Gestão lean: o que é e como funciona

Com foco na otimização de processos e redução de desperdício, a gestão lean é uma metodologia que pode ser utilizada em diversas áreas Os princípios da gestão lean surgiram na década de 1940, mas são cada vez mais usados na atualidade: o conceito é popular por sua facilidade de aplicação. Segundo Fábio Câmara, Coordenador […]
Nova pesquisa do CEAM revela perfil de consumo das pessoas 46+

O portal Viva, do O Estado de S. Paulo, veiculou os resultados da mais recente pesquisa do Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM. Entre os achados, está o fato de que os brasileiros acima de 46 anos compram online com menor frequência, porém gastam valores significativamente maiores. Em entrevista com Flávio Santino […]
Professores comentam efeito da NFL no Brasil pela perspectiva do Marketing Esportivo

Ivan Martinho e Marcelo Toledo, professores de marketing esportivo, conversaram com jornalistas a respeito do segundo jogo da National Football League (NFL) no Brasil. O principal campeonato internacional de futebol americano vem se consolidando no país. O segundo jogo, entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, é reflexo disto. Ivan Martinho, em conversa com […]
Em entrevista ao Jornal Nacional, professor analisa decisão do governo argentino após intervenção no câmbio para segurar o valor do peso

Leonardo Trevisan, professor de relações internacionais, foi fonte em matéria do Jornal Nacional sobre o câmbio argentino. O professor analisou a decisão controversa do governo de Javier Milei ao anunciar intervenção no câmbio para conter o valor do peso argentino. Essa decisão contraria o perfil ultraliberal do presidente – e para o professor, Milei não […]
Etapas da vida profissional: como se preparar para elas

Adriana Gomes, Coordenadora Nacional de Carreira e Mercado na ESPM, explica como aproveitar as oportunidades para construir uma vida profissional sólida Estudar, se formar, trabalhar, se aposentar. De maneira simplificada, essas costumam ser as etapas de uma vida profissional. No episódio 100 do Primeira Jornada, o podcast da ESPM que te prepara para o mercado […]
Marketing esportivo: tudo o que você precisa saber

Especialista da ESPM explica como o marketing esportivo conecta marcas, negócios e fãs, e fala sobre desafios e oportunidades da área O marketing esportivo vem se consolidando como uma importante área estratégica para marcas e empresas. Segundo dados da Statista, plataforma global de dados e inteligência de negócios, o setor de patrocínios esportivos deve […]
ESPM lança quatro cursos Tecnólogos

A ESPM anuncia o lançamento de quatro cursos tecnólogos – Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade e Logística – para as praças Rio de Janeiro e Porto Alegre, com início das aulas previsto para fevereiro de 2026. Os cursos terão duração de dois anos, em formato 100% presencial, e já […]
Estudo do CEAM sobre Tarifaço é destaque no Valor Econômico

Um estudo do CEAM/ESPM com 1.000 brasileiros mostra que o “tarifaço” dos EUA foi destaque no Valor Econômico. A pesquisa aponta que o tarifaço, neste momento, é pouco compreendido pela população: 41% dizem não entender o tema e apenas 19% afirmam ter conhecimento claro. Mesmo assim, a maioria vê riscos: 68% acreditam que a […]
Professores do PPGECEI participam de matérias na Veja Rio

João Figueiredo e Isabella Perrotta, coordenador e professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação, participaram de duas matérias da Veja Rio, compartilhando suas análises sobre a indústria criativa. Figueiredo falou sobre os antigos galpões da cidade, que vêm sendo ressignificados como espaços para arte, música, teatro, cinema e […]
Pós-Graduação em Direito Civil Digital: conheça o curso

Inédita no Brasil, esta Pós-Graduação em Direito tem como objetivo prover uma formação jurídica com foco em inovação, tecnologia e aplicação prática Em dúvida sobre qual pós-graduação em direito fazer? Conheça a Pós-Graduação em Direito Civil Digital da ESPM, um curso inédito que tem como objetivo preparar profissionais para uma atuação sólida e estratégica […]
Andreia Meneguete, do Hub de Moda e Beleza, comenta abertura da H&M no Brasil

