Prime MBA em Comunicação, Branding e Vendas

Fortaleça sua marca e impulsione resultados: aprenda com um curso que integra posicionamento, narrativa e estratégia comercial para transformar propósito em performance e se destacar no mercado competitivo.

Modalidade: Híbrido

Aulas on-line ao vivo com dias específicos presenciais

Dias de aula:

Às quartas-feiras (on-line) e uma sexta-feira e sábado por disciplina (presencial)

Horário:

Às quartas-feiras, das 19h às 22h (on-line). Uma vez por mês presencial, nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 17h

Duração:

3 semestres

Inscrições até:

17/04/2026

DAY ONE: 31/03/2026

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização.

Sobre

Prime MBA em Comunicação, Branding e Vendas

O curso Prime MBA em Comunicação, Branding e Vendas da ESPM foi concebido para profissionais que buscam integrar estratégia de marca, comunicação e performance comercial em uma única formação de alto impacto. Ele oferece a visão aplicada e interdisciplinar necessária para construir e consolidar marcas capazes de gerar resultados tangíveis.

A importância da mensuração e previsibilidade de desempenho, combinando aspectos humanos, analíticos e tecnológicos.

O programa está estruturado em quatro eixos centrais: Branding, Comunicação Persuasiva, Experiência do Cliente e Gestão Comercial. Ele promove o desenvolvimento de competências que equilibram aspectos humanos, analíticos e tecnológicos, enfatizando a importância da mensuração e previsibilidade de desempenho.

Ao final do curso, os participantes estarão preparados para transformar propósito em performance, atuando de forma estratégica e integrada em mercados altamente competitivos e orientados a resultados.

logo edicoes globo nast pequeno

Em parceria com Edições Globo Condé Nast

Criada em julho de 2010, a partir de uma joint-venture entre a Editora Globo e a Condé Nast Publications, a Edições Globo Condé Nast (EGCN) é a editora brasileira responsável pela publicação dos títulos Vogue, Casa Vogue, Glamour e GQ.


A parceria entre a ESPM e a EGCN surgiu com o objetivo de disponibilizar um conteúdo de excelência, nas áreas de marketing de moda e luxo, com títulos que são referência nesses dois segmentos, no Brasil e no mundo.

Os benefícios oferecidos pela Vogue são: convites do leader in class; acesso ao conteúdo da Vogue Digital (1 ano de cortesia para o app Globo Mais); divulgação dos melhores trabalhos do Projeto Integrativo Multidisciplinar na Vogue Digital; benefícios para eventos Vogue e encontro anual com a Redação. 

Formação plural e completa

Este curso está dividido nas seguintes áreas temáticas:

Criatividade e Inovação em Negócios

Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.

Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.

Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.

O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.

Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.

Construir experiências de consumo é fundamental para marcas que querem se destacar no mercado. Na área de Consumo e Experiência do Consumidor, você desenvolve competências voltadas para as ciências do consumo, construção de relacionamento e geração de experiências para o consumidor, baseadas em dados e métricas.
Marketing. Estratégia e Gestão
0%
Consumo e Experiência do Consumidor
0%
Criatividade e Inovação em Negócios
0%
Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional
0%
Gestão de Marketing Digital e Data Science
0%
Comunicação e Novas Mídias
0%

perfil

Essa formação é indicada para você:

Aqui, vamos te desenvolver para atuar em áreas como:

Entenda se o MBA é o curso ideal para o seu momento

O perfil do curso MBA é de profissionais que buscam discutir e se aprofundar em temas inovadores com foco na gestão de negócios.
O MBA reúne executivos para uma troca de alto nível, com ênfase no networking qualificado e em desafios reais da gestão empresarial. Ele impulsiona profissionais a liderar negócios com excelência.
A diferença entre o MBA e uma Pós é que a Pós é para profissionais em início ou crescimento de carreira e que buscam atuar com domínio da área.
A diferença entre o MBA e um Master é que o Master é para profissionais com ampla experiência e que querem combinar visão estratégica de mercado e capacidade de liderança.

matriz curricular

Elevamos o seu conhecimento com um programa único
e enriquecedor

Capacita o aluno a planejar e implementar estratégias de comunicação alinhadas ao posicionamento de marca. Explora o papel da comunicação como diferencial competitivo, abordando propósito, reputação e coerência narrativa em ambientes multicanal e digitais.

Apresenta conceitos e práticas de gestão de marcas contemporâneas, abordando identidade, propósito, arquitetura e brand equity. Discute estratégias de diferenciação e percepção de valor, com foco na reputação corporativa e em marcas orientadas a propósito e sustentabilidade.

Explora como os processos cognitivos e emocionais influenciam decisões de consumo e comportamento organizacional. Aplica princípios de neurociência e psicologia comportamental para aprimorar estratégias de branding, comunicação e vendas, fortalecendo a empatia e a capacidade de persuasão.

Ensina o uso de técnicas de storytelling e comunicação persuasiva para construir narrativas que gerem conexão e ação. Trabalha estrutura de histórias, argumentação e linguagem de impacto, aplicadas à apresentação de valor, vendas e liderança de marca.

Apresenta metodologias de gestão de contas estratégicas (KAM) e vendas consultivas. Ensina o planejamento e condução de negociações complexas, o desenvolvimento de relacionamentos B2B e o uso de métricas e dados para embasar decisões comerciais.

