Master em Gestão de Negócios Digitais e Inteligência Artificial (IA)

O curso capacita profissionais a liderar a transformação digital, com foco em Gestão de Negócios Digitais e Inteligência Artificial (IA), aliando teoria à prática

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)

Dias de aula:

Às terças e quintas-feiras

Horário:

Das 19h30 às 21h30

Formação em:

11/2026

Duração:

2 semestres

Inscrições até:

30/09/2025
Início das aulas:
30/09/2025

Para empresas

Esse curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Master em Gestão de Negócios Digitais e Inteligência Artificial (IA)

O Master em Gestão de Negócios Digitais e Inteligência Artificial (IA) da ESPM é uma formação de ponta para profissionais que desejam liderar a transformação digital em suas organizações.

Dentre os principais temas abordados, estão a Gestão de Negócios Digitais, na qual estudantes aprendem as melhores práticas para planejar e gerenciar ações no ambiente digital, com foco em resultados e competitividade. Também o Business Intelligence (BI), por meio do qual desenvolvemos habilidades para coletar, analisar e interpretar dados, transformando informações em insights estratégicos para a tomada de decisões.

Domine as estratégias digitais e transforme a competitividade das organizações

No curso, vamos explorar técnicas avançadas de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning) aplicadas aos negócios, otimizando processos e criando soluções inovadoras.

Ao final do Master, estudantes desenvolvem um projeto prático integrador (o “Capstone Project”), que aplica os conhecimentos adquiridos para solucionar um desafio real de negócios utilizando data science e IA. Esse projeto é orientado por um mentor e culmina na apresentação para uma banca avaliadora.

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes áreas temáticas:

Gestão de Marketing Digital e Data Science

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.

Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Gestão de Marketing Digital e Data Science
0%
Marketing. Estratégia e Gestão
0%
Consumo e Experiência do Consumidor
0%
Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional
0%
Criatividade e Inovação em Negócios
0%

perfil

Essa formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se o Master é o curso ideal para o seu momento

O perfil do curso Master é de profissionais com carreira estabelecida e ampla experiência. Ele trabalha a visão estratégica, analítica e bastante aprofundada do mercado.

O conteúdo vai além da especialização técnica e aprofunda o pensamento sistêmico e a inovação, além da capacidade de liderança e tomada de decisão em cenários dinâmicos.

A diferença entre um Master e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.

A diferença entre um Master e um MBA é que o MBA foca em discutir a gestão de negócios, com networking qualificado e desafios reais de gestão para liderar com excelência.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor

Liderança Estratégica e Gestão de Negócios

Desenvolver habilidades de liderança adequadas ao contexto do mundo digital e das organizações contemporâneas, alinhando a gestão de pessoas à estratégia de negócios para alcançar resultados excepcionais. Focar em competências essenciais como comunicação eficaz, negociação, gestão de conflitos e liderança de equipes de alto desempenho em ambientes organizacionais dinâmicos e competitivos.

Capacitar profissionais a tomar decisões financeiras informadas no contexto de negócios digitais, entendendo a relação entre performance financeira e estratégias de marketing. Abordar a análise e interpretação de demonstrativos financeiros, enfatizando a importância dos custos na tomada de decisões e os fundamentos do planejamento financeiro em ambientes digitais.

Explorar profundamente o ambiente de negócios e a análise competitiva, desenvolvendo estratégias empresariais inovadoras. Fornecer uma visão integrada do planejamento estratégico com foco no papel crucial do marketing na era digital. Analisar como a transformação digital influencia a formulação e implementação de estratégias organizacionais de sucesso.

Capacitar os participantes a equilibrar a estrutura de negócios com produtos inovadores e necessidades dos clientes no contexto digital. Explorar abordagens modernas como Design Thinking, Lean Startup e Business Model Canvas. Promover a vivência prática dessas metodologias para criar negócios, produtos e serviços disruptivos que superem as expectativas dos clientes em um mercado em constante evolução.

