Post-graduation ESPM

Post-graduation in business management with emphasis on the pharmaceutical market

In partnership with Sindusfarma

São Paulo - ESPM Tech

About the course

A Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico tem como objetivo desenvolver gestores para atuarem no mercado farmacêutico, que se encontra em constante mudança e cada vez mais competitivo, oferecendo ferramental necessário para análise, planejamento, execução e controle das estratégias empresariais.

Post-graduation in business management with emphasis on the pharmaceutical market

Weekdays: Tuesdays and Saturdays

Period: Evening

Horário: Das 19h30 às 22h30 e sábado, das 9h às 16h30

Workload: 390h

Mode

HyFlex

Maximum flexibility for your schedule and location. Have the freedom to attend live classes in person* at ESPM units or virtually via Zoom. Participate in person to live immersive experiences and network or participate virtually, from wherever you are, to better fit your schedule and location. Class recordings are available to review discussions (no excused absences). *There is one mandatory face-to-face meeting per course in each HyFlex graduate program.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Aula aberta

Desvendando os segredos da economia da saúde no mercado farmacêutico brasileiro

About the course

Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico

O Sindusfarma oferece aos seus associados a possibilidade de um curso de Pós-Graduação da ESPM em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico, financiado pelos próprios alunos*.


*Fica estabelecido que o programa somente ocorre se houver uma turma de, no mínimo, 30 alunos e, no máximo, 40.
Pos Graduacao em Gestao de Negocios com Enfase no Mercado Farmaceutico
Thematic Areas

O curso de Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também
terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras
áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

For whom it is intended

Profissionais graduados em diversas áreas do conhecimento, atuando em qualquer área da empresa, e que desejam se especializar ou adquirir novas competências na área de Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico.

logo sindusfarma novo 2023

Em parceria com o SINDUSFARMA

O SINDUSFARMA e a ESPM têm o objetivo de promover em conjunto a difusão do conhecimento científico, tecnológico e da regulamentação que incide sobre as atividades do setor industrial farmacêutico, visando o desenvolvimento, a atualização e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no setor industrial farmacêutico, por meio de programas educacionais, publicações e eventos sociais.

Associados SINDUSFARMA

Condição Especial aos Associados SINDUSFARMA

15%* de bolsa no investimento do curso

(à vista ou parcelado)

 

*Não acumulativo com outras políticas da ESPM. Os colaboradores de empresas associadas devem inserir o cupom na inscrição: ESPMSINDUSFARM. Este benefício está condicionado à validação de comprovante de vínculo na empresa, apresentado na matrícula.

Dúvidas, por gentileza, entre em contato conosco:

Central de Relacionamento ESPM
Tel.: (11) 5081-8200/4007-2375 (ligação local)
Whatsapp: 0800-607-3777
E-mail: [email protected]

O que você vai aprender:

O curso tem uma estrutura que busca promover o desenvolvimento de competências essenciais para a gestão de negócios.

A matriz curricular proposta é composta por disciplinas complementadas por atividades extraclasse para a execução de um projeto de conclusão e, eventualmente, palestras a serem proferidas por especialistas convidados que ocorrerão ao longo do curso de forma integrada às disciplinas regulares.

Todas as disciplinas terão uma aula dedicada à participação de um convidado especial, líder de empresa relevante e pertinente ao tema de cada matéria.

Leveling

– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.

– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes.

A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Management

– Oferece subsídios para discutir questões relacionadas ao trabalho em equipe e à liderança com o objetivo de facilitar o processo de formação de líderes dentro de uma visão atual, discutindo sobre as modernas formas de liderar e motivar equipes, discorrendo sobre as competências necessárias para lidar com os negócios, competências necessárias para lidar com pessoas e competências de autogestão, oferecendo ao aluno subsídios para analisar os vínculos estabelecidos entre os líderes, as equipes e os indivíduos.

– Possibilita o entendimento dos cenários desafiadores da indústria farmacêutica e os seus impactos no desempenho em vendas.

– Desenvolve competências em Vendas 4.0 compatíveis com a transformação digital do mercado farmacêutico.

– Estabelece as conexões apropriadas para uma tomada de decisão assertiva com clientes e PDVs, utilizando ferramentas atuais e provendo diagnósticos robustos.

– Capacita os líderes em vendas na elaboração de prioridades, potencializando as melhores estratégias e implementando as táticas de sucesso nas atividades de vendas.

 – Estudo dos fundamentos de negociação e de técnicas que auxiliam na melhoria das relações entre pessoas e empresas.