A sueca H&M inaugura sua primeira loja no Brasil, no shopping Iguatemi, em São Paulo, com posicionamento de moda premium, mas mantendo preços acessíveis. A loja oferece roupas femininas, acessórios e calçados, com produção nacional em parte dos produtos, e seguirá uma estratégia de mix de moda, preço, qualidade e sustentabilidade, evitando superprodução. A […]
Roberta Iahn debate limites da criatividade em campanhas publicitárias no Propmark

Casos recentes sobre campanhas entre concorrentes têm ocupado o CONAR, Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, e voltam a debater os limites da criatividade em campanhas provocativas. Roberta Iahn, coordenadora do curso de Comunicação e Publicidade, disse ao Propmark que a provocação entre concorrentes é uma ferramenta legítima, mas o sucesso depende da habilidade de […]
Eduardo Halpern comenta sobre Employee Generated Content para O Globo

As empresas têm recorrido a uma nova estratégia de marketing: transformar seus próprios funcionários em influenciadores digitais para promover marcas, produtos e valores corporativos. Esse movimento, conhecido como Employee Generated Content (EGC), foi destaque em matéria do jornal O Globo e contou com a análise do professor Eduardo Halpern, do curso de Administração. […]
Pós-Graduação em Marketing Internacional: conheça o curso

Entenda o que é, quais são as oportunidades e desafios do marketing internacional e conheça a nova pós-graduação da ESPM na área O que é marketing internacional? Quais são as oportunidades e os desafios para as empresas? Como está o mercado de trabalho para os profissionais da área? Quem responde essas e outras dúvidas é […]
ESPM Social oferece consultoria gratuita a ONGs

O ESPM Social, núcleo de projetos de impacto social da instituição, está com inscrições abertas para oferecer consultoria gratuita a organizações não governamentais de São Paulo. A iniciativa busca fortalecer a gestão e a comunicação das entidades, contribuindo para ampliar seu alcance e resultados. O projeto envolve alunos e professores em um trabalho colaborativo que […]
“Adultização” e responsabilidade das plataformas

O vídeo do criador de conteúdo Felca acendeu discussões sobre a chamada “adultização” de crianças e adolescentes na internet e o papel das plataformas na moderação de conteúdo. Em entrevista ao Propmark, Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM, analisou as implicações jurídicas e sociais do tema. O professor destacou a importância de […]
Como o RH deve lidar com conflitos geracionais no trabalho

Especialista explica como setor de recursos humanos pode transformar conflitos de gerações no ambiente de trabalho em oportunidades de inovação e integração Lidar com conflitos geracionais no ambiente de trabalho sem comprometer a produtividade e o clima organizacional é um dos maiores desafios que a gestão de pessoas já viveu. “O papel do […]
Como escolher uma carreira na era da IA?

Saiba como a inteligência artificial está transformando o mercado de trabalho e veja dicas para avaliar opções de carreira neste cenário A inteligência artificial (IA) está causando impactos profundos no mercado de trabalho. Uma projeção feita pelo Linkedin em 2025 indica que 70% das habilidades usadas na maioria dos empregos mudarão até 2030. E […]
Qual é a importância do RH para a reputação de uma empresa?

Entenda o impacto que um setor de recursos humanos bem-sucedido pode ter na marca empregadora O setor de recursos humanos é fundamental para a reputação de uma empresa. Responsável pela implementação de políticas de gestão, o RH cuida de toda a jornada do colaborador. Para Ligia Oliveira, Professora na ESPM e Especialista em Carreira […]
Era da IA: como a tecnologia ajuda a aumentar a produtividade nas empresas?

