Pós-graduação ESPM

Master em Neurociência do Consumidor

Em parceria com Forebrain

AULA INAUGURAL: 28/04/2025

Sobre o curso

O Master em Neurociência do Consumidor foi criado para capacitar profissionais com um conhecimento avançado e diferenciado sobre o comportamento do consumidor. Com esse curso, você será preparado para liderar projetos de neuromarketing, aplicando técnicas científicas e inovadoras para desenvolver campanhas publicitárias, produtos e experiências que se conectem profundamente com os desejos e motivações dos consumidores.

 

Ao final do curso, você estará apto a realizar pesquisas avançadas sobre o comportamento de consumo, adicionando insights mais profundos e baseados em ciência às análises de mercado. Essa formação permite criar e implementar estratégias de marketing altamente eficazes, promovendo o engajamento, a retenção e o crescimento das marcas de maneira mensurável e diferenciada.

Master em Neurociência do Consumidor

Início das aulas: 28/04/2025

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras ao vivo (online) e um sábado a cada término de disciplina (presencial)

Período: Noturno

Horário: às segundas e quartas-feiras das 19h30 às 21h30 (online) e aos sábados das 9h às 18h (presencial)

Carga horária: 430h

Duração: 3 Semestres

35X R$ 1.093,63

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 28/04/2025

Para empresas

Este curso pode ser customizado para a sua organização

Modalidade

Híbrido

Viva o presencial e o online em um mesmo curso. Assista a aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM.

Os encontros presenciais para o curso Master em Neurociência do Consumidor acontecem exclusivamente na unidade
ESPM Tech – São Paulo.

Sobre o curso

Aplique insights neurocientíficos para descobrir o que realmente motiva o consumidor.

No mercado atual, entender profundamente o comportamento do consumidor é o diferencial competitivo que você precisa. O Master em Neurociência do Consumidor da ESPM, em parceria com a Forebrain, pioneira em neuromarketing no Brasil, combina ciência e prática para capacitar profissionais a desenvolverem estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas.

 

O programa oferece uma abordagem prática e atualizada, permitindo que você explore as principais áreas de branding, shopper marketing, publicidade e desenvolvimento de produtos. Através de ferramentas modernas e metodologias avançadas, você aprenderá a investigar o comportamento do consumidor com profundidade, complementando as pesquisas de mercado tradicionais com insights neurocientíficos.

 

O formato híbrido oferece aulas online e encontros presenciais para você aprender com flexibilidade, enquanto vivencia experiências práticas com as tecnologias mais avançadas de neuromarketing.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:

Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre na Unidade ESPM de São Paulo.

MASTER EM NEUROCIÊNCIA DO CONSUMIDOR EAD
Áreas temáticas

O curso de Master em Neurociência do Consumidor está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Voltado para profissionais que buscam expandir seus conhecimentos em marketing e comunicação por meio de uma abordagem científica e inovadora do comportamento do consumidor.

 

É indicado para gestores e profissionais de marketing, comunicação, publicidade, design e pesquisadores de mercado, além de executivos e líderes que desejam capacitar suas equipes e transformar suas estratégias de negócio incorporando uma visão inovadora sobre como o subconsciente e as emoções influenciam decisões de compra.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Inglês instrumental (leitura) é necessário devido à bibliografia do curso.

Perfil do egresso

Ao final do curso os estudantes estarão aptos a:

  • Exercer funções de planejamento estratégico e gerenciamento de projetos em neuromarketing.
  • Coordenar, planejar e conduzir projetos de neuromarketing para o desenvolvimento de ações de marketing, pesquisa de mercado, e pesquisa e desenvolvimento.
logo forebrain

Em colaboração com Forebrain

Parceira do curso Master em Neurociência do Consumidor da ESPM, a Forebrain – empresa pioneira de neuromarketing no Brasil, atua com sua expertise em inovação e inteligência para agregar às disciplinas seus mais de 10 anos de experiência de mercado. A empresa disponibiliza seus equipamentos e tecnologias de neurociência em sua sede em São Paulo, proporcionando para as aulas uma capacidade de pesquisa de alto nível e desenvolvendo academicamente os estudantes com práticas reais e concretas. Fazem também parte do corpo de professores doutores, pesquisadores e profissionais com ampla experiência na área de neuromarketing.

O que você irá aprender

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

 

O curso será desenvolvido no formato Blended Learning em que aulas online são complementadas por encontros presenciais. Nas aulas online, os estudantes terão oportunidade de interagir com os professores e outros estudantes em um ambiente dinâmico e interativo.

 

O curso está dividido por módulos e em cada módulo 3 temas complementares e/ou interdisciplinares serão abordados. Ao final de cada módulo, os estudantes terão encontros presenciais planejados para a consolidação do aprendizado pelo uso de métodos pedagógicos ativos. Esses encontros presenciais obrigatórios são aos sábados das 09h às 18h, na unidade ESPM Tech – São Paulo.

 

*Há um único encontro presencial no início do curso que ocorre em uma sexta-feira em função da utilização de laboratório específico.

 

Os módulos e temas serão conduzidos por professores com larga experiência profissional e acadêmica, utilização de diferentes métodos ativos, como por exemplo, projeto, situação problema, pesquisa de campo, cases, etc, sempre ancorados por textos e indicações bibliográficas atuais.

O entendimento do funcionamento do sistema nervoso possibilita hoje uma maior compreensão sobre os processos fisiológicos que governam o comportamento de consumo. Neste módulo serão apresentadas as bases da neurofisiologia e como as funções moleculares, celulares e de sistemas interagem para produzir sensações, ações e comportamentos.

