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Pós-graduação ESPM

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Trade Marketing Omnichannel

Sobre o curso

Apresentar os fundamentos da área, contextualizar os cenários estratégicos envolvidos na integração dos canais físicos e digitais, desenvolver a visão crítica e o uso de novas tecnologias aplicadas nas relações com clientes e shoppers. Criar a capacidade realizar diagnósticos e de desenvolver planos estratégicos de Trade Marketing atrelados aos objetivos de marketing e do comercial.

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Trade Marketing Omnichannel

Início das aulas: 15/03/2022

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 22h30

R$ 1.300,00

1x Matrícula

35X R$ 1.392,93

+1x R$ 1.533,78

* Confira a tabela abaixo

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

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O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

Objetivo do curso

Visão estratégica sobre novas técnicas

O cenário mercadológico passa por grandes transformações e os canais de vendas digitais ganharam muito mais relevância exigindo estratégias diferenciadas e exclusivas com muito mais suporte dos seus parceiros fornecedores. Varejo e indústria demandam por profissionais com amplos conhecimentos sobre a dinâmica dos canais digitais sem deixar de atender seus canais físicos e evitando o conflito entre eles.

Estas transformações do mercado requerem que empresas coloquem o consumidor no centro de suas estratégias, que sejam voltadas a atender seus interesses e compreendam os desejos dos seus shoppers, pois são eles que decidem em qual canal irá realizar suas compras, seja ele físico ou digital.

Este cenário não se limita ao mercado de consumo e se estende para outros setores, exigindo novos formatos de atendimento e a criação de valor em diferentes canais de distribuição.

Recentemente, pós pandemia, o tema se tornou prioritário e empresas que ainda não tinham estruturado seus canais de vendas digitais delegaram ao departamento de Trade Marketing este atendimento.

Trade Marketing que, até então, era mantida como apêndice das áreas de Marketing ou de Vendas ganhou status de diretoria, assumiu responsabilidades comerciais, com orçamento e metas próprias.

Assim, o entendimento dos processos de gestão de e-commerce e Market place, integrado a lojas físicas, contribuem para melhor eficiência dos negócios das indústrias, distribuidores, varejistas e as empresas prestadoras de serviço, pois todos demandam Executivos preparados para desenvolver planos consistentes e com visão de longo prazo.

Como resultado, ocorre o deslocamento de profissionais das áreas de Marketing e de Vendas para assumir posições na área de Trade Marketing, porém, em sua maioria, habituados a atender apenas os canais tradicionais, físicos, e poucos com experiencia nas novas plataformas digitais.

A Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Trade Marketing Omnichannel irá integrar o entendimento destes canais e credencia os profissionais a desenvolver maior visão holística do negócio, capacitando a desenvolver planos estratégicos para a área, respeitando as dinâmicas destes canais e sua relação com shoppers, agora omnishoppers.

Para quem se destina

Executivos em fase de crescimento profissional que desejam direcionar sua carreira para a área de Trade Marketing, expandindo sua visão holística do negócio, adquirindo competências para desenvolvimento na própria área e em outras estratégicas, independente do mercado.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

“As disciplinas foram estruturadas em trilhas de conhecimento, pra que você possa, gradativamente, se envolver nesse mundo que é a área de trade marketing.”
MARCELO ERMINI
Marcelo Ermini
Coordenador do curso

O que você irá aprender

Nivelamento

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Gestão empreendedora

Gerar o entendimento do aparecimento da área, desenvolvimento e atuação em seu ambiente nas relações com Marketing, Vendas, Canais físicos e digitais, e o shopper cada vez mais omnichannel. Conhecer as ferramentas que a área utiliza no desempenho de sua missão, como merchandising, promoções, incentivo, eventos, assim como apresentar as estruturas organizacionais e hierarquia que contribuem para o entendimento de papeis, responsabilidades, limites e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os canais físicos e digitais.

