Aulas on-line ao vivo com dias específicos presenciais
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Sobre
O curso prepara profissionais para dominar as principais estratégias e ferramentas que impulsionam o mercado digital. Unindo teoria e prática, a Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Digital combina fundamentos de comunicação e marketing com o uso estratégico de tecnologias e Inteligência Artificial.
Ao longo de dois semestres, você mergulhará em temas como Branding, Mídias Sociais, Marketing de Influência e Comunicação Estratégica. A abordagem orientada a dados é um dos diferenciais do curso, com disciplinas como Digital Analytics e Storytelling com Dados, que ensinam a transformar métricas em narrativas relevantes e acionáveis.
O curso também explora o ecossistema de Growth Hacking, preparando você para otimizar investimentos e acelerar resultados em ambientes digitais.
Com um corpo docente atuante no mercado e uma metodologia que combina aulas expositivas e projetos práticos, o curso desenvolve competências essenciais para o planejamento, execução e mensuração de campanhas digitais.
A jornada se encerra com o desenvolvimento de um projeto de Marketing Digital, no qual você aplicará todo o conhecimento adquirido em um plano completo e conectado às demandas reais do mercado.
Este curso apresenta um modelo híbrido diferenciado, no qual cada disciplina conta com seis aulas noturnas, no formato online ao vivo, ministradas por professores e participantes da ESPM de São Paulo, e uma aula por disciplina aos sábados, presencial, na ESPM Porto Alegre, compreendendo aulas que reúnem teoria e atividades práticas, estimulando ainda mais o aprendizado colaborativo e o networking.
A Businessland é um dos maiores hubs de criação e negócios no setor de entretenimento do país, e atua do conceito à execução de projetos únicos, incluindo toda verticalização de receitas e captação de patrocínios e parcerias estratégicas. Reconhecida por conectar marcas e público por meio de experiências imersivas e storytelling envolvente, e grandes empreendimentos de lazer e turismo, a empresa é responsável por trazer ao Brasil grandes atrações internacionais, realizar eventos públicos, festivais e experiencias, que já encantaram milhares de pessoas.
Com ampla expertise no entretenimento familiar e na produção de eventos de grande porte, a Businessland une criatividade e visão estratégica para transformar ideias em experiências memoráveis. Essa trajetória é respaldada por parcerias com marcas líderes de mercado, como Globo, Nubank, Ambev, Unilever, Heineken, Diageo, Warner e Sadia, entre outras.
Agora, essa expertise, unindo mais de 30 anos de experiencia no mercado, está à disposição dos alunos da ESPM por meio de uma parceria que levará ao ambiente acadêmico casos reais, metodologias de mercado e oportunidades de vivência prática, aproximando ainda mais o universo acadêmico das demandas e tendências do setor.
A união entre ESPM e Businessland representa o encontro entre conhecimento e prática, preparando profissionais para atuar de forma inovadora e estratégica no dinâmico mercado de eventos, experiências e entretenimento.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
O surgimento de novas mídias e novas formas de comunicação com o consumidor fazem com que profissionais precisem estar sempre atualizados. Na área de Comunicação e Novas Mídias, você desenvolve competências que abordam planejamento de comunicação, marketing de conteúdo, storytelling de marcas e comunicação organizacional.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
Ideal para quem busca trabalhar com marketing digital. Desenvolva um olhar estratégico sobre o mercado, explorando múltiplas áreas para impulsionar sua carreira e liderar projetos inovadores.
Para profissionais focados em resultados. Aprofunde-se em Digital Analytics, SEO e Growth Hacking. Domine ferramentas e técnicas para otimizar campanhas, tomar decisões baseadas em dados e gerar alto impacto.
Perfeito para quem deseja construir marcas fortes e narrativas envolventes. Desenvolva competências em Branding, Content e Inbound Marketing, criando estratégias que conectam e engajam o consumidor na era digital.
Lidere equipes e projetos de marketing digital, utilizando dados e IA para otimizar campanhas, analisar métricas e tomar decisões. Atue na vanguarda da transformação digital, impulsionando resultados e inovação.
Desenvolva e execute estratégias de comunicação e engajamento em plataformas sociais. Gerencie campanhas com influenciadores, construindo conexão com o público-alvo para fortalecer a presença digital de marcas.