Desenvolve competências de comunicação interpessoal e influência em contextos corporativos. Explora oratória, linguagem corporal e presença executiva aplicadas à apresentação de propostas e discursos de alto impacto com clientes e equipes.

Apresenta frameworks e ferramentas para crescimento acelerado com base em dados, automação e experimentação. Aborda funis de conversão, aquisição e retenção de clientes, testes A/B e mensuração de resultados, preparando o aluno para decisões orientadas à performance e ROI.

Apresenta estratégias para mapear e otimizar a jornada do cliente. Explora indicadores de satisfação (NPS, CES, CSAT), personalização de experiências e programas de fidelidade, destacando o impacto da experiência do cliente na rentabilidade e reputação da marca.

Capacita o aluno a estruturar processos comerciais orientados a dados. Aborda o uso estratégico de CRM, segmentação e automação de marketing, promovendo a integração entre marketing e vendas e o acompanhamento do ciclo de relacionamento com o cliente.

Desenvolve habilidades para análise de tendências e previsibilidade de resultados. Explora modelos de previsão de demanda — considerando sazonalidade, tendência e irregularidade — e métricas de desempenho como CAC, LTV e ROI, apoiando decisões baseadas em evidências e dados de mercado.

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Proporciona ambiente prático para aplicação integrada dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Os alunos desenvolvem um projeto real de branding, comunicação e vendas, elaborando diagnóstico, plano de ação e indicadores de desempenho para uma marca real ou simulada.

Oferece experiência acadêmica e profissional na ESPM Tech (São Paulo), com aulas, visitas técnicas e workshops voltados à inovação, branding e performance digital. Proporciona networking e atualização sobre tendências nacionais em comunicação e vendas.

Consiste na elaboração supervisionada de um projeto aplicado que integra os conteúdos do curso. O aluno desenvolve uma proposta de posicionamento e crescimento comercial da marca, aplicando ferramentas analíticas e criativas, sob orientação docente e apresentação em banca final.

Modalidade: Híbrido

Faça parte do curso com aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM

Dias de aula:

Às quartas-feiras (on-line) e uma sexta-feira e sábado por disciplina (presencial)

Carga horária:

Em breve Informações.
h

Horário:

Às quartas-feiras, das 19h às 22h (on-line). Uma vez por mês presencial, nas sextas-feiras, das 18h às 22h, e nos sábados, das 8h às 17h

faça na espm

Por que escolher a ESPM: excelência e autoridade

A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado. 

Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.

Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.

da Pós-Graduação ESPM

em nosso Índice Acadêmico

desde o início do curso

Conheça a experiência exclusiva da Pós ESPM

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

inovacao-pedagogica-nip

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

intercambio3.jpg

Visão global e intercâmbio

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Live EAD

Leader in class

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.

Apoio para evoluir na carreira

Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.

Monitoria que facilita a experiência

Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.

Aprendizado para toda a vida

Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.

Networking de verdade

Networking de verdade

Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia. Tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Nos Happenings, estudantes de todos os cursos aproveitam para se conectar entre si e com profissionais convidados. Já nas aulas, para além dos professores de renome, também recebemos o Leader In Class, que traz sua visão do mercado em um dia especial.

Aprendizado inovador

Aprendizado inovador

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática.

Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

O mercado ensina aqui

Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar

Mestre – Diretor na ProjetoTI360 e Consultor
Palestrante e Consultor de SEO, GEO, Performance Media, Digital Analytics e CRO

Coordenação acadêmica ESPM

O Prime MBA em Comunicação, Branding e Vendas prepara profissionais para transformar marca em resultado. O curso alia estratégia, dados e execução comercial para formar líderes capazes de gerar valor real, fortalecer reputação e impulsionar crescimento sustentável.

Fábio Câmara Araújo de Carvalho
Fábio Câmara Araújo de Carvalho
Professor e Coordenador Regional de Pós-Graduação Lato Sensu da ESPM

Coordenação geral do Curso

Fábio Câmara Araújo de Carvalho
Professor e Coordenador Regional de Pós-Graduação Lato Sensu da ESPM
logo-espm-box-bordo

O Prime MBA em Comunicação, Branding e Vendas prepara profissionais para transformar marca em resultado. O curso alia estratégia, dados e execução comercial para formar líderes capazes de gerar valor real, fortalecer reputação e impulsionar crescimento sustentável.

Fábio Câmara Araújo de Carvalho
Professor e Coordenador Regional de Pós-Graduação Lato Sensu da ESPM
logo-espm-box-bordo

O Prime MBA em Comunicação, Branding e Vendas prepara profissionais para transformar marca em resultado. O curso alia estratégia, dados e execução comercial para formar líderes capazes de gerar valor real, fortalecer reputação e impulsionar crescimento sustentável.

Onde o curso acontecerá?

Curitiba

Casa Impact Hub - R. Mateus Leme, 531

Centro Cívico - Curitiba - PR

Perguntas frequentes

Como funciona o Processo Seletivo?

1° Etapa: INSCRIÇÃO

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

3° Etapa: MATRÍCULA

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
Novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida?

Central de Relacionamento de Pós-Graduação

De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h

Entre em contato pelo WhatsApp

55 0800 607 3777

Telefone da Central de Relacionamento

55 0800 607 3777

Nosso e-mail

[email protected]

Translate

According to your choice

Avise-me

Avise-me

Preencha o formulário para que a equipe

ESPM para Empresas entre em contato