Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:
Em um ambiente dinâmico que alternará encontros virtuais e presenciais, estudantes e professores discutirão do ponto de vista teórico e prático como o neuromarketing poderá transformar a maneira como vemos os processos de influência e tomada de decisão do consumidor, não só por uma compreensão diferenciada baseada na biologia do comportamento, mas também pelo emprego de novas tecnologias de investigação.
Tasa de inscripción en el proceso de selección
Os encontros presenciais para o curso Master em Neurociência do Consumidor acontecem exclusivamente na unidade
ESPM Tech – São Paulo.
Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.
Enquanto uma disciplina que surgiu da economia, o marketing nasceu entendendo o processo de tomada de decisão do consumidor pelo olhar clássico da economia, ou seja, as escolhas seriam conduzidas através de um processo racional e consciente.
Muitos anos se passaram, e o entendimento do processo de tomada de decisão se ampliou. Hoje sabemos que as escolhas e decisões não são baseadas somente em um processo racional e consciente. Mesmo na área econômica, trabalhos como de Daniel Kanehman, nobel de Economia em 2002, e Richard Thaler, nobel de economia em 2017, descrevem como os comportamentos impulsivos, emocionais e não-conscientes dirigem boa parte de nossas decisões.
Quando olhamos a capacidade de processamento de informação cerebral, percebemos que somente 5% de toda informação a que estamos expostos são acessados pelo componente consciente do comportamento. 95% destas informações são processadas pelos aspectos não-conscientes, não verbais e implícitos de nossa mente, principalmente quando falamos das respostas emocionais que controlam aspectos automáticos e intuitivos de nosso comportamento.
Nos últimos anos, os avanços de tecnologias neurocientíficas têm trazido grandes oportunidades de entendimento sobre o comportamento humano mais profundo. Neste contexto, áreas interdisciplinares surgiram para aplicar os conhecimentos das ciências do cérebro em novas áreas do conhecimento. A proposta deste Master é formar profissionais que consigam unir os conhecimentos sobre o cérebro e a biologia do comportamento para suas aplicações nos contextos do marketing e consumo, ampliando a forma de compreensão do mercado através de conhecimentos e ferramentas de investigação de última geração que possam trazer um caráter mais objetivo e científico sobre o comportamento do consumidor.
Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.
Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.
Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre na Unidade ESPM de São Paulo.
O curso de Master em Neurociência do Consumidor está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.
Ao final do curso os estudantes estarão aptos a:
Parceira do curso Master em Neurociência do Consumidor da ESPM, a Forebrain – empresa pioneira de neuromarketing no Brasil, atua com sua expertise em inovação e inteligência para agregar às disciplinas seus mais de 10 anos de experiência de mercado. A empresa disponibiliza seus equipamentos e tecnologias de neurociência em sua sede em São Paulo, proporcionando para as aulas uma capacidade de pesquisa de alto nível e desenvolvendo academicamente os estudantes com práticas reais e concretas. Fazem também parte do corpo de professores doutores, pesquisadores e profissionais com ampla experiência na área de neuromarketing.
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM no desenvolvimento de profissionais alinhados as necessidades dos diferentes agentes que integram o mercado.
As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.
Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar o contexto da Neurociência do Consumidor e o que os estudantes encontrarão no curso.
Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.
O entendimento do funcionamento do sistema nervoso possibilita hoje uma maior compreensão sobre os processos fisiológicos que governam o comportamento de consumo. Neste módulo serão apresentadas as bases da neurofisiologia e como as funções moleculares, celulares e de sistemas interagem para produzir sensações, ações e comportamentos.
Os estudos de neurociência permitem hoje uma visão sistemática e científica de comportamentos que são base para compreensão do consumo. Neste módulo os estudantes poderão compreender que comportamentos complexos como motivação, atenção, memorização, empatia, linguagem e comunicação interagem para criar o repertório de experiências que afetam a tomada de decisão, além de permitir processos de interação e regulação social.
Os desafios de compreensão do comportamento do consumidor exigem do profissional uma visão holística e integrada das influências que afetam a tomada de decisão de consumo. Neste módulo o estudante terá oportunidade de discutir e investigar como os aspectos biológicos do comportamento permitem que influências individuais e ambientais afetem o processo de tomada de decisão de consumo, e como o conhecimento de aspectos conscientes e inconscientes do consumidor permite estabelecer parâmetros mais assertivos na construção de estratégias de marketing.