Data Science e Inteligência Artificial Aplicada

Introduzir conceitos-chave de Data Science e sua aplicação estratégica nos negócios. Explorar ferramentas e tecnologias de ponta para captura, armazenamento (Engenharia de Dados) e análise de grandes volumes de dados. Demonstrar como a inteligência baseada em dados pode solucionar desafios empresariais e impulsionar decisões informadas em marketing e outras áreas.

Compreender o conceito de tendências/trends e a abordagem de pesquisa e inovação em Consumer Insights. Saber utilizar as ferramentas de identificação e análise de tendências. Compreender os consumidores como seres humanos complexos, plurais e diversos. Saber aplicar de modo prático e lucrativo nos negócios os insights tendo como base os estudos comportamentais. Planejar projetos de Consumer Insights com o objetivo de gerar inspiração e inovação.

Oferecer uma compreensão abrangente de Digital Analytics e suas aplicações práticas. Ensinar o processo de definição e monitoramento de KPIs para projetos digitais. Explorar técnicas avançadas e ferramentas essenciais para otimizar resultados em projetos digitais e campanhas de mídia, promovendo decisões baseadas em dados.

Apresentar os conceitos-chave de IA, incluindo resolução de problemas, reconhecimento de padrões, processamento de linguagem natural, visão computacional, Machine Learning e Deep Learning. Analisar casos reais onde a IA impactou significativamente empresas de diversos setores e portes. Estimular os participantes a abordar desafios empresariais sob a perspectiva da IA, promovendo inovação e vantagem competitiva.

Explorar métodos avançados de Machine Learning e IA Generativa focados em marketing digital e negócios. Demonstrar como essas tecnologias impulsionam a personalização de conteúdo e anúncios, aumentando o engajamento do cliente. Capacitar os participantes a utilizar ferramentas para inovar em estratégias de marketing e criar experiências mais envolventes para os clientes.

Estratégias Avançadas de Gestão Digital

Fornecer uma visão integrada das estratégias de busca orgânica (SEO) e paga (SEM). Compreender técnicas avançadas para otimizar resultados orgânicos através de melhorias técnicas, conteúdo relevante e estratégias de link building. Dominar as metricas e estratégias do Google Ads, incluindo a estruturação, segmentação e implementação eficaz de campanhas. Capacitar os participantes a aplicar estratégias de otimização para maximizar o retorno sobre investimento em marketing de busca.

Explorar profundamente o ecossistema de Martech e os modelos modernos de compra de mídia programática, destacando diferenças e vantagens em relação aos métodos tradicionais. Desenvolver conhecimento estratégico sobre Ad Servers, Ad Networks, Ad Exchanges, DSPs, Data Providers, DMPs e redes de afiliados. Dominar processos de segmentação de público-alvo, otimização criativa, remarketing e mensuração eficaz de campanhas para maximizar resultados.

Desenvolver competências para planejar, executar e analisar estratégias eficazes em mídias sociais. Explorar as principais plataformas e conhecer as características gerais das ferramentas para ações táticas, incluindo criação de personas de marca e colaboração com influenciadores. Capacitar os participantes na elaboração de estratégias de compra de mídia social e monitoramento da concorrência para otimizar a presença digital e o engajamento do público.

Explorar como criar e gerenciar experiências autênticas que reflitam a essência da marca, estabelecendo conexões sustentáveis de longo prazo com clientes e stakeholders. Discutir abordagens e técnicas de Service Design para planejar, entregar e otimizar serviços que elevem a percepção de qualidade e excelência em todos os pontos de contato com o cliente.

A disciplina abrange o impacto das revoluções industriais 4.0 e 5.0 nas estratégias de negócios, explorando o conceito de Tecnologias Emergentes e seus impactos na sociedade. Será discutida a transformação dos produtos e serviços digitais, a interoperabilidade de dispositivos na internet das coisas, e os desafios e oportunidades da digitalização nos ecossistemas de marcas, bem como a virtualização das relações sociais e de consumo por meio da realidade estendida.

