Cobra: consumption & branding conference 2024
Sobre o evento
O II COBRA CONFERENCE é um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Administração da ESPM (PPGA e MPCC). Esta conferência busca promover um debate amplo e enriquecedor entre pesquisadores e profissionais do marketing e áreas correlatas, difundindo o conhecimento científico sobre temas diversos com palestras, discussão de trabalhos acadêmicos, proporcionando um espaço multidisciplinar de discussão, troca de experiências, ideias e aprendizado com o intuito de impactar positivamente tanto os participantes quanto a gestão para um futuro resiliente, dinâmico e sustentável.
Para a edição de 2024 selecionamos o tema “Consumo e Marketing em cenários turbulentos”. Vivemos em uma era de incertezas, onde crises econômicas, mudanças políticas e avanços tecnológicos transformam continuamente os padrões de consumo. Em tempos de crise, se, por um lado, os consumidores reavaliam suas prioridades, por outro lado a digitalização acelerada redefine comportamentos de compra, com uma valorização crescente pela conveniência e segurança. Para prosperar em ambientes turbulentos, as empresas precisam adaptar suas estratégias de marketing, enfatizando empatia, transparência, inovação, demonstrando solidariedade, flexibilidade, autenticidade e uma adaptação ágil que são chaves para prosperar em tempos de incerteza, escassez de recursos e desafios globais que impactam a maneira como produzimos, consumimos e descartamos.
Participe conosco deste importante momento de troca de conhecimento e experiências!
SAVE THE DATE
O evento será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, nas dependências da ESPM TECH.
Confira o evento anterior:
Organizadores
Coordenador Geral:
Vivian Iara Strehlau
Comitê Executivo
Dalton Pastore
Tatsuo Iwata Neto
Denilde Oliveira Holzhacker
Evandro Luis Lopes
Comitê Científico
Thelma Valeria Rocha
Roberta Campos
Flavio Santino Bizarrias
Suzane Strehlau
Marcelo Gabriel
Luciana Florencio de Almeida
Temas de Discussão
Para promover um debate profundo sobre o tema do evento “Consumo e Marketing em cenários turbulentos”, o II Cobra Conference da ESPM convida interessados a submeter trabalhos nos seguintes temas:
TEMA 1: Marketing Estratégico e Marketing Internacional
Líder: Profa. Thelma Valeria Rocha Rodrigues
Nesta área incentivamos que sejam submetidos artigos ligados aos temas: Marketing Estratégico; Planejamento de Marketing; Gestão do Marketing Mix em diferentes Setores; e Marketing Digital. Além de artigos relacionados a Marketing Internacional; Estratégia de Marketing Internacional; Construção e Gestão da Marca no Exterior; o papel do Marketing nos processos de internacionalização e exportação.
TEMA 2: Cultura e Consumo
Lider: Profa. Roberta Campos
Nesta área incluímos discussões com a perspectiva teórica da Consumer Culture Theory (CCT). Explora o consumo – discursos, significados, sócio materialidade, influências, práticas – a partir de uma abordagem multidisciplinar que incluem dentre outros, consumo e questões de gênero, estética, regionalidades, identidade social, diferenças culturais e sociais, tribos urbanas, coletividades de consumidores, redes, anticonsumo, resistência, nostalgia e memória relacionadas ao consumo. Temas correlatos são bem-vindos.
TEMA 3: Comportamento do Consumidor
Lider: Prof. Flavio Bizarrias
Este tema envolve todos os processos de seleção, compra, uso e descarte de produtos, serviços, ideias e experiências para atender necessidades e desejos, abordando aspectos socioculturais, diferenças individuais e as etapas do processo de decisão de compra. Assim, este campo inclui pesquisas teóricas e empíricas, como levantamentos, modelos correlacionais, experimentos e estudos exploratórios, e abrange determinantes individuais do comportamento do consumidor, como motivação, personalidade, atenção, percepção, busca de informações, processo de decisão de compra, afeto e formação e mudança de atitudes Trabalhos em áreas afins ou com foco no ambiente digital também são bem-vindos.