– Será visto o cenário da negociação, por meio da compreensão dos principais elementos que constituem a leitura do contexto de uma negociação eficaz, bem como do desenvolvimento de mecanismos de conquista de poder e do uso das variáveis cruciais a seu favor.

– Identificação do impacto da cultura e da ética na forma de negociação.

– Compreensão da negociação estratégica e aberta, onde o fechamento não é como nas versões anteriores, criando opções e alternativas, mas buscando soluções “fora do quadrado” e, muitas vezes, construindo novas parcerias.

– Enquadramento da situação da negociação.

– Variáveis cruciais: poder, informação e tempo, cultura, ética e crescimento sustentável.

– Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna.

– Aborda o papel crescente das metodologias ágeis, como o Scrum, no gerenciamento de projetos dentro das empresas inovadoras e de tecnologia.

– Apresenta o conceito de ciclo de vida dos dados aplicando-o na gestão de projetos.

– Associar projetos com o planejamento estratégico.

– Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto.

– Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto.

– Entender os dilemas e desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e implantação de projetos, principalmente envolvendo equipes multidisciplinares e contextos ágeis.

Marketing e Estratégia

– Entender o ambiente competitivo do mercado farmacêutico.

– Conhecer e utilizar as ferramentas de análise para compreender as oportunidades do negócio.

– Identificar os pontos de alavancagem aplicados à promoção presencial e virtual de medicamentos éticos, interface entre prescrição médica e potencial de prescrição.

– Relacionar as variáveis sobre a elaboração de previsão de vendas com dados epidemiológicos.

– Trazer uma reflexão sobre a premiação da força de vendas em relação aos objetivos de vendas e fundamentação da promoção médica, utilizando os vários canais de comunicação e organização de um plano de marketing para o lançamento de produtos ou produtos existentes.

– Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital.

– Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na internet e redes sociais, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de marketing.

– Trata de temas como o impacto das novas mídias no comportamento do consumidor, a dinâmica de compra do comprador digital, os padrões de comportamento do internauta e a avaliação de produtos e serviços do consumidor no ambiente online.

– Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica.

– Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.

– A disciplina reúne um conjunto de diferentes – e importantes – temas pertinentes à indústria farmacêutica. 

– Faz uma abordagem contextualizada desses temas, favorecendo uma visão ampliada e atualizada sobre o setor.

– Os principais temas, em geral, contemplados nesta disciplina são: farmacoeconomia, farmacovigilância, mix promocional, auditorias de mercado, web-analytics e business intelligence, supply chain, fundamentos jurídicos, compliance, previsão de vendas, acesso ao mercado, embalagem, controle de qualidade, além de outros temas emergentes do segmento farmacêutico.

– A disciplina aborda os princípios econômicos aplicados ao campo da saúde, oferecendo uma compreensão abrangente das questões relacionadas à alocação de recursos, financiamento, eficiência e impacto econômico nas políticas e serviços de saúde. 

– Adicionalmente, propicia a análise crítica das questões econômicas na área da saúde, permitindo aos estudantes compreenderem a interseção entre economia e saúde, a tomar decisões robustas e a contribuir para a melhoria dos sistemas de saúde.

– Por meio da exploração de teorias e práticas, os estudantes serão preparados para aplicar os princípios econômicos na gestão eficiente dos recursos em saúde e na formulação de políticas que promovam a saúde e o desenvolvimento econômico.

– Trata de conceitos, modelos e técnicas associados à gestão de inovações tecnológicas, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e à geração de valor.

– Compreende os canais digitais na indústria farmacêutica, com abordagem em programas de pacientes, programas de farmácia em fidelização e representantes virtuais.

– São discutidas e apresentadas as estratégias digitais de relacionamentos com os clientes para criar alternativas de interação.

Integration

Oferece aos participantes um ganho concentrado de experiência em gestão de um negócio farmacêutico que requer decisões estratégicas em todas as suas áreas, com base em análises de informações do ambiente, do mercado e da concorrência.

A disciplina envolve aulas de orientação para a definição e elaboração de um plano de negócio para a indústria farmacêutica e a preparação de um “pitch” de vendas do plano e sua apresentação a uma banca examinadora.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Take the next step in your career

390h

content

4 Semesters

Course completion

HyFlex

Course Mode

Saturday on days*

27/04/2024, 08/06/2024, 20/07/2024, 31/08/2024, 05/10/2024, 23/11/2024, 14/12/2024, 22/03/2025, 26/04/2025, 14/06/2025, 26/07/2025, 27/09/2025

Local: ESPM Tech São Paulo

*datas sujeitas a alteração