Pós-graduação ESPM

Master em Marketing, Comunicação Digital e Gestão de Conteúdo

Rio de Janeiro

DAY ONE: 23/09/2024

Sobre o curso

Ao concluir o Master em Marketing, Comunicação Digital e Gestão de Conteúdo, os profissionais serão capazes de atuar de forma estratégica em projetos de comunicação e marketing digital. Eles terão oportunidades de carreira em áreas relacionadas à comunicação e ao marketing, seja em organizações de consultoria, pequenas e médias empresas de uma ampla variedade de setores, abrangendo empresas privadas, públicas, sem fins lucrativos, seja com prestação de serviços, ou até mesmo como empreendedores.

Master em Marketing, Comunicação Digital e Gestão de Conteúdo

Início das aulas: 23/09/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras e um sábado por disciplina

Período: Matutino

Horário: Às segundas e quartas-feiras das 7h às 10h e sábados das 8h30 às 15h30

Carga horária: 390h

Duração: 2 Semestres

35X R$ 881,85

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 24/09/2024

O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Modalidade

Presencial

Aproveite ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo. Desconecte-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de Happenings. *Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

unidade

Glória
Villa Aymoré

Sobre o curso

Estratégia em projetos de comunicação e marketing digital

O Master em Marketing, Comunicação Digital e Gestão de Conteúdo é um programa capaz de habilitar os profissionais de marketing, comunicação e áreas correlatas a analisar e discutir os principais conceitos de gestão de negócios a partir da realidade do mercado digital.

 

Este curso de pós-graduação oferece disciplinas focadas na estratégia e na gestão, enfatizando os aspectos de liderança necessários para a aquisição de conhecimentos gerais de marketing digital e seus impactos nos meios digitais, na estratégia e no desenvolvimento de ações de marketing e comunicação.

RJ-Master-em-Marketing,-Comunicação-Digital
Áreas temáticas

O curso de Master em Marketing, Comunicação Digital e Gestão de Conteúdo está classificado na área de Criatividade e Inovação em Negócios. Mas você também terá a
oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas.
Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Profissionais de diversas áreas, que atuem em atividades práticas e de gestão da área de comunicação digital de qualquer organização ou que estejam interessados em conhecer ou ampliar seus conhecimentos no universo dos negócios do mercado digital, para que possam atender às novas possibilidades emergentes.

O que você vai aprender:

Marketing Digital

– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.

– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

– Possibilita identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

– As diferenças entre o marketing digital e o marketing tradicional.

– Os impactos que a tecnologia trouxe e transformou o cenário do marketing.

– As estratégias voltadas para o marketing digital e como elas estão afetando o relacionamento com os clientes.

– As diferentes estratégias de marketing.

– Métodos ágeis para a estruturação e gestão de projetos, para o alcance dos propósitos pessoais e organizacionais.

– Desenvolvimento de planos básicos a partir da utilização das melhores práticas definidas pelo Project Management Institute – PMI.

– Metodologias ágeis e híbridas para acelerar entregas de um projeto com os melhores resultados.

Digital Analytics

– A importância dos buscadores SEO e SEM.

– O lado técnico do SEO para obter uma classificação mais elevada nos mecanismos de pesquisa.

– Como analisar a concorrência.

– O anúncio pago com a ajuda da pesquisa de palavra-chave.

– O uso de inserção dinâmica de palavra-chave.

– Anúncios de remarketing.

– Métricas de Social Listening: desenvolver as habilidades necessárias para transformar conversas nas redes em dados estruturados para negócios.

– Softwares de coleta, tratamento, classificação e análise de menções de marcas, produtos e serviços aplicados em campanhas próprias e nos conteúdos gerados por usuários nas mídias sociais.

– O UX como ferramenta capaz de orientar o relacionamento ideal com o cliente ao criar e desenvolver percepções e aprendizagens com as marcas.

– As boas práticas de UX.

– Aplicar o UX às estruturas de gestão, com foco no usuário.

– O design emocional em projetos para a geração de memórias positivas, importantes no processo de construção de relacionamento.

