Comitê ESPM de Direitos Humanos
Home A ESPM

Comitê ESPM de Direitos Humanos

Respeito à diversidade, cultura da paz e aos direitos humanos.

Embasada em valores como ética, liberdade de expressão, ascensão humana e social e diversidade, a ESPM busca formar líderes capazes de transformar os negócios e contribuir para o desenvolvimento do país.

Em 2017, quando o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania lançaram o Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos, a ESPM tornou-se signatária e constituiu o Comitê ESPM de Direitos Humanos, que passou a sistematizar as iniciativas desenvolvidas para promoção desses temas nos diversos âmbitos da Escola.

No primeiro ano do Comitê foram inventariadas 198 iniciativas, demonstrando o interesse da ESPM no debate e na promoção da diversidade, cultura da paz e direitos humanos. Mesmo com a descontinuidade do Pacto, entre 2018 e 2019, a Escola ampliou suas iniciativas de promoção dos direitos humanos e segue comprometida em superar a violência, o preconceito e a discriminação no ambiente universitário.

Sobre o Comitê

Com o objetivo de fomentar a atuação da ESPM na promoção dos direitos humanos e promover a divulgação das atividades desenvolvidas pela instituição, em 2017, foi criado o Comitê ESPM de Direitos Humanos.

 

Sob a coordenação da Profa. Dra. Gisela Castro (PPGCOM), o grupo é composto por representantes dos cursos de graduação, pós-graduação e áreas administrativas e das unidades São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, incluindo docentes e discentes.

Para saber mais sobre Comitê e a atuação da ESPM na promoção dos direitos humanos

Observatório ESPM de Direitos Humanos

A ESPM protagoniza diversas ações de promoção da diversidade, cultura da paz e direitos humanos, em quatro frentes:

Desenvolvimento de estudos, artigos científicos, livros, projetos de iniciação científica, TCCs, PGEs, livro-reportagens, videodocumentários, projetos de fotojornalismo, podcasts, revistas, plataformas on-line, desafios e premiações que abordam temas ligados à promoção dos direitos humanos.

Cursos, disciplinas, palestras, debates, simpósios, entrevistas, mostras de cinema e outros eventos acadêmicos que visam estimular a reflexão o debate sobre direitos humanos e sua prática no mundo dos negócios.

Programas institucionais como: programa de apoio psicológico e neuropsicopedagógico para discentes, programa de inovação acadêmica, programas de jovem aprendiz, diversidade e inclusão, centro de desenvolvimento socioambiental, ouvidoria e parcerias institucionais.

Contempla todas as ações promovidas pela ESPM Social São Paulo, ESPM Social Rio de Janeiro e NUVE Porto Alegre, além de ações desenvolvidas por outros departamentos da Escola e projetos institucionais, como a Livro Livre.

A fim de compartilhar essas iniciativas com a sociedade criamos o Observatório ESPM de Direitos Humanos.

Acesse e acompanhe

Comitê ESPM de Direitos Humanos

Comitê ESPM de Direitos Humanos

direitoshumanos@espm.br

Tel (11) 5085-4600