Atuação em conteúdo estratégico e otimização para motores de busca. Planejamento de Inbound Marketing, SEO e Paid Search, garantindo visibilidade, atração e conversão de clientes no ambiente digital.
O perfil do curso de pós-graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
matriz curricular
Proporcionar a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina explora os fundamentos da Inteligência Artificial Generativa e sua aplicação estratégica no Marketing. Aborda desde conceitos básicos, evolução histórica e fundamentos técnicos até práticas avançadas de prompt engineering, automação de campanhas, personalização de conteúdo e análise de dados. São discutidos também casos de uso em atendimento ao cliente, ética e responsabilidade no uso da IA e tendências futuras.
Compreender o Branding aplicado à era digital e a rapidez de mudança dos mercados. Esta disciplina discute as práticas fundamentais, evolução da construção e manutenção de marcas. Relacionando o tema com o ambiente digital de modo a transformá-las em uma vantagem competitiva para a organização; unindo os conceitos básicos de comunicação integrada à velocidade do digital aplicado às tecnologias vigentes e as que ainda estão por vir.
O objetivo da disciplina é que o aluno conheça as metodologias ágeis de desenvolvimento de software, gestão de produto e projetos digitais, entendendo por que é importante mudar o mindset para ser ágil, vivenciando na prática o Scrum e Kanban. Vamos desenvolver um projeto da sua concepção até o planejamento utilizando técnicas ágeis, aprendendo a se comunicar de maneira mais assertiva com as áreas de tecnologia correlatas a marketing digital e comunicação.
A disciplina explora como a tecnologia está transformando os negócios, com foco em conceitos fundamentais de TI aplicada e Inteligência Artificial. Serão abordados temas como digitalização, IoT, APIs e sistemas legados, além do impacto da IA nas decisões de consumo e no relacionamento entre marcas e consumidores. As aulas trazem uma visão ampla da transformação digital e suas implicações nas relações humanas e comerciais.
Conhecer a abrangência e aplicações da inteligência digital, desenvolvendo no profissional capacidades para tomar decisões baseada em dados que promovam a competitividade das empresas. Discutir a vanguarda das ferramentas de análises digitais e os principais recursos atuais de captura e análise de dados, além de aprimorar a capacidade de apresentá-los de forma a impactar a audiência para fazê-los pensar, sentir e agir em um processo de contar história em relatórios e apresentações.
Abordar conceitos e estratégias nas mídias sociais, com base na apresentação de diferentes modelos, tipologias e estruturas, no intuito de avaliar a importância de sua aplicação em campanhas digitais. Integrando estratégias de marketing com influenciadores, em um canal direto com o público, as marcas e criadores de conteúdo, aumentando a relevância no disputado mundo das redes sociais.
Proporcionar uma visão estratégica e integrada da busca paga e orgânica. Compreender as táticas para otimização dos resultados na busca orgânica por meio da aplicação das boas práticas técnicas, de produção de conteúdo e relacionamento com o meio digital. Conhecer o Google Ads, estratégias para estruturação, segmentação e implementação de campanhas. Capacitar na aplicação das estratégias de otimização de resultados.
Conhecer os conceitos de marketing de conteúdo, inbound marketing e branded content. Os modelos de produção e as etapas de planejamento de conteúdo: definição de pautas, calendário, profundidade, abrangência, frequência e equipe. Compreender a utilização dos recursos multimídias de forma integrada, com foco na jornada do usuário, abrangendo estratégia, planejamento, operação, mensuração de resultados e distribuição de conteúdo para o mercado digital.
Compreender o ecossistema de AdTech e Martech, a mentalidade e processo de Growth Hacking. Promover o conhecimento estratégico e uso aplicado de tecnologias em todas as etapas do marketing. Conhecer o processo de otimização e mensuração de anúncios digitais em campanhas integradas com o retorno de investimento da empresa.
