Pós-graduação ESPM

Pós-graduação em Imersão Digital Aplicada a Negócios

AULA INAUGURAL: 26/03/2024

Sobre o curso

Proporcionar a imersão e vivência em abordagens, metodologias e tecnologias acima apresentados como pilares dos projetos digitais, dentro de sua delimitação e contextualização teórica, através de estudos de caso pertinentes a cada disciplina e exercício de construção de um MVP (mínimo produto viável) digital/híbrido, na perspectiva ecossistêmica de empresas de trajetória convencional, empresas de base digital/tecnológica e negócios concebidos como startups/scaleups.

Pós-graduação em Imersão Digital Aplicada a Negócios

Início das aulas: 26/03/2024

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 20h às 21h30

Carga horária: 360h

35X R$ 548,91

R$ 50.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 26/03/2024

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Aula aberta

Confira a última aula aberta deste curso

Sobre o curso

Foco em clientes e shoppers

O curso Imersão Digital aplicado a Negócios é uma proposta multidisciplinar, que reúne os aspectos fundamentais que compõem e consolidam a Transformação Digital nos negócios e organizações, abrangendo vários de seus princípios de gestão, bem como componentes tecnológicos principais – uso de Data Science em tomadas de decisão, inteligência artificial, IoT (internet of things), gestão ágil/enxuta, UXD user experience design e estratégias e ferramentas de comunicação omnichannel –  por meio da abordagem e adoção de cada um desses tópicos em toda a cadeia de valor e ciclo de vida de produtos e serviços.

A Transformação Digital repensa as relações de clientes e parceiros a partir da perspectiva de necessidade, uso ou aspiração. Ajuda as organizações a criarem experiências únicas e atraentes para seus clientes, parceiros, funcionários e outras partes interessadas.

Para crescer e prosperar de forma sustentável em um ambiente de negócios afetado pelo dinamismo nas relações e mudanças tecnológicas, as empresas adotam fluxos de projetos iterativos incrementais, contratam times com formação diversa e eclética, talentos com perfil proativo e motivados pela inovação.

O programa do curso apresenta uma abordagem ecossistêmica, multidisciplinar, ágil e imersiva, em ferramentas e tecnologias embasadas e contextualizadas dentro de seu composto teórico e prático, ofertando aos estudantes a visão e aplicação de pilares fundamentais para o desenvolvimento e gestão de projetos digitais: abordagem LEAN (enxuta), UX (experiência do usuário), Gestão Ágil e utilização de tecnologias disruptivas como inteligência artificial, social CRM, ERP e demais ferramentas de performance e dados.

Ao longo do curso, compartilhamos a visão estratégica, tática e operacional das ferramentas apresentadas.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

19.Pos Graduacao em Imersao Digital Aplicada a Negocios
Áreas temáticas

O curso de Pós-graduação em Imersão Digital Aplicada a Negócios está classificado na área de Criatividade e Inovação em Negócios. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Direcionado a recém graduados em qualquer área do conhecimento, interessados em conhecer e vivenciar o desenvolvimento de projetos digitais disruptivos em suas respectivas áreas de atuação.
Direcionado a profissionais cujas carreiras não ofereceram a princípio uma vivência ou experiência digital mais completa e/ou disruptiva, mas que desejam desenvolver um conhecimento introdutório multidisciplinar em projetos tecnológicos.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso de Pós-Graduação em Imersão Digital Aplicada a Negócios as seguintes qualificações:

  • Contribuir proativamente em projetos digitais, em funções estratégicas e criativas.
  • Compreender o fluxo de projetos digitais, reconhecer e auxiliar as principais etapas, bem como compreender e contextualizar seus entregáveis.
  • Assimilar a mentalidade lean/agile, sendo capaz de trabalhar em ambientes e equipes ágeis.
  • Reconhecer as principais ferramentas e tecnologias disruptivas, sentindo-se seguro(a) para sugerir aplicações e reconhecer tendências.

