidas de avaliação.

– Formas de comunicação entre a instituição e o seu público interno.
– Como estruturar e planejar a rede formal e informal de comunicação e informação de uma organização; a eficiência/adequação dos veículos internos.
– Possíveis interações com o departamento de RH da organização e a importância estratégica dos funcionários.

Branding

– Relação entre a estratégia de negócios, estratégia de marcas e a cultura organizacional.
– Como planejar estratégias de marcas que possibilitem sua construção e fortalecimento dentro e fora da organização.
– Entender como os cinco sentidos devem ser explorados na identidade de marca para potencializar sua experiência e fortalecer sua personalidade. Avaliar a força de marcas e conhecer formas de mensuração de valor.

– Mapeamento da jornada do consumidor para o planejamento dos pontos de contato (touch points).
– Identificação dos momentos de tomada de decisão e dos action points.
– Correção de possíveis friction points da jornada do consumidor com o objetivo de proporcionar a experiência perfeita. 
– Diagnóstico fundamental para o planejamento da comunicação por conteúdos. Jornada omnichannel.

Branded content ou comunicação por conteúdo como ferramenta para transformar a comunicação de uma marca em atração.

O storytelling como importante ferramenta de branding, capaz de envolver o público em níveis mais profundos por meio das emoções e memórias afetivas, acionando gatilhos de empatia e identificação.

Reputation

– Fundamentos de comunicação de risco.
– Mapeamento dos públicos de relacionamento.
– Diagnóstico de vulnerabilidades nas organizações: prevenção e riscos residuais.
– Plano de contingenciamento de crises e a gestão de riscos de imagem: estratégias, ferramentas, monitoramento e o pós-crise.

– Métricas de social listening: desenvolver as habilidades necessárias para transformar conversas nas redes em dados estruturados para negócios.
– Softwares de coleta, tratamento, classificação e análise de menções de marcas, produtos e serviços aplicados em campanhas próprias e nos conteúdos gerados por usuários nas mídias sociais.

– Sustentabilidade e governança ambiental, social e corporativa (ESG).
– Marcos globais em sustentabilidade.
– Processos de gestão interna de governança corporativa, suas relações com o mercado e prestação de contas a investidores.
– Avanços de acordos internacionais e as pressões legais e da sociedade.
– A importância da integridade, ética e do compliance para a governança corporativa.
– O papel estratégico da comunicação para a governança corporativa e a integridade das organizações.
– A comunicação nos processos de engajamento das partes interessadas interna e externamente às organizações.

Integração

– Aplicação dos conceitos e ferramentas apresentadas ao longo do curso, em caso real ou simulação empreendedora, com o objetivo de construir um projeto, na área da comunicação organizacional integrada.
– Análise crítica, capacidade de compreensão do cenário e planejamento e gestão de projetos.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

13/04/2024, 27/04/2024, 08/06/2024, 25/05/2024, 13/07/2024, 27/07/2024, 24/08/2024, 21/09/2024, 05/10/2024, 26/10/2024, 30/11/2024, 05/04/2025

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Venha vivenciar o novo mundo da comunicação com foco no maior patrimônio de qualquer empresa: sua marca.”
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.182,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 1.182,00

1x R$ 1.182,00

matrícula

1x R$ 26.891,00

1x R$ 1.182,00

matrícula

11x R$ 2.364,63

+

1x R$ 2.375,99

1x R$ 1.182,00

matrícula

17x R$ 1.622,01

+

1x R$ 1.651,20

1x R$ 1.182,00

matrícula

23x R$ 1.251,31

+

1x R$ 1.299,54

1x R$ 1.182,00

matrícula

29x R$ 1.030,63

+

1x R$ 1.061,50

1x R$ 1.182,00

matrícula

35x R$ 881,85

+

1x R$ 970,87

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line

Entrevista
Presencial

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. No dia e horário agendado você conhecerá o resultado do processo de admissão.

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Onde o curso acontecerá?

ESPM Glória-Villa Aymoré

Ladeira da Glória, 26 – Glória, Rio de Janeiro – RJ

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Master em Comunicação Estratégica e Branding

Início das aulas: 20/05/2024

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.