Capstone Project

Desenvolver um projeto prático e integrador que aplique os conhecimentos adquiridos em gestão de negócios digitais, Data Science e IA para solucionar um desafio real de negócios. Sob a orientação de um mentor, os participantes conceberão, planejarão e implementarão soluções inovadoras, culminando na apresentação para uma banca avaliadora.

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. 

Dias de aula:

Às terças e quintas-feiras

Carga horária:

360
h

Horário:

Das 19h30 às 21h30

Duração:

Modalidade: LIVE EAD

Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)

Com total flexibilidade de tempo e lugar, você escolhe se prefere participar das aulas ao vivo, via Zoom, ou acessá-las gravadas quando for mais conveniente.

 

O TCC pode ser apresentado 100% online, com o mesmo reconhecimento acadêmico, ou presencialmente, mediante agendamento nas unidades da ESPM (SP ou RJ). A banca pode incluir até dois convidados, tornando a apresentação ainda mais enriquecedora.

Dias de aula:

Às terças e quintas-feiras

Carga horária:

360
h

Horário:

Das 19h30 às 21h30

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.
Laura Albuquerque Storniolo

Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Conte com nosso acolhimento profissional durante toda a jornada de ensino, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Qual foi o impacto do curso na carreira?

Vídeos

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

Gerente de Growth Marketing no Banco Safra
Project Manager na Valtech
CEO na Emdia
Mentora, professora e consultora de desenvolvimento humano
Diretora de conteúdo na Jones
Programmatic Lead no Google
Operations Director / Partner na Neuremotion
Chief Technology Officer na CyberStorage Cloud

Coordenação do Curso

Sthefan nova foto
Sthefan Gabriel Berwanger
Coordenador do curso, pesquisador no INESC TEC e professor na Porto Business School

Neste Master, você descobrirá as melhores práticas para o planejamento e gestão de ações em meio digital, além de técnicas utilizadas para a implementação de Business Intelligence, Inteligência Artificial e Machine Learning, que ajudarão na otimização dos resultados, na tomada de decisão e que vão alçar a sua carreira a um novo patamar.

investimento

Escolha a melhor opção para ter uma formação de excelência

Matrícula

DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO

31/08/2025

Após essa data:

Escolha a melhor forma de pagamento
e garanta o seu sucesso

Em até:

+

OU 

R$ 22.052,00

À vista

Escolha a melhor forma de pagamento
e garanta o seu sucesso

DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES

20% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.


5% de desconto

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Os cursos na modalidade Live EAD da ESPM são totalmente conduzidos com aulas ao vivo, transmitidas online pela plataforma Zoom. O(a) aluno(a) tem a flexibilidade de participar dessas aulas em tempo real, interagindo com professores e colegas, ou assistir às gravações posteriormente, no momento que for mais conveniente.

 

Essa modalidade oferece liberdade total para que o curso se adapte à sua rotina e localização. Aproximadamente 50% da carga horária é composta por aulas ao vivo, enquanto os outros 50% são destinados a atividades assíncronas, como estudos dirigidos, leituras e exercícios.

 

A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também pode ser realizada 100% online, mantendo o mesmo nível de excelência e reconhecimento da ESPM. Caso prefira, o(a) aluno(a) pode optar por uma apresentação presencial, mediante agendamento em uma das unidades da instituição (São Paulo ou Rio de Janeiro).

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida?

Central de Relacionamento de Pós-Graduação

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h

Entre em contato pelo WhatsApp

55 0800 607 3777

Telefone da Central de Relacionamento

55 0800 607 3777

Nosso e-mail

[email protected]

Translate

According to your choice

Avise-me

Preencha o formulário para que a equipe

ESPM para Empresas entre em contato