O que você irá aprender

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

 

Ao todo, o curso possui 11 disciplinas e uma disciplina para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). estudará O participante uma disciplina de cada vez com aulas por web conferência ao vivo em dois dias da semana, de acordo com a grade do curso. A informação dos dias da semana e data de início do curso devem ser consultadas na página do curso, no site da ESPM.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. 

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Competência em negócios

Apresentar as técnicas de análise ambiental; discutir as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados e analisar os conceitos e modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição.

Introduzir a análise do fator humano e discutir o comportamento das pessoas dentro das organizações. Adquirir informações sobre o processo de formação de equipes e de comprometimento.

Compreender conceitos básicos da área de marketing, o que dará o embasamento para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.

Apresentar os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.

Competências para o ambiente digital

Apresenta e introduz os principais processos de construção e desenvolvimento de fluxos lógicos, bem como princípios e metodologias para o esboço de algoritmos e regras de negócios.

Apresenta e introduz, dentro da perspectiva de desenvolvimento de novos produtos digitais, os processos e dinâmicas para imersão, descoberta e ideação da inovação, conjuntos de práticas conhecidos como Inceptions. Isto é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e MVP.

Conhecer o conceito de modelo mental e suas implicações no desenvolvimento de estratégias de UXD. Construir a experiência do usuário através de personas, requisitos e prototipação de baixa, média e alta fidelidade. Definição de cenários e contextos de uso para priorização de fluxos de interação, desenvolvimento de padrões e princípios de design de informação para definição da estrutura de interface e interações.

Apresentar o conceito de agilidade na gestão de projetos. Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto. Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto, conhecer o conceito de backlog e gestão de produto. Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos, entender os ciclos de iteração e a divisão entre gestão de produtos, pessoas e recursos.

Apresenta as principais plataformas digitais, arquiteturas de sistemas e modelos de operação para as ferramentas de marketing e gestão de negócios digitais e convencionais, desenvolvidas em ambientes de TI, através dos conceitos de SaaS, PaaS e IaaS. Apresenta os conceitos tecnológicos básicos de IOT – internet das coisas.

Apresentar a fundamentação e fases de desenvolvimento e implementação da inteligência artificial, da robótica e machine learning, principais ferramentas e aplicações em negócios. Discutir e exemplificar de que forma a inteligência artificial pode ser utilizada como insumo dentro de processos de inovação de produtos e serviços.

Apresentar ao estudante a fundamentação e principais competências necessárias para planejar e executar em prol do desenvolvimento de negócios data oriented – decisões data driven. Explorar e trabalhar aspectos da análise de dados e programas de inteligência de competitiva que utilizem novas tecnologias e novas formas de processamento de informações. Promover a compreensão do processo de definição de KPI(s) para projetos digitais. Entender o conceito de ERP, conceitos de CRM, com abordagem contemporânea para a gestão de relacionamento em ambiente digital integrado com canais tradicionais. Entender o conceito de “performance” aplicado a produtos e serviços, tomando como base as ferramentas acima apresentadas.

Projeto de Conclusão Aplicado

Elaborar uma proposta de MVP – produto mínimo viável, utilizando as metodologias e ferramentas apresentadas no curso. O MVP irá contemplar um produto, serviço ou solução de base tecnológica, digital e híbrida. Os estudantes serão orientados por um tema e “briefing” proposto antecipadamente pelo professor(a) mentor(a), que indicará as ferramentas e processos a serem utilizados no projeto.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

No data was found
“Uma abordagem ecossistêmica em negócios digitais. Conheça, entenda e aplique ferramentas e tecnologias embasadas e contextualizadas dentro de seu composto teórico e prático. Aprenda os pilares fundamentais para o desenvolvimento e gestão de projetos digitais: abordagem LEAN (enxuta), UX (experiência do usuário), Gestão Ágil e utilização de tecnologias disruptivas como inteligência artificial, social CRM, ERP e demais ferramentas de performance e dados. Ementa multidisciplinar e completa em uma pós-graduação de 360 horas.”

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.