Comitê ESPM de Direitos Humanos
Home A ESPM

Comitê ESPM de Direitos Humanos

Comitê ESPM de Direitos Humanos

Respeito à diversidade, cultura da paz e aos direitos humanos.

A ESPM juntou-se ao Pacto Universitário pela Promoção do respeito à diversidade, da cultura da paz e dos direitos humanos, iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania, com a missão de superar a violência, o preconceito e a discriminação no ambiente universitário por

meio do desenvolvimento de atividades educacionais e de proteção e promoção dos direitos humanos.

 

O Comitê ESPM dos Direitos Humanos atua na coordenação, fomento e monitoramento do Pacto.

Sobre o Comitê

Em dezembro de 2017, foi criado o Comitê ESPM de Direitos Humanos, sob a coordenação da Profa. Dra. Gisela Castro (PPGCOM) e a participação de representantes dos cursos de Graduação, Pós-Graduação e funcionários da ESPM São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Promover a mais ampla divulgação (interna e externa) possível das atividades e iniciativas da instituição é um dos principais objetivos do Comitê ESPM de Direitos Humanos.

O Pacto

O “Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos” é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior.

E a adesão da ESPM da tem como objetivo:

  1. fomentar, simultaneamente, debates junto à comunidade e o desenvolvimento de pesquisas sobre o tema;
  2. ofertar disciplinas e a interlocução científica multidisciplinar de conteúdos relativos aos direitos humanos e diversidade e
  3. criar um Observatório Permanente ESPM dos Direitos Humanos e Diversidade com a missão de reunir e divulgar as informações de todas as unidades (SP, RJ e SUL) nos eixos de ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, GESTÃO, CONVIVÊNCIA, segundo Plano de Ação elaborado de acordo com as diretrizes do Pacto.

Observatório Permanente ESPM de Direitos Humanos

As atividades do Comitê ESPM de Direitos Humanos estão de acordo com os parâmetros do Pacto em 5 eixos de atuação: ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, GESTÃO e CONVIVÊNCIA.

Ensino
Pesquisa
Extensão
Gestão
Convivência
Comitê ESPM de Direitos Humanos

Comitê ESPM de Direitos Humanos

direitoshumanos@espm.br

Tel (11) 5085-4600