Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo

Classes

On Mondays and Wednesdays

Start date

Agosto de 2024

Mode

Presencial

Modalidade: Presencial

Data de início: Agosto de 2024

Período: Integral

Aulas: Às segundas e quartas-feiras

Horário: Segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h

São Paulo - ESPM Tech

Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo

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Inscrições até: 07/06/2024

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About the course

Comunicação e Práticas de Consumo

The Stricto Sensu Post-Graduation Program in Communication and Consumption Practices at ESPM (PPGCOM ESPM) began in 2006 with the academic Master's course and had the PhD course approved in 2012. It aims to train teachers and researchers of high level, with competence in national and international performance, able to perform and lead research activities, guidance and teaching in the area of communication and consumption. Its faculty and students have recognized intellectual production and the program is rated 5 by CAPES

Research lines

The course is organized into two lines of research.

ESPM Research

Get to know the researches and actions developed by
Stricto Sensu Graduate Program in
Communication and Consumer Practices

750h

content

8 Semesters

Course completion

Presencial

Course Mode

Curriculum Structure

Compulsory Subjects

Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos doutorandos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa. A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
A rede de intercâmbio de significados entre comunicação e consumo tratadas do ponto de vista dos estudos de linguagem. A importância da mediação da linguagem no campo da comunicação. A instituição dos sentidos dos signos e a constituição da consciência. A palavra no campo da comunicação. Linguagem e ação humana. As diferentes abordagens em análise de discurso. As diferentes possibilidades de análise do discurso e das linguagens midiáticas. Créditos: 4 Carga-horária: 60
As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da pós-modernidade. O ecossistema informacional comunicativo na contemporaneidade. Imagem, espaço e tempo. A sociedade do espetáculo, do pós-espetáculo e a hiperestetização. A crise da cultura de massa. Comunicação, consumo e construção de subjetividades. Estilos de vida, identidade e diferença. Tecnologias do corpo, sensorialidades e experiências cognitivas. Globalização, mundialização da cultura, convergência e transmidialidade. Hibridismos e mestiçagens. Sociedade de redes e cultura digital. Créditos: 4 Carga-horária: 60

Optional Subjects

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo. Créditos: 2 Carga-horária: 30
Estudos culturais e seu legado teórico. Teorias das mediações na América Latina. Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências. Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção. O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional. Significação, representação, ideologia, hegemonia. Cultura popular e identidade. Leituras, interpretações, sujeitos. Multiculturalismo e conflito simbólico. Recepção, usos e apropriações. Contextos e ambiências da recepção. O cotidiano e as articulações entre o público e o privado. Codificação e decodificação. As relações consumo/consumidor e recepção/ receptor. Créditos: 2 Carga-horária: 30
Estética, mídia e simbolização. As múltiplas interfaces entre experiência estética, cultura de massa e cultura midiática. A história da relação entre arte, cultura de massa, cultura das mídias e consumo. As manifestações artísticas e as produções audiovisuais próprias da sociedade do consumo. Experiência estética, processos comunicacionais e novas tendências de consumo. O conceito de consumo midiático. O consumo e os regimes imaginários contemporâneos. Novos sensórios. Lógicas do entretenimento. A estetização do capital e o debate do fetichismo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de produção e estratégias midiáticas articulada ao consumo. Créditos: 2 Carga-horária: 30
Contexto histórico da economia política. Noções gerais sobre economia política. Economia política na contemporaneidade. Economia e poder político. Relação capital/ força de trabalho. Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, economia política e comunicação. Conceitos de economia simbólica. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica. Créditos: 2 Carga-horária: 30
Breve histórico do conceito de ética. Concepções contemporâneas de ética. Ética e comunicação social. Ética, discursos midiáticos e estratégias corporativas. Ética e estratégias mercadológicas. Comunicação empresarial, comunicação persuasiva e códigos de ética. Lógicas da produção e condutas estratégicas. Ética e meio ambiente. Ética, cidadania e inclusão social. Créditos: 4 Carga-horária: 60

O objetivo deste seminário é o de examinar a influência e o impacto globais das práticas culturais DIY nas modalidades e significados como estas têm informado as representações e o desempenho do género em diferentes partes do mundo – nomeadamente no Sul Global. A espinha dorsal do seminário centra-se numa análise aprofundada e compreensiva da história da participação, perspectivas e experiências (sub)culturais das mulheres e atores LGBTQIAP+ ao longo do tempo desvelando uma perspectiva histórica da realidade do DIY para não se cair na falácia da revolução eterna e da ideia de que este ethos só surgiu nos últimos anos. Assim, teremos cinco patamares fundamentais de argumentação científica e prática pedagógica: a história, as representações sociais, as práticas, o corpo e os espaços.