Professores da ESPM analisam as oportunidades e os desafios que a era da IA apresenta A era da IA chegou: cada vez mais, as empresas estão investindo em ferramentas de inteligência artificial, seja para otimizar tarefas, tomar decisões, reduzir erros ou aumentar a eficiência operacional. Para entender melhor o impacto da IA no […]
Marketing farmacêutico: conheça seus diferenciais

Com alta regulamentação e comunicação específica, o marketing farmacêutico apresenta oportunidades para quem têm interesse em se especializar O marketing farmacêutico atua em um setor de relevância econômica e em constante crescimento. Em 2024, as vendas da indústria farmacêutica tiveram alta de 12,6% e a projeção para 2025 é de mais 9,3%, segundo pesquisa […]
Coordenador do curso de Direito comenta prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro

Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM, conversou com alguns veículos sobre a decisão de Alexandre de Moraes para prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro após descumprimento de regras. Entre os veículos, o professor falou com a Folha de S. Paulo, IstoÉ Dinheiro, InfoMoney, entre outros. Em conversa com O Estado de S. […]
Professora de Carreiras fala sobre o mercado de trabalho em entrevista ao Jornal Nacional

Em matéria que analisa o mercado de trabalho – em um paralelo entre as grandes filas para vagas X índices mais baixos de desemprego – Lilian Cidreira, professora de Carreiras, falou ao Jornal Nacional sobre o tema. A especialista destacou que, apesar do índice de desemprego baixo, vagas com poucas exigências estão cada vez mais […]
Professores comentam sobre o início do tarifaço dos Estados Unidos ao Brasil

Com o início das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos para o Brasil em 06 de agosto, os professores seguiram como fontes principais veículos do país. Roberto Uebel, Denilde Holzhacker, Ricardo Leães, Leonardo Trevisan, José Luiz Pimenta, Fabio Pereira participaram de entrevistas para o Jornal Nacional, FastCompany, InfoMoney BandNews, GloboNews, ZeroHora, entre outros.
Artigo do CMO analisa como marcas podem se destacar em mercados competitivos

O portal do Meio&Mensagem publicou nesta semana um artigo assinado por Fernando Cesário, CMO da ESPM. O executivo escreveu sobre “Oceanos Vermelhos” – termo utilizado para se referir a um mercado competitivo. Ao longo do texto, Fernando aponta estratégias mais assertivas para as marcas que ocupam esses mercados. “Mais do que ser funcional ou acessível, […]
Pós-Graduação em Jornalismo Digital: conheça o curso

Voltada para profissionais de comunicação, a Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas oferece uma formação atualizada do mundo digital na área Em dúvida de qual pós-graduação fazer em jornalismo? Conheça a Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Narrativas Interativas, curso da ESPM voltado para jornalistas, comunicadores e profissionais que querem se qualificar e se […]
ESPM Talks em Curitiba propõe reflexão sobre o valor das marcas e é destaque em veículos regionais

A ESPM organiza na próxima semana o ESPM Talks. O evento será realizado no Hard Rock Cafe Curitiba de forma gratuita. Com o tema “Marketing: por que produtos não são marca?”, o encontro propõe uma reflexão sobre o valor intangível das marcas e o que realmente diferencia um produto comum de uma marca forte. O […]
Em Salvador, ESPM anuncia pós-graduação em Direito Digital e Negócios

No início desta semana, a ESPM organizou evento em Salvador para divulgar o novo curso de pós-graduação em Direito Digital e Negócios. É o primeiro na região. O lançamento aconteceu durante o Fórum de Direito Digital e Negócios, realizado no Palacete Tira Chapéu, na capital baiana. Com uma programação que debateu os impactos jurídicos da […]
“Sinestesia ESPM”: nova campanha da instituição é destaque nos veículos do trade

A ESPM apresentou essa semana o novo mote de sua campanha publicitária. “Sinestesia ESPM” conta com peças inspiradas em tendências – que mesclam o uso da Inteligência Artificial com elementos humanos e reais, buscando explorar a sinestesia existente na instituição. A comunicação foi desenvolvida em linha com a estratégia de posicionamento “inusitado em constante movimento” […]
Brasileiros são mais otimistas com vida pessoal do que com economia do país, diz pesquisa da ESPM

Segundo pesquisa “Expectativas e Esperanças”, do Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM), grau de esperança do consumidor brasileiro na vida pessoal é de 60%, enquanto Economia responde por 30% O consumidor brasileiro é mais otimista com sua vida pessoal e carreira quanto aos rumos da Economia e Segurança do País. É o que […]