TEMA 4: Marca
Lider: Profa. Suzane Strehlau
Nesta área discutimos temas como relacionamento consumidor-marca, brand equity, identidade, personalidade e autenticidade, posicionamento, estratégias de branding, impactos no marketing, comunicação digital, responsabilidade social e ativismo relacionados a marcas. marcas globais e regionais, bem como marca de lugar. Temas afins são bem-vindos.
TEMA 5: Marketing, Sociedade e Sustentabilidade
Lider: Prof. Marcelo Gabriel
Este tema abrange as discussões relativas ao papel do Marketing e suas interações societais, com foco em sustentabilidade em um sentido amplo. São bem-vindos os estudos que relacionem ESG, ODS, Economia Circular, Mobilidade Verde, e outras vertentes conceituais com Marketing, tanto no âmbito das unidades individuais de consumo (pessoas e organizações), bem como as interações entre os Sistemas de Marketing sob a ótica do Macromarketing.
TEMA 6: Relacionamento e experiência do cliente
Lider: profa. Luciana Florencio de Almeida
Este track é uma oportunidade para pesquisadores compartilharem suas descobertas e inovações nas áreas de marketing de relacionamento, lealdade, experiência do consumidor e jornada do consumidor. Este track busca explorar como as estratégias de marketing voltadas para a construção e manutenção de relacionamentos duradouros com os clientes podem impactar a lealdade e a satisfação do consumidor, além de examinar as diversas etapas da jornada do consumidor e suas experiências.
Consorcio doutoral
Lider: prof. Karin Brondino
Artigos submetidos para discussão nas sessões do Consórcio Doutoral. Para mais detalhes, consulte as Normas de Submissão no website do evento.
Paper Development Workshop (PDW)
Lider: Prof. Evandro Lopes
Artigos submetidos para discussão nas sessões de PDW. Para mais detalhes, consulte as Normas de Submissão no website do evento.
Normas de Submissão
A submissão deverá ser realizada utilizando o link abaixo.
Obs: É necessário ter uma conta Google para realizar a submissão através deste link.
Datas Importantes
15/06/2024 – Abertura das submissões
02/09/2024 – Data limite para submissões de trabalhos
10/10/2024 – Divulgação dos resultados das submissões
10/10 a 21/10/2024 – Período de inscrição dos trabalhos aprovados para inclusão na programação
04/11/2024 – Divulgação da Programação Geral
21/11 a 22/11/2024 – realização do XV Simpósio Internacional da ESPM
Materiais
FAST-TRACK
O COBRA Conference realizou parcerias com os seguintes periódicos acadêmicos de destaque para o processo de Fast Track.
IMPORTANTE:
1. Os artigos para o Fast Track serão considerados pela listagem recebida pelo Comitê Científico com base nas indicações pelos Líderes de Tema;
2. Após a divulgação dos artigos selecionados para o Fast-Track, que ocorrerá durante o COBRA Conference, os autores receberão um e-mail informando o prazo final para a submissão dos artigos aos periódicos. Os autores deverão submeter seus artigos às revistas indicadas. Recomenda-se incorporar as sugestões de melhorias recebidas durante a avaliação no COBRA Conference para aumentar as chances de aceitação nas revistas.
3. O COBRA Conference não garante aprovação do artigo nos periódicos. Os artigos selecionados para o Fast-Track, ao serem submetidos às revistas, seguirão o processo normal de avaliação por blind-review, porém sem a etapa de desk-review, que já foi aprovado nesta etapa pelo próprio editor ao selecionar o artigo para o Fast Track.
4. Se o artigo for indicado para o Fast-Track, o autor deverá revisar todas as regras do periódico relacionadas à submissão e às exigências de publicação, caso o artigo seja aceito.
Contato
Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, por favor, encaminhe sua mensagem para o seguinte endereço de e-mail:
Estamos à disposição para ajudar.