 

Créditos: 1

Carga horária: 15

TOTAL: 50 créditos (carga horária: 750 horas)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 12 (horas)

Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 12 (horas)

Créditos em atividades complementares: 14 (horas)

Créditos em orientação de tese: 12 (horas)

Selection Process

Learn how each step of the selection process works
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Inscrição online e pagamento de taxas

Inscrição on-line e pagamento da taxa.
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SUBMISSION OF RESEARCH PROJECT AND DOCUMENTS

Composto de questionário
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PROOF OF FOREIGN LANGUAGE

The interview is the essential step in the selection process.
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Defesa do projeto e entrevista

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade.**

Para doutorado, o(a) candidato(a) deverá apresentar um projeto de pesquisa redigido em português contendo, obrigatoriamente, de 15 a 20 páginas digitadas em fonte Times New Roman corpo 12, entrelinhas 1,5, papel modelo A4 e margens de 3 cm, obedecendo às normas da ABNT. O projeto de pesquisa de doutorado deverá evidenciar um nível de problematização e maturidade compatíveis com o que se espera em uma tese (originalidade, relevância e clareza).


O projeto de doutorado deve respeitar à seguinte estrutura:


a. Cover page, containing: Title, Candidate's name, and Line of Research
b. Abstract (8 to 10 lines)
c. Keywords (3 to 5)
d. Contextualization of the problem and object of the research
e. Objectives (general and specific)
f. Justification of the relevance of the research
g. Theoretical framework
h. Research methodology (detailing the procedures and techniques to be used)
i. Research execution timeline
j. Bibliographical references


O(a) candidato(a) a mestrado ou doutorado optará pela inscrição em uma das duas linhas de pesquisa do PPGCOM, respeitando a compatibilidade do seu tema de pesquisa com as ementas relacionadas no item 7 deste Edital.

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

 

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*The link to the online selection process will be sent by e-mail after payment of the registration fee.

**We do not reserve a place for approved candidates. Guarantee your place by registering, according to the availability of vacancies for the course.

Here you learn from the best professionals in the market.

“É necessário entender o consumo como um mediador cultural das relações sociais materializado em produções midiáticas diversas.”
Professor Eliza Bachega Casadei
Eliza Bachega Casadei
Course Coordinator
Course Professors

Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo

Início das aulas: Fevereiro de 2024

Livros e e-books publicados por Docentes e Discentes

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Informações sobre o curso de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo

Modalidade: Presencial

Data de início: Agosto de 2024

Período: Integral

Aulas: Às segundas e quartas-feiras

Horário: Segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h

Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo

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20% DISCOUNT

No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.

 

5% DISCOUNT

No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.

Development Agencies

CAPES and FAPESP

PROSUP Integral

Exemption of tuition after the period of its implementation and receipt of support.

PROSUP Fee

Aid to defray the cost of school fees (tuition).

FAPESP

There is no released quota, depending on the approval of individual application of the scholarship request, with the consent of the advisor.

Institutional Scholarship

Offered by ESPM

Scholarships are granted by the institution itself, after evaluation by the Scholarship Committee, and include total or partial exemption from tuition fees.

CAPES and institutional scholarships will be implemented starting in March. Therefore, the student who is awarded the scholarship must be aware of the payment of the registration and tuition fees for the month of February. The renewal of the scholarship will be conditioned to the performance obtained and requirements demanded by the scholarship holder in the Semester and Annual Evaluation of the Student.

  • RG and CPF (originals)
  • Original college transcripts
  • Diploma of a college degree recognized by MEC, with a minimum workload of 1600 class hours. In the absence of a diploma, the student may submit a certificate, attestation or declaration of course completion with a description of the date of graduation, which will be accepted temporarily, leaving the student responsible for later delivery of the referred diploma (originals)

In the case of international diplomas, a sworn translation is required, as well as consularization by Brazil in the country of origin and revalidation, according to Resolution No.8, of 4/10/07, from the National Education Council (CNE), available at: http://portal.mec.gov.br

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Where will the course take place?

From Monday to Friday, VAN service from ESPM

Ana Rosa Subway exit

(Conselheiro Rodrigues Alves Avenue, 65 - in front of the Caixa Econômica Federal)


Schedule:

06h30 to 13h30

2:30pm to 5:00pm

6 PM to 11:30 PM 

 
Free and exclusive service to ESPM students, present your student ID card when boarding.

ESPM Tech Campus

Joaquim Távora Street, 1240 - Vila Mariana, São Paulo - SP

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Visit ESPM

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.