Pós-graduação ESPM

Master em Neurociência do Consumidor

Em parceria com Forebrain

Sobre o curso

Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:

  • Conhecer como a neurociência pode trazer uma visão mais aprofundada sobre o comportamento do consumidor a partir de modelos de científicos da biologia do comportamento.
  • Entender como a aplicação da neurociência do consumidor pode complementar as pesquisas de mercado tradicionais, ampliando a construção de insights e conhecimento sobre o comportamento de consumo.
  • Desenvolver habilidades para aplicar pesquisas de base neurocientífica no desenvolvimento de análises de comportamento do consumidor em diversas frentes, como desenvolvimento de produtos, publicidade e propaganda, branding, shopper marketing e em pesquisas de mídia.
  • Gerenciar e coordenar investigações e pesquisas de neurociência do consumo.

 

Em um ambiente dinâmico que alternará encontros virtuais e presenciais, estudantes e professores discutirão do ponto de vista teórico e prático como o neuromarketing poderá transformar a maneira como vemos os processos de influência e tomada de decisão do consumidor, não só por uma compreensão diferenciada baseada na biologia do comportamento, mas também pelo emprego de novas tecnologias de investigação.

Master em Neurociência do Consumidor

Dias da semana: Aulas ao vivo online às segundas e quartas-feiras e presenciais em uma sexta-feira a cada término de disciplina (das 9h às 18h)

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 430h

Duração: 3 Semestres

Modalidade

Híbrido

Viva o presencial e o online em um mesmo curso. Assista a aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM.

Os encontros presenciais para o curso Master em Neurociência do Consumidor acontecem exclusivamente na unidade
ESPM Tech – São Paulo.

Sobre o curso

Os desafios do marketing contemporâneo levam a uma necessidade cada vez maior de entender profundamente a mente do consumidor

Enquanto uma disciplina que surgiu da economia, o marketing nasceu entendendo o processo de tomada de decisão do consumidor pelo olhar clássico da economia, ou seja, as escolhas seriam conduzidas através de um processo racional e consciente.

Muitos anos se passaram, e o entendimento do processo de tomada de decisão se ampliou. Hoje sabemos que as escolhas e decisões não são baseadas somente em um processo racional e consciente. Mesmo na área econômica, trabalhos como de Daniel Kanehman, nobel de Economia em 2002, e Richard Thaler, nobel de economia em 2017, descrevem como os comportamentos impulsivos, emocionais e não-conscientes dirigem boa parte de nossas decisões.

Quando olhamos a capacidade de processamento de informação cerebral, percebemos que somente 5% de toda informação a que estamos expostos são acessados pelo componente consciente do comportamento. 95% destas informações são processadas pelos aspectos não-conscientes, não verbais e implícitos de nossa mente, principalmente quando falamos das respostas emocionais que controlam aspectos automáticos e intuitivos de nosso comportamento.

Nos últimos anos, os avanços de tecnologias neurocientíficas têm trazido grandes oportunidades de entendimento sobre o comportamento humano mais profundo. Neste contexto, áreas interdisciplinares surgiram para aplicar os conhecimentos das ciências do cérebro em novas áreas do conhecimento. A proposta deste Master é formar profissionais que consigam unir os conhecimentos sobre o cérebro e a biologia do comportamento para suas aplicações nos contextos do marketing e consumo, ampliando a forma de compreensão do mercado através de conhecimentos e ferramentas de investigação de última geração que possam trazer um caráter mais objetivo e científico sobre o comportamento do consumidor.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 28 de junho de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre na Unidade ESPM de São Paulo.

20.Master Neurociencia do consumo
Áreas temáticas

O curso de Master em Neurociência do Consumidor está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

  • Profissionais e gestores que atuem diretamente com mercado B2C e estejam buscando novas formas de compreensão do comportamento de compra e consumo para aplicações em desenvolvimento de produto, marketing, publicidade, design, shopper marketing e mídia.
  • Profissionais e gestores de institutos de pesquisa mercado que queiram desenvolver pesquisas de neurociência como uma nova ferramenta de investigação de consumo.
  • Empresas B2C, agências de publicidade, comunicação e design e institutos de pesquisa que necessitam capacitar suas equipes na área de inteligência, pesquisa e planejamento. Coordenadores e gerentes de diversos segmentos de negócio ligados a avaliação do comportamento dos consumidores.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.

Perfil do egresso

Ao final do curso os estudantes estarão aptos a:

  • Exercer funções de planejamento estratégico e gerenciamento de projetos em neuromarketing.
  • Coordenar, planejar e conduzir projetos de neuromarketing para o desenvolvimento de ações de marketing, pesquisa de mercado, e pesquisa e desenvolvimento.
logo forebrain

Em colaboração com Forebrain

Parceira do curso Master em Neurociência do Consumidor da ESPM, a Forebrain – empresa pioneira de neuromarketing no Brasil, atua com sua expertise em inovação e inteligência para agregar às disciplinas seus mais de 10 anos de experiência de mercado. A empresa disponibiliza seus equipamentos e tecnologias de neurociência em sua sede em São Paulo, proporcionando para as aulas uma capacidade de pesquisa de alto nível e desenvolvendo academicamente os estudantes com práticas reais e concretas. Fazem também parte do corpo de professores doutores, pesquisadores e profissionais com ampla experiência na área de neuromarketing.

