Professor Marcelo Toledo cometa mídia esportiva para o Propmark

Em 2025, o cenário do futebol na TV será marcado por uma maior descentralização, com a Globo e a Record dividindo a transmissão na TV aberta e a CazéTV se consolidando como uma opção de destaque na internet. Essa fragmentação do mercado traz novos desafios e oportunidades para as marcas. Segundo Marcelo Toledo, […]
ESPM e Vogue anunciam expansão da pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo

O curso de pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo oferecido em parceria com a Vogue está alcançando novas praças. Nesta semana, a ESPM anunciou a expansão do curso para Porto Alegre e Rio de Janeiro, no formato híbrido. “Com a ampliação, seguimos com o compromisso da ESPM de levar a educação […]
População da capital paulista encolhe pela primeira vez em 100 anos

A cidade de São Paulo, maior metrópole brasileira, registrou sua primeira queda populacional em um século, segundo dados da Fundação Seade. Após atingir o pico de 11,5 milhões de habitantes em 2019, o número de moradores diminuiu 0,7% até 2023. A retração é atribuída a fatores como o alto custo de vida, envelhecimento […]
Como desacelerar o tempo e aproveitar mais o ano?

Em matéria publicada pelo Estadão, Edna Bedani, professora de liderança e carreira da ESPM, compartilha dicas valiosas para enfrentar a sensação de que o ano passou rápido demais. Para ela, o segredo está em estabelecer metas claras e alcançáveis. “Metas menores e tangíveis geram sensação de progresso e motivam o cumprimento das resoluções”, […]
A era Trump 2025 é tema de artigo de professores de RI na Istoé Dinheiro

Em 20 de janeiro de 2025, Donald Trump toma novamente a posse da presidência dos Estados Unidos, com a promessa de retomar o legado do seu slogan de campanha desde 2016, “Make America Great Again”, e o objetivo de alterar de maneira significativa a inserção internacional da maior potência militar mundial. Essa nova […]
Novos doutorados da ESPM foram destaque no Valor Econômico
Visando a flexibilidade para profissionais do mercado, a partir de 2025 a ESPM lança dois programas de doutorado recentemente aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. As aulas acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras e aos sábados, permitindo melhor adaptação à rotina dos alunos. Os novos cursos […]
Pesquisa da ESPM mostra percepção do consumidor às BETs

A revista Veja Negócios desta semana destacou dados da pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Aplicados de Marketing da ESPM. O CEAM divulgou um levantamento sobre a percepção dos consumidores às plataformas de apostas online, as BETs. De acordo com a pesquisa, as celebridades associadas a essas marcas são percebidas como “menos […]
ESPM é destaque em matéria da IstoÉ Dinheiro

Dalton Pastore, presidente, e Tatsuo Iwata, vice-presidente, conversaram com a IstoÉ Dinheiro sobre a trajetória da Escola e a estratégia que tem sido colocada em prática para os próximos anos. Com os pilares de excelência acadêmica, infraestrutura de ponta e serviços que proporcionam ao aluno mais foco e dedicação ao aprendizado, a ESPM tem […]
Especialista em finanças da ESPM dá dicas para economizar na ceia de Natal

A professora de economia e coordenadora do laboratório de inteligência financeira, Paula Sauer, separou algumas dicas para quem planeja usar a segunda parcela do décimo terceiro salário para preparar a Ceia de Natal. Na matéria, Sauer explica que a desvalorização do Real frente a moedas estrangeiras encarece produtos importados tradicionalmente consumidos nessa época, como […]
Innovation Board é tema de artigo de Ricardo Yogui na Época Negócios

No artigo publicado na Época Negócios, o professor e especialista em inovação Ricardo Yogui, comenta sobre a importância da governança e da inovação para as organizações, especialmente em um cenário de mercados dinâmicos e de crescentes desafios. Para esta integração, o especialista cita a criação de um Innovation Board, para auxiliar na orientação estratégica […]
ESPM promove evento sobre ESG em parceria com Abraps