Apresentar uma abordagem contemporânea para a gestão de relacionamento com clientes em ambientes digitais, com ênfase em integração com e-commerce e canais tradicionais. Compreender as estratégias de captação, retenção, recuperação e fidelização de clientes, abordando também o uso de réguas de relacionamento aplicadas ao e-commerce. Conhecer as principais plataformas e ferramentas de gestão de relacionamento e sua integração com sistemas de vendas online, com foco na maximização de resultados em jornadas de compra digitais e omnichannel.
Capacitar os estudantes a compreender e aplicar conceitos, estratégias e ferramentas de comunicação e marketing digital, por meio de frameworks de planejamento estratégico digital: SOSTAC, 7Ps e Bullseye. O curso prepara os alunos para planejar, implementar e mensurar campanhas digitais com foco na jornada do cliente, conduzir pesquisas de mercado digital, SWOT, benchmarking, definir objetivos, estabelecer OKRs e escolher KPIs relevantes. Elaborar orçamento, organizar cronograma e monitorar resultados. Unindo todas as habilidades e conhecimentos do curso.
O objetivo da disciplina é permitir ao aluno compreender a importância das pessoas na implementação das estratégias das organizações e o poder da comunicação eficaz na condução de uma carreira de alto desempenho. Traz ferramentas e discussões com ênfase no Ranking de habilidades do World Economic Fórum (The Future of Jobs Report), inteligência emocional e empatia. Além de trabalhar a comunicação eficaz, comunicação não-violenta, safe zone, como fazer conversas difíceis, feedback e relacionamentos interpessoais.
Consiste na elaboração supervisionada de um projeto aplicado de planejamento de marketing digital, considerando-se a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto conta com o monitoramento de um orientador, o que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.
Faça parte do curso com aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
Sábado nos dias:
08/11/2025 e 29/11/2025
*datas sujeitas a alteração
faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Aqui você cria conexões reais desde o primeiro dia: tenha acesso a uma rede exclusiva de eventos como palestras, debates e momentos para trocar experiências e elevar a carreira.

Combinamos experiências imersivas dentro e fora da sala de aula, em ambientes dinâmicos para estimular discussões e aplicar o conhecimento na prática. Nos Hubs, por exemplo, temos comunidades temáticas para networking, capacitação e desenvolvimento de ideias e negócios em ecossistemas estratégicos. Além disso, contamos com professores coordenadores que atualizam constantemente as disciplinas, garantindo ensino de ponta com técnicas inovadoras.

Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.

Para além dos professores de renome em cada curso, também recebemos profissionais convidados em sala de aula, que trazem toda a sua experiência, respondem a perguntas e dividem sua visão estratégica do mercado.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em sua jornada profissional, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de sua carreira. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade on-line, entre outros.
Conte com o nosso acolhimento profissional durante toda a sua jornada de ensino, tirando suas dúvidas no processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos para você não precisar se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM, você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de lifelong learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação acadêmica ESPM
Este curso é um divisor de águas na jornada profissional. Combinamos teoria e prática dos processos de marketing digital, com foco nas constantes mudanças e na era da Inteligência Artificial. É ideal para quem busca dominar as ferramentas e estratégias modernas de comunicação e conversão, transformando desafios em oportunidades reais de crescimento na carreira.
O curso tem uma combinação interessante de aulas online ao vivo com professores e colegas da ESPM SP com aulas presenciais na ESPM POA. Integra análise conceitual e compreensão prática acerca dos principais processos de marketing digital e suas relações com estratégias no ambiente digital, abordando conceitos e ferramentas que vão desde os princípios da comunicação e marketing, passando pelo estudo e prática de cada uma das estratégias modernas de interação e conversão.
Coordenação geral do Curso
Este curso é um divisor de águas na jornada profissional. Combinamos teoria e prática dos processos de marketing digital, com foco nas constantes mudanças e na era da Inteligência Artificial. É ideal para quem busca dominar as ferramentas e estratégias modernas de comunicação e conversão, transformando desafios em oportunidades reais de crescimento na carreira.
Este curso é um divisor de águas na jornada profissional. Combinamos teoria e prática dos processos de marketing digital, com foco nas constantes mudanças e na era da Inteligência Artificial. É ideal para quem busca dominar as ferramentas e estratégias modernas de comunicação e conversão, transformando desafios em oportunidades reais de crescimento na carreira.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento de taxa.
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
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