Estratégias digitais

Os smartphones tornaram-se um canal de marketing de mídia significativo e diversificado para os consumidores. Embora existam muitas oportunidades, também há uma gama diversificada de tecnologias para fornecê-las: de mensagens a aplicativos, de web móvel a reconhecimento de imagem. Para isso, é preciso se ter uma compreensão aprofundada desses canais e como eles podem ser usados no marketing e na publicidade da marca, permitindo a mobilidade e ubiquidade.

– Principais estratégias e técnicas para atração de compradores.

– Conhecer tendências, inovações e dicas para ambientes digitais.

– O planejamento e gerenciamento de loja virtual.

– As dinâmicas do comércio digital e os seus modelos.

– Os principais conceitos relacionados a esse ambiente e as suas possibilidades. 

– O uso da inteligência artificial na automação do marketing digital.

– As tecnologias emergentes, como bate-papo automático e pesquisa por voz.

– A análise preditiva para criar microcampanhas para cada cliente.

Comunicação Digital e Conteúdo

– A gestão estratégica do conteúdo, passando pela auditoria, definição de estratégias e campanhas, produção, gerenciamento, distribuição, monitoramento e análise dos conteúdos mais efetivos para o fortalecimento da marca no ambiente digital, em perspectiva integrada do mix de canais.

– Entenda a necessidade e a importância dos canais de mídia social no planejamento estratégico e tático.

– Aprenda como selecionar o canal certo e o tipo de conteúdo no contexto do canal de mídia social certo.

– A importância da mídia social no comércio eletrônico.

– As transformações provocadas pelas tecnologias de interação, produção e comunicação digitais e online.

– O uso de podcast para gerar conexão e identificação com marcas. 

– Planejamento, roteirização, produção e veiculação de podcast.

– Os formatos audiovisuais com foco em peças visuais e dinâmicas interativas para veiculação na internet.

– A roteirização e o propósito para a persuasão e engajamento da audiência.

 – Com uma variedade de formatos e gêneros a explorar – do humor ao jornalismo, do reality à ficção – é importante conhecer a linguagem audiovisual para o seu desenvolvimento, assim como as fases de produção e a distribuição digital, pautada no marketing estratégico.

Integração

– Aplicar as metodologias e os instrumentos para a elaboração de análise.

– Pesquisar os dados necessários para realizar um diagnóstico da organização e sobre a comunicação atual em ambiente digital.

– Definir a tomada de decisão para a elaboração de um plano estratégico de comunicação.

– Aplicar os conceitos, as metodologias e os instrumentos aprendidos.

– Desenvolver uma proposta de plano de comunicação integrado, para atender às demandas de comunicação.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

08/06/2024, 25/05/2024, 13/07/2024, 27/07/2024, 24/08/2024, 21/09/2024, 05/10/2024, 26/10/2024, 30/11/2024, 05/04/2025

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Aprenda como transformar os dados em informações que deem suporte à tomada de decisão assertiva no ambiente online.”
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 1.182,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 591,00

Válido até o dia: 30/08/2024

1x R$ 1.182,00

matrícula

1x R$ 26.891,00

1x R$ 1.182,00

matrícula

11x R$ 2.364,63

+

1x R$ 2.375,99

1x R$ 1.182,00

matrícula

17x R$ 1.622,01

+

1x R$ 1.651,20

1x R$ 1.182,00

matrícula

23x R$ 1.251,31

+

1x R$ 1.299,54

1x R$ 1.182,00

matrícula

29x R$ 1.030,63

+

1x R$ 1.061,50

1x R$ 1.182,00

matrícula

35x R$ 881,85

+

1x R$ 970,87

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line

Entrevista
Presencial

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. No dia e horário agendado você conhecerá o resultado do processo de admissão.

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Onde o curso acontecerá?

ESPM Glória-Villa Aymoré

Ladeira da Glória, 26 – Glória, Rio de Janeiro – RJ

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Master em Marketing, Comunicação Digital e Gestão de Conteúdo

Início das aulas: 23/09/2024

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.