O que você irá aprender

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM no desenvolvimento de profissionais alinhados as necessidades dos diferentes agentes que integram o mercado.

 

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais. 

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar o contexto da Neurociência do Consumidor e o que os estudantes encontrarão no curso.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Básico

O entendimento do funcionamento do sistema nervoso possibilita hoje uma maior compreensão sobre os processos fisiológicos que governam o comportamento de consumo. Neste módulo serão apresentadas as bases da neurofisiologia e como as funções moleculares, celulares e de sistemas interagem para produzir sensações, ações e comportamentos.

Os estudos de neurociência permitem hoje uma visão sistemática e científica de comportamentos que são base para compreensão do consumo. Neste módulo os estudantes poderão compreender que comportamentos complexos como motivação, atenção, memorização, empatia, linguagem e comunicação interagem para criar o repertório de experiências que afetam a tomada de decisão, além de permitir processos de interação e regulação social.

Os desafios de compreensão do comportamento do consumidor exigem do profissional uma visão holística e integrada das influências que afetam a tomada de decisão de consumo. Neste módulo o estudante terá oportunidade de discutir e investigar como os aspectos biológicos do comportamento permitem que influências individuais e ambientais afetem o processo de tomada de decisão de consumo, e como o conhecimento de aspectos conscientes e inconscientes do consumidor permite estabelecer parâmetros mais assertivos na construção de estratégias de marketing.

O mundo contemporâneo detém desafios que afetam diretamente a construção de estratégias de marketing. A revolução digital aliada a uma profunda mudança de valores experienciais e de transformação colocam o consumidor no centro das decisões e participação na construção de produtos, serviços e experiências. Neste módulo os estudantes terão oportunidade de construir uma visão crítica em relação ao marketing do século XXI, tendo oportunidade de aprofundar a compreensão de temas como marketing centrado no cliente, a revolução digital e os novos valores econômicos.

Primordialmente desenvolvidos para investigações nas áreas biomédicas e de saúde, hoje os métodos neurocientíficos podem ser utilizados para investigação de comportamentos de consumo. Neste módulo serão apresentados os três grandes grupos de metodologias aplicadas no neuromarketing, os métodos biométricos, que envolvem a mensuração de respostas fisiológicas de batimento cardíaco, sudorese da pele e atividade de músculos faciais, os métodos neurométricos, que envolvem a mensuração de respostas cerebrais através de imageamento por ressonância magnética funcional, e por eletroencefalografia, e os métodos comportamentais, que envolvem mensuração de comportamentos implícitos.

Os avanços dos conhecimentos e ferramentas neurocientíficas que estão sendo empregados em diversas atividades mercadológicas carecem de um olhar detalhado e atento em relação a ética. Neste módulo discutiremos os variados empregos tecnológicos das neurociências, como o cérebro é o órgão que cria e regula comportamentos morais e éticos e como os avanços da neurotecnologia trazem questões e discussões sobre seu uso indiscriminado.

Avançado

Vivemos a Economia de Transformação, onde cada vez mais, marcas que representam um propósito claro ganham valor no mercado. A imagem corporativa de uma empresa, e a maneira como ela é percebida por seus públicos tanto internos quanto externos, se torna hoje um diferencial importante em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Nesse contexto, as estratégias de comunicação interna e externa passam a operar de forma coordenada, assumindo um papel cada vez mais estratégico no posicionamento das marcas para os seus colaboradores e consumidores, fazendo com que esses relacionamentos sejam fortalecidos. Consumo consciente, liderança, empatia, comunicação, reputação de marca e cultura são conceitos que se misturam neste curso, olhando a relação das marcas com as pessoas de uma forma holística. Fazendo uma reflexão importante a respeito do momento que vivemos e da valorização do Propósito como estratégia de negócios, o curso pretende trazer o conhecimento da Neurociência Organizacional e do Neuromarketing como forma de oferecer aos estudantes um novo olhar sobre o comportamento humano, potencializando suas ações de comunicação tanto internas, quanto externas e garantindo um alinhamento na visão dessas estratégias como forma de potencializar seus resultados.

Os desafios da comunicação publicitária na criação de marcas exigem um conhecimento sobre como a mente desenvolve, através de símbolos, metáforas e narrativas, associações e relações que constroem o valor da marca. Neste módulo o estudante verá como que a comunicação publicitária estimula o cérebro através de formatos e conteúdos disponíveis hoje para as marcas. Também serão discutidos cases e a utilização prática de pesquisas de neuromarketing aplicados à comunicação publicitária.