] Em parceria com a Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável), a ESPM promoveu o evento ‘ODS Talks’, no Teatro ESPM, que reuniu profissionais do setor ESG para debater temas cruciais ao desenvolvimento sustentável. A matéria teve destaque no veículo Envolverde, site dedicado ao jornalismo em defesa das melhores práticas em meio […]
Alexandre Espirito Santo comenta Copom na rádio Novabrasil

Alexandre Espirito Santo, coordenador de economia e finanças, participou do programa da rádio NovaBrasil para comentar as perspectivas do Copom. Após sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa Selic em 1,0 ponto percentual (p.p.), alcançando 12,25% ao ano. De acordo com o economista, considerando […]
Professores da ESPM participam de Especial sobre Shopping no Valor Econômico

O Valor Econômico publicou um especial sobre shoppings centers. O material contou com diversas reportagens analisando o cenário atual deste mercado. Marcelo Paganini Toledo, professor do curso de administração, e Márcio Rodrigo Ribeiro, professor do curso de cinema e audiovisual, foram fontes em duas matérias. Márcio avaliou o avanço de cinemas em shoppings. […]
ESPM lança mais de 20 cursos de férias para janeiro de 2025

A ESPM está com as inscrições abertas para seus cursos de férias de 2025. São mais de 20 cursos oferecidos em janeiro do próximo ano, com aulas online e ao vivo ou presenciais, de diversos temas, nos campi de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A matéria teve destaque no Mundo […]
Professores da ESPM participam de matérias na estreia da Times Brasil/CNBC

A Times Brasil/CNBC, focada em jornalismo de negócios, iniciou suas operações no Brasil trazendo conteúdos aprofundados sobre marketing, economia e cenários globais. Professores da ESPM foram destaque, contribuindo com análises e comentários especializados em suas áreas de atuação. Entre os especialistas estão Marcos Bedendo, Denilde Holzhacker, Gunther Rudzit, Leonardo Trevisan, Natália Fingermann […]
Professores da ESPM comentam tentativa de autogolpe na Coreia do Sul