O mundo contemporâneo detém desafios que afetam diretamente a construção de estratégias de marketing. A revolução digital aliada a uma profunda mudança de valores experienciais e de transformação colocam o consumidor no centro das decisões e participação na construção de produtos, serviços e experiências. Neste módulo os estudantes terão oportunidade de construir uma visão crítica em relação ao marketing do século XXI, tendo oportunidade de aprofundar a compreensão de temas como marketing centrado no cliente, a revolução digital e os novos valores econômicos.
Primordialmente desenvolvidos para investigações nas áreas biomédicas e de saúde, hoje os métodos neurocientíficos podem ser utilizados para investigação de comportamentos de consumo. Neste módulo serão apresentados os três grandes grupos de metodologias aplicadas no neuromarketing, os métodos biométricos, que envolvem a mensuração de respostas fisiológicas de batimento cardíaco, sudorese da pele e atividade de músculos faciais, os métodos neurométricos, que envolvem a mensuração de respostas cerebrais através de imageamento por ressonância magnética funcional, e por eletroencefalografia, e os métodos comportamentais, que envolvem mensuração de comportamentos implícitos.
Os avanços dos conhecimentos e ferramentas neurocientíficas que estão sendo empregados em diversas atividades mercadológicas carecem de um olhar detalhado e atento em relação a ética. Neste módulo discutiremos os variados empregos tecnológicos das neurociências, como o cérebro é o órgão que cria e regula comportamentos morais e éticos e como os avanços da neurotecnologia trazem questões e discussões sobre seu uso indiscriminado.
Vivemos a Economia de Transformação, onde cada vez mais, marcas que representam um propósito claro ganham valor no mercado. A imagem corporativa de uma empresa, e a maneira como ela é percebida por seus públicos tanto internos quanto externos, se torna hoje um diferencial importante em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Nesse contexto, as estratégias de comunicação interna e externa passam a operar de forma coordenada, assumindo um papel cada vez mais estratégico no posicionamento das marcas para os seus colaboradores e consumidores, fazendo com que esses relacionamentos sejam fortalecidos. Consumo consciente, liderança, empatia, comunicação, reputação de marca e cultura são conceitos que se misturam neste curso, olhando a relação das marcas com as pessoas de uma forma holística. Fazendo uma reflexão importante a respeito do momento que vivemos e da valorização do Propósito como estratégia de negócios, o curso pretende trazer o conhecimento da Neurociência Organizacional e do Neuromarketing como forma de oferecer aos estudantes um novo olhar sobre o comportamento humano, potencializando suas ações de comunicação tanto internas, quanto externas e garantindo um alinhamento na visão dessas estratégias como forma de potencializar seus resultados.
Os desafios da comunicação publicitária na criação de marcas exigem um conhecimento sobre como a mente desenvolve, através de símbolos, metáforas e narrativas, associações e relações que constroem o valor da marca. Neste módulo o estudante verá como que a comunicação publicitária estimula o cérebro através de formatos e conteúdos disponíveis hoje para as marcas. Também serão discutidos cases e a utilização prática de pesquisas de neuromarketing aplicados à comunicação publicitária.
As áreas de P&D e marketing necessitam cada vez mais construírem produtos que atendam desejos e valores dos consumidores. Desde o desenvolvimento do conceito, passando pela criação de experiências sensoriais e de interação, ou mesmo na busca de embalagens que aumentem o desejo de compra, pesquisas de neuromarketing podem ajudar às marcas a se tornarem mais assertivas em cada fase de desenvolvimento de um produto. Neste módulo discutiremos o design de experiência de produtos de alta performance, como o cérebro processa sensações e experiência e como o as pesquisas de neurociência estão sendo utilizadas para a área de desenvolvimento de produtos.
Nos últimos anos temos visto uma verdadeira revolução nos diversos ambientes e formas de interação disponíveis hoje nos varejos físico e virtual. Como nunca antes, o varejo tem empregado tecnologias e novos modelos de negócio para gerar a melhor experiência de compra para os clientes. Neste módulo discutiremos os desafios na construção de experiências de compra em varejos físicos e virtuais, como o cérebro processa os espaços físicos e virtuais e cases de aplicação de pesquisa de neuromarketing para o entendimento do comportamento do shopper.
As inúmeras possibilidades de construção de produtos e serviços digitais exigem dos profissionais de marketing um conhecimento profundo sobre o comportamento humano em ambientes virtuais. Neste módulo os estudantes terão oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de construção de produtos e serviços digitais além de discutirem sobre as bases neurais e comportamentais envolvidas nas interações virtuais. Serão ainda discutidos cases e ferramentas neurocientíficas empregadas no estudo de marketing digital.