O processo de negociação demanda uma postura de planejamento, de organização e principalmente de preparação do negociador. A disciplina contempla as técnicas de negociação, as etapas do processo, as estratégias e táticas, a superação de impasses e concessões, além das habilidades comportamentais na negociação em ambientes cada vez mais complexos onde o gestor deve atuar com visão holística dos impactos de suas decisões.

Utilizando conceitos e técnicas da Toyota e Lean, o Ágil está revolucionando como as empresas entregam valor para seus clientes. Neste curso vamos conversar sobre as diferenças entre o gerenciamento tradicional de projetos e o gerenciamento Ágil a partir da sua fundação. Entenda por que é importante mudar o mindset para ser Ágil e porque Scrum é a forma de trabalho Ágil mais popular hoje em dia. Vamos desenvolver um projeto da sua concepção até o planejamento utilizando técnicas Ágeis.

A disciplina apresenta os conceitos e estratégias importantes para a eficiente gestão dos canais de marketing online e off-line, envolvendo temas relevantes como o Omnichannel e das áreas de vendas junto aos clientes de maneira geral e principalmente ao modelo de Key Accounts, bem como as metodologias e tecnologias utilizadas no desenvolvimento dos canais de distribuição da empresa com o intuito de ampliar e organizar o conhecimento do aluno neste processo essencial da gestão organizacional no competitivo mundo dos negócios.

Conhecer os principais conceitos e tecnologias hoje associados à gestão dos canais digitais, bem como seu constante desenvolvimento, destacando também as novas plataformas digitais aplicadas a área de Trade Marketing. Discutir os processos de digitalização dos canais tradicionais de varejo, a integração com os canais digitais, plataformas como Market place e entendimento dos processos de gestão e geração de negócios.

Estratégias competitivas aplicadas

Proporcionar aos participantes dentro da perspectiva de novos negócios, a buscar o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Conhecer a abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e Business Model Generation. Busca-se fazer com que o profissional não só conheça, mas vivencie estes modelos, mas se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam e superem as expectativas de seus clientes.

Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do shopper no ambiente dos canais, seja ele varejo físico ou digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse shopper, como por exemplo árvore de decisão de compra, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de trade marketing. Entender a dinâmica com os varejos contribuindo para um melhor relacionamento, a execução de planos de longo prazo visando as expectativas dos shoppers e suas relações com novos canais, inundados por startups e modelos de gestão inovadores.

As transformações do mercado têm sido cada vez mais profundas e rápida exigindo profissionais capacitados a assumirem posições como agentes de transformação, diagnosticar e compreender quais os principais vetores de negócios. A Transformação Digital faz parte da rotina de diferentes setores das empresas e se estende as áreas comerciais e de trade marketing, que assumem o papel da integração digital com seus clientes. A disciplina destaca a influência dos pilares da transformação digital no ambiente de negócios, traçando paralelos com a experiência corporativa.

A gestão estratégica e sua importância para o sucesso dos negócios. Conhecer o ambiente de negócios, as estratégias e competências essenciais empresariais. Apresentar técnicas de análise ambiental e discutir os principais fatores e movimentos competitivos que pressionam e modificam os mercados, contribuindo para visão sistêmica do negócio e atrelando ao Plano do Marketing e Plano Comercial.

O objetivo da disciplina é abordar os conceitos, a evolução e a relevância das informações que norteiam o entendimento da área de Trade Marketing, sua relação com métodos preditivos, pois em mercados competitivos e saturados de ofertas, informações sobre o público-alvo, sobre os canais e clientes, bem como tendências mercadológicas colaboram no processo de previsão da demanda. O profissional de Trade Marketing com visão estratégica necessita explorar o uso integrado das diferentes fontes de informação com os indicadores do mercado, da concorrência, dados internos da empresa, e assim contribuir de maneira decisiva no planejamento de trade marketing e assim, no planejamento da área de marketing e da área comercial das empresas.