Após o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, decretar Lei Marcial, oposição ameaça entrar com pedido de impeachment. O anúncio repercutiu mundialmente e foi destaque nos principais veículos de comunicação no Brasil. Os professores de Relações Internacionais foram procurados para comentar o assunto. Em quatro dias de notícias, mais de […]
Marketing humanizado: uma tendência que ganha força em 2025
Transformar, conectar, inspirar e… humanizar cada vez mais! Confira a entrevista com professor e coordenador da ESPM sobre o futuro do marketing Em 2025, o marketing será marcado por escolhas que vão além de produtos, serviços ou estratégias tecnológicas. As marcas estão percebendo que não basta apenas inovar; também é preciso humanizar. Philip Kotler, […]
Aprenda como precificar um produto
Entenda o que uma empresa deve levar em conta na hora de determinar o preço de um produto ou serviço Quer saber como precificar um produto? Antes de mais nada, você deve ter em mente que não é como fazer um bolo, que tem receita específica. “Você tem que adotar aquilo que está mais […]
Marketing estratégico: tudo o que você precisa saber
Esse planejamento de longo prazo envolve todas as áreas de uma empresa e analisa todas as variáveis do negócio De certa forma, todo marketing é estratégico. “Como diz o professor norte-americano Philip Kotler, marketing é tudo e tudo é marketing. Porém, o conceito de marketing estratégico está profundamente ligado à estrutura hierárquica de uma […]
Doutorado profissional: conheça a modalidade
Saiba como é essa pós-graduação e conheça os dois novos cursos de doutorado profissional da ESPM O doutorado profissional é uma pós-graduação stricto sensu na qual o doutorando realiza pesquisas voltadas à inovação e à transformação dos processos de trabalho para atender às demandas socioeconômicas e organizacionais de diversos setores. O resultado desse trabalho […]
“O marketing é sobre as pessoas”, afirma Philip Kotler, novo professor da ESPM
O pai do marketing celebrou sua entrada na equipe de docentes da instituição com uma masterclass repleta de reflexões sobre a área Philip Kotler agora é professor da ESPM. O pai do marketing chega à casa do marketing para conduzir o curso exclusivo Strategic H2H Marketing, destinado a gestores e profissionais da área. “Estou […]
Networking na faculdade: construa conexões na pós-graduação
Professor da ESPM dá dicas para pós-graduandos construírem uma rede de contatos profissionais na universidade ao longo do curso e como mantê-la por anos Durante a pós-graduação, colegas e professores são, muitas vezes, profissionais experientes, ocupando cargos em empresas e instituições de variados perfis ou donos de seus próprios negócios. Essas conexões podem ser […]
Conheça a psicologia das cores
Entenda o que é o estudo das cores, como elas são percebidas pelos seres humanos e como são escolhidas pelas marcas Pela definição clássica, a psicologia das cores estuda como as cores influenciam as emoções e o comportamento dos seres humanos. Mas para Paula Csillag, professora da graduação em Design da ESPM, presidente da […]
Curso de trade marketing: conheça uma pós-graduação na área
Saiba como é a pós-graduação em Gestão Estratégica de Trade Marketing da ESPM Um mercado complexo necessita de pessoas que dominem trade marketing, e diversos cursos de Trade Marketing formam os profissionais que conectam estratégias de marketing aos pontos de venda. Mas como a evolução é rápida e constante, atualmente a maior demanda das […]
7 erros de precificação que sua empresa não deve cometer
Especialista aponta os erros mais comuns que podem impactar negativamente o cálculo do preço de bens e serviços A precificação de um produto não se resume a fazer cálculos de preço de custo, preço de venda e margem de lucro. Determinar o preço de um bem ou serviço envolve outros elementos que não devem […]
Pós em análise de dados: conheça 3 opções de cursos
Conheça três cursos de capacitação e aperfeiçoamento de profissionais que trabalham com análise de dados Cada vez mais profissionais buscam pós em Análise de Dados, porque sabem que qualquer empresa que visa se destacar precisa trabalhar com dados. Afinal, eles fornecem subsídios para o desenvolvimento de estratégias que visam alavancar os negócios e manter […]
Marketing de influência: tudo o que você precisa saber
Professor da ESPM explica porque esse tipo de estratégia está em alta, as categorias de influenciadores e como encontrá-los O marketing de influência é uma potente ferramenta para as empresas, desde que seja adotado de maneira estratégica. Afinal, é preciso saber identificar os influenciadores digitais ideais para o seu negócio, e nem sempre vão ser […]
Matriz de risco: o que é e como fazer
Especialista explica como é a ferramenta de avaliação de risco e porque é importante Ferramenta útil e imprescindível, a matriz de risco é utilizada pelas empresas para medir riscos e seus impactos no negócio. Afinal, todo negócio está sujeito a riscos de alguma natureza. Pode ser um problema de fornecimento de matéria-prima, uma crise […]
Análise SWOT: o que é e como fazer
Entenda para que serve e como funciona essa ferramenta de análise de planejamento Para fazer um bom planejamento estratégico as empresas recorrem à análise SWOT, uma ferramenta de síntese analítica de qualquer tipo de planejamento – estratégico, operacional ou de marketing, por exemplo. Artur Vasconcellos, coordenador de Pós-Graduação e Educação Continuada da ESPM em […]
Entenda o que é a IA generativa
Saiba como funciona esse modelo de linguagem, porque é revolucionário e onde é utilizado A inteligência artificial generativa é um modelo de linguagem projetado para criar conteúdos de texto, imagens, vídeos, áudios e músicas. Ela é treinada a partir de uma gigantesca base de dados que usa um número incontável de informações coletadas na […]