As áreas de P&D e marketing necessitam cada vez mais construírem produtos que atendam desejos e valores dos consumidores. Desde o desenvolvimento do conceito, passando pela criação de experiências sensoriais e de interação, ou mesmo na busca de embalagens que aumentem o desejo de compra, pesquisas de neuromarketing podem ajudar às marcas a se tornarem mais assertivas em cada fase de desenvolvimento de um produto. Neste módulo discutiremos o design de experiência de produtos de alta performance, como o cérebro processa sensações e experiência e como o as pesquisas de neurociência estão sendo utilizadas para a área de desenvolvimento de produtos.

Nos últimos anos temos visto uma verdadeira revolução nos diversos ambientes e formas de interação disponíveis hoje nos varejos físico e virtual. Como nunca antes, o varejo tem empregado tecnologias e novos modelos de negócio para gerar a melhor experiência de compra para os clientes. Neste módulo discutiremos os desafios na construção de experiências de compra em varejos físicos e virtuais, como o cérebro processa os espaços físicos e virtuais e cases de aplicação de pesquisa de neuromarketing para o entendimento do comportamento do shopper.

As inúmeras possibilidades de construção de produtos e serviços digitais exigem dos profissionais de marketing um conhecimento profundo sobre o comportamento humano em ambientes virtuais. Neste módulo os estudantes terão oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre as estratégias de construção de produtos e serviços digitais além de discutirem sobre as bases neurais e comportamentais envolvidas nas interações virtuais. Serão ainda discutidos cases e ferramentas neurocientíficas empregadas no estudo de marketing digital.

Cinema, TV, literatura, música, videogames, a indústria do entretenimento desenvolve serviços e produtos para cativar o interesse de audiências em atividades de lazer e recreação. O cérebro é o palco onde o conteúdo cria repertórios que envolvem os fãs em universos imaginários que movimentam bilhões em recursos e investimentos. Neste módulo serão exploradas as bases da indústria do entretenimento e como as neurociências podem ser utilizadas para construção de narrativas, formatos e conteúdos de alto engajamento e viralização.

Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.  

 

Observação: Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre na unidade da ESPM em São Paulo.

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre na unidade ESPM de São Paulo.

Dê o próximo passo na sua carreira

430h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Híbrido

Modalidade do curso

Datas das aulas presenciais

01/11/2024, 06/12/2024, 14/03/2025, 11/04/2025, 16/05/2025, 27/06/2025, 25/07/2025, 22/08/2025, 26/09/2025, 24/10/2025, 28/11/2025, 13/03/2026

Local: ESPM Tech São Paulo

Horário encontro presencial

Das 9h às 18h

A carga horária do encontro presencial integra o total de horas do curso e é atividade curricular.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

"Em um mundo onde a concorrência é feroz e a atenção é escassa, as empresas líderes estão recorrendo à neurociência para obter uma vantagem competitiva. Este Master foi criado para formar a próxima geração de profissionais que serão capazes de combinar insights neurocientíficos com estratégias de negócios, oferecendo uma abordagem mais humana e eficaz ao marketing e ao desenvolvimento de produtos. Com este curso, você não apenas entenderá o que motiva os consumidores, mas também aprenderá a aplicar essa compreensão de maneira inovadora para criar experiências de consumo mais envolventes e eficazes."

Depoimentos de quem já passou por aqui

ENCONTROS PRESENCIAIS

OPORTUNIDADES DE NETWORKING, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS REAIS DE MERCADO

O Master em Neurociência do Consumidor da ESPM realiza módulos presenciais que consolidam a aprendizagem teórica das aulas online com a aplicação prática da teoria. Utilizando os equipamentos da Forebrain, os alunos participam de simulações práticas conduzidas nas instalações da empresa parceira do curso. Esses encontros são essenciais para experiências impactantes e criação de redes de contatos. Recentemente, os alunos puderam explorar Técnicas de Investigação em Neurociência do Consumidor no laboratório da Forebrain e Neurociência na Indústria do Entretenimento na ESPM-SP. Confira fotos dos melhores momentos:

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Interessados com graduação no exterior – que não tenham o diploma validado por uma universidade pública nacional – poderão matricular-se nos cursos de pós-graduação EAD, mas o certificado do curso não será considerado como lato sensu no território brasileiro.
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 698,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 698,00

1x R$ 698,00

matrícula

1x R$ 31.312,98

1x R$ 698,00

matrícula

11x R$ 2.753,47

+

1x R$ 2.766,73

1x R$ 698,00

matrícula

17x R$ 1.888,73

+

1x R$ 1.922,81

1x R$ 698,00

matrícula

23x R$ 1.457,08

+

1x R$ 1.513,16

1x R$ 698,00

matrícula

29x R$ 1.200,10

+

1x R$ 1.236,28

1x R$ 698,00

matrícula

35x R$ 1.026,86

+

1x R$ 1.130,60

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h