Conhecer como identificar e aplicar modelos de diagnóstico e desenvolvimento de planejamento que possibilite identificar oportunidades de entrada em novos mercados, se destacando, utilizando estratégias que combinem os objetivos das marcas, com seus clientes e consumidores. Estratégias Go to Market relacionam o mercado de atuação com os produtos a serem trabalhados de acordo com as estratégias desenhadas por Marketing, revendo ou formulando novos processos comerciais e de serviços para se atingir um mercado alvo. Da mesma forma, a necessidade de crescimento dos negócios somado ao aumento de demandas dos consumidores tem exigido a criação novos modelos de atendimento e canais, pois os canais não suportam mais. É preciso conhecer para quem a empresa deseja vender, seu público-alvo. Entender qual será a categoria de produtos oferecidos. Como os processos e as vendas serão realizadas e otimizadas, para que a área de Trade Marketing contribua para que juntos alcancem os resultados.

Integração

Oferecer aos participantes um ganho concentrado de experiência ao traduzir as demandas das áreas de marketing e comercial na gestão de um negócio, com a aplicação em uma situação real do mercado. Ao longo das disciplinas do curso, os alunos irão ter contato com os elementos necessários para a formalização de um Planejamento de Trade Marketing, somando informações e aprendizado capazes de propiciar a aplicação prática a partir das referências conceituais. Para a elaboração deste planejamento os alunos receberão orientações necessárias, aferição das metodológicos e instrumentais aprendidos ao longo do curso.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendado pelo professor. As disciplinas em EAD, indicada no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

390h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

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Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.

Saiba tudo que só a pós-graduação da ESPM pode te oferecer

Entenda por que toda a experiência de estudar na ESPM faz dos nossos cursos muito mais que uma Pós-Graduação tradicional.

Seguro educacional

Estude com mais tranquilidade: a ESPM oferece um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos, para que eventuais dificuldades financeiras não comprometam o andamento dos seus estudos.

Aulas Internacionais

Aulas complementares com professores e estudantes das melhores universidades do mundo para fortalecer sua perspectiva global de negócios, além do networking internacional.

Leader in Class

As aulas da Pós ESPM contam com a participação dos maiores líderes do mercado, renomados em sua área de atuação, que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o seu aprendizado.

DNA ESPM

Todos os nossos cursos possuem conteúdos e disciplinas com alta carga de inovação e tecnologia, garantindo que você seja um profissional capaz de atuar de maneira criativa independente da sua área de atuação.

Curso de inglês Berlitz

Negócios internacionais de verdade: a Pós ESPM oferece, em parceria com a Escola de Idiomas Berlitz, curso extracurricular de inglês gratuito e com certificado.

Orientação de carreira

Os estudantes da ESPM contam com um sistema de apoio e orientação de carreiras composto por psicólogos e especialistas.

EADA - Business School Barcelona

Espanha - Barcelona

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

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R$ 1.300,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

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Válido até o dia: 15/02/2022

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*Todas as datas estão sujeitas a modificações

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Matrícula

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1x R$ 1.676,81

Matrícula

R$ 1.300,00

+

35x R$ 1.392,93

+

1x R$ 1.533,78

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: 0134.gerencia@bradesco.com.br

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional. Nesta etapa, será agendada a entrevista online.*

Entrevista
online

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:

  • Etapa 1: Inscrição online e pagamento da taxa;
  • Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico, redação e currículo profissional;
  • Etapa 3: Por fim, é só agendar a sua entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
* Para o MBA Executivo, o processo segue com essas mesmas etapas, apenas com a adição de uma prova de qualificação (português, métodos quantitativos, raciocínio lógico e inglês).

Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF;
  • Histórico original de curso superior;
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.

Aonde o curso acontecerá?

ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Trade Marketing Omnichannel

Início das aulas: 15/03/2022

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