ESPM > Blog >

5 dicas sobre como estudar para o vestibular

Veja recomendações de uma coordenadora pedagógica que vão te ajudar a ter sucesso na prova 

 

O bom desempenho na prova depende de vários fatores. Um deles é saber como estudar para o vestibular. O ideal é começar a se preparar o quanto antes: de preferência, a partir do primeiro ano do ensino médio.  Já que a grade curricular é pensada para abordar conteúdos que serão avaliados no exame, o momento ideal é esse. Mas só frequentar as aulas não basta. “O aluno tem que ser antenado e engajado, querer saber mais, buscar informações, conversar e pesquisar, mantendo sempre a mente aberta a novidades”, explica Teddy Chu, professora e coordenadora pedagógica do cursinho Intergraus, de São Paulo. 

 

Disciplina e rotina de estudos em casa são bem importantes para a revisão de todas as matérias aprendidas no ensino médio, e também para a reunião de repertório para a redação, que sempre aborda temas relevantes e atuais. 

 

Para você se sair bem na prova, a especialista dá 5 dicas sobre o que estudar e como se preparar para o vestibular: 

 

1. ESTUDE TODOS OS DIAS

Além de fazer as atividades escolares, o aluno precisa revisar tudo o que aprendeu nos três anos do ensino médio. Segundo Teddy, o ideal é estudar 5 horas por dia em casa, marcando o horário de início e término na agenda. Isso cria uma noção de comprometimento e evita que o estudante desvie sua atenção e passe a tarde nas redes sociais.  

 

2. INVISTA NOS CONHECIMENTOS GERAIS

O vestibular avalia não apenas o que o aluno aprendeu na escola, mas também seus conhecimentos gerais. Portanto, quem vai para o exame tem ainda que saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo em diversas áreas: economia, política, saúde, meio ambiente, sociedade e cultura. Acompanhar as notícias, ir a eventos culturais, ao cinema, ao teatro, seguir formadores de opinião e consumir conteúdos direcionados ao vestibular, como podcasts (veja a reportagem  9 podcasts para te ajudar a se preparar para o Enem) são alternativas de fontes de conhecimento. 

 

3. LEIA O MANUAL DO VESTIBULAR

“Acho importante o aluno ler o manual do vestibular da universidade para entender quais são as regras do jogo, porque o ajuda a se planejar e a criar antecipadamente suas estratégias para a prova”, diz Teddy. Assim, o estudante sabe quais são as matérias com maior peso de nota para o curso pretendido e se planeja para conquistar uma boa pontuação.  

 

Dependendo do curso escolhido, pode ser que a prova de física, por exemplo, seja feita apenas na primeira fase, então vale estudar para conquistar a pontuação necessária para ser aprovado nessa etapa e se dedicar para se sair melhor nas disciplinas com maior peso para o ingresso na faculdade. 

 

4. ESCREVA UMA REDAÇÃO POR SEMANA

Todos os vestibulares do Brasil aplicam a prova de redação, que avalia a capacidade de interpretação de texto, de exposição de problemas e soluções e de escrita. A melhor maneira de obter uma boa nota é treinando. Escreva redações semanais sobre o que vem estudando na escola e sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. 

 

5. FAÇA SIMULADOS

 Os simulados existem justamente para reproduzir a experiência do vestibular. Aproveite as avaliações dos cursinhos e das escolas para entender a mecânica do exame, a formulação e o conteúdo das perguntas e para se autoavaliar e identificar o que vai bem e o que precisa ser melhorado. Esses testes também são uma excelente oportunidade para aprender a administrar o tempo e conseguir fazer toda a prova com tranquilidade. 

Inscreva-se para o Vestibular ESPM

Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

inscrições abertas

O Vestibular ESPM está com inscrições abertas

Conheça nossos cursos de graduação

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.