Confira quais são os requisitos para fazer mestrado e conheça as linhas de pesquisa do programa de mestrado da ESPM
Quem pode fazer mestrado? A dúvida é comum entre aqueles que pretendem fazer uma pós-graduação stricto sensu. A seguir, explicamos o que precisa para fazer mestrado, quem pode ingressar no programa da ESPM e quais são as linhas de pesquisa disponíveis na instituição.
O que é o mestrado?
Segundo Evandro Luiz Lopes, Diretor Acadêmico de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da ESPM, o mestrado é um curso voltado ao aprofundamento teórico e metodológico em uma área do conhecimento, com foco na formação de pesquisadores e profissionais com alta capacidade analítica.
“O mestrado desenvolve competências para a investigação científica e solução de problemas complexos, culminando na elaboração de uma dissertação”, explica o diretor.
Quem pode fazer mestrado?
Aqueles que têm um diploma de Graduação, em qualquer área reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Isso inclui tanto a Graduação Bacharelado quanto a Graduação Tecnóloga.
O que precisa para fazer mestrado?
Na ESPM, os interessados em ingressar no programa de mestrado precisam participar do processo seletivo anual que inclui:
- análise de currículo e histórico escolar do candidato;
- uma carta de motivação ou projeto de pesquisa inicial;
- prova ou avaliação escrita;
- uma entrevista individual com docentes da linha de pesquisa.
Não é necessário apresentar uma tese pronta. “O candidato deve apenas demonstrar interesse temático, motivação e potencial de pesquisa alinhados às linhas do programa”, afirma Lopes.
Tipos de mestrado
A ESPM oferece dois tipos de mestrado: o mestrado acadêmico e o mestrado profissional. Veja abaixo como ambas as modalidades funcionam, quais são as principais diferenças entre elas e entenda qual mais se encaixa com o seu perfil:
- Mestrado acadêmico: voltado para quem busca se aprofundar em teorias e metodologias, se preparando para uma carreira acadêmica ou de pesquisa. Os estudantes são incentivados a desenvolver investigações originais, contribuindo para o avanço das teorias e práticas em suas áreas de estudo;
- Mestrado profissional: para quem quer aprimorar habilidades práticas e teóricas, aplicando conhecimentos diretamente em desafios do mercado, além da possibilidade de seguir uma carreira acadêmica, lecionando em instituições e contribuindo para a formação de novas gerações de profissionais.
Linhas de pesquisa
O programa de mestrado da ESPM conta com quatro cursos focados em diferentes áreas de pesquisa. Enquanto o mestrado acadêmico está disponível nas áreas de Administração e Comunicação e Práticas de Consumo, o mestrado profissional é ofertado nas linhas de pesquisa de Comportamento do Consumidor e Economia Criativa, Estratégia e Inovação.
- Administração (Mestrado Acadêmico): voltado a profissionais em busca de excelência em análise de mercados, estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento, o curso oferece uma base sólida e prática para decisões de alto impacto em gestão e competitividade global;
- Comportamento do Consumidor (Mestrado Profissional): oferece uma aplicação prática e aplicada nas dinâmicas de consumo;
- Comunicação e Práticas do Consumo (Mestrado Acadêmico): tem como objetivo formar professores e pesquisadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo;
- Economia Criativa, Estratégia e Inovação (Mestrado Profissional): desenvolve profissionais com capacidade de aplicar conceitos e processos científicos na solução de problemas complexos, sendo geradores de inovação e ganhos de competitividade para empreendedores, melhores políticas públicas e qualidade de vida para a população.
Clique aqui para saber mais sobre o mestrado da ESPM!
Leia também
Para fazer doutorado tem que ter mestrado? Entenda
O que você precisa saber sobre a Pós-Graduação da ESPM