Os estudos da neurociência permitem hoje uma visão sistemática e científica sobre as atitudes humanas que são a base para compreensão do comportamento de consumo. Neste módulo os estudantes poderão compreender os principais processos neurocientíficos que estão por trás de fenômenos comportamentais complexos tais como motivação, atenção, memorização, empatia e interação social. Além disso, será possível compreender a relação entre esses processos, ampliando a visão do aluno em relação aos fatores emocionais, cognitivos e inconscientes que constroem nosso repertório comportamental, afetando a tomada de decisão em nosso dia a dia.

Os desafios de compreensão do comportamento do consumidor exigem do profissional uma visão holística e integrada dos fatores que afetam a tomada de decisão de consumo – tanto internos, do próprio indivíduo, quanto externos, a partir do contexto ambiental. Neste módulo o estudante terá oportunidade de discutir e investigar como os aspectos biológicos do comportamento permitem que influências individuais e ambientais afetem o processo de tomada de decisão de consumo, e como o conhecimento de aspectos conscientes e inconscientes do consumidor permite estabelecer parâmetros mais assertivos na construção de estratégias de marketing. Ainda, serão discutidos novos padrões de comportamento e formação da identidade dos consumidores, que trazem novos desafios aos modelos tradicionais de segmentação de mercado.

O mundo contemporâneo detém desafios que afetam diretamente a construção de estratégias de marketing. A revolução digital aliada a uma profunda mudança de valores experienciais e de transformação colocam o consumidor no centro das decisões e participação na construção de produtos, serviços e experiências. Neste módulo os estudantes terão oportunidade de construir uma visão crítica em relação ao marketing do século XXI, tendo oportunidade de aprofundar a compreensão de temas como marketing centrado no cliente, a revolução digital e os novos valores econômicos.

Primordialmente desenvolvidos para investigações nas áreas biomédicas e de saúde, hoje os métodos neurocientíficos podem ser utilizados para investigação de comportamentos de consumo. Neste módulo serão apresentados os três grandes grupos de metodologias aplicadas no neuromarketing, os métodos biométricos, que envolvem a mensuração de respostas fisiológicas de batimento cardíaco, sudorese da pele e atividade de músculos faciais, os métodos neurométricos, que envolvem a mensuração de respostas cerebrais através de imageamento por ressonância magnética funcional, e por eletroencefalografia, e os métodos comportamentais, que envolvem mensuração de comportamentos implícitos.

Os avanços dos conhecimentos e ferramentas neurocientíficas que estão sendo empregados em diversas atividades mercadológicas carecem de um olhar detalhado e atento em relação a ética. Neste módulo discutiremos os variados empregos tecnológicos das neurociências, como o cérebro é o órgão que cria e regula comportamentos morais e éticos e como os avanços da neurotecnologia trazem questões e discussões sobre seu uso indiscriminado.

Este módulo explora as principais habilidades exigidas de profissionais que exercem papéis de liderança e influência, com base nos princípios da neurociência do comportamento. Os estudantes serão capacitados com ferramentas científicas para aprimorar a tomada de decisão, comunicação, gestão de conflitos e o desenvolvimento de equipes. Além disso, práticas de autoconhecimento e autogestão serão abordadas para promover o entendimento das características individuais de liderança, mesmo entre aqueles que não ocupam formalmente cargos de gestão. O módulo também discutirá as boas práticas de liderança contemporânea, alinhadas às exigências do mercado atual.

Os desafios da comunicação publicitária na criação de marcas exigem um conhecimento sobre como a mente desenvolve, através de símbolos, metáforas e narrativas, associações e relações que constroem o valor da marca. Neste módulo o estudante verá como que a comunicação publicitária estimula o cérebro através de formatos e conteúdos disponíveis hoje para as marcas. Também serão discutidos cases e a utilização prática de pesquisas de neuromarketing aplicados à comunicação publicitária.

As áreas de P&D e marketing necessitam cada vez mais construírem produtos que atendam desejos e valores dos consumidores. Desde o desenvolvimento do conceito, passando pela criação de experiências sensoriais e de interação, ou mesmo na busca de embalagens que aumentem o desejo de compra, pesquisas de neuromarketing podem ajudar às marcas a se tornarem mais assertivas em cada fase de desenvolvimento de um produto. Neste módulo discutiremos o design de experiência de produtos de alta performance, como o cérebro processa sensações e experiência e como o as pesquisas de neurociência estão sendo utilizadas para a área de desenvolvimento de produtos.

Nos últimos anos temos visto uma verdadeira revolução nos diversos ambientes e formas de interação disponíveis hoje nos varejos físico e virtual. Como nunca antes, o varejo tem empregado tecnologias e novos modelos de negócio para gerar a melhor experiência de compra para os clientes. Neste módulo discutiremos os desafios na construção de experiências de compra em varejos físicos e virtuais, como o cérebro processa os espaços físicos e virtuais e cases de aplicação de pesquisa de neuromarketing para o entendimento do comportamento do shopper.

Qual o impacto do mundo digital no cérebro e no comportamento do consumidor? A era digital revolucionou a forma como consumimos informação e interagimos com marcas. Neste módulo, vamos explorar os mecanismos que influenciam o comportamento humano no contexto digital. Ao entender como o cérebro responde a estímulos digitais, será possível refletir sobre nossa conexão com as redes sociais, como o consumidor explora o ambiente virtual e criar estratégias de marketing mais eficazes para esse cenário em constante evolução. Serão discutidos desde os efeitos na atenção até as bases neurais das interações sociais, além de apresentar ferramentas práticas e cases reais para desenvolver produtos, serviços e posicionamentos alinhados ao comportamento do consumidor no mundo digital.