Cinema, TV, literatura, música, videogames, a indústria do entretenimento desenvolve serviços e produtos para cativar o interesse de audiências em atividades de lazer e recreação. O cérebro é o palco onde o conteúdo cria repertórios que envolvem os fãs em universos imaginários que movimentam bilhões em recursos e investimentos. Neste módulo serão exploradas as bases da indústria do entretenimento e como as neurociências podem ser utilizadas para construção de narrativas, formatos e conteúdos de alto engajamento e viralização.
Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.
Observação: Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre na unidade da ESPM em São Paulo.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre na unidade ESPM de São Paulo.
contenido
Finalización del curso
Modo de curso
07/06/2024, 05/07/2024, 09/08/2024, 13/09/2024, 11/10/2024, 22/11/2024, 13/12/2024, 07/03/2025, 11/04/2025, 16/05/2025, 13/06/2025, 18/07/2025
Local: ESPM Tech São Paulo
Das 9h às 18h
Aquí aprenderás de los mejores profesionales del mercado.
Nosso curso Master em Neurociência do Consumidor conta com módulos presenciais, em que os alunos podem trocar experiências e fazer networking entre professores, executivos e estudantes. No dia 27/11, os alunos se reuniram no laboratório da Forebrain para participar da disciplina de Técnicas de Investigação em Neurociência do Consumidor e no dia 3/12 foi a vez de os alunos se encontrarem nas dependências da ESPM-SP para a disciplina de Neurociência e a Indústria do Entretenimento. Confira as fotos dos encontros.
Incluso cuando se participa en la emisión en directo, las grabaciones de cada clase siguen estando disponibles en el sistema para que los alumnos puedan consultarlas o revisarlas.
Si prefiere o no puede participar en las emisiones en directo, puede ver las grabaciones de todas las clases, que están disponibles en el sistema durante todo el periodo del curso. De este modo, podrá personalizar su horario de clases en función de las necesidades de su agenda.
Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.
Todas las actividades y evaluaciones son aplicadas directamente por los profesores de cada asignatura y no por monitores o intermediarios, una práctica recurrente en el mercado.
Para garantizar la enseñanza con la excelencia de ESPM también en los cursos en línea, desarrollamos el concepto de EAD en directo: sólo en ESPM, todas las clases digitales de todas las asignaturas se imparten en directo, con día y hora programados de antemano.
Los profesores del ESPM tienen experiencia académica y también están familiarizados y cuentan con experiencia en el entorno ejecutivo.
1x R$ 31.312,98
11x R$ 2.753,47
1x R$ 2.766,73
17x R$ 1.888,73
1x R$ 1.922,81
23x R$ 1.457,08
1x R$ 1.513,16
29x R$ 1.200,10
1x R$ 1.236,28
35x R$ 1.026,86
1x R$ 1.130,60
*Todas las fechas están sujetas a cambios.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
Nota: Para los cursos que comienzan en marzo, la compra a plazos se iniciará en mayo, para los cursos que comienzan en abril, la compra a plazos se iniciará en junio y para los cursos que comienzan en agosto, la compra a plazos se iniciará en septiembre (vencimiento cada 8).
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Investigación del Egresso 2021 - Cia de Talentos
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.
Avaliações e nota final em cada disciplina
A nota final de cada disciplina é obtida através da realização das atividades propostas por seu respectivo professor. Essas atividades serão entregues online, pelo ambiente virtual de aprendizagem, o Canvas.
Para conseguir a aprovação em cada disciplina, o estudante deve, ao final do período, obter uma nota final mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o limite estabelecido de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas por disciplina. No Live EAD da ESPM, são considerados falta a não publicação das atividades da disciplina.
Projeto de Conclusão Aplicado (PCA) ou Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM)
Ao final do curso, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um Projeto de Conclusão Aplicada (PCA), a depender do modelo pedagógico estabelecido por cada curso. Este trabalho será submetido a uma banca examinadora composta pelo coordenador e alguns professores do curso em questão.
Para isso, é necessário o comparecimento do estudante em uma das unidades da ESPM, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Para efetivar a matricula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:
*No caso de diplomas internacionais é necessária sua tradução juramentada, consularizado pelo Brasil no país de origem, e revalidação de acordo com a Resolução nº 8 de 04/10/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível no portal.mec.gov.br.
O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Neste caso, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
Soporte para WhatsApp
A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.